segunda-feira, 31 de outubro de 2016

[Top 5] Livros de terror ou suspense para o dia das bruxas

|

Dia das bruxas e DarkSide combinam de forma absurdamente assombrosa. E claro que não poderia falta um post com as cinco melhores leituras para esta data, todos da editora voltada para o terror, óbvio. Esse top são de leituras que eu já fiz, portanto, são as melhores que eu acho até o momento, e no clima de halloween

A DarkSide é uma editora que aposta no escuro; tem edições belíssimas e publicam livros que encantam todos os leitores, até mesmo os mais medrosos. Foi bastante difícil escolher apenas cinco livros para indicar, então aconselho que, após a leitura desta postagem, vocês entrem no site da editora e confiram todo o catálogo!

5. Serial Killers: Made in Brazil

Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi).

Esta é uma obra que fala de um terror mais real. Assassinos em série é um tema que eu gosto em livros de ficção, mas confesso que neste contexto me deixou mais arrepiada, enojada e desesperada com o que o ser humano pode fazer. Eu acho que essa é uma leitura excelente para o dia das bruxas, afinal, dizem que não devemos ter medo dos mortos, mas sim, dos vivos. 


4. Tubarão

Devore ou seja devorado Você não está vendo, mas ele está lá no fundo, observando suas pernas se mexerem nas águas turvas. A mais perfeita máquina assassina da natureza, o predador que mantém seu posto no topo da cadeia alimentar desde a época dos dinossauros. Um torpedo de carne, ossos e dentes. Não há para onde fugir. Se você sempre devorou livros, chegou a hora da revanche. Tubarão é o clássico romance de Peter Benchley que deu origem ao primeiro blockbuster de Steven Spielberg. Mas, mesmo antes do sucesso na telona, o frenesi alimentar de Jaws se transformou num fenômeno de vendas. O best-seller internacional foi o principal responsável em elevar a fera de barbatanas dorsais ao status de perfeita encarnação do mal. Se já existiu um bicho-papão na natureza, ele está dentro d’água. A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região.

Este é um clássico, e que também tem um enredo mais próximo da realidade. Apesar de não ser voltado para o terror, o suspense é inteiramente marcante na leitura. E por isso eu precisei incluir Tubarão nesta lista. 


3. Hellraiser 

Escrito em 1986, Hellraiser – Renascido do Inferno apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema.
De leitura rápida e devastadora, Hellraiser – Renascido do Inferno conta a história de um homem obcecado por prazeres pouco convencionais que é tragado para o inferno. Inspirado nas afinidades peculiares do autor, o sadomasoquismo é um tema constante em sua arte.


Aqui entra mais o terror, e a parte ficcional ainda bem!, onde mostra sobre sadomasoquismo, violência e várias cenas horripilantes e de arrepiar. Esta é uma leitura que eu recomendaria não ser feita de noite, pois a imaginação é estimulada pelo autor, e não é nem um pouco agradável.


2. Psicose

Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!









Outro clássico que não poderia faltar neste top. A Dandra falou sobre o filme no outro post, e volto a falar dele como leitura. Não há terror envolvido, mas o suspense é de matar. Ou melhor, a mãe de Norman é, rs. Eu que não gostaria de me hospedar naquele hotel por nada na vida. Apesar de nunca ter assistido o filme, é completamente fácil imaginar cada cena, e por isso, bastante desesperador.


1. O menino que desenhava monstros

Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há de monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar.
Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.

Eu só coloquei este livro em primeiro lugar porque aquele final me surpreendeu muito. A obra em si tem um suspense fácil de aguentar, mas em diversos momentos senti muito medo de Jack. Eu fiquei naquela ansiedade de que a qualquer instante ele faria algo terrível, sempre aguardando algo acontecer, e essa espera foi torturante. De todos os livros citados eu acho que este é o mais leve para quem não curte tanto terror ou é muito medroso.


30 comentários:

  1. Olá
    O livro da Ilana Casoy eu já li e gostei muito, sempre recomendo essa leitura para quem procura algo do gênero. Agora, sobre os outros títulos indicados, todos estão na minha lista de desejados, especialmente Psicose e O menino que desenhava monstros, pois já li ótimos comentários a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Halloween e DarkSide combinam perfeitamente mesmo.
    Não sou muito de ler livros de suspense/terror apesar de adorar o gênero nas telinhas e já a algum tempo procuro alguns para ler.
    Fiquei bastante curiosa com Serial Killers: Made in Brazil por se tratar de fatos reais que se passaram aqui no nosso país que chocaram as mídias e ainda tem repercussão até hoje.

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Esse é a época do ano favorita da Darkside, né?
    Não curto livros de terror, pois, sou MUITO medrosa, mas, O MENINO QUE DESENHAVA MONSTROS vem despertando muito a minha atenção, até porque ele não é muito aterrorizante, dizem comentários.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gente... esses bookist´s do dia das bruxas estão tão bons que estou com uma listinha anotando alguns haha (amo blogueiros e listas literárias <3)

    Bom, dos listados eu conheço todos, mas não li nenhum... :(
    Quero muito psicose, primeiro porque amo o filme e segundo porque os livros da Darkside sempre são de excelente qualidade.
    O que eu ouvi falar a pouco tempo é O menino que desenhava monstros. Eu amei essa capa desde o primeiro dia que vi! E a premissa é muito boa também.

    Abs e parabéns pela postagem ^^

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Dia das bruxas sempre me lembra de quando era criança e passava o dia assistindo a filmes de terror com meu irmão kkkk
    Amo tb os livros e esses da Darkside são matadores (nos dois sentidos). Diagramação é fantástica e as histórias são de arrepiar.
    Hellraiser é meu preferido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não sou de ler o gênero, mas das suas indicações, tenho vontade de ler Psicose porque eu adoro o filme original e o remake também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andressa!
    Posso dizer que de todas as suas indicações literárias eu vi a adaptação nos cinemas. Não, não sou daquelas que preferem o filme, mas foi questão de oportunidade, não tinha como ler os livros.
    Mas pretendo sim ler os livros, com toda certeza essa sua coletânea é digna de estar na estante de todos os viciados em literatura e amam o gênero terror.
    Amo filmes de tubarão sou apaixonada mesmo, dos dirigidos e produzidos pelo Spielberg eu vi todos, dezenas de vezes, sério... rsrs Mas essa edição da DarkSide, eu babo nela, babo e desejo, assim que puder vou adquiri-la.
    Obrigada pelas indicações, minha lista de compras/desejados ficou mais longa por sua causa... rs
    Beijão!
    Viviane

    ResponderExcluir
  8. A DarkSide tem sido mesmo muito bem falada quando o assunto é terror e apesar de amar o gênero para filmes, ainda não conferi nenhum livro. "Serial killers: Made in Brazil" me chamou bastante atenção, realmente devemos ter mais medo dos vivos do que dos mortos. Gostei de saber que a carga de suspense de "Psicose" é alta e também tenho muita vontade de ver o filme. Adorei o post!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Gostei de ler o artigo com os livros de Halloween! :) ahah E quero ler alguns, devo dizer!!

    Os uncios que tinha ouvido falar foram Psicose e O MEnino que desenhava monstros... Mas nunca li nenhum!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de filmes do gênero, mas levando como parâmetro para a leitura, eu não leio tanto quanto eu gostaria. Gosto muito de livros sobre Serial Killer, e qualquer assunto do gênero sempre me chamam a atenção, e esse em particular ainda não li. Outro livro que gostei bastante da sua lista foi O Menino Que Desenhava Monstros.
    Excelente post, sempre é bom novas indicações.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Olá Andressa.
    Eu adorei o post. Eu não gosto de livros de terror, mas é sempre bom ter umas recomendações para quando bate uma curiosidade.
    Desta lista acho que só tenho a possibilidade de ler 'Psicose' e 'O menino que desenhava monstro', os outros me deixaram com medo demais só com seu breve resumo, imagina eu lendo rsrsrs.
    Sobre a Darkside, eu a mo a editora, mas todos os livros que tenho aqui em casa são do selo Darklove, já mostrando o tanto que eu corro de terror.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Adorei a sua listinha. Eu conheço todos os títulos, mas quero muito ler toda a série do Crime Scene da DarkSide. Psicose é incrível né? Eu amo demais. Haha. Olha, eu poderia ficar o dia inteiro falando desses livros, porque como amo o gênero, eu tenho vontade de ler tudo o tempo todo. Haha. Mas parabéns pelas escolhas!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Olá amore,
    De fato a Dark pra mim é a que mais representa o mês de outubro... curiosa pra ler os livros tão bem comentados por todos nas redes.
    Dos mencionados quero muito ler O menino que desenhava monstros...
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, tudo bom?

    Sou muito fã da DarkSide, mas Psicose é DE LONGE um dos meus livros favoritos, tanto pela edição, quanto pela narrativa e pelo filme! Obrigado pelas outras indicações (estou doido por esse de Serial Killers tb! kkk)

    Abraços,

    Tiago Valente
    avidalida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Sinto que o mês do horror me levará a falência, são várias e várias dicas de livros incríveis, e apesar de ter feito uma "promessa" de não comprar mais livros até o fim do ano, acho que terei que abrir uma exceção pra DarkSide

    ResponderExcluir
  16. Sobre os livros da darkside? Quero todos, se a darkside postar uma lista de compras eu estou colocando como desejado,o capricho deles com os livros são demais e é cada história melhor que a outra, da sua lista o que eu mais desejo é o menino que desenhava monstros, pois adoro terror com crianças, eu sinto que é bem mais macabro

    ResponderExcluir
  17. oi, Andressa...amei a postagem com livros da Darkside... dessa listinha,li 3 deles: Psicos,Tubarão e Hellraiser... sei nem dizer qual o preferido hahaha
    tenho interesse no de Casoy, amo a temática...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa!!
    Excelente postagem menina, realmente não tem como falar de terror sem falar da Dark.
    As capas dos livros são extremamente lindas, mas acho que o livro que eu me arriscaria a ler talvez seria O menino que desenhava monstros

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Estou adorando essas listas de halloween hahaha Os que mais me interessam são, sem dúvidas, O Menino que Desenhava Monstros e Psicose, que acompanho o seriado e sou uma grande fã da adaptação cinematográfica.

    ResponderExcluir
  20. Oiii, tudo bem?

    Adorei as dicas, a DarkSide sempre arrasando.
    Gostei do livro sobre Serial Killers, ainda mais por falar de assassinos daqui, mas dá pra levar a sério um assassino chamado Chico Picadinho? Hahahahaha
    Eu lembro que minha irmã alugou o filme Hellraiser e eu era bem pequena, então ela não me deixou ver, mas fui pro quarto e fiquei vendo escondida! Hahahha

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oieeee, tudo bem?? Xeu te falar que a DarkSide é a editora dos meus melhores pesadelos <3 Sempre que penso em terror penso na Dark, os livros são um amor só, as edições são de babar, mas vamos ao que interessa.... Já li os dois livros da Ilana, o Serial Made in Brazil e Louco ou Cruel e acho ela o máximo! O livro Psicose eu não li, só assisti o filme e o seriado Bates Motel (se ainda não viu, fica a dica), Tubarão idem, só vi o filme mas queria muito esse livro. Hellraiser eu já vi todos os livros e tenho esse livro que AMO de paixão (inclusive tem um segundo, o Evangelho de Sangue que eu já quero/amo) e esse livro do jack sempre fui louca pra ler, dps do teu comentário sobre ele acho que tenho mais um motivo. Parabéns pela sua lista moça, tá maravilhosamente sombria! Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Andressa,
    Essas postagens de Halloween tão me agradando demais!
    Gostei muito das suas dicas, mas acredita que não li nada ainda? Apesar de ter muita curiosidade de ler todos hahah
    Adorei o motivo que te fez colocar O menino que desenhava monstros em primeiro lugar, gosto de finais surpreendentes.
    Morro de vontade de ler Psicose e Tubarão. Essas serão minhas prioridades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu não gosto muito de livros de terror ou suspense, mas dos que você citou eu fiquei interessada em O menino que desenhava monstros. Vi muitas resenhas positivas sobre ele e a sinopse me deixou intrigada. Não gostei muito da capa, mas assim que puder quero ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não gosto muito do gênero, mas adoro ver essas indicações para dar de presente para amigos que gostam. Acho essa edição de Hellraiser muito bonita (como tudo que a Dark faz), sempre paro pra admirar quando ele tá na vitrine de alguma livraria hahaha beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Nossa, super amei essa listinha, mas confesso que dela um único livro me chama mesmo a atenção. Estou falando de O menino que desenhava monstros. Tá aí um livro que eu quero muito ler, a sinopse dele sempre de despertou muita curiosidade mesmo. Espero poder lê-lo em breve. Mas de qualquer forma, obrigada por todas as dicas.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  26. Oi Andressa,
    Dos livros indicados eu só tiraria Tubarão, não acho ele tão de terror não, deve ser porque tivemos tantas variações que se tornou algo chato. Mas Psicose é um clássico que podemos ler várias vezes, vermos o filme e a série que ainda nos assustamos.

    ResponderExcluir
  27. Oi, como está?
    Esse livro da Ilana Casoy com certeza é para ficar na história da literatura nacional e ficar na memória!
    Juro que não sabia que Tubarão tinha sido baseado em um livro. Interessante com certeza!
    Clive Baker é simplesmente estupendo!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não tenho o costume de ler livros assim, mas embora seja contraditório, eu sempre fico interessada em vários. Bom, dos citados eu tenho curiosidade com praticamente todos, mas o que mais chama a minha atenção é esse de Serial Killers do Brasil, porque eu comecei a ler um livro sobre Seria Killers da Darkside e gostei bastante, então imagino que iria gostar desse também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Os livros da Darkside são um arraso total, não é mesmo?
    Acrescentei todos a minha eterna lista de leituras, porém o que mais me chamou atenção foi o Serial Killer Made In Brazil. Obrigada pelas dicas, beijinhos.

    ResponderExcluir