quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[Resenha] A Bela no bosque Adormecida

|
Autora: Rosana Rios
Páginas: 52
Editora: Edelbra
Contos de fadas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e há muitas versões dessas histórias. Nesta coleção, a autora dá voz a alguns personagens, revelando o que teriam pensado e sentido diante das situações em que se envolveram. O leitor tem a possibilidade de mergulhar na história pelo ponto de vista das personagens, num exercício lúdico que levará à compreensão de que uma história pode ser contada em terceira pessoa, como o reconto que abre o livro, ou em primeira pessoa, por meio da narração das personagens. Talvez você se lembre de um conto que fala de uma princesa que dormiu cem anos, foi acordada pelo beijo de um príncipe e viveu feliz para sempre. Lembrou? Então pode esquecer. Nas versões mais antigas sobre a moça dorminhoca, não houve nem beijo e nem felicidade eterna: no momento em que ela acordou, a história só estava começando. Neste livro temos esse lado diferente da história.


A Bela no bosque Adormecida faz parte da coleção Quem foi que disse, da Rosana Rios. A coleção tem também Pele de asno e Maria Borralheira. A autora reconta os contos de forma surpreendente e empolgante. Eu adorei poder reler a história da Bela Adormecida. O desenho da Disney só vai até a parte em que a princesa acorda, no entanto, nesta obra a autora dá uma continuação depois deste despertar, e assim, podemos conhecer melhor a mãe do príncipe, e como é a vida deles juntos.

Para quem não conhece a história da Bela Adormecida, o que eu duvido muito, quando ela era um bebê uma bruxa soltou uma maldição (tudo porque não foi convidada para a festa de comemoração do nascimento da princesa), em que quando ela atingisse certa idade, ao ser espetada por um fuso entraria em sono profundo. O rei proibiu todo o reino de ter um fuso em casa, porém, uma senhora que vivia isoladamente não sabendo do caso, ainda possuía um, quando a princesa visitou essa senhora ficou muito curiosa para entender o que era um fuso, já que nunca havia visto um, e assim, acabou sendo espetada, fazendo o reino todo entrar em um sono profundo.

Sabia que a mãe descendia de ogres... Corriam boatos, no reino, de que ela não podia ver jovens e crianças por perto, que seus dentes se arreganhavam e ela salivava com apetite, pois apreciava a carne humana.

Cem anos se passaram, e eis que surge um príncipe que acaba despertando todos. Os dois se apaixonam e se casam em segredo, pois ele tem muito medo de contar aos pais sobre o relacionamento. Quando seu pai morre, porém, ele precisa ficar próximo da mãe, e acaba revelando que está casado, e assim leva a princesa para morar com ele. É a partir daí que tudo fico mais sinistro, pois essa mãe é muito estranha, possui um desejo por carne humana enorme. E não gostou nem um pouco do casamento do filho.



Eu gostei do desfecho dado ao enredo, achei intrigante e sensacional. A Bela no bosque Adormecida, assim como Pele de asno, possui trechos que são narrados por alguns personagens, dando uma outra visão da trama toda. A princesa reclama que se ninguém tivesse escondido sobre a maldição dela, ela não teria ficado sem saber o que era um fuso, aliás, passaria longe de um. E não é que é verdade?

A obra é com capa dura, e possui diversas ilustrações para ficar mais fácil entender e imaginar as cenas. É uma leitura bem rápida, recomendo para todos!

3 comentários:

  1. Olá, Andressa.
    Eu gosto muito de livros que fazem releituras de contos infantis conhecidos.
    Essa capa é de uma fofura sem igual e acho que a história, de forma geral, é ótimo para ser contado para crianças. Faz com que o leitor reflita sobre os acontecimentos e pense de forma crítica.
    Abraços.


    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Realmente, se a princesa soubesse da maldição e dos fusos, talvez não enfiasse o dedo em um...haha' Achei o livro interessante, nunca tinha visto nada que contasse a história de qualquer conto de fadas após o "felizes para sempre", então gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Achei fantástica a ideia do livro, sempre lemos as versões acabando no felizes para sempre e fantasiando um príncipe, mas mal sabemos sobre a vida dele e de onde ele vem. Fiquei com muita vontade de ler e pelo que falou é edição de colecionador, amei!
    Beijo
    https://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir