terça-feira, 18 de outubro de 2016

[Resenha] A estrela

|
Autores: Javi Araguz e Isabel Hierro
Páginas: 240
Editora: Rai
Após uma catástrofe ter transformado o Linde em um ambiente hostil e instável, todos os habitantes do mundo precisam aprender a viver em clãs isolados, dentro dos Limites Seguros. As rupturas fazem com que o mundo mude de forma repentinamente e os que não estão preparados podem perder-se para sempre.Durante uma violenta ruptura, Lan, uma garota que vive no clã de Sálvia, não resiste e acorda sozinha e sem mantimentos no meio do deserto. Logo a garota é resgatada, porém, por seu pior inimigo.
Destemida e determinada a encontrar sua família, Lan percebe que a única forma de reencontrá-la e talvez encontrar uma cura para o Linde depende unicamente da aliança com um povo nada confiável.


A estrela é um livro que foi lançado há um bom tempo, e o qual eu sempre tive muita curiosidade em ler. Consegui o mesmo em uma promoção, e infelizmente foi aquele tipo de compra que ficou parada na estante por alguns meses, e que após terminar a leitura me arrependi muito de não ter lido antes. Eu sou apaixonada por distopias, e essa conseguiu me conquistar de forma impressionante. Ela é bem diferente do que estou acostumada, há perdas, como em todas obras do gênero, mas nenhuma foi tão marcante e triste como em A estrela. Eu terminei a leitura com o coração pesado. A história é boa, e muito, mas sabe quando o livro te faz refletir sobre a vida, mas não sobre coisas boas apenas?

A trama pode parecer complexa no início, eu mesma iniciei a leitura tentando entender direito o que era Quietude, Ruptura, Caminhantes da Estrela, e vários outros termos utilizados pelos autores. Porém, após essa confusão inicial é muito fácil se ambientar na história e em como está a situação do planeta. Nossa protagonista não tem nada de muito marcante como heroína, longe disse, mas não é menos admirável tudo o que ela precisa passar e decisões que tem que tomar. Lan sempre viveu com medo, essa coisa do perigo iminente, no entanto, sempre conseguiu conviver com isso junto à família e amigos.

Quando Lan percebe que precisa dos Caminhantes da Estrela para sobreviver e consertar as coisas, descobre que eles não são o que parecem. Eles escondem um segredo. Seu intuito é achar uma cura para o planeta e tudo de ruim que está acontecendo. Por incrível que pareça, aquele que mais irá ajudá-la é quem ela odeia: o Sequestrador, como ela chama o garoto, depois de que ele tentou roubar uma criança.

A trama tem muitas reviravoltas, é cheio de ação, adrenalina, uma pitada de romance que quebra a desesperança que paira no ar, e claro, de tristezas. Essa não é uma distopia com final feliz, já adianto isso, e acho que por isso foi um tapa na cara, e que me deixou para baixo. E no fim, foi bom ler algo do tipo. A leitura foi intensa do início ao fim, e todo o enredo criado pelos autores foi desenvolvido de forma surpreendente e bem detalhada, o que apesar disso, não deixou a leitura arrastada.

A estrela é um livro rápido de ler, e apesar de o final ter me deixado triste, foi uma leitura que eu amei do início ao fim. A escrita dos autores é muito boa, e essa foi uma parceria que deu muito certo, pois amei o enredo criado por eles. Recomendo!

12 comentários:

  1. Gostei da resenha, mas se é pra fugir da realidade, prefiro um livro com final feliz. Apesar de ficar curiosa com o segredo dos Caminhantes, não chega ao ponto de eu querer um livro q já sei q vai me deixar pra baixo quando terminar.

    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou fã de distopias, mas não conhecia A estrela. Achei a história bastante interessante, principalmente por causar uma reflexão no leitor. Gosto muito de livros que nos fazem pensar.
    Além disso, todos os outros elementos que você ressaltou me levam a acreditar que será uma leitura que me agradará bastante.
    Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi. É a primeira vez que vejo o livro e a editora, até então, desconhecidos para mim. Que bom que se arrependeu de não ter lido antes, significa que a compra compensou. Fiquei confusa sobre o motivo destes termos causar estranhamento: “Quietude, Ruptura, Caminhantes da Estrela”; eles funcionavam como substantivo próprio? Vou tentar ler o livro, fiquei profundamente curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não sou muito fã do gênero, mas, mesmo com a sua resenha maravilhosa ainda estou na dúvida se realmente leria.
    Já peguei para ler um livro que me deixou totalmente perdida no início, até achei chato por isso, mas depois tudo foi se encaixando como um quebra-cabeças hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu meio que me distanciei de distopias por seguirem todas a mesma forma, cansei do padrão do gênero, porém esse parece ter algo especial e diferente e fiquei curiosa com a história. Essa confusão inicial talvez me travasse, mas como você disse que ao se acostumar a leitura flui melhor ainda não é suficiente para que eu desista de ler. Saber que a trama é intensa também me atrai, vou procurar mais sobre o livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa.

    Também tenho algumas compras parada na estante e vou ler no final do ano, por isso este ano não comprei tantos livros como ano passado. Eu tinha lido algumas resenhas sobre este livro e apesar de gostar do gênero, ele ficou de lado e não adicionei na minha lista. Lendo sua resenha eu fiquei com vontade de ler, vou anotar a dica, mesmo tendo vários para ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ooi!
    Não conhecia esse livro, mas já gostei!
    Gostei da premissa dele e parece ser bem envolvente. Dica anotadíssima! Espero ter a oportunidade de lê-lo! :)

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro, mas infelizmente ele está parado há tempos na estante e estou me remoendo por isso depois de ler sua resenha. Também amo distopias e preciso conhecer essa história, gosto muito de enredos que nos fazem refletir e amo tramas com muitas reviravoltas. E confesso que tenho uma quedinha por finais tristes, não sou muito normal... Hehe...

    ResponderExcluir
  9. OIII!!


    Não conhecia a obra e mesmo ela sendo tão complexa no começo e com um final triste, o autor parece ter conseguido cumprir o objetivo. COnfesso que não me senti muito atraída, entretanto as vezes julgamos uma obra e somos impactados pela sua narrativa. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andressa! Fico sempre muito curiosa com Distopias, apesar de não ser o meu gênero preferido. Gostei de conhecer um pouco do livro e de saber que se trata de uma leitura diferente, pelo seu desfecho e todas as reviravoltas. Amei a capa também! Parabéns pela leitura e resenha!


    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvidas fiquei interessante, gosto de distopias, apesar de ler muito pouco o gênero, mas Estrela, parece ótimo, e apesar dessa confusão inicial, que entendo, afinal, estamos nos habituando a obra, sei que será uma leitura ótima, e fiquei curiosa quanto ao final e essas reviravoltas!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá flor!
    não conhecia esse livro e já gostei da capa. Adoro histórias com reviravoltas, isso me deixa mega empolgada, e é difícil de soltar o livro. Se tem romance, já me interesso também, a história é diferente e quero conferir!

    Beijos!

    ResponderExcluir