sábado, 15 de outubro de 2016

[Resenha] Pedra no céu

|
Autor: Isaac Asimov
Páginas: 312
Editora: Aleph
Qualquer planeta é a Terra para aqueles que nele vivem. O alfaiate aposentado Joseph Schwartz desfrutava de uma pacífica caminhada de verão quando, devido a um acidente em um laboratório na mesma cidade, foi involuntariamente transportado milhares de anos para o futuro. Chega então a uma Terra marginal e abandonada, cuja superfície é quase toda inabitável, e que fica às margens de um grandioso Império. Publicado pela primeira vez em 1950, “Pedra no Céu” foi o romance de estreia de Isaac Asimov e é um marco do que se tornaria o Império de sua mais famosa obra, Fundação. Complemento fundamental às outras histórias do autor, este romance também serve como porta de entrada para apresentar o leitor ao universo de Asimov.


Eu tinha lido apenas dois livros do Isaac Asimov até o momento: Eu, robô e Fundação, e como fã de ficção científica, eu gostei muito de ambos. No entanto, Pedra no céu foi o livro que mais me conquistou até agora, e fiquei surpresa quanto a isso, pois foi o romance de estreia do autor, publicado em 1950, e por isso eu esperava uma escrita mais rebuscada, difícil e lenta, e o que eu encontrei foi totalmente o contrário! É perceptível o quanto Asimov era um visionário, alguns elementos de suas obras não existiam em sua época, mas hoje em dia podem ser vistas. E eu não sei vocês, mas eu acho isso muito incrível! 

Pedra no céu é uma obra que me surpreendeu bastante por ser tão fácil de entender, mesmo com assuntos mais sérios e complexos. Asimov tem uma escrita leve e envolvente, até mesmo os que não curtem tanto ficção científica irão se encantar com este livro. O interessante é que o autor aborda em sua trama não apenas a parte futurística e científica, há também sobre xenofobia, política, preconceito e a busca pelo poder. 

Joseph Schwartz é um ex-alfaiate aposentado, e certo dia ele é transportado para o futuro. Sua percepção inicial é que ele possa ter tido amnésia e por isso não se lembra de nada do que está vendo. A Terra não é mais como ele conhecia, e nem é o único planeta habitado. Após a fundação do Império Galáctico a história dos humanos foi alterada. O planeta não é visto como o primeiro a ter vida humana, aliás, por ser radioativo, eles são considerados a escória. A visão de como surgiu a vida foi totalmente desconstruída, e alguns personagens tentam conseguir provas de que isso não é verdade.

O início da história é um pouco confuso, pois o autor insere vários personagens ao mesmo tempo, porém, no decorrer da leitura cada um se encaixa em seu papel e acabam se encontrando na narrativa. Todos mostram-se importantes para o desenvolvimento. É bastante interessante o autor mostrar o ser humano como alguém inferior aos outros habitantes da galáxia, eles são oprimidos e humilhados. Pedra no céu é um livro que nos faz refletir sobre o que somos atualmente. Com tudo o que vemos por aí, eu não duvido que seríamos considerados repugnantes e retrógrados no âmbito social e político, assim como na obra. Recomendo a leitura!

A edição da Aleph está muito bonita: diagramação, folhas amareladas e capa. É uma obra linda de ter na estante, tanto pela parte visual quanto pelo conteúdo.

16 comentários:

  1. Olá Andressa,
    Sempre ouço inúmeros elogios para as obras do autor, mas tenho receio de ler com medo de achar a obra um pouco robusta demais, sabe?
    Gostei de saber que esse livro é leve e de fácil entendimento, também gostei muito de conhecer um pouco da história. E achei legal o Asimov ser um visionário por seu ponto de vista.
    Vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li Eu,robô do autor há muitos anos e tenho muita vontade de ler outra obra dele.Não conhecia essa ainda e gostei muito do enredo apresentado e dos pontos que você destacou, principalmente os assuntos abordados que ainda são temas bastante atuais, como xenofobia e política. Também adoro obras de autores visionários como Julio Verne e o próprio Asimov e isso é mais um ponto que me convence a realizar essa leitura.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alessandra!
    Eu amei ler Eu, Robô. Dificilmente encontramos um livro de contos tão relevantes.
    Quando vi essa capa pensei que fosse uma barata...rsrs... tive que olhar mais atentamente para entender.
    Realmente é impressionante como esse autor foi um visionário e se mantem atual até hoje. Por isso que sua obra é clássica.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço muito do autor, então não conhecia esse livro, mas ler sua resenha me fez pensar em duas coisas...
    Primeiro o quão incrível o autor deve ser já que essa é sua primeira obra - e é normal a gente notar um certo crescimento na escrita e sentir isso depois deler obras mais recente e voltar para o primeiro livro.
    E o segundo... O quão atual o livro ainda é... Me fez pensar que poderia ter sido escrito se passando agora, indo para um futuro não muito distante mas onde a terra seja meio que a escória. Até pq com tantas coisas que o ser humano tem feito ultimamente não é difícil imaginar que esse pode sim ser o nosso destino.
    Esse com certeza entrou na minha lista!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Amo ficção científica, por isso tenho muita vergonha de dizer que, além de nunca ter lido nada do autor nunca tinha ouvido falar desse livro. Que legal que apesar de ser o primeiro que ele escreveu acabou se tornando o seu favorito, e acho fantástico isso dele ser um visionário e na obra estarem presentes coisas não conhecidas na época. Que bom que apesar do início ser um pouco confuso depois tudo se encaixa bem, quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Asimov é vida. Eu li muita, mas muita coisa mesma dele na adolescência. Esse é um dos poucos que ainda não li. Mas u recomendo Asimov de olhos fechados. É daqueles autores que eu falo leia, somente leia. E fico imensamente feliz de você também ter gostado da leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bom? Eu nunca li o livro nem o conhecia pra falar a verdade. Que bom que tu gostou da leitura e eu gostei da resenha, só fiquei triste por ser um pouco confuso :S
    Vou deixar passar dessa vez porque não to em condições de ficar pensando muito com esse monte de personagem kk
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa.

    Eu ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita do autor mas li algumas resenhas com criticas positivas que me deixou curiosa. Achei interessante você citar a maneira como o ser humano é tratado e comentando que o inicio da história é um pouco confusa, eu quero conferir este enredo pois a capa é interessante e a sinopse desperta atenção. Entrou na lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eita, valeu pela dica óh! sério mesmo... eu sou doida pra ler os livros do Asimov mas não sabia por qual começar, pois comecei a me interessar por leituras de ficção cientifica a pouco tempo, ate entao so tinha lido o mochileiro das galaxias, mas adorei o fato de ser uma leitura fácil e mesmo sendo de 1950, atual.


    bjs
    Dana
    Feed your Head

    ResponderExcluir
  10. Bacana o enredo, como não leio muito ficção cientifica, fiquei interessada na proposta e fico feliz de saber que o enredo flui bem, apesar do inicio confuso, como é o livro de estreia do autor e foi o que mais te agradou, é um ponto muito favorável e me deixou bem curiosa, acredito que seria uma leitura diferente do que eu estou habituada.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie Andressa, tudo bem? Adorei sua resenha e conhecer esse livro! Nunca li nada do autor, mas tenho o "Eu, Robô" aqui e pretendo realizar a leitura ainda esse ano. Achei a premissa de Pedra no Céu fantástica e já quero muito ler. Acredito que irei adorar também :D Espero ter a oportunidade em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. A edição realmente esta fabulosa, sinceramente a principio a estória em si não me chamou a atenção, ate mesmo pelo começo ser bem confuso. No momento quero algo mais fluido e mais prático pra ler de fácil intendimento, mas apesar de tudo é uma distopia incrível.

    ResponderExcluir
  13. Concordo e gostei como o autor retratou os humanos, eu mesmo as vezes sinto que nossa raça é inferior a outras que devem existir por ai. A premissa do livro é deveras encantadora e é capaz de instigar vários tipos de leitores, pois a escrita do autor transforma o livro em uma leitura leve a apropriada em vários aspectos.

    ResponderExcluir
  14. O ponto com que o autor retrata os humanos parece ser super original e interessante de se acompanhar. Além disso, ele parece ter conduzido a história de uma forma, apesar de um pouco confuso no início, maravilhosa. Eu não sei se vou ler a história pois tenho outras prioridades no momento, no entanto, pode ter certeza que a dica já está anotada. Afinal, não é sempre que vemos uma história com uma boa critica em relação ao "ser" humano.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  15. Olá! Ainda não li nenhum livro desse autor , mas ficção científica são sempre bem-vinda. Adorei o fato do livro passar em uma época futura, pois adoro livros assim e mais legal ainda o fato de nos fazer refletir sobre nossas atitudes em relação ao nosso planeta. Parabéns pela resenha. Esse livro vai ser mais um pra minha lista.
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!! Preciso ler tudo desse autor. Esse é um gênero que sempre me fascinou, fico impressionada com o talento dos autores nessa área. Já li várias resenhas dos livros Eu, robô e Fundação, por isso eles já estão na minha lista. Mas confesso que não conhecia ainda Pedra no Céu e da forma como falou dele, parece que é ainda melhor do que os outros dois. Impossível resistir!!! Por usa culpa estou louca para ler!!!! Adorei sua resenha, Dessa!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir