segunda-feira, 17 de outubro de 2016

[Resenha] Primeiro e único

|
Autora: Emily Giffin
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.
Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.


Este é o sexto livro da Emily Giffin publicado no Brasil, e devido ao meu amor à primeira vista pelas obras da autora, essa era a última leitura que me faltava. Nem tenho certeza se eu poderia ordenar seus livros do melhor ao pior, todos são incríveis. Mas devo admitir que esse deixou um pouco a desejar em comparação com os anteriores, na minha opinião. Talvez porque as leituras anteriores tenham me feito amadurecer na minha própria vida pessoal, mas como acredito que as personagens imaturas de Primeiro e único não tenham lido seus livros, não posso culpá-las. Rsrsrs

Esse livro vai contar sobre Shea, que mora em uma cidade em que o futebol americano é muito importante e ela mesma é uma fanática pelo esporte. Seu relacionamento familiar não é dos mais tranquilos, seus pais são divorciados e ela não se dá bem com a madrasta e a meia irmã, e mesmo a relação com o pai não é das melhores. Então a família de sua melhor amiga Lucy acaba se transformando em sua família também, e o pai de Lucy e treinador do time de futebol para o qual Shea torce, torna-se seu ídolo.

Além disso, Shea tem 33 anos, tem um namorado por quem não está apaixonada, já está formada em jornalismo, mas trabalha no departamento atlético do seu time. Em algum momento ela se dá conta de que apesar de gostar do seu trabalho, não está realmente seguindo seu sonho de ser jornalista e depois de alguns empurrões, ela finalmente deixa sua zona de conforto. E aí que olhando de outro ângulo, ela percebe sentimentos se alterando dentro dela, e tem que escolher tomar decisões que afetam outras pessoas ou deixar pra lá e tentar seguir sua vida da melhor forma possível, convivendo com a própria covardia de não ter lutado. 

Duas situações me desanimaram um pouco com a autora. Uma delas foi que a melhor amiga de Shea, Lucy me lembrou muito a Darcy de Presentes da vida e O noivo da minha melhor amiga. Uma personagem egoísta e superficial, em muitos momentos ela foi uma boa amiga, mas teve sim, seus momentos de Darcy. E a segunda situação foi justamente essa incerteza de Shea em encarar as consequências de realmente correr atras do que ela queria, em alguns momentos, suas decisões me orgulharam, mas em outros ela simplesmente deixou que tomassem a decisão por ela. Em geral, as personagens amadurecem ao longo da estória, mas eu realmente não senti muito isso por parte da protagonista.

Admito que foi difícil escrever essa resenha sem spoilers, pois a própria sinopse quase se entrega, o romance que se desenrola não chega exatamente a surpreender o leitor mais atento. Mas para finalizar, quero dizer que, ainda sim, essa é uma obra da Emily Giffin que vale por si só, e a atitude pouco madura dos personagens não fizeram com que eu me arrependesse da leitura, pelo contrário. Afinal de contas, os livros não teriam graça nenhuma se os personagens sempre agissem como os leitores esperam.

12 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra da Emily e fiquei bem curiosa para conferir sua escrita por causa dessa resenha.
    A premissa é bem interessante e quero conferir o que irá acontecer com Shea no desenrolar da trama e se ela irá superar seus medos.
    Fico triste que tenha desanimou um pouco com a autora por esses dois fatos e a personalidade da protagonista me deixou um pouco apreensiva.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. To aqui tentando adivinhar o que acontece no livro.. e se eu estiver certa, é como você falou, a sinopse se entrega haahha. Mas apesar da curiosidade, não encontrei nada mais que me fizesse ter vontade de ler esse livro.. talvez por, aparentemente, a protagonista ter uma 'vida normal' a história não me chamou tanto a atenção :/

    https://livroslapiseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, já li esse livro também e foi o que menos gostei da autora, senti que Shea não era madura o suficiente para sua idade e que vivia de algumas ilusões. Me irritei com Lucy também e não consegui me identificar com o romance, o modo como os sentimentos dela passam de um para outro não me convenceu, via mais como uma relaçao de pai e filha, mas enfim, acho que você entende o que quero dizer. não curti muito esse livro, mas também não odiei rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, que lindo você dizer que as leituras dos livros da autora fez você amadurecer. Ainda não li os livros dela e pretendo investir neles em breve.
    Interessante quando você começou a descrever a Shea fique com a sensação dela ser uma adolescente aí na sequência descubro que é uma mulher de 33 anos, mais para frente descubro que parece que ela não é muito segura de si, pois às vezes deixam os outros decidirem por ela. Concordo que isso é bem chato e para você deve ter sido bem ruim já que nos livros anteriores você mencionou que os personagens vão crescendo/amadurecendo com o decorrer da trama, mas ainda bem que não afetou o seu prazer por ler as obras da autora.
    E você tem razão que graça teria os livros se os personagens agissem de acordo com a nossa vontade e desejo.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada da Emily (embora só não tenha esse livro em casa) mas tenho bastante vontade. Infelizmente esse livro não me empolgou em nenhum momento e ler sua resenha me faz pensar que eu não deveria começar por esse caso queira seguir com as leituras da autora...
    Ao mesmo tempo, concordo com você que não teria graça se os personagens sempre fizessem o que o leitor espera, mas a falta de crescimento que aparentemente a Shea tem me desanima e muito para colocar o livro no topo da lista para leitura....
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho vários livros da autora, mas ainda não me arrisquei na leitura deles. Adoro livros com bons romances, dramas na medida certa, questões de amizade e quando o personagem principal fica em dúvida de qual caminho seguir. Que pena que esse livro não tenha te conquistado tanto quanto os demais da mesma autora e, claro, também que a personagem principal não amadureceu o quanto podia. Mas vou ler para tirar as minhas conclusões.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee Ana ^^
    Eu, diferente de você, só me decepcionei com os livros da autora. Cheguei a ler dois, 'Questões do coração' e 'Ame o que é seu', mas eu não consegui gostar de nenhum, e, sinceramente, os odiei...kkk' mas fico feliz em saber que você gosta das obras dela, apesar de este em questão não ter sido o melhor, principalmente por conta dos personagens *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. De todos os livros da autora que li, esse foi o que eu menos gostei. Sim, as personagens são imaturas, mas meu problema com a obra nem foi esse, foi a enorme presença do futebol americano no enredo. Acho que se eu curtisse algum esporte poderia até ter aguentado melhor, mas como não gosto de nenhum e não tenho o menor interesse nisso me senti bem torturada... Rs...

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Olha, se a Lucy é parecida com a Darcy isso já me desanima bastante! Ô personagem desagradável e chata! Quando li Presentes da Vida, minha vontade era jogar o livro longe hahah, mas depois a coisa foi melhorando. Mas adoro a escrita da autora, é bem cativante.
    De qualquer jeito, a história desse livro não me chamou tanta atenção. Se fosse colocar numa escala de quais livros da autora eu quero, esse seria um dos últimos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu já li alguns livros da autora, e apesar de já ter pensado em ler Primeiro e único, acho que é uma leitura para outro momento. Dos livros citados, Presentes de Vida foi uma leitura bem marcante, apesar de não me simpatizar com a Darcy. Apesar da narrativa complexa, no momento estou lendo livros mais leves e se tem uma personagem que lembra a Darcy, prefiro não ler agora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Tentei ler um livro da Emily, mas não rolou, não consegui gostar e achei a narrativa dela muito lenta, não passei das 50 páginas e por mais que Primeiro e Único tenha uma pegada legal, mesmo que não seja o melhor da autora pelo que deu a entender, eu não leria, realmente a primeira experiência que tive com uma obra dela, me desagradou muito e como já não sou fã de romance, leio poucos do gênero, realmente não fiquei interessada no livro, mas gostei da resenha e da sua opinião, acho que ficou bem centrada e explicativa. :)

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!

    Sempre tive vontade de ler algum livro dessa autora, sempre fico namorando eles por aí mas nunca tinha lido resenha, a sua é a primeira e só de saber que você adora os livros já to animada.
    Quando comecei a ler o seu resumo achei que se tratava de uma personagem bem mais nova! :O E uma pena vocÊ ter sentido que ela não cresce tanto no decorrer da história, isso é o que a gente mais espera né!

    ResponderExcluir