segunda-feira, 10 de outubro de 2016

[Resenha] 1222

|
Autora: Anne Holt
Páginas: 303
Editora: Fundamento
Série: Hanne Wilhelmsen, 8
A 1222 metros de altitude, um acidente de trem. Uma impiedosa nevasca. Um hotel centenário. E um assassinato! Uma ex-policial, tão astuta e brilhante quanto sarcástica e antissocial, é a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado. Isolados do resto do mundo por causa da neve, uma atmosfera de medo, hostilidade e desconfiança instala-se no hotel onde eles se refugiaram.
Mas Hanne não quer se envolver. Ela sabe que a verdade cobra um preço muito alto. Ao longo dos anos, sua busca por justiça lhe custou o amor de sua vida, sua carreira na polícia de Oslo e a própria mobilidade. No entanto, encurralada por um assassino, encurralada pela pior nevasca da história, Hanne - e os outros passageiros - não tem saída. Em uma situação extrema, as máscaras logo caem... E, nesse grupo, muitas pessoas não são o que parecem. Aliando sua capacidade de dedução a seu instinto, Hanne mergulha em um enigma difícil e surpreendente.


1222 é o oitavo livro da série Hanne Wilhelmsen, e como todo livro do gênero, pode ser lido de forma independente. A única ressalva que fica é que não conhecemos Hanne de forma profunda, pois a autora não dá muitas explicações sobre sua vida, então esse é o único ponto negativo de ler uma série, mesmo que policial e com tramas únicas a cada livro, fora de ordem. Eu realmente não gosto de não pegar uma série desde o início para entender melhor cada personagem e situação, e também futuramente suas ações e decisões, mas eu tinha gostado tanto da premissa de 1222 que precisei deixar essa minha mania de lado.

A trama inicia com um acidente de trem, onde apenas uma pessoa morreu: o maquinista. Há uma tempestade de neve, e a salvação de todos é um hotel próximo para abrigá-los. São mais de duzentos passageiros, alguns com machucados mais leves, outros nem tanto, porém, o que mais destoa, ainda mais em um clima tenso, é a personalidade de cada um. Um espaço fechado, uma situação de emergência, nem todos têm as mesmas opiniões, o que deixa o ambiente ainda mais intenso é um assassinato.

Hanne é uma ex-policial, após levar um tiro e perder a mobilidade das pernas precisa abandonar sua profissão. Apesar de não ter a conhecido melhor, desde o primeiro livro, é perceptível que esse incidente a mudou. Ela tornou-se fechada, não aceita a ajuda de ninguém e seu humor não é dos melhores. Quando ocorre o assassinato Hanne bem que tenta não se envolver, mas é impossível. Junto com outras pessoas ela acaba criando uma teia com pistas e detalhes que apenas ela consegue ver.

É extremamente difícil controlar um grupo grande, ainda mais quando todos estão com medo, querem ir para casa e precisam conviver com pessoas totalmente diferentes e estranhas. Hanne consegue manter sua sanidade no meio disso tudo, e mostra-se uma investigadora excelente. Eu não sabia de quem desconfiar, em nenhum momento isso fica claro, e a própria personagem esconde do leitor o quanto ela já sabe. Não há tantas reviravoltas já que o cenário é sempre o mesmo, mas as intrigas e confrontos fazem o leitor ansiar para saber cada vez mais e querer descobrir como tudo vai terminar.

A leitura pode muito bem ser feita em um dia, pois a narrativa é fluída, as situações têm um ritmo rápido e os vários personagens te fazem ter um panorama geral de tudo o que ocorre no hotel, mesmo a narrativa sendo em primeira pessoa. Conhecer um pouco de cada pessoa foi muito bom para despistar quem seria o assassino. O desfecho não é daqueles que você pensa, nossa que surpreendente, mas a solução condiz com o que a autora apresenta no decorrer da trama. E eu gostei muito que Hanne apresenta ao leitor os detalhes e em como chegou naquela conclusão.

1222 foi uma obra que superou minhas expectativas. Eu gostei bastante do enredo, e principalmente da personagem. Quero muito ler o primeiro livro, A deusa cega, que já foi publicado pela Fundamento! ♥ Recomendo!

9 comentários:

  1. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu não tinha conhecimento dessa série e como eu gosto de romance policial já incluí na minha lista de leituras. Uma pena ficar faltando um pouco mais de informações sobre Hanne, mas mesmo com esse empecilho foi possível perceber que você gostou da leitura. Fiquei imaginando a situação um acidente, um grupo grande e para completar um assassinato, imagino que o final seja uma grande surpresa. Adorei a premissa do livro, espero ter a oportunidade de lê-lo ou ter acesso a algum volume da série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Que bom que o livro superou suas expectativas, eu amo o gênero, mas não senti a mesma coisa quando eu li. Achei um pouco arrastado e o final corrido demais. Não descarto, é uma boa leitura, acho que eu fui muito empolgada e acabei comparando com outros.
    Vou tentar ler o primeiro livro.

    Bjs
    Fernanda
    https://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, não sou muito fã de livros policiais mas me lembro que esse me chamou atenção quando foi lançado, não me lembro bem porque. Mas agora lendo sua resenha não estou mais inclinada a ler, não sei senti que não é um livro tão instigante para quem não gosta do gênero, ele parece ser bom, mas morno então eu dispenso rs

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros policiais e só fico um pouco triste pelo fato que não poderei começar com esse, já que é melhor conhecer o personagem a fundo, nos demais livros, mesmo que possam ser lidos de forma independente, se não conhecermos, dá a sensação de que algo faltou no livro ou que o personagem foi raso, mas ainda sim, vai valer a pena, pois 1222 é bem interessante e conhecer as demais aventuras e mistério dos outros livro com certeza será uma boa experiência, ainda mais que 1222 parece ser uma trama boa e envolvente, gostei muito do que encontrei na resenha!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  5. OOi!
    Fico feliz que tenha sido uma leitura que superou suas expectativas. Aaah, tão bom quando isso acontece!
    Contudo, acho que não aconteceria o mesmo comigo já que não curto o gênero. Seria uma leitura apenas para uma saída da zona de conforto mesmo, quem sabe né... haha
    Ótima resenha!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa.

    Apesar de gostar de livros do gênero policial, eu tenho poucos e está série eu não conhecia. É muito bom quando o livro consegue superar as expectativas, eu fiquei curiosa pela história e vou procurar adquirir todos os livros. Vou fazer uma pesquisa para conhecer os anteriores para começar acompanhar as aventuras da ex-policial.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dessa!
    É chato mesmo quando séries são lançadas fora de ordem ou quando simplesmente não temos a oportunidade de lê-la desde o início. Acompanhar como tudo começou e o desenvolvimento como um todo no decorrer de cada volume realmente faz toda uma diferença na leitura, muitas vezes. Que bom que, apesar disso, você gostou de 1222. A trama é instigante, ainda que você tenha dito que nada muito extraordinário acontece por não haver mudança de cenário, mas é interessante. Vou procurar saber mais a partir do primeiro livro depois. Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!
    Não conhecia esse livro (e nem a série) e fiquei mega interessada, afinal adoro um bom thriller.
    Já aconteceu comigo de começar a ler uma série sem ser pelo primeiro livro e, realmente, dá pra entender super bem o que vai acontecendo. O ruim é que vc perde um pouco da cronologia dos fatos da vida do personagem principal e as vezes atrapalha.
    A história parece ser daquelas que instiga o leitor e que me deixa vidrada. A Hanne parece ser daquelas personagens fascinantes, só tirando pela história de vida dela a gente já tem uma base do que vai encontrar.
    Eles já lançaram todos os livros ou só alguns? Vou procurar esse primeiro que vc citou, espero curtir. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa!
    Eu não conseguiria ler o livro assim fora de ordem que nem você, não consigo MESMO! rs
    Mas também achei a premissa interessa e entendo porque você foi direto nele. O livro me pareceu não ser tão bom quanto outros do gênero mas ainda assim me chamou a atenção pelas circunstancias de tudo. A personagem também parece interessante. Fiquei com vontade de ler a série!

    ResponderExcluir