sábado, 8 de outubro de 2016

[Resenha] Arco de virar réu

|
Autor: Antonio Cestaro
Páginas: 152
Editora: Tordesilha
Narrativa labiríntica escrita em primeira pessoa, Arco de virar réu descreve os eventos que marcam a deterioração física e mental do narrador-protagonista. Historiador social com forte inclinação para o estudo antropológico, ele é obcecado pelos rituais e pelos costumes dos índios tupinambás. A história começa com o surgimento dos primeiros sintomas de esquizofrenia em seu irmão, nos anos 1970, segue pela adolescência, quando, inspirado em rituais indígenas, o narrador passa a se dedicar à ocultação de cadáveres, e termina com a dolorosa percepção da própria loucura. Digressões delirantes misturam-se a fragmentos de memória e a pesadelos que, aos poucos, colocam em dúvida a própria existência.


Arco de virar réu é o segundo livro que eu leio do Antonio Cestaro, e a cada leitura fico mais fascinada por sua escrita. Ele consegue envolver o leitor não apenas com uma trama marcante, mas também pela forma de narrar, que é quase poética. Eu iniciei Arco de virar réu com receio de que fosse uma leitura mais lenta, mas me enganei, ela é muito fluída, e mesmo com palavras mais rebuscadas, é fácil entender o contexto. É impossível querer largar o livro até saber como será o desfecho.

O narrador é um historiador que adora a cultura indígena, precisamente os rituais e costumes dos tupinambás. Seus pais se separaram quando ainda era adolescente, e foi mais ou menos nessa mesma época que seu irmão mais novo, Pedro, apresentou sinais de esquizofrenia. Com o tempo percebemos que os diálogos e histórias que Pedro narra estão mais intensas. Em sua mente ele está no meio de conflitos militares entre índios, e com trechos de suas alucinações percebemos que ele se isolou nesse mundo só seu, o que faz com quem está fora não compreenda algumas de suas atitudes.

A história é narrada de forma rápida, e logo chegamos ao momento em que o próprio narrador mostra sinais de loucura. Sua doença o deixa cada vez mais incapacitado, o fazendo duvidar do que é real ou não, o que consequentemente, também faz o leitor duvidar de muitas situações e pessoas próximas. Será que sua esposa realmente existe? E Juca Bala, o tal primo que vê em Pedro um ótimo material para filmes?

Talvez esse seja um livro que nem todos gostem, pois de forma dinâmica o autor mostra um pouco da esquizofrenia, e Antonio consegue fazer isso de forma excepcional ao apresentar uma narrativa um pouco confusa, assim como a mente dos personagens. Eu realmente gostei bastante do que encontrei na obra, foi uma leitura diferente do que estou acostumada a ler.

É bastante difícil escrever essa resenha, pois a obra é densa, delicada e bastante reflexiva. Todos os personagens que aparecem são importantes ao enredo, foi bastante desafiador ficar na dúvida sobre quem era real ou não, ainda mais que no final não temos uma resposta concreta. 

A edição da Tordesilhas está maravilhosa, essa capa é muito linda, e a parte interna está muito agradável para ler. Recomendo a leitura!

10 comentários:

  1. Eu ainda não conhecia o livro mas pela capa e sinopse eu também fiquei com a impressão de que seria uma narrativa lenta. A premissa me agradou bastante, mesmo não sendo algo que eu esteja acostumada ou procure em livros, mesmo assim, fiquei intrigada para saber mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu não começo a o autora e esse é meu primeiro contato com o mesmo. Confesso que fiquei bem empolgado ao terminar sua resenha, autor com mescrita tão boa quanto parece ser a do Antônio, me ganham muito,afinal o livro passa as páginas sozinhos kkk. Adorei a proposta que será traga nesse livro, espero poder ler a obra em breve. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho que a bordagem da esquizofrenia bem pertinente, porque não li muitos livros deste tema. Achei interessante você mencionar que é um livro intenso e acho que isso me faz desejar ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e confesso que não me interessou muito, pois não sou grande fa do género e também não aprecio leituras mutios densas e demasiado reflexivas para mim! :)

    Acho que isso e mais em quantidades menores, para mim. mas ainda bem que marca com uma trama assim! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante e gostei de saber que o livro é denso e que mostra um pouco da esquizofrenia, que é um tema que me fascina.
    Estou bem intrigada em relação a obra e vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas mesmo tendo achado a premissa interessante, eu acredito que essa não seria uma boa leitura para mim.
    Acredito que a história me deixaria confusa o que possivelmente me faria perder um pouco do interesse pela leitura, por isso não é um livro que eu cogite ler.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu ainda não tinha visto falar desse livro, mas pelo o que vi na sinopse e na sua resenha provavelmente eu não gostaria mesmo, como você falou. Então vou deixar por enquanto essa dica de lado, mas adorei as suas impressões sobre a obra!
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, bem interessante a forma como o autor encontrou para repassar uma pessoa doente. Como ele conseguiu criar uma narração tão bem desenvolvida. O bom do livro é por ele ser uma leitura ágil. Adorei a capa do livro também.

    ResponderExcluir
  9. oooi
    Bom, eu nao conhecia nem a obra nem o autor, mas fiquei bastante curiosa pra ler. Gostei que voce deixa bem explicado sobre o que se trata o livro sem dar spoilers e envolvendo sempre seu ponto de vista !
    Vou anotar a dica, beijos ☕

    ResponderExcluir
  10. Gente! Que história mais diferente, adorei! Não conhecia o autor, mas adorei saber mais sobre sua obra. É um enredo bem diferente, principalmente por envolver indígenas. E se tem loucura no meio, eu já gosto, principalmente porque tem um pé na minha área hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir