segunda-feira, 24 de outubro de 2016

[Resenha] Os defensores - Caminho selvagem

|
Autora: Lian Tanner
Páginas: 352
Editora: Farol Literário
Série: Os defensores, 3
Nesta nova aventura, a cidade de Jewel, que havia ficado para traz no segundo livro, está em perigo nas mãos do Orientador e somente Goldie poderá evitar a sua destruição. Para isso, ela deve enfrentar uma de suas tarefas mais difíceis: passar pelo Caminho Selvagem – secreto e perigoso, ninguém nunca voltou de lá...






1. Museu de ladrões
2. Cidade de mentiras

E finalmente chegamos ao desfecho da trilogia Os defensores, da autora Lian Tanner. Este era um livro que eu estava ansiosa demais para ler, pois desde o primeiro eu gostei bastante da trama. É uma obra juvenil, mas que no segundo volume mostrou um amadurecimento não apenas nos personagens, mas também na escrita. A partir de Cidade de mentiras eu senti que a autora desenvolveu muito mais a trama, personagens, e além de tudo, deu um toque mais intenso e sombrio.

E o último livro não está diferente, assim como no anterior, a trama segue cheia de ação, aventura, reviravoltas e muitos perigos, talvez até mais, já que o Museu de Dunt está sendo ameaçado. Eu fiquei dividida entre querer ler até a última página como se não houvesse o amanhã e prolongar mais a leitura, já que era o último livro. Não resisti e escolhi a primeira opção, li em quatro horas Caminho selvagem e não me arrependo nem um pouco. Sim, bateu aquele sentimento de vazio e saudade, mas eu fiquei muito satisfeita com o final.


Goldie, Toadspit e Bonnie estão de volta a Jewel. Porém, percebem que tudo está diferente por lá. Há mercenários nas ruas, os Guardiões abençoadas estão de volta, e o Orientador parece que assumiu o lugar de sua irmã. São tempos sombrios, e os planos do Orientador colocam o Museu sob ameaça, o que não deixa as coisas que vivem lá dentro nem um pouco felizes. E se algo sair lá de dentro, pode ser fatal para todos. Goldie mostra que continua uma menina corajosa, apesar dos últimos acontecimentos, e mesmo com insegurança sobre sua sanidade, ela se vê mais uma vez pronta para encarar desafios e salvar a cidade.

Eu gostei muito de Caminho selvagem, mais uma vez a autora nos trouxe uma narrativa ágil e fácil de se envolver. Há muito mais personagens nesta obra, mas como a maioria já são conhecidos, não é difícil de se ambientar no enredo, até porque todos são muito importantes. Esta é uma série muito amorzinho, fazia tempo que eu não gostava de uma do início ao fim. Se eu gostaria que tivesse mais aventuras de Goldie e Toadspit? Óbvio, mas fiquei satisfeita com o final, e acho que foi o suficiente.


A edição da Farol Literário possui diversas ilustrações dos personagens, o que eu aprecio muito em um livro, pois adoro saber como eles são na mente do autor. Se você procura uma leitura leve, fácil, mas que ao mesmo tempo não é boba demais, Os defensores é uma ótima pedida!

12 comentários:

  1. Olá!
    Gostei bastante da capa e das ilustrações, mas a história em si não me chamou tanto a atenção. Apesar de parecer uma ótima história, ficou faltando algo que me atraísse a ler a obra.
    Mas para quem gosta, acredito que seja uma ótima leitura.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. O lance das ilustrações realmente parece bem interessante, adoraria que todos os livros tivessem hahaha. Não sou muito de ler livros juvenis, então acho que não daria muito certo, mas é sempre bom saber o que está rolando de bom por aí, afinal de contas tenho primos menores que podem gostar :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto desse tipo de livro, principalmente entre ou depois de leituras mais densas. É tipo filme de sessão da tarde! Me interessei pela série e adorei as ilustrações, sou muito fã de livros ilustrados!

    Bjs :)


    tamiresdecarvalho.com

    ResponderExcluir
  4. Oi li o primeiro livro dessa trilogia e não me identifiquei muito com a história, mas achei as ilustrações maravilhosas. Fico feliz em que para você a narrativa manteve o ritmo, gosto também quando os personagens mantêm características que deram certo em livros anteriores e Goldie é realmente corajosa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa.

    Achei a capa do livro maravilhosa e sabendo que a história está cheia de ação,reviravoltas e muitos perigos, eu vou colocar os três livros na minha lista de desejados, pois não conhecia a trilogia. Mesmo sendo livros juvenis, eu vou arriscar dessa aventura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adoro leituras leves e tranquilas e amo quando um livro me transporta tanto para dentro dele que termino a leitura em poucas horas. Adoro histórias com reviravoltas e muita aventura. Também dou fã das ilustrações e penso que essa trilogia seja uma boa pedida para eu ler e depois passar/comentar com minha sobrinha de 11 anos.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adoro leituras leves e tranquilas e amo quando um livro me transporta tanto para dentro dele que termino a leitura em poucas horas. Adoro histórias com reviravoltas e muita aventura. Também dou fã das ilustrações e penso que essa trilogia seja uma boa pedida para eu ler e depois passar/comentar com minha sobrinha de 11 anos.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sabe que essa série sempre me atraiu, mas ainda não tive oportunidade de ler? É muito bom saber que você gostou tanto assim dela do início ao fim, que achou a narrativa ágil e fácil de se envolver e ficou satisfeita com o final. Amo livros com ilustrações, agora quero ler mais ainda!

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas aventuras com uma pitada de fantasia, e apesar da resenha ser do último livro, eu gostei do que encontrei e o melhor sem revelar detalhes importantes dos livros e me fez ficar curiosa para conhecer, você o leu rápido e entendo o motivo, quando a obra é boa, realmente fica fácil se envolvente e isto é muito positivo, saber que a série, como um todo é muito boa, me anima, vou incluir na minha lista e comprar sim!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, a história não chamou muito minha atenção, mas talvez possaser porque esse é o ultimo livro da série. Depois vou dar uma olhada na resenha dos primeiros, quem sabe!
    Mas é bom saber que o livro tem uma leitura leve e as ilustração dão uma vida as histórias, nao é mesmo? Que bom que gostou do final. :)
    Bjao

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro, ainda mais a série rs'
    me parece ser aquele livro que eu não desgrudaria e te entendo que tenha lido tudo de uma vez rs' adoro livros regados de ação e aventuras, isso me desconecta do resto do mundo.. quero conferir.. agora preciso de mais tempo rsrs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa!
    Eu não conhecia essa série, nunca vi mesmo :o Mas fiquei curiosa já que você falou tão animada sobre tudo. Normalmente não gosto muito de livros juvenis mas já que a partir do segundo você diz que amadurece, acho que eu poderia gostar sim.
    Pelas fotos já dapra ver que a edição está linda!

    ResponderExcluir