terça-feira, 11 de outubro de 2016

[Resenha] Fábulas cruéis

|
Autor: Luiz Vadico
Páginas: 192
Editora: Empíreo
Luiz Vadico traz de volta as fábulas - composiçao literária que tornou famosos grandes escritores como Jean de La Fontaine -, mas dando um toque particular: o macabro. Cada ma das 30 histórias revelam uma moral de uma forma sombria e, por vezes, assustadora.









Fábulas cruéis me interessou principalmente por ser um livro de contos, e também por eles serem mais sombrios. Apesar da capa e título, os contos não chegam a ser assustadores demais, na verdade, a maioria traz alguma lição de moral, e eu não sei vocês, mas eu adoro esse tipo de história. Claro que, assim como em qualquer livro de contos, há aqueles que são muito bons e outros nem tanto. Como a obra possui vinte e nove fábulas, vou citar as que eu mais gostei, ok?

O coro dos passarinhos é a primeira fábula da obra, e nos apresenta um Curió, que após não aguentar mais tanta balburdia entre os passarinhos, resolve criar um coro. Algo que seja harmonioso e na hora apropriada. Porém, um predador se aproveita de seus encontros, e os ataca sem piedade. O gavião é atacado de volta quando os passarinhos resolvem se unir. O final é um pouco surpreendente, pois percebemos que a função do livro não é ter finais felizes. Eu gostei bastante!

- Se vai ser sempre assim eu não sei. Mas da próxima vez que organizar um coro não deixe ninguém de fora.

Os homens que falavam estrela é um conto muito interessante e que nos faz refletir com o que acontece na atualidade. Há um planeta onde todos se comunicam com apenas uma palavra: estrela. Conforme a entonação e contexto, as pessoas entendiam o que era dito. Até que um dia Hélio acordou e teve vontade de falar outra palavra: sol. Todos ficaram admirados e temerosos com esse novo vocábulo. E com isso, Hélio acabou dividindo as pessoas entre aqueles que concordavam com estrela e outros com sol. Houve guerrilhas e revoltas, o planeta enlouqueceu!



Gostei também de Palavra de leão, Um gambá, Uma corrida difícil e A verdadeira história do patinho feio. Algumas fábulas foram adaptadas, e foi muito interessante ver o desfecho que o autor as deu. A obra tem vários contos incríveis, alguns mais puxados para o medonho do que outros, mas todos possuem algum tipo de mensagem que nos faz refletir.

A leitura é extremamente fluída, pois todos os contos são curtos, alguns não passam de três páginas, e apesar de o tema ser o macabro, as histórias não são nem um pouco parecidas entre si. Há diversidade tanto de personagens quanto de situações. Eu realmente adorei o livro, li em poucas horas e fiquei querendo mais. O autor escreve muito bem!



Eu retirei Fábulas cruéis direto no estande da Empíreo na Bienal, e quando eu vi o livro eu simplesmente babei por ele. A obra é em capa dura, e a capa é muito linda ao vivo. Na verdade, toda a edição está linda, há algumas ilustrações entre um conto e outro, e todas combinam com a trama mais sombria que cada um traz.

11 comentários:

  1. Olá, achei super interessante essas fábulas crueis, o que mais me chamou a atenção foi O HOMEM QUE FALAVA ESTRELA, me lembrou bem da atualidade, onde todo mundo fala algo e se você discorda causa discordia e brigas. Gostei de saber que a leitura flui e por isso vou dar uma chance a leitura, beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá! Achei bem interessantes as ilustrações no livro. Adoro quando livros de contos vêm com figuras para dar ainda mais vazão à imaginação do autor (e, claro, do leitor). Amo livros de contos, entendo como sempre nos apegamos a alguns deles. Adorei o conto sobre o curió e, principalmente, por ele não ter um final feliz (como é a vida mesmo!). Também adorei a reflexão proposta no outro conto que você comenta e como um indivíduo que pensa (fala) diferente dos demais pode fazer a diferença em todo um grupo de pessoas (sociedade). Vou procurar para leitura.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estou entrando agora para o time que gosta de contos e confesso que fiquei bem curiosa para conferir esses de teor um tanto quanto mais sombrios.
    A diagramação parece estar maravilhosa e achei interessante ter ilustrações entre um conto e outro, principalmente por trazer mais significado ao que estamos lendo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Me interessei bastante pela obra. Tenho lido muitos contos e confesso, gostando cada vez mais. Achei interessante a premissa de Fábulas Cruéis e entre os contos que você citou, acho que Os homens que falavam estrela também me agradará, principalmente por ser atual.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Uau, eu não sou chegada a contos mas só de você ter contado um pouquinho dos seus favoritos, me deixou bastante curiosa. Da Empireo só tenho um livro, mas é realmemte uma editora que deveríamos dar mais atenção. Possui obras boas e trabalham muito bem nas edições. Esse eu não conhecia, mas procurarei sobre ele. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros de contos, como o autor consegue trazer uma história bem contada e em poucas páginas que nos prenda, e coisas meio macabras ou assustadoras, esse livro tem essas coisas e eu já gostei.
    Pela sua resenha os contos parecem ser muito bons, pelo menos alguns, e autor ainda conseguir colocar lições de moral, é maravilhoso, é ótimo quando lemos alguma coisa que nos faz pensar. Não conhecia o autor e não tenho nada dessa editora, talvez eu dê uma olhada. A edição parece está linda, adoro livros de capa dura.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andresa, não conhecia a obra, mas também geralmente não leio contos. Já tentei ler alguns livros e nunca flui bem para mim, então só me arrisco se o tema realmente me interessar. Contudo o pouco que você falou sobre alguns dos contos me interessou, apesar de também não ler histórias de horror/suspense(?) fique interessada. Vou anotar a dica aqui

    ResponderExcluir
  8. Ele chegou aqui em casa esses dias e eu ainda estou babando na beleza dele.
    Vim ver sua resenha pra conferir se a história é tão boa quanto a diagramação, e pelo que vi, vou amar!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Raramente leio livros de contos, mas gosto desses com moral e mensagens entre as entrelinhas, ainda mais tendo esse fundo mais peculiar e macabro, ficou bem legal, gostei das ilustrações mostrada na resenha, já deu para ter uma noção que a obra é linda, fiquei interessada em conhecer mais sobre a verdadeira história do patinho feio, não sei, mas achei curioso o título, quanto aos demais citados, cada um tem um ponto legal para atrair o leitor!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito feliz com sua resenha! Não sei quanto ao macabro, mas as fábulas falam muito das relações contemporaneas. Espero que curtam muito! Aorei escrever.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz com sua resenha! Não sei quanto ao macabro, mas as fábulas falam muito das relações contemporaneas. Espero que curtam muito! Aorei escrever.

    ResponderExcluir