sexta-feira, 21 de outubro de 2016

[Resenha] A maravilhosa Terra de Oz

|
Autor: L. Frank Baum
Páginas: 236
Editora: O melhor de cada tempo
Série: Mundo de Oz
Tip é um órfão que vive no norte de Oz com Mombi, uma bruxa rabugenta. O garoto é muito travesso e um dia resolve assustar a bruxa com Jack, um boneco cuja cabeça é uma abóbora. Percebendo a armadilha, Mombi enfeitiça o boneco, dando-lhe vida, e promete se vingar do menino. Juntos, Tip e Jack fogem e chegam à Cidade das Esmeraldas, onde reina o Espantalho. Encontrando mais problemas, são obrigados a fugir de novo, pois o país está em guerra. Com a ajuda de seus velhos amigos, Homem de Lata e Glinda, e de seus novos companheiros, Zógol Besouro, Cavalete e Gumpo, buscam reestabelecer a paz na Terra de Oz e acabar com os planos da malvada Mombi.


1. O maravilhoso mágico de Oz

A maravilhosa Terra de Oz é o segundo livro da série Mundo de Oz, do autor L. Frank Baum. O maravilhoso mágico de Oz é um clássico, eu imagino que todos conheçam tanto o livro quanto o filme/desenho, no entanto, eu nunca soube até agora que a obra possuía continuação, e que além de tudo, a série tem quatorze livros. Eu sempre gostei muito dessa história, então quando eu descobri isso não poderia ter ficado mais feliz. E agradeço as crianças que escreveram cartas ao autor questionando tanto ele sobre mais obras da série que ele acabou cedendo. Mundo de Oz é uma série perfeita não só para crianças, mas para adultos também.

Nessa continuação iremos conhecer mais Oz e acompanhar Tip, um menino que não sabe quem são seus pais, e que mora com Mombi, uma bruxa muito estranha. Certo dia Tip resolve pregar uma peça na bruxa, e faz um boneco de abóbora para a assustar. No entanto, Mombi percebendo a intenção do garoto, resolve dar vida ao boneco para deixar ele próprio assustado. No fim das contas, o garoto acha o máximo seu boneco ganhar vida, assim, ela ameça o transformar em uma estátua para ficar no seu jardim. Tip não tem escolha e parte em uma aventura rumo a Cidade das Esmeraldas com Jack, o boneco, para encontrar o Espantalho.



Alguns personagens do livro anterior aparecem nesta continuação, mas não posso deixar de fora os novos que surgem no decorrer da trama, todos são muito cativantes, carismáticos e engraçados. Quando Jack e Espantalho se encontram os dois acham que falam idiomas diferentes, e chamam uma intérprete para ajudá-los, porém, eles percebem que conseguem se entender no fim das contas. A obra toda tem diálogos muito engraçados, com situações absurdas, momentos fofos e aventuras incríveis.

A leitura é bastante fluída, e apesar de a história ser curta, é fácil se envolver com tudo o que acontece. O autor desenvolve a trama de forma cuidadosa, mesmo sendo infantil, e isso foi o que fez eu me apaixonar mais ainda por essa série. Não é nada muito bobinho, pelo contrário, dá para tirar várias lições da história.



A maravilhosa Terra de Oz tem um final inesperado, o qual eu gostei bastante. A escrita do autor é muito leve, eu recomendo a série toda. A editora já lançou quatro livros, e eu acredito que em breve lançará o quinto. A edição é muito linda, tem várias ilustrações, a diagramação está perfeita e muito confortável para ler!

8 comentários:

  1. Olá!
    Agora fiquei de boca aberta. Eu também não fazia ideia que O mágico de Oz tinha continuação. Adoro a história e com certeza vou querer ler A maravilhosa terra de Oz.
    Quero conhecer a história de Tip e Jack e me aventurar mais uma vez pela terra de Oz.
    Adorei a edição e as ilustrações.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oiee Andressa ^^
    Acredita que eu ainda não li nem vi nada sobre Oz? Pois é. Devo ter visto algumas cenas do filme (aquele bem antiguinho) uma vez, mas, tirando isso, só conheço o que vejo em resenhas mesmo. Esse é um livro que eu tenho curiosidade de ler, eu não sabia que era uma série *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu não fazia ideia dessa coleção e nem conhecia a editora. Achei o máximo saber que irão lançar outros volumes e já quero ler. Esse ano tive a oportunidade de reler "O mágico de Oz" e relembrar quão gostosa é a escrita do autor e pelo que percebi na sua resenha ele não errou a mão, continua encantando os seus leitores (não só crianças). Curiosa para saber as confusões que Tip junto com o homem de cabeça de abóbora aprontaram.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Também desconhecia essa série ambientada em Oz, imagino que deva ser fascinante e com mensagens importantes para o público ao qual se destina. Eu já não leio mais esse tipo de livro, mas adoro filmes e seriados que envolvam fantasia, estranho que não tenham adaptado as demais obras de L. Frank Baum para o cinema.
    Beijos... Elis Culceag.​ * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei sabendo que Oz era uma série em um episódio de Supernatural que é baseado na história e isso é comentado. Mas eu não fui atrás para saber mais, então achei super interessante ter 14 livros assim como gostei da premissa dessa continuação :)
    Que bom que tem uma editora lançando os livros por aqui - e espero que logo tenha todos eles disponiveis.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oii
    adorei a resenha, bem como a informação de que são 14 histórias... Acho que com Alice também é assim, várias continuações, mas até agora não li nenhuma também. Gostei da história desse livro, e achei as ilustrações lindas. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa assim como você não fazia ideia de que houvessem continuações. Acabei curiosa para conhecer mais sobre as obras. Vou confessar que nunca li o original e só conheço a história através de filmes e desenhos, então vou procurar para ler e ver como vou me dar com a obra antes de ler qualquer outras das continuações

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Desconhecia a série e fiquei muito feliz em saber mais sobre ela através de suas impressões.
    É bom saber que mesmo sendo uma leitura fluida e rápida, que conseguimos nos conectar com tudo o que acontece em seu desenrolar.
    Só assisti uma vez um teatro sobre o mágico de Oz e fiquei encantada, preciso procurar o original e também esse para me aventurar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir