sexta-feira, 7 de outubro de 2016

[Resenha] Luxo

|
Autora: Anna Godbersen
Páginas: 400
Editora: Rocco
Série: The Luxe, 1
Todo o fascínio da Nova York na virada do século XIX para o XX, quando Manhattan começa a se transformar no coração do mundo, a Quinta Avenida abrigava as mansões de algumas poucas e abastadas famílias e os jovens da alta sociedade se exibiam em fabulosos vestidos e elegantes fraques em animados bailes madrugada adentro.
Luxo acompanha a história das jovens irmãs Elizabeth e Diana Holland, filhas da alta sociedade nova-iorquina, levando uma vida de luxo e sonhos, mas cercada de intriga, inveja, escândalos, paixões proibidas, interesses e desilusões. A autora procura fazer um retrato de uma época de aparente inocência em que não cumprir as regras sociais poderia levar ao ostracismo, mas seguir o coração poderia custar ainda mais caro. Pelo menos, é isso que Elizabeth Holland pensa quando decide se casar com o charmoso Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado de Nova York, num típico arranjo familiar. Diana, no entanto, não está tão interessada em obedecer às hipócritas regras da vida social quanto sua irmã mais velha. Assim como a traiçoeira Penelope Hayes, que não pretende deixar barato o casamento do rapaz mais interessante da cidade.

Esse ano estou fazendo as leituras de livros encalhados da estante. Sabe aqueles livros que compramos em promoções malucas e depois deixamos na estante por anos e só lembramos de ler quando passamos os olhos por eles? Então. Isso aconteceu comigo, mas como não estou comprando tantos livros desenfreadamente como fazia uns anos atrás, resolvi começar a realmente ler o que compro, e esse ano está sendo perfeito pra isso. E que surpresa agradável descobrir que Luxo se mostrou uma narrativa rápida, misteriosa, sedutora e leve para acompanhar. Todo o ambiente sedutor dos mundos dos ricos com bailes, lindas roupas, muita inveja, intrigas, aparências e segredos fazem parte da história que sem esperar nada dela, e mesmo adivinhando com facilidade como tudo ia se encaminhar, eu gostei, não tive surpresas, mas foi interessante e estimulante, e se eu não fosse meio enrolada pra ler, teria lido muito mais rápido.

No prólogo já vemos que a personagem da Elizabeth Holland, filha de umas das famílias mais tradicionais de Nova York, é uma das jovens mais lindas e queridas por todos, e sua irmã Diana, por não ser muito conivente com todas as regras absurdas que a sociedade da época impunha para as mulheres, e por ser mais nova, segue sua vida tentando seguir mais seus instintos, enquanto sua irmã por já ter sido apresentada à sociedade e por ser mais velha, com toda a etiqueta e modos fazem dela a perfeição em pessoa. 

A relação familiar das Holland não é perfeita e estável, na verdade nada é perfeito e lindo por trás da fachada de luxo e festas que todos querem mostrar. Penelope, a melhor amiga de Elizabeth, não faz parte de uma família tradicional, mas sim dos novos ricos que estão tomando Nova York, mas é tão rica quanto todos, mas sua personalidade gananciosa onde quer ser a melhor, a mais bela, a mais sexy de todas, e por querer todos aos seus pés, não mede as consequências dos seus atos, principalmente em relação a Henry, o famoso jovem mais cobiçado de todos, que na verdade só que saber de curtir sua vida, até que seu pai lhe dá um ultimato.

Entre esse mundo de luxo, conhecemos duas criadas dos Holland, duas irmãs que têm seus sonhos e ambições, uma sendo mais conformada e outra mais crítica e que acredita que a vida que leva não deverá ser a mesma pra sempre.

O que gostei realmente foi a história não ser em primeira pessoa, portanto ter alternâncias entre os personagens com um narrador foi muito mais instigante. Várias mensagens secretas, trechos de jornais, trechos de livros de etiqueta, fazem parte do início de cada capítulo, dando todo um panorama para o enredo. 

Realmente o livro me conquistou, mesmo não sendo surpresa e já suspeitando de vários acontecimentos, ainda assim a escrita e a narrativa da autora foram suficientes pra me convencer a continuar a acompanhar esses jovens que vivem em mundos tão cheios de regras, mas que em seus corações, não desejam nada além de liberdade.

16 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu não o conhecia, mas acho que para mim seria uma leitura bem válida. Percebi sua empolgação em sua resenha, especialmente porque você conseguiu descrever bem sobre a história. Fiquei muito curiosa sobre a ambientação <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei instigada por conta de ser uma história estimulante e que flui muito bem, sua ótima avaliação me cativou ao colocar na lista de desejados, a capa dele é algo que chama muito atenção também.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oie, eu morro de vontade de ler esses livros, e que bom saber que é tão bom quanto a sinopse mostra. Gosto desse mundo de nova york de bailes e etc, e parece ser delicioso para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  4. Olá primeiro em uma promoção com certeza eu compraria esse livro só pela capa mesmo depois ficando encalhado na estante ser ler rsrs. Segundo, apesar da premissa não ter me chamado tanta atenção gosto de livros narrados em terceira pessoa, uma coisa que poucos escritores conseguem com maestria

    ResponderExcluir
  5. Olá Dandra,
    Também estou desencalhando alguns livros e tenho descoberto ótimas histórias. Esse livro está na minha lista de desejados há bastante tempo, mas ainda não comprei.
    Gostei de saber que, mesmo o livro sendo previsível, a leitura te agradou e te impulsionou a continuar a ler. É bem legal quando o livro é em terceira pessoa e amplia o que encontramos na história.
    Dica reafirmada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Pensei duas coisas ao ler sua resenha... Primeiro, que eu preciso criar vergonha na cara e fazer como você, desencalhando alguns livros que estão parados na estante a muito tempo sem ler!
    Depois, como é que eu deixei passar Luxo? Quer dizer, tinha ouvido falar dele muito por cima, e até achei a capa linda, mas pensava que não era mais do que isso. Eu não me incomodo quando o livro não tem surpresas mas consegue envolver e conquistar e é isso que parece...
    Entrou para a lista!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei sua resenha ;)
    Preciso fazer como você e ler os "encalhados" da minha estante, pois, são tantos que considero ser um consumismo exagerado, mas, fazer o quê, né? Leitor tem cada mania...
    Não conhecia a obra em questão, mas, a premissa me atraiu tanto que adicionei aos desejados.
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não conferi esse livro, mas acho a capa lindissima. Eu não sabia que a história era assim tão envolvente, e deixa esse gostinho de quero mais, desejando os próximos volumes.
    Bjks!
    Histórias sem fim

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Tenho lido muitos e-books e me esquecido um pouco dos livros físicos pelo fato da praticidade de ter vários sempre no celular e poder ler onde estiver.
    Preciso começar a desenterrar alguns que comprei também e espero ter uma agradável surpresa assim como você teve com Luxo.
    A premissa do livro é bem interessante e mesmo não te surpreendendo, também acredito que seja uma leitura bem agradável e já anotei a dica para no futuro procurar para ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Conheço essa série mas nunca tinha lido nenhum resenha sobre ela e apesar da capa magnífica não me animei muito com a história, o que é bom pois assim como você tenho dezenas de livros que ficaram encalhados na estante depois que os comprei e que precisam ser lidos. Mas fiquei contente em saber que mesmo sendo previsível em alguns pontos a leitura conseguiu te agradar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu confesso que não conhecia o livro e apesar de gostar da sua resenha acredito que não leria o livro, ao menos que tivesse algum motivo para isso, um debate literário por exemplo...fiquei feliz de saber que mesmo com a ressalva de ser previsível o livro acabou te agradando...

    ResponderExcluir
  12. O livro não me chama atenção por se passar justamente com todo esse glamour de New York. Acho que que todo esse enredo com familias ricas e tudo mais , é um enredo meio enfadonho. Diferente de você prefiro o romance descrito em primeira pessoa.

    ResponderExcluir
  13. Não me lembro de já ter visto esse livro, mas amei muito a capa! Bem que eu precisava desencalhar vários livros da estante, mas é tão difícil arrumar tempo para isso! Que bom que curtiu a leitura. Gosto bastante quando a narração nos permite ter uma visão mais ampla a respeito do enredo, me interessei pelo livro, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Eu tenho essa leve mania de comprar muitos livros de uma vez e alguns acabam por ficarem encalhados :( Fico feliz de ler sobre suas impressões, pois não conhecia o livro e achei ele bem diferente do que costumo ler. Essa ambientação sedutora e cheia de luxo, onde na verdade se encontra muitas mentiras e inveja é realmente instigante. Vou anotar a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia o livro, esta é a primeira vez que ouço falar dele. Mas já gostei bastante.
    De início, fiquei intrigada. Que história ele poderia contar falando apenas do luxo? Mas quando você apresentou os personagens e toda a atmosfera, comecei a me interessar.
    O que me fisgou mesmo foi a alternância de personagens. Gosto muito desse detalhe, quando é bem feito, é claro.
    Assim como você, também tenho vários livros acomodados na estante, sem nunca terem sido livros. Acho que esse é um péssimo hábito que tanto eu quanto você compartilhamos.
    Também escolhi esse ano para por eles em dia, mas não tem sido fácil. Sempre aparece outro livro pra ler.
    Enfim, desejo sorte para você nesse projeto.
    Fico muito feliz que tenha gostado desse livro. Espero que eu também goste.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gente , já fiquei encantada com o livro só pela resenha. Você descreveu de uma forma que já deu pra imaginar como é o livro , mas eu não consegui deduzir o final. Adoro livros ambientados em baile e em uma sociedade de luxo. Vou ler com certeza! Abraços!

    ResponderExcluir