segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

[Resenha] The warriors

|
Autor: Sol Yurick
Páginas: 274
Editora: DarkSide
No livro, os guerreiros em questão são membros dos Dominators de Coney Island, acusados, injustamente, pelo assassinato do líder que tentava unificar as gangues. Jurados de morte, os Dominators não têm outra alternativa além de fugir, atravessando territórios inimigos sem nunca saber em que beco sombrio a Morte se esconde.
Inspirado nos então chamados delinquentes juvenis que Sol Yurick conheceu de perto ao trabalhar como assistente social, os personagens são anti-heróis de carne osso, capazes de atos de bravura e covardia com igual intensidade. Um retrato fiel dos conflitos de jovens à margem da lei durante uma época de contestação social, conflitos raciais e revoluções criativas.

Dos hippies ao hip-hop. De Tarantino à Armação Ilimitada. O cinema, os games, a música, a moda e a street art beberam dessa mesma fonte. É hora dos guerreiros originais reconquistarem seu território na cultura pop. Leia The Warriors e descubra por que esse romance, escrito há cinquenta anos, continua mais atual do que nunca.

The Warriors é o livro que inspirou o filme Os selvagens da noite (The Warriors), lançado em 1979. Confesso que eu desconhecia tanto da obra quanto do filme, tanto que quando eu recebi o livro achei que a história era sobre motoqueiros (?) - culpa da capa! -, mas quando eu iniciei a leitura, sim, eu nem li a sinopse, percebi que na verdade se tratava de gangues. A obra foi uma grata surpresa, nunca li algo tão cru e intenso, mas que ao mesmo tempo me fez repelir tudo que o autor escreveu. Sol Yurick criou uma história baseada em suas próprias experiências como assistente social, fazendo o leitor embarcar em uma narrativa marcada pela violência, sexo, pobreza, desigualdade social e machismo. Todos esses elementos nos proporcionam um enredo reflexivo e bastante crível.

The Warriors, como eu disse, tem como premissa gangues, e é a partir disto que acompanhamos o momento em que todas as gangues da cidade se reúnem para ter trégua e se unirem contra os Outros, aqueles que os discriminam. Ismael é chefe de sua gangue, e é quem convoca essa reunião. Com um discurso cheio de impacto, ele tenta convencer seus "irmãos" pela causa.

Agora somos todos irmãos. Não ligo para o que vocês digam. Eles querem nos fazer pensar que somos todos diferentes, então lutamos em gangues de negros, de brancos, de porto-riquenhos, de poloneses, de irlandeses, de italianos, de Mau-Maus e de nazistas. Mas a mão de ferro quebrava a cabeça de todo mundo na delegacia do mesmo jeito; e quando aquele juiz faz pouco caso da gente e nos manda para o Reformatório, ou à prisão na ilha Riker, ou à penitenciária, ele nos trata do mesmo jeito; eles nos tratam como se nós, um ou todos, tivéssemos a mesma mãe e eles fodem as nossas mães, e isso nos torna irmãos.

No entanto, estamos falando de gangues de jovens, todos com menos de vinte anos, e descontrolados. Mesmo o discurso de Ismael sendo promissor, por um esbarrão o caos se instala. As gangues não gostam uma das outras, e isso é motivo para todos brigarem entre si. A polícia é chamada, o que só gera mais revolta ainda, e no meio disso tudo, Ismael é morto. Vários jovens são presos e espancados pelos policiais, mas uma gangue consegue fugir, e como seu líder foi pego, Hector vira o "Pai" do grupo, os liderando para voltar ao seu território.

A trama fica por um bom tempo com os seis jovens tentando chegar ao próprio território, o que não é tarefa fácil, já que a polícia está atrás de todos jovens suspeitos e que estão andando em grupo, e também que já é quase de madrugada. Eles passam por grandes dificuldades, e não possuem controle nenhum. É nesta parte que tem uma das cenas que mais me chocaram e me irritaram, que é quando eles matam um homem - porque ele apenas os encarou -, e o estrupo coletivo de uma jovem. Apesar de ter me subido o sangue com algo tão cruel e desumano, eu entendo porque o autor retratou isso em seu livro: porque isso é real. Essa violência é verdadeira. Ele não falou mentiras.

No início achei a narrativa um pouco lenta, e só foi melhorar quando o grupo acaba se separando e o autor narra o que cada um está passando no momento, a leitura ficou mais fluida a partir daí, mas não ficou mais leve. The Warriors tem uma trama envolvente, é impossível não querer ler até o final, pois é inacreditável o que jovens fazem por liberdade. Me irritou profundamente a mania de eles quererem provar a masculinidade um para o outro, mas no fim, não senti raiva deles, apenas pena. Pena por eles não terem oportunidades na vida. Pena por serem imaturos e não entenderem como a vida funciona.

Sol Yurick criou uma trama bastante polêmica, e o final não é feliz, mas é satisfatório. Os personagens não são carismáticos, são só idiotas, então duvido que alguém se apegue a eles. The Warriors é um clássico, a obra conseguiu mostrar a realidade de forma crua. Acho que vale a pena a leitura. 

A edição da DarkSide está fabulosa. O livro é em capa dura e tem vários detalhes lindos por dentro. Apenas o que me incomodou foi o prefácio gigante antes de a história iniciar, sim, tinham informações importantes do autor como: experiências, de onde surgiu a ideia da obra, etc... Mas quase 60 páginas de prefácio é demais, eu já não sou fã de ficar lendo essa parte dos livros, então foi meio cansativo. Agora, para quem adora ler prefácios é um prato cheio. Recomendo a leitura!

31 comentários:

  1. Amiga só por saber que a narrativa é lenta já desanimei, porque ODEIO sinceramente. Mas eu achei a trama bastante interessante por conta da GANGUE ter que tomar o territorio e tudo mais, mas sei lá se eu leria. Acho que não faz muito meu genero não. Mas mesmo assim é um livro para se pensar. Quem sabe eu ainda venha a ler. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas às vezes dependendo da história dá para relevar a leitura ser lenta. ;)

      Excluir
  2. Não acreditooooooooo!!!! Eu amo filme mais nunca imaginei na vida que era baseado em um livro. Cara quero esss livro para ontem. Aliás preciso de dois exemplares um para mim e outro para meu amigo que me apresentou o filme.
    Fiquei mega empolgada agora. Rsrs
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Confesso que não conhecia nem o livro, nem o filme =/
    Não sou muito fã de coisas com gangues. Confesso que acho tudo meio clichê!
    Mas confesso que só em saber que é um livro da Darkside já me deixa na vontade de ler.
    Add na minha listinha para ler mais para frente.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Assim como você, eu também não tinha conhecimento nem do livro, nem do filme, bom, até agora. rs Realmente, olhando a capa, me parece algo relacionado a motoqueiros. Não curto muito a questão de gangues, mas fiquei curiosa lendo a sua resenha. Sem contar que, DarkSide é DarkSide, então deve ser ótimo. rsrsr

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  5. não conhecia o livro nem o filme e já vou correr atrás de ambos. Apesar de ser lançado pela DarkSide, eu nunca tinha me atentado a proposta do livro, mas agora pela tua resenha e sabendo do que se trata, vou adicionar em minha wishlist... gosto de livros com essa temática, de cunho visceral sem direito a finais felizes e personagens marginais/marginalizados...
    parabéns pela resenha...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Fico em dúvida se devo investir nessa leitura… Eu gosto muito do tema desenvolvimento moral e, claro, por que não ler? Mas ao mesmo tempo acho tão pesado que me pergunto: "o que posso aprender com isso?". Já sabemos que esse tipo de crueldade existe, ela é esfregada em nossa cara todos os dias. :/ Enfim, não sei. Se fosse uma obra com o objetivo não apenas de mostrar uma realidade violenta, seria melhor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hello :)

    Eu também não conhecia o livro e nem o filme e confesso que o tema também não me agrada muito. Acho que vou assistir o filme quando houver uma oportunidade, mas a leitura eu vou passar...

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nunca assisti o filme (acho, porque sou péssima para me lembrar de nomes de filmes XD) e também não li o livro, quando a Darkside lançou eu vi todo o marketing deles, mas não me senti naquela sina de querer saber detalhes do livro, só sabia que mostrava guerras de gangues, até acho legal o tema e tudo, mas não fiquei naquela coisa de querer ler. Quero pegar ele sim, mas acho que preciso estar no momento certo, esse tipo de leitura mais real costuma mexer comigo então melhor esperar um pouco mais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Eu desconhecia essa obra da Darkside! É lançamento ou mais antiga?
    Gostei da sua resenha, deu para entender bem do que se trata, mesmo não sendo o que eu costumo ler, arriscaria, me despertou interesse. Gosto de ler sobre a a essência humana, crua dessa forma, cruel.

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa.

    Eu preciso de um exemplar desse na minha coleção. Primeiramente amei a capa, depois a sinopse desperta atenção e sua resenha aumentou minha curiosidade de ler a história completa. Sem comentar que o livro é da DarkSide onde tenho reparado que suas edições tão totalmente caprichadas e vale muito a pena adquirir seus livros.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Acho que nunca li um livro com uma premissa assim, fiquei curiosa para conhecer a história. A edição ficou mesmo muito linda (olhando pela capa), a editora sempre capricha nos livros, né?! Sou uma fã de finais felizes, mas fiquei curiosa para conhecer o final desse livro, espero gostar :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  12. Ainnn me desculpe a sinceridade, mais que capa feia, não curti... e se fosse pra escolher pela capa não escolheria, eu acho!
    Além disso, esse tipo de história não me atrai. E quando mencionou que a narrativa é lenta, vishhhh ai danou-se rsrsr!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, eu não conhecia esse livro ainda mas confesso que fiquei super curiosa com ele, as edições da Dark são sempre de tirar o fôlego, né? com toda certeza esse livro já entrou para a minha lista :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Assim como você, até agora nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Achei interessante, apesar de chocante, pelo fato do estupro, que para mim é algo repugnante, bom, acho que pra quase todo mundo.
    Mas a estória parece ser impressionante!
    Seria um livro que eu leria, com certeza. Nem que fosse só para me revoltar mesmo com os personagens.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha me lembrou a história de Hell's Angels retratada por Hunter S. Thompson, teve a mesma questão do estupro coletivo, a história é real, mas felizmente, o tal estupro tinha sido uma armação. Curto muito histórias de Motoqueiros/motociclistas e gangues.

    Acho sinceramente que vou curtir o livro, apesar da narrativa lenta ter me desanimado um pouco.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, apesar de eu gostar muito desse gênero, esse livro não me despertou interesse, a começar pela capa e pelo título. Fiquei curiosa com algumas questões mas no geral o livro não me prendeu. Foi bom saber a sua opinião sobre ele e a resenha foi bem esclarecedora, pois se fosse só pela capa eu não imaginaria do que se tratava.

    ResponderExcluir
  17. Eu também não conhecia a história nem o livro e jurava que era sobre motoqueiros hahaha. Nossa avó já dizia... Não julgue um livro pela capa. Gostei da sua resenha e posso te falar? Ainda vejo muitos rapazes tentando provaram a masculinidade um para o outro... Não é nada suportável conviver com isso

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Acredita que também pensava que era sobre motoqueiros? Hahahaha.
    Adoro os livros da DS principalmente pelos cuidados que eles tem com as edições, e essa em especial é bem cru, assim como o livro.
    Gostei muito do tema abordado pelo autor, mostrando como é a realidade das gangues, baseado nas suas esperiências como assistente.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Essa capa é horrenda! (desculpa quem gostou) Assim como você nunca ouvi falar no filme, eu lembro que já vi esse livro em algum lugar, mas não lembro onde. O que você contou da estória me deixou curiosa, mas, no momento, estou procurando leituras mais leves e de gêneros com os quais estou acostumada.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa!

    Esse estilo de livro por vezes me agrada e me outras nem tanto, por isso tenho um certo pé atrás em relação a eles... pela sua resenha parece ser uma leitura bem agradável apesar de seu enorme prefácio kkkk
    Quero muito conhecer a obra, pois não tenho nada da DarkSide aqui em casa ainda ;)

    ResponderExcluir
  21. Oii

    Não há uma pessoa no mundo que não elogie a diagramação da DarkSide <3 O que é ótimo para a editora né?
    esse livro não me chama atenção porque eu não gosto desse tema mais pesadinho sabe?
    Acho que os personagens não serem cativantes foi proposital, por causa do tema em si.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? :)
    Também não conhecia o livro nem o filme, e pensei o mesmo quando vi a capa (Motoqueiros?! hehehe). Acho que não seria uma boa leitura para mim, além disso não tenho muita paciência para livros que são lentos no início. Quando isso acontece eu costumo abandonar o livro, por isso acho que não vale a pena dar oportunidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Ainda não conhecia o livro e achei a trama bem interessante. A narrativa ser lenta talvez nãos eja um problema pra mim porque valorizo o tema, mas nãos ei se leria no momento, acho que não estou no tempo certo para este livro!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Eu ainda não conhecia essa trama, mas achei a história bem interessante. Mesmo com o início um pouco lento, deu para notar que a a história melhora bastante depois de um determinado ponto, o que me inspirou para ler. Sabendo os pontos negativos, não me espanto e consigo ler bem rapidamente. Espero ter uma oportunidade logo par aler esse livro.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  25. Darkside, essa linda <3
    Também não tinha ouvido falar nem do livro nem do filme (falta de cultura, talvez?). Mas gostei da premissa do livro e gosto de ler coisas bem pé no chão de vez em quando. Acho esses livros essenciais pra dar aquele tapa bem dado na sociedade.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    Eu li o discurso dele e achei bem impactante. Já vi alguns filmes que retrataram gangues, mas livros, não lembro de ter lido nenhum. Parece ser uma história muito forte, um pouco pesada por retratar a violência de uma forma bem crua. Se as cenas não forem descritivas, eu quero ler sim, parece ser muito bom. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu também não sabia da existência do filme e nem do livro, agora, depois da tua resenha, é que fui dar uma "googlada" e vi sobre o filme. Achei bem interessante a premissa, e o fato de ser baseado nas experiencias do autor, me chamou bastante a atenção. Vou anotar a dica aqui e assim que der irei lê-lo. O filme eu já vou procurar na Netflix e, se estiver disónível, irei assisti-lo hoje mesmo.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia nem o filme e nem o livro. Ao ler sua resenha várias vezes pensei "mas erá que devo mesmo ler esse livro? O que de proveitoso posso tirar dele?". E assumo que não consegui chegar a uma conclusão, não encontrei resposta para tais questões.
    Sabemos que as gangues existem, sabemos que elas são vistas de forma negativa pela sociedade, sabemos que existe também um motivo para isso. E aí vem a questão da violência e da guerra urbana.
    Apesar de ser um livro da DarkSide, não sei se eu realmente leria.

    ResponderExcluir
  29. Oiiie

    Eu acho que a DarkSide arrasa nas capas, mas sinceramente eu não gostei dessa rs
    Sabe eu morro de medo desses livros que e meio violento, com gangues, eu fico com medo rs e por saber que a leitura é cansativa isso já me desanima.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  30. Pela capa eu também imaginaria uma história de motoqueiros.... não conhecia o livro, nem lembro de ter visto divulgação dele, mas não me pareceu um livro que entraria na minha lista de leituras, mesmo achando super interessante a premissa. A Darkside arrasa nas suas edições, ficam sempre tão lindas, mesmo assim, saber que ainda tem 60 páginas de prefácio me desanima em querer o livro...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir