quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

[Resenha] Melancolia

|
Autor: Jon Fosse
Páginas: 408
Editora: Tordesilhas
Lars Hertervig é um jovem norueguês quaker de origem pobre. Graças à ajuda de um mecenas, estuda arte em Düsseldorf, na Alemanha, mas padece com terríveis inseguranças, obsessões sexuais e delírios incapacitantes. Em uma prosa hipnótica, magnética, o dramaturgo e escritor norueguês Jon Fosse descreve em Melancolia um dia de crise e a sua repercussão anos mais tarde na vida do próprio Hertervig– e mais de um século depois na vida de um escritor inspirado pela obra do artista, que existiu de fato.





Melancolia, do autor norueguês Jon Fosse, é uma obra que me tirou totalmente da minha zona de conforto literária. Nunca havia lido uma história tão perturbadora e com uma narrativa tão diferente. Preciso confessar que logo que iniciei a leitura pensei em abandoná-la, mas virou questão de honra eu terminar o livro, e com muita calma, consegui fazer isso. E fiquei contente de não ter abandonado, pois a narrativa de Fosse pode ser completamente cansativa - posso até dizer chata -, mas a trama que ele criou é totalmente envolvente. Sua forma de narrar permite ao leitor entender a mente de uma pessoa louca, porém, criativa.

Lars Hertervig é um pintor talentoso, foi mandado para uma escola de Artes na Alemanha, lá consegue fazer o que mais gosta: pintar. Mas, já no início da narrativa percebemos que ele é alguém descontrolado. Tem uma obsessão pela filha da viúva que lhe alugou o quarto, Helene, e faz de tudo para ficar perto dela. Percebendo essa aproximação, mãe e tio ficam preocupados, pois a filha tem apenas 15 anos, assim, resolvem mandá-lo embora. Lars não aceita isso, como poderia ficar longe de sua querida Helene? E em seus momentos de devaneio, coloca na cabeça que ela própria que quer que ele vá embora. Há vários momentos em que uma pessoa fala algo, e ele entende outra coisa pior, o que só confirma que ele não está bem.

O livro é dividido em duas partes: essa primeira apresenta Lars já no ápice de sua loucura, sua obsessão por uma garota de 15 anos, e seu ódio por todos os pintores que não sabem pintar. Anos depois, vemos Lars em um manicômio, onde coloca a culpa em todas mulheres, aquelas putas, segundo ele. Lars já tem visões de Helene, como se ela estivesse ali com ele. É então que ele pensa que precisa fugir dali, pois ele precisa voltar a pintar e ir encontrar sua amada. Depois, há um capítulo em que apresenta um escritor que diz ser parente do famoso Lars Hertervig, e percebemos que ele próprio tem sua dose de melancolia. Escritor frustrado, ele consegue uma reunião com uma pastora, com o intuito de voltar para a religião. Na segunda parte, conhecemos a irmã mais velha de Lars. Oline nos conta sobre sua vida quando jovem e detalha um Lars por outra perspectiva. Já com idade avançada, com a memória ruim, ela relembra situações que fazem o leitor entender a história como um todo. 

Melancolia foi um livro que me surpreendeu bastante. A narrativa é cansativa e repetitiva, como podem ver no quote abaixo, mas a trama é interessante, eu mesma me vi grudada no que ia se desenrolar em vários momentos. O autor consegue prender a atenção do leitor de vez em quando, sendo fácil esquecer esse tipo de narrativa. Realmente o que mais me angustiou foi a forma de escrever de Fosse, mas é totalmente necessário, pois estamos dentro da mente de um artista transtornado. A obra tem uma escrita frágil, sendo necessário ler com calma e tempo.

eu estou deitado na cama, em meu terno de veludo roxo, meu fino fino terno, e não quero encontrar Hans Gude. Não quero ouvir Hans Gude dizer que ele não gosta de meu quadro. Quero simplesmente ficar na cama. Hoje não poderei suportar Hans Gude. Porque e se Hans Gude não gostar de meu quadro e o achar constrangedoramente ruim, achar que eu não sei mesmo pintas, e se Hans Gude com seus dedos finos coçar a barba e com seus olhos apertados me encarar e disser que eu não sei pintar, que meu lugar não é na Academia de Belas-Artes de Düsseldorf e, aliás, não é em nenhuma outra, caso lhe perguntem, e se Hans Gude disser que eu nunca poderei me tornar um pintor artístico?

Fiquei dividida entre  amor e ódio em relação a esta obra, e conclui que o que sobrou foi só amor. Eu amei poder ter uma experiência nova, que foi o que a leitura me proporcionou. Melancolia é uma obra que pode não agradar qualquer um, mas que mesmo assim eu indico para ler, pois mostra com profundidade a história de Lars, um pintor que de fato existiu, que foi transformada por Jon Fosse em uma ficção baseada em sua vida. Poético e sensível podem descrever este livro.  

A capa do livro é muito linda, eu achei que combinou bastante com o enredo. A editora Tordesilhas lançou uma obra espetacular. Foi difícil escrever a resenha de Melancolia, por conta de toda esta complexidade tanto da história quanto da narrativa, mas espero que eu tenha conseguido passar o principal para vocês, e se tiverem a oportunidade de ler não desistam da leitura!

20 comentários:

  1. Olha amiga esse parece ser um livro bastante tenso.
    Como que um cara tem uma queda por uma menina de 15 anos?
    Karamba...É realmente bem estranho as atitudes do personagem, mas me parece ser uma estória que realmente prende e com certeza muitos dos leitores vão gostar da trama, mas eu sinceramente não dou do tipo que lê esses gêneros, pelo menos por agora, porque ando mais nas leituras mais leves sabe? Mas acho que quem ler com atenção sua resenha vai gostar. Eu li e sério, achei muito interessante. Mas sei lá viu? rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-ps-ainda-amo-voce.html

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Nossa, pela resenha me parece ser uma leitura forte, não se se estou enganada, foram poucos livros assim que li, estou em uma fase agora, que leio sempre o mesmo tipo de livro. Fiquei na dúvida agora se leria ou não.

    Beijos
    www.leitoracompulsiva.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Realmente um tema pesado como esse, depressão, melancolia e obsessão não são fáceis de escrever, ainda mais fazer disso uma leitura leve e fluida. Entendo que ela seja cansativa as vezes, mas não é a doença da depressão cansativa? Para quem sente e convive. Sei que as vezes o livro nos pesa, queremos ler, mas não avançamos, a gente fica frustado. Mas pelo tema que você apresentou aqui realmente não vejo como o livro poderia ser mais leve. Só que eu não li, então não sei exatamente ao que você se refere como leitura cansativa, um texto pesado não precisa necessariamente ser truncado.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana.
      Comentei sobre a leitura ser cansativa exatamente por conta da narrativa. A trama em si é pesada, realmente, mas é atraente.

      Excluir
  4. Olá!
    É complicado quando a narrativa é repetitiva e não flui, mas em contrapartida o enredo da obra é bom. Sei o quanto temos que nos esforçar para continuar a leitura, que acaba demorando mais do que o normal. Por isso admiro você ter conseguido finalizar a leitura. A história parece intensa e marcante, mas vou deixar passar por enquanto.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oieee
    Caramba... Que livro difícil heim...
    O cara me parece meio esquizofrênico, eu confesso que essas pessoas que fantasiam as coisas me dão nos nervos, mas eu sempre paro para respirar e tentar entender que elas tem um problema, mas é bem complicado.
    Parabéns por ter terminado a leitura, você demostrou muita determinação.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Amo obras que nos tirem da zona de conforto. Não conhecia este livro, mas amei o nome e a capa.
    Mas como imaginei, realmente deve ser uma obra para leitores atentos e pacientes, pois é a narrativa é meio presa pelo que vi. Mas acho que quem arriscar vai gostar, já que apesar do amor e ódio, valeu a leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa,
    Não tenho costume de ler livros assim, mas acredito que gostaria da leitura, apesar de você dizer que ela é cansativa e repetitiva.
    As vezes, uma relação de amor e ódio com um livro é muito bacana. Gostei de saber que ele te tirou da sua zona de conforto. Eu gosto muito de fazer leituras assim as vezes.
    Já anotei a dica, mas não é uma leitura que pretenda fazer de imediato.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que capa linda, mas pela capa achei que ia ser uma história totalmente diferente. Rsrs. Meu Deus parece que o cara tá na necessidade de ter alguém e ainda gostar de uma garota tão nova.. sei lá! Não sei se leria pois parece ser meio arrastada a leitura e pesada. Prefiro livros mais leves.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Sua resenha está ótima!
    Fiquei perturbada só de ler a premissa do livro, o personagem pareceu muito louco e alucinado ao meu ver e não sei se essas características me agradariam em um protagonista.
    O fato de ser uma leitura cansativa também não me anima.
    Que bom que mesmo sendo uma narrativa cansativa o livro tenha te conquistado de alguma forma e te agradado no geral.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. olha, pela quote eu não achei o livro cansativo... e pela premissa que muito me interessou, espero poder ler e não achar uma leitura arrastada... realmente, a trama é bem diferente do que costumo ver por ai, acho que seria uma boa maneira de me iniciar na literatura norueguesa...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Confesso que esse livro não me chamou a atenção, e não sei se vou anotar para ler futuramente. Acredito que vou dormir durante a leitura nas primeiras 50 páginas, e não conseguirei dar continuidade. Esse livro não é para mim, vou deixar para indicar para outros leitores \o/
    Bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, esse parece ser o tipo de livro que lemos com calma para tirar um bom proveito dele, parece ter uma narrativa intensa e que vai prender e emocionar o leitor. Eu adoro esse tipo de leitura baseada em pessoas reais, sempre fico imaginando como é mesmo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, eu não conhecia o livro mas, ao contrário de você, não curti a capa. Sobre a história, eu achei premissa interessante e o enredo parece ser bom sim, mas com uma narrativa cansativa e repetitiva eu desanimo, isso de deixa maluca num livro rs ainda mais por ter que ler com muita calma pra entender, eu sou do tipo de leitora que não se aguenta pra chegar logo no final e quer ler mais rápido que os olhos

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    É uma pena que a escrita do autor não seja das melhores, mas ainda assim, fiquei bastante curiosa para ler. Espero conseguir terminá-lo também...hehe' Gosto quando os autores nos transportam para as mentes dos seus personagens, principalmente quando estes são um pouco perturbados. Gostei da capa :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/nova-parceria-philippe-alencar.html

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? :)
    Adorei a capa, mas quando li que você achou a narrativa cansativa e repetitiva, perdi toa a vontade de ler, mesmo depois você tendo dado alguns pontos positivos.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Olá... tudo bem???
    Bom desde que vi a capa do livro sabia que seria um livro que não iria ler... porque não curto muito esse tipo de história e todo o seu contexto e você ainda disse que a leitura pode ser arrastada e cansativa, então realmente não é um livro pra mim... fiquei ate´um pouco confusa com as partes do livro. Se você gostou é o que importa... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A literatura é algo muito engraçado mesmo. O trecho que você cita como cansativo e repetitivo, foi o que fez ter interesse em ler o livro o.0. Eu não conhecia a outra, nunca tinha nem visto o livro em lugar nenhum, mas agora estou extremamente curiosa pra lê-lo. Cada palavra que você disse só me fez ficar com mais vontade ainda de ler. Nunca ouvi falar no pintor, mas quero muito conhecer essa obra.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Estou evitando livros com narrativas cansativas por causa da minha ressaca literária, confesso que está muito difícil sair dela apesar de gostar da trama vivida pelo personagem transtornado, eu ainda fico com receio de ler por causa da narrativa do livro, umas das coisas que mas gosto de um livro é a narrativa

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor.
    Gostei da sua honestidade. Eu não pretendo ler a obra, porque a narrativa apresentada no quote refletiu bastante o que você quis dizer por "cansativa e repetitiva". Mas o enredo é mesmo interessante, justamente por ser um salto profundo na personalidade de um protagonista imerso na loucura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir