quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

[Resenha] Boneca de ossos

|
Autora: Holly Black
Páginas: 224
Editora: #Irado
POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam.
Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

Boneca de ossos faz parte do selo #Irado, da Editora Novo Conceito, e foi escrito por Holly Black. Eu já havia lido toda a série As crônicas de Spiderwick da autora, então sei como é sua escrita, mas confesso que não foi apenas por saber o quão bem Black cria suas histórias que eu tive interesse em ler a obra, foi por ser um juvenil, gênero que eu amo, mesmo já não tendo mais idade para isso, rsrs. Acontece que há histórias que não possuem idade para ler, pode ser criança, adolescente ou idoso, e Boneca de ossos é uma dessas histórias. Preciso confessar apenas que quando soube que havia uma boneca no meio, e conforme fui andando na leitura, fiquei com um pouco de medo. Quando eu era criança, e minha irmã tinha uns dois anos, coloquei na cabeça que as bonecas criavam vida quando não tinha ninguém por perto e machucavam ela. Por isso o pequeno trauma, rs. Então, acredito que talvez a trama não seja tão assustadora assim, e para qualquer um, mas não deixa de ter um desenvolvimento empolgante e arrepiante.

Zach, Poppy e Alice são amigos inseparáveis. Sempre criam histórias para brincar com seus bonecos. Mas, um dia Zach informa que não vai mais fazer parte das brincadeiras. As meninas ficam desoladas e um pouco sem entender essa mudança repentina do amigo, mas acabam aceitando. Até a noite em que as duas aparecem na casa de Zach e Poppy explica que o espírito da boneca de ossos que a mãe dela guarda em um armário, e que é a Rainha na brincadeira deles, apareceu em um sonho para ela e contou sua história: ela era uma menina de verdade, e seus ossos foram moídos, pois o pai ficou muito triste quando ela morreu e acabou usando as cinzas para fazer a porcelana de ossos. A  menina pede para que o que restou dela seja enterrado em seu túmulo, ou irá assombrá-los para sempre. É assim que Poppy acaba convencendo os amigos a pegar um ônibus para outra cidade e atender o pedido. Será que é tudo invenção da amiga que adora criar histórias, ou realmente tem um fantasma dentro da boneca?

Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passava de mentira.

Esses três personagens são crianças incríveis e aventureiras. Sendo verdade ou não, acredito que eles teriam mesmo assim embarcado nessa aventura arrepiante. E confesso que fiquei na dúvida se era real ou não. Algumas situações são forçadas, como crianças pegando ônibus de madrugada e ninguém falar nada, ou Zach esconder das amigas o motivo de querer parar de brincar, mas acontece que a obra é juvenil e tem como protagonistas crianças, então é possível relevar este tipo de coisa e curtir a leitura.

Boneca de ossos tem uma trama cheia de mistérios e aventura, eu adorei poder acompanhar essas três crianças em algo tão maluco e assustador. A leitura foi excelente, a autora consegue prender o leitor, sendo impossível largar o livro. Foi tudo muito bem desenvolvido, e com muita ação. E essa capa representa bem a história, pois a boneca é exatamente como a descrita. Finalizei a leitura com um grande sorriso no rosto por ter lido algo tão cheio de imaginação, com uma atmosfera sombria, mas cativante e fofa. Eu quero muito que a editora lance mais livros desse selo, pois vou querer ler cada um. ♥ Obra recomendada para quem curte uma história leve, pura e empolgante!


25 comentários:

  1. eu gostei bastante da leitura de Boneca de ossos, apesar desses errinhos básicos que vc citou... tbm amo livros juvenis, mesmo não tendo 10 anos hahaha
    quando eu era pequena, achava que me comunicava telepaticamente com as minhas bonecas kkkkkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor! Quero muito ler esse livro desde o seu lançamento. Adoro ver suas opiniões e essa não foi diferente… Parece que o livro tem tudo o que me agrada, mas confesso para você que o que mais curto nela é o fato de ser do gênero horror para crianças. Isso é o que mantém a minha curiosidade! Acho incrível quando um gênero como esse é apresentado aos leitores infantis com tamanha qualidade! Não posso perder.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OI, Dessa
    Eu concordo que tem livros que servem para todas as idades. E confesso que também ficava pensando que as bonecas e todos os brinquedos criavam vida, mas nunca tive trauma.
    Nunca tive muita vontade de ler o livro, mas diante dos seus elogios acho até que daria uma chance a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga acredita que não comprei esse livro pensando que era de terror?
    Fiquei morrendo de medo. Porque ele tem um ar meio sinistro né?
    Mas depois de ler sua resenha e tudo, eu achei bem legal, principalmente por conter um mistério na trama que acaba sempre me prendendo. Eu acho que leria sem dúvidas. Mas eu ainda sinto um pouco de receio. Só lendo mesmo para saber.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-estrelas-cadentes-nao-dizem.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já vi esse livro em promoção algumas vezes mas sempre fico na dúvida sobre comprar ou não. Mas agora que li sua resenha vejo que é o tipo de leitura que me agradaria. Assim como você, também gosto muito de livros juvenis.
    Fiquei curiosa para descobrir como termina a aventura desses três amigos e se realmente era verdade ou apenas uma história criada pela Poppy.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Tive uma experiencia mega negativa com a autora em A MENINA MAIS FRIA DE COLDTOWN e agora penso mil vezes antes de ler qualquer coisa dela. Mas fiquei interessada neste em função de ser terror para crianças e queria ver coo a autora abordou o tema. Acho que em breve vou conferir!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie! Também acredito que algumas histórias, apesar de seu gênero literário, são para todas as idades. Achei a capa desse livro bastante tensa - assim como a história. Lembro que, quando eu era pequena, uma vez me convidaram para assistir o filme do Chucky, o boneco, e eu não consegui assistir até o final, hahah. Mas sua resenha me deixou bastante curiosa para conhecer a história e o fato de ser juvenil deixa a leitura ainda mais divertida. Espero ter a oportunidade de conhecer a obra em breve. Sua resenha ficou fantástica ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu sou muito de fases em relação as minhas leituras, ás vezes leio vários romances, ás vezes enjoou deles e passo um tempão lendo outros livros, o mesmo acontece com os livros infanto-juvenis, normalmente eu os leio depois de uma ressaca, quando quero voltar ao meu ritmo de leitura. E eles são tão fácins de ser ler.
    Nunca li nada da Holly Black, mas tenho um desejo imenso.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu também queria que a editora continuasse com o selo, mas não sei o que aconteceu que eles pararam :( Eu adorava as edições, sempre lindas e de capa dura! Um show a parte. Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e a escrita da Holly é maravilhosa!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem ?
    Eu tenho esse livro aqui na minha fila de espera, e fiquei com mais vontade de ler.
    Suas considerações finais instiga a querer conhecer, ler. E o melhor apesar de você nos contar um pouco da história, ficou livre de spoiler.
    Parabéns.
    Beijos
    Ju
    http://nossaestantenacional.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Estrela!tudo bom?
    Eu sou muito fã da Holly, e eu acho esse livro bem bacana. Os livros até hj lançados pelo selo #Irado são bem legais. Espero ler essa obra, tenho um panfleto com o primeiro capítulo e eu já li e curti bastante, espero poder comprar
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Adorei a leitura desse livro. A dose de horror e mistério está na medida certa para o publico alvo. Gostei muito o modo que a autora abordou essa fase em que estamos deixando de brincar para entrar mais na vida real!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oiiie,

    Gente, que medo dessa capa rs cheguei arrepiar de medo. Sabe, eu não gosto muito de terro, mesmo que seja de terro para criança, isso não me cativa rs Isso me deixa com medo kkkk Então passo a dica.
    Que pena que teve errinhos, né? Isso pra mim arrasa com a leitura :/

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Verdade... existem livros que não tem idade para ler! Conhecia o selo da editora, mas não sabia que estilo de obras eram lançados. Agora sei!
    Tenho um certo medinho de livros do gêneros, mas não me assustaria tanto com essa trama que me parece não ser tão pesada.
    Mistérios e aventuras me conquistam e saber que o livro tem um escrita fluída faz ter uma pontada de vontade de ler.
    Essa capa é bem elaborada e faz o leitor ter uma visão melhor da boneca.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa, sua linda, tudo bem
    O meu problema na infância foram os filmes de palhaço que pegavam os pés das crianças debaixo da cama nos filmes. Por um bom tempo, sempre tinha o cuidado de cobrir os pés com medo, risos... Estou bem curiosa para saber se essa história é real ou não, será que ela seria capaz de inventar algo assim e arriscar a todos nessa viagem, mesmo sendo criança, acho que não. Não vejo a hora de ler esse livro e já anotei sua dica sobre a outra série da autora, adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Andressa, também já não tenho mais idade, mas não consigo deixar de gostar de histórias mais juvenis. Confesso que não são todas que costumo gostar, mas as últimas que li curti bastante. Eu ainda não li nada da Holly Black, mas tenho alguns livros aqui dela pra ler e estou bem ansiosa pra conhecer a escrita da autora. Não sei se leria Boneca de Ossos porque colocar crianças pegando ônibus sozinhas não colou pra mim não hahaha mas é bem verdade o que você disse, eu quando era criança li muitos livros que os personagens (também crianças) tinham muita liberdade e independência. Mas hoje em dia, se a história não tiver em um contexto bem de fantasia (bem fora da nossa realidade mesmo) essas coisas não me convencem muito. Mas quem sabe um dia, né.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tá na minha lista de querências, desde o lançamento, eu acho. E a sua opinião veio dar mais ênfase a minha vontade de lê-lo. Gosto de histórias assim, e quando você que a terminou com um sorriso no lábios, ah, aí você realmente me ganhou. Quando comecei ler sua opinião, eu só queria o livro, agora necessito (rs).

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  18. Ooi
    Eu sempre quis ler AS Crônicas de Spiderwick mas não consegui ainda. Gostei da premissa desse livro também, sou como você e gosto de livros juvenis mesmo sem ter idade para eles kk
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora, mas todos sempre falam muito bem! Eu confesso que a premissa da historia me deu um pouco de medo, eu peguei trauma de bonecas depois de assistir a um episodio de Supernatural, então não sei se leria o livro por agora. Mas eu gostei da premissa e se não fosse tão medrosa com certeza o leria.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu tenho esse livro mas ainda não tinha me interessado por ele, apesar da capa ser completamente um dark fofo!
    Eu amei você citar que tem muita ação, pois não é algo que eu esperaria de uma história vivida por três crianças, eu nem pensaria que fosse algo um pouco assustador de verdade rsrsrs

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Já li um livro da Holly Black e já senti que ela em fazer histórias com elementos creepy, tenho muita vontade de ler essa obra so não li ainda pois tem juvenis que se tornam histórias meu o falhas para mim. Mas é bom saber que esse é para todas as idades e te entendi sobre essa de inventar que as bonecas acordam quando ninguém vê.

    Giovana, blog dei um jeito

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas conhecia a do Spiderwick. Mesmo assim, nunca cheguei a ler nada escrito pela autora. Achei a capa bem fofinha e a premissa interessante. Adoro o gênero e aprecio leituras com mistérios e aventuras.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  23. Olá Andressa, nossa daria um bom enredo para filme de terror!!
    Fiquei morrendo de vontade de ler o livro, mesmo sendo infanto juvenil , a criança que mora em mim amouuu...kkk (ela tem 10 anos)
    Falando sério, super te entendo o trauma com bonecas, minha irmã me assustou tanto com as minhas que eu cheguei a jogar fora, pouco tempo atrás perdi esse "trauma" e escrevi um conto chamado A Boneca Maldita, mas acredito que não vá querer ler, né? kkkkkkkkkk
    Beijos e parabéns pela resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  24. OIEE
    Tudo bom?
    Não sabia que esse livro era de terror para as crianças, não sei se deixaria minha filha ler assim que aprender, mas acho a temática bem interessante e desde que a editora anunciou que ele seria lançado, fiquei aqui na curiosidade, pois ainda não conheço a escrita da autora.
    Sua resenha está excelente como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir