sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

[Resenha] O que aconteceu com o adeus

|
Autora: Sarah Dessen
Páginas: 424
Editora: iD
Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir.




Apesar de só ter lido dois livros da Sarah Dessen antes de iniciar O que aconteceu com o adeus e ter minhas expectativas atendidas apenas em parte, eu peguei mais esse livro na esperança de ser surpreendida, afinal adoro o tema que a autora trata, ela escreve sobre adolescência e costuma dar voz aos dramas da juventude, como popularidade e família complicada. E agora, após essa terceira tentativa comecei a me questionar se o primeiro livro que eu li dela – Just listen, a garota que escondia um segredo – realmente foi tão bom quanto eu imaginei, ou se a minha cabeça de 23 anos na época que era tão diferente e hoje eu teria outra opinião. 

O livro vai nos narrar o drama da adolescente McLean, que após a separação dos pais opta por morar com o pai, que larga o restaurante da família para trabalhar como consultor de restaurantes, e consequentemente arrasta McLean para cidades diferentes em curtos espaços de tempo. Então, ao invés da nossa protagonista se adaptar ao novo lar, ela simplesmente cria um nome e uma personalidade diferente a cada lugar.

Papai me encarou e contra minha própria vontade senti uma pontada de fadiga, ao pensar em fazer tudo aquilo outra vez. Mas eu tinha tomado minha decisão há dois anos. Ficar ou partir; ser uma coisa ou muitas outras. Digam o que quiser do meu pai, mas a vida com ele nunca era monótona.

Para completar, nossa protagonista guarda rancores do passado pela mãe, rancores esses que eu compartilho apesar de saber que decisões são pessoais e não devem ser julgadas. Mas as decisões em questão afetaram toda a família e McLean se sente no direito de sentenciar que a mãe errou e não parece disposta a perdoá-la. 

Com toda a experiência a que foi exposta, ela é esperta o bastante para não se envolver em amizades ou relacionamentos duradouros. Mas por alguma razão, desta vez ela acaba fazendo amizades sinceras e fica atraída pelo vizinho com pais excêntricos, sua determinação e confiança passam a ruir e o desejo de permanecer causam duvidas e sentimentos contraditórios que ela pensava poder controlar.

Pensei que não tinha mais um lar. Mas lá mesmo, naquele momento, percebi que estava errada. Lar não era uma casa montada, ou apenas uma cidade no mapa. Era qualquer lugar onde as pessoas que te amam estão, sempre que vocês estão juntos. Não um lugar, mas um momento e depois outro, construídos sobre o outro como tijolos para criar um abrigo solido que você leva consigo a sua vida inteira, onde quer que esteja.

Minha conclusão é que esse é um livro dramático, porém leve. Trata de dramas familiares, no entanto não chega a causar lágrimas. Basta não criar muitas expectativas e o livro pode ser apreciado de forma tranquila. Mas certamente valeu pela experiência e certamente lerei outros livros da autora que é queridinha por muitos leitores.

18 comentários:

  1. Hello :)

    Não conhecia a autora, porém pude perceber que seus livros são mais "light" e ideais para curtir após uma leitura mais puxada. O tema de drama adolescente muito me agrada e a questão dela "ser" pessoas diferentes em cada lugar me chamou bastante a atenção. Gostei muito do post e da indicação!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Esse foi o segundo livro da Sarah que eu li, mas é o meu "menos favorito". Achei a leitura um pouco cansativa e não consegui gostar tanto dos personagens como imaginei que gostaria. Acho que criei muitas expectativas para ele, e acabei me decepcionando :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!
    Não conheço a autora, essa é a primeira resenha que leio de um livro dela. A história parece ser completamente real, com problemas cotidianos e dificeis de lidar. Eu gosto muito de histórias assim quando sinto que estou me perdendo para a fantasia ou para o passado... Sou do tipo que não cria mesmo expectativas com livros reais, acho que vai ser uma boa leitura ne? hahah Que bom que gostou!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,
    Que pena que a história não te agradou, mas com o tempo algumas histórias vão perdendo aquele tchan, comigo pelo menos foi assim, algumas histórias com temáticas adolescente revoltado parou de ter o impacto que tinha quando era adolescente, mas tem outras como algumas fantasias que ainda me cativam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, conheci a autora no ano passado com Os Bons Segredos e adorei a escrita dela. Com certeza vou querer ler este livro aqui porque mesmo com dramas leves, acho que vale a pena em função da narrativa.
    Sua resenha está ótima!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada da autora, mas vejo muita gente falando bem dela. Eu não conhecia este livro em particular e não me chamou muito a atenção. Uma pena. Eu tenho certeza que a escrita da autora deve ser algo bem gostoso de se ler. É um drama que pode ser que eu leia quando eu estiver mais tranquila, por ele ser mais leve, vai ser mais fácil ler. rs. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  7. Achei muito louco isso da McLean criar um novo nome e personalidade por cada lugar que passava... louco e triste, aliás. Mas acabei gostando muito desse livro, adorei ver a garota começando a viver, descobrindo quem ela realmente era depois de tantas personalidades fictícias e conseguindo encarar sua vida de verdade. Li as mais de 400 páginas sem nem perceber.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Interessante como as leituras no atingem de formas diferentes ao passar dos anos né?
    Gosto de livros dramáticos, mas esse não me pareceu um bom exemplar. Ficou faltando algo sabe?
    De qualquer forma, anotei a dica para uma outra oportunidade!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Plá; eu ainda não li nada da autora mas tenho curiosidade de lê-los. Parece que os livros dela tem um frescor, que me deixa curiosa para conhecer a escrita e as tramas criadas por ela. Achei interessante a premissa de O que aconteceu com o adeus.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu gosto de livros que tratam dessa pegada mais familiar sabe?
    Que abordam temas que podemos nos ver, nos identificar e tentar ajudar os personagens e é melhor ainda quando é tratado de uma maneira mais leve.
    Eu não conhecia o livro mas já fiquei mega animada em relação a obra! E depois do blog eu aprendi não ter muitas expectativas com as obras hahahah

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Li esse livro já tem muito tempo e não gostei muito..pra mim foi uma leitura bem arrastada e chata mesmo.
    Não consegui me apegar a personagem e nem ao carinha!! Li Just Listen e pra mim foi até melhorzinho do que esse..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-magia-do-sangue-trilogia-primos.html#comment-form

    ResponderExcluir
  12. Oi, flor.
    Apesar de parecer uma boa leitura, despretensiosa e agradável para passar o tempo, não me senti atraída pelo enredo. Não sei, acho que faltou aquele "quê" capaz de tornar a história mais convidativa. :/ Bem, a vida nem sempre tem esse "quê", não é? (rs)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Sou louca para ler os livros da Sarah - mas é mais fácil encontrar pelo em ovo do que encontrar algum livro dela aqui onde moro. A cada resenha fico ainda mais ansiosa sobre a escrita da autora, como ela desenvolverá seus personagens e se eu irei gostar. A premissa desse livro me atraiu, porém não me conquistou, o que eu gostei realmente foi do título e gostaria de saber o porquê dele.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana! Ainda não li nada da Sarah Dessen, mas, pelo que percebo, é bem isso que você falou: uma leitura despretensiosa. Pretendo dar uma chance sim, mas vou desprovida de expectativas, para curtir a leitura haha Achei a sinopse desse livro bem mais ou menos, mas achei interessante o fato de ela estar sempre mudando de lugar e de atitudes... Fiquei curiosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem??
    Só li um livro da autora que foi Just Listen e gostei muito... mesmo fugindo completamente da minha zona de conforto. Esse livro achei o enredo bem legal e fiquei bem curiosa para saber os acontecimentos e para onde história vai seguir... gostei das mudanças de lugares e de das decisões que ela toma.. vamos ver se vou curtir a história... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola Ana Lindona, livros de adolescentes abordados de maneira leve me chama atenção, não gosto dos dramas exagerados de alguns livros, e isso me chamou atenção, fiquei curiosa para saber qual foi o erro da mãe, e se nossa protagonista vai poder ser ela mesma. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Ah!! Estou doida para ler esse livro, tenho ele no kindle. Já vi muitas pessoas falando bem dele, quero ler por causa dessa carga de drama que a história contem. E também a oportunidade de conhecer a escrita da autora, pois ainda não li nada dela. Gostei da sua resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Também acho que decisões não devem ser julgadas, nem comportamentos. Devemos ter compreensão para/com eles :D Ainda não li nada da autora, mas pretendo muito. Fiquei curiosa pra saber o porque da escolha do pai e não da mãe... o que a mãe tenha feito e tal.
    -Mari

    ResponderExcluir