sábado, 9 de janeiro de 2016

[Resenha] Sangue na neve

|
Autor: Jo Nesbø
Páginas: 154
Editora: Record
Série: Sangue na neve, 1
O mestre do thriller escandinavo está de volta. Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. Não há nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. Porém, sua natureza sensível é proporcional às suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas não deu certo – ele se sentiu tão culpado que foi visitar uma das vítimas no hospital. Agenciar mulheres para prostituição, idem – Olav se apaixona muito fácil. O assassinato foi tudo que lhe restou.
Ele leva uma vida solitária em Oslo até se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitá-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro é que ela é a esposa do chefe. E o segundo é que ele foi contratado para matá-la.

Sangue na neve foi a primeira obra que eu li do autor Jo Nesbø, e me sinto até envergonhada por falar isso, pois sei que ele é muito conhecido por seus livros policiais, e eu como fã do gênero já deveria ter lido algo dele. Porém, são muitos autores famosos desse gênero literário que eu ainda preciso conhecer, então estou tentando mudar isso aos poucos. Por isso, quando tive a oportunidade de ler este lançamento do Nesbø, aproveitei e solicitei à editora. Eu realmente gostei da história, mas acho que ela poderia ter sido mais desenvolvida, as menos de duzentas páginas passam muito rápido para uma trama tão atraente. O que me desapontou um pouco também foi o fato de um personagem que tinha tudo para ser foda, ser um bobo apaixonado. Percebi que não fui só eu que achei isso, então me senti bem por não ser do contra logo na minha primeira experiência com o autor. 

O enredo tinha realmente tudo para ser incrível, se a história tivesse sido mais desenvolvida e não tivesse um personagem tão sem graça. Por favor, ele é um matador de aluguel, por que não pode ser frio, calculista e sem sentimentos? Ele tem esses momentos, mas em outros é um completo idiota se apaixonando por qualquer mulher que vê pela frente. Eu até entendo quando personagens que são totalmente "malvados" tem um sentimento diferente disso, chega a ser empolgante, mas este personagem que o autor criou é demais! 

Eu li e sonhei. Sonhei e li. Acrescentei e cortei cenas. No fim, não tinha certeza do que havia sido criado pelo autor e do que era minha própria invenção.
Olav é um matador de aluguel, e seu principal cliente certo dia pede para ele fazer um serviço: matar sua esposa. Segundo ele, ela o trai, e precisa ser morta. No entanto, lá vem o sentimental Olav, e não consegue executar o serviço, o que ele faz? Foge com a esposa do mafioso. Ótimo, hein? Agora ele precisa se unir com o inimigo do seu cliente para matá-lo, e assim, poder viver em paz. Mas não é tão fácil assim, ele precisa ser esperto - e até que ele é -, e dar um jeito de não deixar nenhuma ponta solta. 

Por ser um livro curto, não tenho muito o que falar da história, o enredo é basicamente esse. A leitura foi feita em uma noite, e realmente teve aspectos que me interessaram na obra, outros me deixaram meio assim, mas no fim foi uma leitura proveitosa, o final me deixou chocada, não esperava aquela reviravolta. Então, Sangue na neve não foi uma total decepção, e muito menos vou deixar de querer ler outras obras do autor. Se vocês, assim como eu, ainda não conhecem a escrita do Nesbø, aconselho a não iniciar por esta obra. Só não me decepcionei tanto com Sangue na neve por ser a primeira leitura que faço do autor, mas vi pessoas que já conheciam outras obras dele ficarem muito mais frustradas, o que é compreensível.

24 comentários:

  1. Olá, eu conheci esse livro fazem poucos dias mas digo que estou muito curiosa com essa leitura. Também não li nada do autor ainda mas mesmo assim eu me arriscaria a ler esse livro. Acho que o Olav seja mesmo um matador de araque rsrs brincadeira, mas é que não foi o primeiro comentário que vejo dizendo que ele é muito sentimental, oras bolas que matador é esse? mas sério, estou curiosa com o livro, talvez eu consiga entender o que se passa na cabeça dele, talvez não, mas quero ver o fim que essa história vai levar.

    ResponderExcluir
  2. o ultimo livro que li que envolvia policiais crimes e mistério foi eu vejo kate, o despertar de um serial killer, foi muito bom, eu também quero conhecer novos autores é a muitos bons kkk.
    é horrivel quando a historia tem tudo pra ser bom e o livro não desenvolve
    nunca tinha lido um livro com matador de aluguel, me interessei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, eu tenho muita vontade de ler algo do autor, mas não sei se começaria por esse livro, apesar de para mim ele parecer interessante. É uma pena que o livro não foi bem desenvolvido, mas quem sabe um dia eu consiga ler e vejo o que eu acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Estamos no mesmo grupo então, porque também sou fã de Romances Policiais e nunca li nada do autor. Achei interessante vc dizer que se decepcionou com o personagem, porque eu tive essa impressão dele ser bobo lendo a sinopse, pois como um assassino de aluguel, tem dó de vítimas ao assaltar um Banco? No minimo estranho. Infelizmente eu me decepcionei, eu esperava mais desse livro. Que pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa
    Livro policial não é muito meu gênero e o único livro assim que me arrisco a ler são os da Tess Gerritsen..já leu? Se não..leia a serie dela O Cirurgião acho que vc vai gostar :)
    Esse livro não me chamou muito atenção então dessa vez vou passar..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-perdida-carina-rissi.html

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não sei se já conhecia o autor *-* mas de qualquer forma, não gosto muito de livros do gênero policial, então acho que não o leria. Poxa, é uma pena que o livro tenha te decepcionado. Esperar um personagem fodão e encontrar um bobão é um saco, né? Espero que você goste dos outros livros do autor :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/divulgacoes-da-semana.html

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Nunca ouvi falar desse autor antes. Sinceramente me pareceu um pouco clichê o cara se apaixonar pela mulher que ele tem que assassinar, mas não deixa de ser algo que chamaria a atenção do leitor. Pois um romance proibido sempre é bem vindo não é mesmo? Mas não sei se leria esse livro... Acho que não, a estória não me chamou muito a atenção.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada desse autor, embora já tenha ouvido falar muito nele (muito bem, inclusive). Achei uma pena a história não ser muito desenvolvida e o personagem meio sem graça. Eu gosto muito de me ligar aos personagens quando leio um livro, então, se há problemas com eles, eu já fico chateada. Acho complicado construir um personagem dúbio como esse que, por um lado é matador de aluguel, por outro é um homem sensível que se apaixona facilmente, inclusive pela mulher que deve matar. Qualquer deslize do autor e a narrativa fica inverossímil.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  9. Gosto do gênero, mas não costumo ler com tanta frequência como gostaria. O que falar sobre o Olav? Sinceramente me decepcionei com sua carência excessiva, ainda mais para um matador de aluguel, isso com certeza me irritaria também durante a leitura. Espero que a sua próxima experiencia com o autor seja melhor.
    Bjim!

    Tammy
    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Olha já tem um tempo que não leio nada desse gênero
    mas estou precisando, porque quero poder ler outras coisas sabe?
    Eu tenho um livro da Lisa Gardner que é o SANGUE NA NEVE, mas ainda não li
    e dizem que ele é ótimo. Mas esse ai eu não tinha visto ainda. Me parece ser bom, mas pela maneira como tu abordou sua opinião o livro não é do tipo UAU sabe? Sei lá se eu leria também por agora, porque estou entrando na parte de FANTASIA e DISTOPIA, mas quem sabe eu venha pegar algum assim esse ano ainda. Vamos ver =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/reflexao-parte-2.html

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei a história do livro bem louca. O cara parece ser um bom moço, mas só arruma trabalho de vilão kkkkkkk.
    Agora imagina se apaixonar pela mulher do chefe e ter que matá-la? Loucura total.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. A primeira paravra que veio na minha cabeça quando iniciei a leitura da sua resenha foi VIXE kkkkkkk mentalmente eu continuei: Ela se sente envergonhada por esse ser o primeiro livro do Jo Nesbø que ela lê e eu me sinto mais envergonhada ainda por nunca ter ouvido falar nesse nome antes :(
    Mas agora eu já sei kkkkk.
    Bom! o enredo é bem frio né? tipo o cara é doidão kkkk nunca li um livro assim, mas confesso que tenho curiosidade sim, mas agora não vou ler por causa do baby que está aqui sentindo o que eu sinto kkkkk
    Mas amei a resenha mesmo curtinha está bem completa

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Nunca li nada do autor e não tinha ouvido falar do livro.
    Não leria o livro pois não gosto do gênero policial. E achei estranho o assassino ter pena das pessoas. Para mim eles não podem ter dó.
    Mas vai saber...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem? Eu entendo a sua praticamente decepção com o livro, afinal quando uma história é boa, ninguém quer que acabae, eu amei o livro, com certeza vou ler, pena não ter tido a oportunidade de conhecê-lo antes de fazer minha meta de leituras 2016, mas tudo bem, eu leio mesmo assim :D
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não conhecia o livro e o autor, ok, podem gritar:vergonha! Achei muito legal sua resenha e gostei dos pontos de vistas apresentados. Realmente, é um bobo apaixonada, como ele se envolve com a mulher do mafioso? Loucura né! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!
    Confesso que não sou leitora assídua do gênero, na verdade posso contar nos dedos os livros que li. Mas conheço pessoas com gostos bem similares aos meus que adoraram seus livros, por isso tenho uma certa curiosidade principalmente com Boneco de Neve.

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu sempre quis ler algo desse autor tão bem falado, eu adoro livros de suspense policial, essa capa tinha me chamado muito atenção,ela e o titulo me lembraram uma obra de suspense das Lisa Gardner (ótima do gênero por sinal).
    Mas pela su opinião acho que não é bom conhecer o autor exatamente por essa obra, então fico no aguardo de novas resenhas dele por aqui.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia que esse livro era bem curto. Porque a história parece ser muito boa. Que pena que os personagens foram tão sem graça. E isso não fez a história ser tão interessante. Mas mesmo assim acho que vou dar uma chance para esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada em livros de suspense/policiais, mas nunca li nada do autor rsrs, mas tenho muita vontade. Mas vou seguir a sua dica e não começar por esse livro, vou procurar os outros e ver se a premissa me agrada.

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa,
    Eu gosto bastante do Jo Nesbo como autor, a série Hally Holle que contém boneco de neve, o Leopardo, Nemesis, estrela do diabo, entre outros porque são 12, e infelizmente nem todos lançados aqui é muito boa. São realmente thrillers de tirar o fôlego. Talvez nesse livro ele tenha amolecido um pouco,rs. Mas essa premissa de homem criminoso/mau se apaixonar por sua vítima e/ou alguém relacionado a ela tá muito em "moda" lá fora e começa a chegar aqui, é o que tem se chamado de romance dark.( dark romance) E as pessoas (eu inclusive) tem gostado muito.
    Não se espante se começarem a brotar livros do gênero no Brasil,rs.
    Pelo menos, se chegarem você já sabe que não gosta.
    Dê mais uma chance ao Nesbo, você não se arrependerá.
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Andressa, tudo bem?

    Não li nada do autor, mas assim como você, são tantos autores bons do gênero que as vezes não dá para ler tudo. Bom, a sinopse é bem atraente, e teria tudo para ser um ótimo livro, mas parece que eu o autor não soube realmente desenvolver. E realmente, o jeito do Olav não combina muito com a sua função... mas que bom que o final foi surpreendente, e o importante não é desistir de um autor porque a primeira experiência não foi boa.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  22. Olá Andressa!
    Li uma resenha sobre sangue na neve e gostei muito da última vez, cheguei a marcá-lo pra ler esse ano. Você me deu uma outra visão sobre o livro, principalmente por causa do assassino. Não sabia que ele era meio bobo de amores, sei o quanto isso frusta. Quando li Dragão Vermelho, o assassino se apaixonou por uma moça cega, e isso super sensibilizou ele. Achei meio sem noção, por sem fictício, não tinha que ter essa coisa feliz. Enfim, o livro continua me agradando, espero que suas próximas leituras do autor sejam mais agradáveis!
    bjss

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu nem conhecia esse escritor. É uma pena quando a história não é bem desenvolvida e que não nos surpreende. Adorei a sua resenha. Não sei se leria o livro, mas quem sabe mais pra frente mude de ideia.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Dessa! Adoro suas resenhas, sempre dizem o que tem pra dizer sem enrolação. Bom, eu nunca li nenhum Policial e estou participando de um desafio que vou precisar ler, acho que lerei esse, apesar de que vc disse que se decepcionou, eu achei interessante o enredo.

    ResponderExcluir