sábado, 16 de janeiro de 2016

[Resenha] Os Molambolengos

|
Autora: Evangeline Lilly
Páginas: 48
Editora: Aleph
Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.



Os Molambolengos é o primeiro livro voltado para o público infantil que a editora Aleph lançou, e foi escrito por Evangeline Lilly, muito conhecida por seus papéis em Lost e O Hobbit, sendo essa obra sua estreia no mundo da literatura. Eu amo histórias infantis, mas o que mais me encantou foi ler um conto diferente dos que eu estou acostumada.  A autora deu um toque totalmente sombrio ao enredo, mostrando que as crianças não precisam sempre ler aquelas histórias felizes e coloridas.


Através de Selma, uma garotinha mimada e mandona, percebemos que nossos atos têm consequências. Sabe o ditado de que a curiosidade matou o gato? Ele pode se aplicar perfeitamente no caso de Selma, que entrou em uma carroça para ver o que tinha lá dentro, e acabou se dando mal. Lá dentro ela conhece os Molambolengos, marionetes com características e personalidades peculiares, que irão dar medo em qualquer um.

Era uma vez uma esperta e amável garota
Que se perdeu em um parque de diversão.
Ela se arriscou a entrar
Na carroça sem pensar.
Quer saber qual foi a sensação?

O desenvolvimento da história é bem rápido, já que é um livro infantil, mas mesmo assim consegue passar bem sua mensagem. A linguagem apesar de se apresentar em rimas, é de fácil entendimento para as crianças. Foi uma leitura rápida, criativa e arrepiante. Eu é que não iria querer chegar perto daquelas marionetes.

  

O livro possui diversas ilustrações para apresentar os personagens e as cenas. O ilustrador utilizou cores bem escuras para mostrar que o enredo não tem nada de divertido. Os Molambolengos possui um tamanho maior do que os livros comuns, e a capa é dura. Eu achei a edição inteira muito linda, e estou curiosa para conferir os próximos livros.


Uma obra indicada para pessoas de qualquer idade, é impossível não entrar nesse parque de diversão e não imaginar além do que está ilustrado. Claro que para os adultos não vai dar medo, mas para as crianças é uma boa história arrepiante e com uma lição de moral. Vale a pena a leitura!


13 comentários:

  1. Olá,
    Eu não conhecia o livro mas pelo título e capa, eu já esperava que tivesse um toque de terror. Gostei muito da resenha mas não é algo que eu daria para o meu filho ler, por mais que tenha um mensagem e tal. Se eu não gosto do gênero, porque eu iria querer que meu filho goste também? kk mas sou à favor da liberdade de escolha e quando ele tiver idade suficiente para escolher as próprias histórias, ele que decida o que vai querer ler, enquanto eu estiver fazendo isso, sem chance kkk

    ResponderExcluir
  2. Estou invejando vc horrores. Eu vi esse livro e fiquei louca querendo. Essa capa, essas ilustrações, tudo tão bem cuidado.
    As riminhas são uma fofura à parte. Mas deu até um medinho sim do que vai acontecer à Selma por meter o bedelho onde não deve.

    ResponderExcluir
  3. Estou invejando vc horrores. Eu vi esse livro e fiquei louca querendo. Essa capa, essas ilustrações, tudo tão bem cuidado.
    As riminhas são uma fofura à parte. Mas deu até um medinho sim do que vai acontecer à Selma por meter o bedelho onde não deve.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conhecia essa história e caramba, achei ela linda! Eu sempre fui muito medrosa, mas adoraria contar essa história para minha irmã e claro ler ela também. Gostei muito dos traços do desenho, bem sombrio e muito bonito. A Editora Aleph está de parabéns!
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Eu não conhecia o livro, mas já estou encantada. Ano passado comecei a investir em livros infantis e eu nem sabia que já tinha um baby na minha barriga kkkkkk então acho que essa é uma boa dica, mas talvez para quando ele estiver maior, pois realmente foi dado um belo de um toque sombrio na história.
    Amei as ilustrações e a premissa.
    Amei a dica e a resenha

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa, não leria para minha filha, só depois de uma certa idade. Ela tem medo da vinheta do Telecine Fun, imagina dessas gravuras rsrsrs Mas, eu leria com todo prazer! Parece ser bem interessante mesmo! E essas gravuras, fiquei maravilhada com ela! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Amiga olha eu achei a estória interessante, principalmente a menina ser curiosa e ainda se dar mal com essas marionetes ai rs...Olha eu não sei se leria para os meus sobrinhos, acho que eles ficariam com medo e até eu viu? hahahaahah
    Mas eu achei que as ilustrações estão muito bem feitas.

    Tipo, o único livro que li assim foi aquele Fantasma de Anya e já me deu pavor no começo sabe? Receio? Mas depois consegui ler ele todo. Agora estou tentando vender hahahaah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/carnaval-de-livros-ler-editorial.html

    ResponderExcluir
  8. Nossa que diagramação linda desse livro. Gostei bastante tbm da capa. Não tenho medo, mas acho que os desenhos podem assustar uma criança pequena, ainda mais que elas tem o habito de se impressionar por qualquer coisa. Nunca li nenhum livro desse tipo. Acho que também não leria, pois não sou muito fã desse gênero. Mas gostei muito da capa dele mesmo, me chamou muita atenção.

    bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu já achei a capa um luxo, mas que ilustrações maravilhosas no miolo do livro, quando eu era pequena não queria de jeito nenhum me deparar com histórias mais creepy, mas com certeza eu iria querer esse livro hoje e acho importante ter histórias do tipo para crianças que gostam. E é bem legal ver que é escrito por uma atriz famosa!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, que livro mais lindo! Fiquei encantada com a trama e com as ilustrações, me deixou de queixo caído! Ótima resenha e com toda certeza já entrou para a minha lista!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    As ilustrações desse livro são maravilhosas. Não sei se leria para a minha afilhada neste momento. Ela ainda é pequenininha, então acho que rolaria aquele medo. Mas, pessoalmente, achei a trama da estória bem legal, parece ser gostosa de ler. Em um momento mais relaxado meu, lerei para mim mesma.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Não tem como questionar não é, Aleph é simplesmente A EDITORA se tratando no quesito trabalho gráfico. Achei a edição completamente primorosa. As ilustrações estão lindas e a premissa é muito boa.
    Gosto muito de livros infantis, acho que eles tem sempre muito a nos ensinar com sua sutileza impar.
    bjs
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem?
    Adorei o jeito que esse livro se apresenta bem diferente das formas tradicionais de livros infantis. Eu adorei o toque Sombrio dele com certeza não precisa ser criança pra deixar se encantar por ilustrações tão bem feitas, minha mãe sempre dizia que a curiosidade matou o gato, acho que é uma ótima maneira de mostrar para as crianças que nem sempre ser curioso é uma coisa boa.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    Giu

    ResponderExcluir