quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

[Resenha] Vivian contra o apocalipse

|
Autora: Katie Coyle
Páginas: 288
Editora: Agir Now
Série: Vivian Apple, 1
Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja faz tempo demais, e ela está ansiosa para que voltem ao normal. O problema é que, quando Vivian chega em casa no dia seguinte ao suposto Arrebatamento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto…
Vivian está determinada a seguir vivendo normalmente, mas quando começa a suspeitar que seus pais ainda podem estar vivos, ela percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre o verdadeiro paradeiros dos seguidores da Igreja (ou é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos. Mas, depois de atravessar quilômetros de eventos climáticos bizarros, gangues de Crentes vingativos e um estranho grupo de adolescentes auto-intitulados os “Novos Órfãos”, Viv logo vai perceber que o Arrebatamento foi só o começo.


Vivian contra o apocalipse é o primeiro lançamento da Agir Now, e acredito que eles não poderiam ter começado de melhor forma ao publicar uma obra distópica e apocalíptica incrível como essa. Além de tudo isso, a trama é voltada para os jovens, sendo assim, considerada também um YA (young adult), o que tornou essa mistura ainda mais empolgante. Eu realmente gostei do enredo, achei diferente de tudo o que eu já li destes gêneros, mas ao mesmo tempo senti falta de um pouco mais de ação. Porém, tudo que foi descrito me agradou e me fez querer ler imediatamente a continuação, Vivian contra a América, que lança ainda esse mês.

Vivian Apple não acredita no Arrebatamento, seus pais tentaram fazê-la virar Crente, mas simplesmente não rolou. Para ela tudo não passa de uma bobagem religiosa que Beaton Frick está tentando impor às pessoas. Porém, quando finalmente o dia chega, ela percebe que era tudo verdade. Seus pais sumiram, e dois buracos no teto são a prova disso. Outras milhares de pessoas também sumiram. Alguns Crentes são deixados para trás, e com isso, o caos se instala. As ruas são perigosas, pois está todo mundo desesperado, até mesmo os Descrentes.

Para piorar, em uma das passagens do Livro de Frick, ele informa que haverá um segundo Arrebatamento, o que faz várias pessoas virarem Crentes, e intolerantes. Só é permitido seguir as regras do livro para poder ser salvo. Pessoas estão matando outras por serem fora do padrão. O Apocalipse que também foi previsto está chegando. Mas, o que Vivian quer não é se esconder até tudo passar, ela quer descobrir o que realmente aconteceu com seus pais.

Não acredito em ódio. Não acredito em dinheiro. Não acredito em Deus. Não acredito que seja tarde demais.

Vivian é uma personagem que no início se mostrou meio boba e certinha demais, mas que depois amadurece e toma suas próprias decisões. A admirei por ter esta vontade de saber o que está acontecendo de verdade, confesso que se fosse eu, teria realmente ficado dentro de casa bem quietinha. Ela e sua melhor amiga, Harp, me surpreenderam bastante por ter tanta coragem de enfrentar um mundo caótico e preconceituoso. A autora nos mostra bastante sobre intolerância religiosa em um apocalipse, mas sabemos que é algo que acontece fora do livro também.

Muitas cenas me deram nojo ao ver tantas pessoas fanáticas fazendo coisas horríveis por um Deus que certamente não aprovaria nada daquilo. É uma verdadeira histeria coletiva. E eu gostei desse pano de fundo que a autora criou, como eu disse, nunca tinha lido nada do tipo. E como fã de distopias, foi bom ver uma história tão diferente assim. Vivian contra o apocalipse também nos mostra sobre amizade e companheirismo. Vivian é uma personagem de 17 anos, então no meio disso tudo, vemos inseguranças e medos dessa idade, além de paqueras. Claro, estamos no meio de um apocalipse, por que não paquerar? Ainda bem que a autora deixou isso em segundo plano, e fez algo bem leve.

O desenvolvimento final me deixou impressionada, mesmo já esperando algo do tipo. Sabe quando algo é previsível e você espera que seja diferente, mas quando não se mostra diferente, você gosta mesmo assim do que foi mostrado? Realmente curti o rumo que a autora deu ao enredo, e creio que foi o que deixou um bom gancho para o próximo livro. A leitura foi fluída, pois além de a narrativa ser empolgante e bem escrita, o tamanho da fonte ajudou bastante para ler. A editora está de parabéns pela edição. A capa é linda, e é a original ♥ , e eu não encontrei muitos erros. Recomendo a obra!

30 comentários:

  1. Olá.
    Nossa sempre li resenhas horríveis desse livro, falando que ele é chatíssimo, até fiquei com medo, mas por sua resenha até que tem coisas bem interessantes na trama, mas ainda tenho medo de ler, não sou muito fã de YA e a falta de ação como você disse ainda pesa um pouco negativamente.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Que bacana começar com lançamento que agrade ao leitor! :) Eu confesso que cada vez mais venho me interessando pelos títulos da Agir Now. E entendo bem esse sentimento de gostar de um livro mesmo sabendo que o final será previsível! Dica anotada :)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  3. Nossa até que por se tratar de um lançamento parece ser uma história bem bacana. Parabéns pelo blog é uma gracinha!!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu aqui de novo, me redimindo pelo comentário anterior rsrsr, afinal pra um livro tão bom quanto esse não basta dizer se tratar de uma história bem bacana apenas.
      Embora, eu demore a pegar um livro com o cunho religoso pra ler, acredito que esse com certeza leria, não só pelo fato de ver o comportamento dos personagens perante ao apocalipse, mas pra refletir um pouco sobre o que é a fé e o fanatismo.
      Se formos analisar friamente, infelizmente existem muito que se dizem crentes e fingem seguir o que a igreja diz que é viável seguir, mas será que de fato estão corretos em seus atos?!

      Um livro que amo de paixão é "A viagem de Theo" não me recordo a autora agora, mas aborda as várias religiões existentes, e nos faz refletir quanto àquilo que pra um país é sagrado e pra outro é fonte de alimentação.

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi Dessa :D
    Olha logo de cara, não vou menti que dei uma desanimada quando vi a palavra "arrebatamento", desculpa, mas foi, hauhauha, mas depois que continuei a ler a resenha, percebi que o cenário distópico não é um mero disfarce pra uma obra gospel, né? Fiquei curiosa pela surpresa do final que você mencionou.
    Olha, antes da tua resenha eu não leria o livro, agora eu posso dizer que eu leria sim e cheia de vontade.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bastante interessada. Ao contrário da Kris, qdo eu vi a palavra Arrebatamento me interessei, pois me pareceu uma boa crítica ao fanatismo religioso. Acho que vou curtir muito essa leitura. Vou procurar por esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante interessada. Ao contrário da Kris, qdo eu vi a palavra Arrebatamento me interessei, pois me pareceu uma boa crítica ao fanatismo religioso. Acho que vou curtir muito essa leitura. Vou procurar por esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu já conhecia esse livro e mesmo achando a história curiosa eu não consigo me interessar por ele. Sua resenha está boa, dá pra ver bem suas impressões sobre a obra mas ainda assim não é algo que eu leria agora, pelo menos não agora, mas não descarto uma futura leitura

    ResponderExcluir
  8. Eu costumo gostar bastante de livros que tratam mais aprofundadamente temas como amizade, fé, companheiros, amor... A ideia de ter o dia do arrebatamento como pano de fundo até chegou a despertar o meu interesse, mas assumo ter problemas com o conceito "Malhação" de ser - adolescentes agindo como se adultos fossem e "salvando o mundo" sozinhos. Fulano foi sequestrado? Nada de chamar a polícia, eu desvendarei tudo e os salvarei...

    Síndrome de super herói não é comigo.

    ResponderExcluir
  9. Ola lindona com certeza vou me irritar com esse fanatismo, já passei uma situação de fanatismo e só esse tema me irrita menina, mesmo com a protagonista tendo um crescimento durante a trama o que adoro, dessa vez vou deixar passar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Eu adorei esse lançamento da Agir. As resenhas sobre esse livro sempre me deixa intrigado e curioso. Sou fã de livro que aborda esse tipo de coisas e parece que a autora escreveu super bem a história.
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Eu amei este livro. A história parece que é feita de religião mas na verdade é algo muito diferente disso. E já tem a obra Vivian contra a America publicada lá fora, mas não sei se eles vão publicar por aqui. O legal é que a real intenção da autora foi alcançada e as pessoas estão mesmo fadadas ao que acontece no livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Olha amiga normalmente gosto de livros assim que nos passam mensagens de fé e principalmente sobre outros assuntos, mas esse sinceramente não me interessou. É um livro que provavelmente é meio forte pra mim. Eu não leria. Mas espero que outros dos seus leitores gostem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão de fé e tal é apenas como pano de fundo, Sil. Na verdade a obra é uma distopia, para você que está entrando no gênero acho que é uma boa pedida.

      Excluir
  13. Oláa
    Não conhecia o livro e como gosto desse gênero de distopia sei que vou gostar bastante..,achei a premissa do livro bem interessante mesmo..essa questão de os pais dela desaparecerem do ano e tal me lembra mt uma serie do James Patterson Bruxos e Bruxas (mas só nessa parte =P)e confesso que fiquei curiosa com o desaparecimento deles e desses 2 buracos no teto =P..livrinho já incluindo na minha lista mas vou esperar sair o próximo pra ler td junto...são quantos livros no total?

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/titulo-fragmentados-autor-neal.html

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu comprei este livro ano passado e ainda não li. Mas o enredo me agrada muito. E agora lendo sua resenha e sabendo um pouco mais da história, fiquei com vontade de adiantar a leitura. Goste muito da resenha e espero curtir também a leitura.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    A temática é realmente interessante, ainda não tinha visto nada parecido com os diversos livros distopicos que já li. Fiquei bem curiosa para saber o que a Vivian encontra ao longo da sua caminhada por informações dos pais. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de distopias, mas peguei uma certa birra com essa atuais. Sempre são jovens nessa faixa etária, trilogias, romance e por aí vai. Acho que são todos muito parecidos. Outra coisa que me incomodou foi essa pegada meio religiosa. Nada contra, até leio alguns livros assim, mas esse de fato não me chamou a atenção. Valeu pela dica, mas esse eu vou passar ;).

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Fiquei bastante curiosa com Vivian contra o Apocalipse, porque adoro livros desse gênero e esse me fisgou. Amei a capa e a sinopse. Pela sua resenha, eu tenho certeza que iria amar o livro e fiquei aina mais curiosa. Fiquei querendo saber o que esse crentes faziam, para você dizer que era inaceitável.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, eu sempre tive vontade de ler esse livro mas nunca tive oportunidade, espero conseguir lê-lo esse ano e ver se realmente vou gostar dele. Mas confesso que sua resenha me cativou a ir atrás o quanto antes, parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu estou bem interessado nesse livro desde o seu lançamento, simplesmente amei a premissa do livro e todas as resenhas que vejo sobre esse livro são positiva e minha vontade de ler se aguça cada vez mais e mais, gostei da resenha.

    Beijos,
    Felipe Alves - Um sujeito qualquer

    ResponderExcluir
  20. Eu peguei para ler esse livro mas fiquei bem desanimada no seu início e não fui muito para frente.
    É bom deparar com uma resenha positiva, é bom ver que o romance ficou em segundo plano e a história tem mais a mostrar do que a Vivian em procura de seus pais e espero que os fanáticos da história não me incomodem tanto na leitura, pois dá vontade de dar uns tapas nos fanáticos da "vida real" :P

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. O que mais me chamou a atenção no livro é o fato de ele trazer à tona a discussão da intolerância, que é algo bem presente na nossa sociedade. Esse nojo que você sentiu ao se deparar com o fanatismo religioso do livro, é o mesmo que sentimos se pararmos para pensar que essas coisas acontecem, de fato, no mundo em que vivemos. Que bom que você gostou do final, mesmo não surpreendendo.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu vi algumas resenhas negativas sobre esse livro e acabei me desanimando demais com ele. E ainda não consegui me animar novamente. Sinto que esse é um livro que começaria a ler, mas me irritaria com alguns pontos e poderia abandonar. Por isso, vou tentar lê-lo em e-book e ver o que acho antes de comprar a versão física. Não é algo que farei no momento, mas mais para frente com certeza porque quero tirar minhas conclusões sobre a obra.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  23. Ei andressa!
    Sou nada fã de distopias, mas esse livro parece ser diferente do outros. Eu curto muito quando as realidades vêm a tona e excessos religiosos tem suas máscaras no chão. Parece ser muito bom!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Primeira resenha que leio desse livro e gostei da premissa,amo distopia e acredito que por essa ser um pouco diferente do que estamos acostumados muita gente estranha,eu tenho esse livro,mas ainda não li,pretendo ler em breve.

    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Decidi que em 2016 lerei mais ebooks, então, quando achei o livro de graça na loja kindle não perdi tempo em colocar ele no dispositivo.
    Saber mais sobre a história atraves da sua resenha me fez ficar ainda mais empolgada e querendo começar logo a leitura. Com tanta coisa má que a gente encontra na literatura é chocante ver que nessa lista estão pessoas comuns, mas fanaticas que fazem coisas horriveis em nome de Deus...
    Gostei dos comentários que você fez sobre a Vivian e acho que vou curtir ela!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oiie,

    Gosto de ler livros de cunho religioso, que passa mensagem de fé, mas esse não me interessou, pelo fato também de ser uma distopia e apocalíptica, eu não sou chegada nesse estilo literário, e admiro que goste e consiga ler.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  27. Oie,
    Quando comecei a ler a resenha achei que o livro era uma mistura de the leftovers com o Senhor das Moscas, mas ao que parece tem um cunho reliosos maior que dessas obras.
    Eu sou fã de distopia e por ser fã dessas obras, provavelmente iria gostar dessa.
    Vou anotar a sugestão,
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, puxa eu ja tinha ouvido alguns booktubers falarem deste livro e super me interessei, acabei pegando ele na Amazon em e-book.
    Gostei muito da sua resenha e vou tentar ler ele ainda nas minhas férias , porque estou com vontade de ler alvo diferente do que leio. Acho uma boa pedida.
    Adorei ;)
    Beijos

    ResponderExcluir