quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

[Resenha] Sereia de vidro

|
Autor: Marcelo Antinori
Páginas: 72
Editora: Bússola
Coleção: Sereia de vidro, 1
Um escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece.Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo.
Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. Sereia de Vidro é o primeiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito com maestria por Marcelo Antinori. Sereia de Vidro é o título escolhido para lançar os novos selos da editora Bússola nos formatos impresso e digital.


Quando recebi Sereia de vidro fiquei bastante surpresa com seu tamanho. O livro é em versão pocket, e além de tudo, tem apenas 72 páginas. Confesso que por saber que tipo de história encontrar, não achei que em tão poucas páginas o autor conseguiria me envolver em sua narrativa. Porém, ele conseguiu! A trama tem um clima de suspense policial, apesar do personagem principal ser apenas um escritor, e por adorar esse gênero, fiquei aliviada que a obra superou minhas expectativas. Infelizmente, o livro tem um defeito: realmente ser curto demais, porque como eu queria que tivesse mais história. O Marcelo consegue prender o leitor, e criou personagens bem enigmáticos e com personalidades marcantes.

A trama é narrada em primeira pessoa por um escritor frustado que busca auxílio com uma freira que lê sua sorte jogando cartas de Tarô, nelas a freira vê que ele terá muitos desafios pela frente, sua vida monótona está prestes a mudar. Tudo começa com o surgimento de uma misteriosa mulher, através dela um mundo de corrupções, segredos sexuais e tráfico são expostos, e apenas esse professor poderá dar um jeito em tudo, segundo as cartas. Várias coisas vão se conectando, e assim somos levados por uma história envolvente e rápida de acompanhar.

Ela me calou rapidamente com um beijo e comentou: - Esse é o segredo que ela esconde e não temos por que contá-lo a ninguém.

Como o livro tem apenas 72 páginas não vou contar muito sobre o enredo para não estragar a leitura de vocês. O autor colocou em sua narrativa temas bastante polêmicos e surpreendentes. Mesmo sendo uma leitura rápida, e os personagens não tendo grande desenvolvimento, é impossível não se afeiçoar a eles. Até mesmo os coadjuvantes são intensos e carismáticos.

A história teria muito mais a ser explorada, no entanto, o propósito do autor era criar uma trama dinâmica e rápida de ler, e vendo por este lado, ele realmente conseguiu isso. Sereia de vidro pode ser lido em algumas horas, mas já aviso que o gostinho de "quero mais" vai continuar por dias. Recomendo!

24 comentários:

  1. Oi, livro policial não é muito o meu estilo. Mas gostei bastante da sua resenha, o jeito que você escreve e você parece ter se divertido bastante com o livro :)

    Abraços, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não gosto tanto de livros policiais. Sua resenha esta clara, de modo que podemos entender bem, gostei!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Livro curto né? Poderia ser taxado até como conto.
    Acredito que para um livro pequeno a história acaba ficando mais resumida, mas acho que mesmo assim o livro parece ser bom.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. OIeee
    Eu acharia que é um conto, mas tudo bem rs
    Então, achei super interessante, nunca li nada com esse tema e fiquei com a maior vontade de ler esse livro, ainda mais por você ter falado tão bem dele.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bom?

    Nossa, adorei a premissa desse livro! Morro de vontade de jogar esses tarôs, haha. É horrível quando a gente pega uma história tão boa e ela acaba </3. Entendo demais seu sentimento!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Quando eu vi o título pensei que fosse uma história de sereias hahah. Mas parece ser bem mais que isso uma trama policial e olha que eu estou me apaixonando por esse tema hahaha. Bom assim que eu tiver uma oportunidade com certeza irei ler o livro.

    Bjs
    Mayla

    http://lendocomamay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amo livros policiais <3
    preciso nem dizer do que eu achei dessa maravilhosa resenha, livro anotadíssimo.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo VIana

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa!
    Nossa, só 72 páginas e o autor consegue encolver a gente nesse clima de suspense? GENTE, preciso desse livro!! Que bom que ele conseguiu colocar temas polêmicos e ainda assim escrever uma coisa sucinta, fiquei bem curiosa para conhecer o livro!!
    Beijos!!


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa,
    Se eu escrevesse um livro teria só isso de página também hahhaah, mas ao contrário do autor que soube aproveitar bem as poucas linhas, eu simplesmente não história para rechear a ideia.
    Fiquei curiosa com essa tal polêmica, já que adoro uma :D
    E o suspense?? Puxa se em poucas páginas ele conseguiu criar uma história tão boa imagina em mais...

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, eu adoro esses livros policiais e confesso que esse chamou muito minha atenção. O livro parece ter uma trama muito boa e já estou querendo ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Estou com Seria de Vidro aqui em casa, já li e gostei bastante, também não imagina que em tão poucas páginas, em uma versão pocket, o livro me ganharia, já recebi a segunda edição da coleção e estou muito curioso para conferir.

    Beijos!

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adorooo romance policial e fiquei bem curiosa para saber mais sobre esses temas polêmicos. No caso, sobre a forma que o autor os aborda na história.
    Quero só ver como ele colocou tudo isso em só 72 págs. kkk
    Beijos!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa!
    Adorei esse livro! O personagem foi ler tarô no convento, é isso mesmo? rsrs
    Eu acho que o autor teve muito talento em conseguir desenvolver uma boa história com apenas 72 páginas, não é fácil fazer isso, principalmente em um romance policial.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  14. Já vi várias resenhas elogiando esse livro, e fico até curiosa para conferir vendo que em apenas 72 páginas o autor conseguiu trabalhar tão bem o conteúdo, com personagens a quem conseguimos nos afeiçoar, inclusive. Isso é muito importante pra mim. Fiquei curiosa para saber mais sobre os temas polêmicos trabalhados na trama.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Mesmo sendo um livro pequeno me arriscaria ler, pois ultimamente estou curtindo muito livro policial. VI que algumas meninas colocaram que poderia ser conto, mas não me pareceu não, o que acha?

    Beijos

    Viviana
    Blog Mães Perfeitas e Imperfeitas

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Já li poucos livros policial, mas posso arriscar nesse. A capa não chama muito a minha atenção, mas o enrendo apresentado na sua resenha, me deixou curioso. Vou pesquisar mais sobre o livro e qualquer coisa compartilho a minha opinião com você!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    UAU! Quero ler só por saber que o autor conseguiu construir um bom enredo com apenas 72 páginas! E por curti policiais também!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Estou em dúvida se leria ou não esse livro. Gosto de histórias policiais, mas essa não me atraiu muito.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem?
    Super em dúvida sobre se leria ou não o livro, não faz muito meu estilo, mesmo sua resenha sendo bem desenvolvida, ainda assim não me atraiu.
    Beijos, Maisa.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Achei a sinopse muito legal, e fiquei sem saber o que poderia ser a Sereia de Vidro, já que não iria imaginar que o livro se tratava desses temas só pelo nome. O livro pode ser pequeno, bemm pequeno na verdade, mas às vezes acho que enrolação demais pode prejudicar a história, e, pelo que vi, irá ser uma coleção. O que faz com que o livro não seja tãoo pequeno assim :D
    Eu gosto da criatividade e imaginação dos autores, pois, seguindo a linha de um escritor com bloqueio ele consegue fazer uma trama de suspense e de até crime organizado. bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. É realmente muito bom quando um livro supera nossas expectativas. Mesmo sendo um livro pocket e de poucas páginas eles podem sim nos surpreender.
    Gostei da sua resenha, entendo ter sido curta, senão soltaria spoiler. Fiquei com aquela curiosidade em ler. Irei procurar para comprar.
    Beijos,
    Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Andressa e também obrigado a equipe do blog e a todas e todos que comentaram. A ideia é a de fazer literatura de qualidade em um formato simples. Nada de encheção de linguiça - não temos tempo para isso! Sei que muitos questionam o gênero policial. Eu também. Acho sem graça aquelas historias onde tudo gira em torno da descoberta do criminoso. Por outro lado, utilizo o misterio para manter a atenção do leitor, mas no meio da historia, procuro colocar todas estas coisas que a gente enxerga pela janela do ônibus. Não vivemos em uma sociedade perfeita (mas as imperfeições também tem seu encanto). A segunda historia já foi publicada e a terceira será lançada em Março. Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa!
    É tão bom quando o livro acaba por nos surpreender de forma positiva, né? Já aconteceu comigo algumas vezes e a sensação foi tão boa!!! :)
    Pelo título eu estava esperando um livro de fantasia. hahahaha Quando comecei a ler sua resenha e vi que ele tinha uma pegada mais de romance policial fiquei empolgada. Eu simplesmente amo suspense, mistério, tentar descobrir o que está por trás de cada fato... e o fato dele ser pequeno é ainda melhor por que nos permite uma leitura mais rápida e sem as enrolações que muitos autores usam para render mais história.
    Foi pra lista dos desejados.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  24. Uma boa história não precisa de muitas páginas para acontecer, e pela sua resenha me pareceu que o autor conseguiu seu objetivo. Eu prefiro histórias maiores onde os personagens são mais explorados. Achei a premissa bem interessante, mas tenho a sensação de que irei ficar esperando por mais e ficar com o gostinho de que faltou muita coisa. Leria se tivesse a oportunidade, mas no momento não é um livro que entrou na minha lista...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir