quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

[Resenha] Hellraiser

|
Autor: Clive Barker
Páginas: 160
Editora: DarkSide
Escrito em 1986, Hellraiser – Renascido do Inferno apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema.
Clive Barker escreveu o romance Hellraiser – Renascido do Inferno (The Hellbound Heart, no original) já com a intenção de adaptá-lo ao cinema. O cultuado filme de 1987 seria sua estreia na direção, e ele usou o livro para mostrar todo seu talento como contador de histórias a possíveis financiadores. Nas palavras do próprio Barker: “A única maneira foi escrever o romance com a intenção específica de filmá-lo. Foi a primeira e única vez que fiz assim, e deu resultado”.
De leitura rápida e devastadora, Hellraiser – Renascido do Inferno conta a história de um homem obcecado por prazeres pouco convencionais que é tragado para o inferno. Inspirado nas afinidades peculiares do autor, o sadomasoquismo é um tema constante em sua arte.

Quando Hellraiser chegou na minha caixa postal confesso que não havia me interessado muito em ler. Nunca assisti o filme inspirado na obra, e muito menos conhecia o famoso personagem - não, eu juro que não moro em uma caverna. -, então realmente não tinha me empolgado pela leitura. No entanto, após ler algumas resenhas não me aguentei de curiosidade e resolvi ler a obra. Eu adoro livros de terror, mas confesso que nunca tinha lido um tão repugnante e chocante. Eu amei! É muito fácil imaginar todas as cenas e detalhes descritos, o que só tornou a experiência ainda melhor.

Por não conhecer direito a história no início fiquei um pouco confusa com o que estava acontecendo, mas logo fui entendendo o enredo todo, e o que eu li só pode ser descrito como genial e assustador. Clive conseguiu criar uma obra prima do terror. Não me assustei muito, mas é impossível não sentir angústia com todo o contexto. 


A narrativa inicia com Frank tentando resolver um artefato misterioso: a caixa de Lemarchand. Segundo um conhecido seu, após desvendar o quebra cabeça, e abrir a caixa, ele seria presenteado com prazer ilimitado. No entanto, ao encontrar os Cenobitas, seres de outro plano, as coisas saem do controle. Eles não sabem diferenciar prazer de tortura, e a vida de Frank acaba mudando drasticamente. É então que pulamos para a segunda parte onde mostra Rory, irmão de Frank, e Julia, sua esposa. Os dois pretendem morar na casa, depois de Frank passar anos sem entrar em contato. É lá que tudo começa a mudar e se tornar arrepiante.

Julia um dia escuta barulhos vindo de um dos quartos e resolve verificar o que pode ser. Nesse quarto mora Frank, ou o que um dia foi ele, pois seu corpo é praticamente inexistente, mutilado e sem vida. Ele precisa da ajuda de Julia para conseguir fazer sua alma voltar a ter um corpo físico, e ela não pensa duas vezes em ajudar o homem por quem acabou se apaixonando antigamente. Só o que ela precisa fazer é fornecer sangue para ele. É então que o terror começa novamente.

Que punição poderia ser pior do que o pensamento de sofrer sem a esperança de se libertar?

Hellraiser foi uma leitura eletrizante, a obra tem apenas 160 páginas, mas parece que tem muito mais. A história é incrível, apesar de tanto terror, sangue e assassinatos. O autor não fez personagens para nos apegarmos, eles são pouco explorados, e acho que esse foi o propósito, tornar a trama dinâmica. Os fãs do filme, e de terror, vão vivenciar algo extremamente empolgante, mas é preciso ter estômago forte, pois as cenas de sexo e morte são bem detalhadas, além do estado em que Frank se encontra ser muito fácil de visualizar por tudo o que é descrito.

A edição que a DarkSide fez para este clássico está incrível! Além de ser capa dura, ela imita couro e com os intrincados da caixa de Lemarchand. Os detalhes são em dourado e só posso dizer que está um luxo. A editora está de parabéns pelo trabalho e cuidado. Leitura recomendada.

29 comentários:

  1. Amiga olha eu até que gostei da sua resenha e tudo, mas esse livro não faz muito o gênero que eu gosto não viu? Ainda mais se tratando de um livro meio assim que dá medo...Seilá, eu sou hiper medrosa e tem livro que me impressiona de ficar com aquilo na cabeça sabe? Eu acho que não leria por conta disso, mas acho que tem gente que gosta. Enfim...Mas mesmo assim achei que tu desenvolveu muito bem como sempre seu ponto de vista do livro e espero que seus outros leitores gostem bastante =]

    ttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-amor-fora-do-ar.html

    ResponderExcluir
  2. quando li a sinopse eu pensei credo que livro esquisito!
    Mas ai comecei a ler sua resenha e gostei viu! Adoro um filme de terror e suspense e amei demais sua resenha. vou procurar para comprar, fiquei curiosa para saber o desfecho.
    bjud

    ResponderExcluir
  3. Conhecia só o personagem de falar, pois como sou fã de filmes de terror, já ouvi falar dele. Porém, como você não conheço a história dele e nem sei se teria curiosidade para ler, mas você falou tão bem dele que vou pensar no caso. Uma coisa posso dizer: que CAPA LINDA!!!!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não curto muito terror, mas confesso que fiquei curiosa com esse livro pela sua resenha. Parece uma leitura assustadoramente boa mesmo não tendo muitas páginas.

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Já ouvi falar do personagem. E adorei o estilo da capa.
    Sua resenha está ótima, bem escrita e dá uma noção da história, mas do estilo eu prefiro ficar distante. COisas de terror me dão medo demais kkk Se filmes me deixam assustada, imagina os livros kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Já tinha visto imagens desse personagem, mas não fazia a mínima ideia de quem era. Não sou muito fã do gênero, mas saber que a história é eletrizante e que é tão boa me deixou curiosa para ler. A edição está linda ♥ DarkSide caprichou!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Andresaaa te invejei, mulher.
    Como assim chega nas tuas mãos uma preciosidade dessa e tu não te empolgas?
    Então, eu fui uma criança dos anos 90 e Hellraizer assombrou vários dos meus sonhos infantis e olha, os filmes daquela época eram super trash, ou seja sangue e tripas jorravam como água.
    Então hoje em dia eu tenho mais estômago e desejo esse livro imensamente, nostalgia e horror num único pacote, sem falar na empolgação de ter um livro bonito desses enfeitando a estante né? *__*
    A Compradora compulsiva que há em mim chega grita, vendo isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A Editora DarkSide sempre arrasa nas suas edições... É uma mais linda que a outra e realmente confesso que o que mais me atraiu foi a edição. Apesar de não morar em uma caverna (também) eu não conhecia essa história (estamos juntas nessa), então confesso que não faço a menor ideia do que esperar e nem sei se irei ler, tão repugnante e cruel e sem aprofundamento nos personagens, apesar de eu entender o porque, não combina muito comigo. Quem sabe mais para frente eu pegue para ler, no momento não é uma das minhas futuras leituras, mas tenho outras obras da editora comigo que estou ansiosa para ler e espero fazer em breve! Ótima resenha, parabéns.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tb não conheço o personagem, nem assisti o filme heheh
    Adoro as edições da Darkside, e tô encantada nessa ^-^
    Fiquei empolgada com sua resenha. Apesar de ter embarcado recentemente no gênero terror, fiquei bem inclinada a conhecer mais a fundo este livro.
    Espero ter a oportunidade de ter essa edição maravilhosa .

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, eu não fazia ideia da existência desse livro e agora que vi sua resenha me interessei muito nele. Eu amo terror e inclusive já assisti a esse filme, o que ajuda na minha animação com a leitura, não vejo a hora de ver esse livro!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-zen-socialismo.html

    ResponderExcluir
  11. Ola Andressa acredita que até hoje tenho pavor desse filme jesuis aqueles pregos no rosto me dão calafrios kkkkk, por isso esse seria um livro que passaria direto sem ler, mas o trabalho da Editora é perfeito e feito com muito capricho, os fãs devem adorar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Aaaaah essa edição é maravilhosa <3 <3 <3 <3
    Eu nunca li nada dela, mas sempre vejo o carinho dela com as obras. Pela foto (que estão lindas) dá pra ver isso. Eu também não assisti esse filme e nem li o livro, e acho que não o faria. Eu sou um pouco medrosa e terror não me atrai, gosto mais de suspense sabe?
    Eu gostei de saber que a obra te prendeu e que você achou assustador hahaha. Ele parece ser maior do que apenas 160 páginas :O.

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com medinho das ilustrações!!!! hahahahha #SouDessas O ivro não faz muito meu estilo de leitura, mas estou querendo em 2016 ler coisas diferentes e acho que esta é um aboa indicação para colocar isso me prática. Sua resenha tá show!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee.
    Hahahha ta ai algo que não leria nem...
    Gosto de tramas policiais e são os livros mais sagrentos que leio, pois os demais não tenho lá muita coragem

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  15. OI,

    Eu nunca me interessei por este livro ou pelo filme, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Além do mais 160 páginas a gente devora rapidinho. Valeu pela dica.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não sou nada fã de terror, daí nunca vi o tal filme e nem me interessei no livro. Jurava que tinha umas 400 páginas essa história, e que bom que é uma história bem angustiante para você que é fã do gênero, e que os personagens não serem cativantes a certo ponto deu certo.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Confesso que não curto muito nada de terror, porque sou muito medrosa kkk e quando olhei pra esse livro já fiquei assustada kk
    Mas lendo sua sinopse até me interessei. Se eu arranjar coragem vou tentar ler esse livro.

    Beijos!
    www.cademeuslivros.com.br

    ResponderExcluir
  18. Fico sempre tão dividida com histórias desse tipo! Eu tenho curiosidade e interesse, mas algumas histórias de terror, realmente, me deixam muito impressionada (no pior sentido, chego a perder o sono!). Tolero muito bem o Poe e alguns textos do King, mas de resto, devo confessar que sou meio medrosa. Adorei a sua resenha, quem sempre crio coragem, né? :)

    ResponderExcluir
  19. Se é da Dark já da para imaginar uma edição fabulosa!!!!! \o/
    Adoro livros de terror, eu conheço o personagem, mas nuncaaaaa assisti o filme, pois sou do tipo que enquanto for a minha imaginação tudo bem, a partir do momento que assisto o filme já fico paranoica demais.
    Não sabia desse lançamento da Dark, mas claro que agora já esta na lista assim como os outros livros deles. \o/ \o/

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Conhecendo a editora, acredito que a edição deve estar perfeita! Daquelas de encher os olhos de qualquer leitor!
    O único problema para mim, é que não gosto de histórias de terror :o Sei, já deveria ter aprendido a gostar um pouco de tudo, mas não consigo ler os livros de terror. Fico muito tensa, e com medo de terminar. Vai entender kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, boa noite, tudo bem? O que você não conhecia Darth Vader?... tudo bem eu deixo passar dessa vez (risada). Não me leve a mal, não estou gozando de você é sério, mas eu dei muita risada quando você escreveu: "pois seu corpo é praticamente inexistente, mutilado e sem vida." (risada) Em fim, achei bem interessante esse livro, principalmente depois que eu li Darth Vader na sua resenha (risada) Parabéns por ter conseguido esse livro :D Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Andressa!!!
    Não curto muito histórias de terror, na verdade sou completamente medrosa kkk.
    Achei a premissa de Hellraiser muito interessante e bem diferente do meu tipo de leitura usual, e bom o que dizer das edições da DarkSide são simplesmente obras de arte.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!!!
    Não sabia que tinha livro. O filme não assistir e nem pretendo; pois sempre tive medo; pois acho o personagem assustador. Sua resenha mostrar ser um livro cheio de terror, suspense e muitos sustos. Tenho que concordar que a edição está muito bonita e que chama muita a atenção.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  24. Andressa, uma frase me define nesse momento: Meu rim pela parceria com a DarkSide esse ano! Só!
    Caramba eles estão com livros maravilhosos, edições caprichadas e quero demais. Você não vive nas cavernas, apesar de amar terror, sempre virei meu nariz para a capa do filme (vhs na época) do Helraser..
    Mas com essa resenha... Me arrependi até o fio dos cabelos dos dedos dos pés!
    Vou ter que ler!!! Ver o filme e dar um beijo na Dark, e que caixinha mais linda aquela do lado com a caveirinha.
    Tentando entrar no note para te assaltar kkkkkkkkkkkk
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  25. Olá Andressa!
    Lindíssima essa edição de Hellraiser. Confesso que não havia ouvido falar desse livro, nem do filme, apesar de também gostar muito de ler livros de terror. Ano passado eu estava razoavelmente corajosa lendo um livro de terror por mês, mas não sei, esse ano começou diferente.. acho que estou mais pro romântico do que para o lado dark. De qualquer jeito, a dica está sendo válida pra quando eu voltar ao normal! ótima sua escrita, como sempre.
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Assim como você eu não conhecia o tão famoso personagem rsrs, conheci agora! E confesso que apesar de não gostar de nada de terror, o livro me chamou a atenção, eu sei que vou morrer de medo se o ler, mas não consigo deixar de ficar curiosa.

    ResponderExcluir
  27. Eu sempre fico babando com as edições da DarkSide e com essa não foi diferente. Já conheço as histórias de Hellraiser através de filmes que vi na infância, contudo ainda não li nenhum livro relacionado a obra e como fico assombrada com alguns livros não sei se gostaria de ler esse. Porém tenho que dizer que por conta da diagramação dá vontade de ter um exemplar na minha estante.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Adoro os livros da darkside!
    Não conhecia esse, mas fiquei bem curiosa. Adorei a forma como você descreveu as 160 páginas. Acredito que deve ser uma leitura eletrizante mesmo.
    Já entrou para lista, claro.

    Beijos
    http://www.livroterapias.com/

    ResponderExcluir
  29. Ola.
    Tudo bom?
    Eu já ouvi falar do filme, mas não sabia que tinha livro, fiquei aqui com pena de Frank, pois pensou que teria uma experiência boa e acabou com uma experiência ruim.
    Quero saber como a cunhada dele irá ajudá-lo. Fiquei super curiosa.
    Adorei sua resenha, pois ficou aquele gostinho de quero saber mais.
    Beijos

    ResponderExcluir