sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

[Resenha] Dançando sobre cacos de vidro

|
Autora: Ka Hancock
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles. Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente. Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética. Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor.Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível.


Esse é um daqueles livros que quase pode ser considerado modinha. E apesar da capa não me chamar muito a atenção, as advertências dos membros do grupo Clube do livro no Facebook de que manter os olhos secos não era uma opção para o leitor que se aventurasse pelas 336 páginas desse drama, foi o que realmente despertou em mim a curiosidade para comprar Dançando sobre cacos de vidro. Afinal, adoro livros para chorar, nada de romances açucarados, mas sim conflitos familiares e situações dolorosas que fogem ao controle dos personagens. E não me arrependi.

O livro vai contar a estória de Lucy e Mickey, que como descreve a sinopse não deveriam se apaixonar. Mas diz a sabedoria popular que o amor tem razões que a própria razão desconhece, e mesmo com todos os avisos de Mickey para que Lucy não se envolva com ele, um homem com grave transtorno bipolar, ela, com histórico familiar de câncer de mama muito agressivo insiste e a despeito do que poderia dar errado, e o amor deles perdura em um casamento feliz durante onze anos, que é o ponto de partida do livro.

Lucy me amava – mesmo com parafusos soltos, peças sobressalentes e partes danificadas. Ela amava o pacote todo – dizia que devia ser assim ou não faria sentido me amar. Jurou, faz uma eternidade, que isso era verdade e fez jus a esse juramento. Quem teria acreditado nisso? Essa mulher ainda me fascina, sobretudo em momentos como este, quando saio do buraco com o cérebro embotado e a primeira coisa que consigo enxergar com nitidez é o seu amor.

Cada capítulo começa com os pensamentos de Mickey sobre sua própria história, seus sentimentos sobre a mãe de quem herdou a doença, seu parecer quanto a doença, ou o amor pela esposa, por exemplo. Mas quem narra a estória é Lucy, e com certeza, foi uma das narrativas mais doces que eu já li. Como menciona a sinopse, o casal é surpreendido por uma notícia extraordinária, quase um milagre. E quando eu pensei, eles já são tão felizes fazendo esse relacionamento dar certo e agora serão mais abençoados ainda, apesar dos meus próprios receios como pessoa e das decisões dolorosas para controlar o futuro, os planos tem que mudar e eles se veem confrontados por um golpe do destino.

Estremeci ao pensar em todas as maneiras como eu podia estragar tudo. Os danos que posso causar. Onde eu estava com a cabeça?
Lucy me encontrou mergulhado nesse panico e encaixou a mão na minha. “Nós dois iremos cometer erros”, falou, mas ofereceremos equilíbrio um ao outro.

Quando perguntei pelo livro em uma das bancas da feira do livro de Porto Alegre, a vendedora usou as seguintes palavras para descrever essa estória: “Esse livro é um A culpa é das estrelas para adultos”. Pensei que provavelmente eu iria gostar do livro, mas não imaginei que essa descrição seria tão correta.

O livro é lindo, é romântico, é triste e eu recomendo, mas na dúvida sobre ler o livro, se questione se quer desidratar de tanto chorar, como a leitora que vos fala.

35 comentários:

  1. Olá,
    Eu li e simplesmente amei!!
    Não tinha pensado nessa definição: “Esse livro é um A culpa é das estrelas para adultos”.. mas parando para pensar, concordo com você, foi uma ótima definição.
    Fiquei apaixonada pela casal, Lucy e Mickey e depois, ai depois... um livro para ser lido.
    Beijos
    Parabéns pela resenha
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fico emotiva quando o livro fala sobre alguma doença. Eu sempre me imagino na situação sabe?
    Eu gostei bastante do que você falou sobre o livro, infelizmente eu não o conhecia, mas achei ele bem delicado. Essa capa na verdade é que me fez achar ele bem delicado. Parece ser um daqueles romances que a gente fica chorando amor pelos protagonistas. Haha. :)

    ResponderExcluir
  3. Só ouço gente falando bem desse livro. A Daya Maciel, que faz parte do Conchego das Letras comigo, leu e resenhou ele lá no blog também. Fiquei comovida apenas ao ler a resenha. É uma obra lindíssima e está na minha lista de leitura.
    Amei seu "a culpa das estrelas para adultas" kkk. Quanta maldade com A culpa é das estrelas...kkkk... Aquele é um livro lindo também, embora um tanto romantizado.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  4. Nossa, faz muito tempo que eu quero ler esse livro e já até coloquei na minha meta de leitura de 2016, para cumprir um desafio. Eu amei a sua resenha e nunca tinha escutado essa definição, de ser A culpa é das estrelas para adultos, Fiquei ainda mais interessada

    ResponderExcluir
  5. Você disse desidratar de chorar????? SIM SIM SIM SIM, EU QUEROOOOO.
    Eu sabia que o livro tinha um tema triste e tal, mas não imaginava que era tão triste e tão a culpa é das estrelas. Adorei a premissa, realmente tenho certeza que eu vou gostar.
    Concordo com você em relação a capa, eu particularmente não acho ela muito bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha eu já vi muita gente falando bem desse livro, mas na época quando ele foi lançado eu tive um pouco de receio de compra-lo sabia? Eu sinceramente achei o tema meio forte, sei lá, mas agora lendo a sua resenha me parece ser um livro de drama muito bom, principalmente por se tratar de temas familiares e tudo mais. Também gosto disso, porque tiramos sempre uma lição ou aprendemos alguma coisa. Espero poder fazer a leitura desse livro qualquer hora. Se não me engano acho que tenho em ebook =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/renovamos-com-geracao-editorial-muita.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Ana, te confesso que sou louca para ler esse livro, mas ainda não tive coragem de comprar. rs Eu amo um clichê, um romance açucarado, mas também gosto de livros que me façam chorar, que me façam sentir. Já ouvi maravilhas dele, e também que é um livro onde as emoções e o choro rolam soltas. Eu sou uma manteiga derretida, choro e me entrego aos sentimentos fácil, fácil, acho que por isso eu ainda não arrisquei a leitura. Mas, esse ano eu vou lê-lo com certeza!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelvronacional.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Não sou muito fã de livros nesse estilo e confesso que são pouquissimos mesmo os que já li. Acho q capa simples e encantadora..ainda não li o livro..conheço algumas pessoas que leram e amaram..e por conta disso ainda estou meio que na dúvida se quero mesmo saber mais detalhadamente a estória de Lucy e Mickey como será essa reviravolta depois de serem abençoados com o pequeno milagre!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não li esse livro e não tinha ouvido essa comparação de ser um A Culpa é das Estrelas para adulto. Fico imaginando o quanto a história será intensa e emocionante, e com certeza, vou derramar algumas lágrimas durante a leitura. Eu tenho ele desde o lançamento, apenas não me senti inspirada para começar a leitura. Quem sabe esse anoa eu consiga.
    Bjs!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Li este livro logo que ele foi lançado no Brasil e caramba, ele me deixou de ressaca literária por semanas. E você colocou muito bem quando disse que ficar de olhos secos não era uma opção, porque eu realmente não consegui. O livro me fez pensar muito sobre o que realmente entendemos por amor e casamento e sobretudo, por familia. Sua resenha está mega tocante e me deu uma baita saudade de ler o livro novamente!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Só leio resenhas excelentes sobre esse livro e sinto uma vontade gritante de fazer essa leitura. Essa premissa é completamente interessante e parece ser extremamente intensa. Espero ter a oportunidade de fazer essa leitura muito em breve e poder criar minhas próprias conclusões.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, tudo bem?

    Gostei da sua resenha do livro e o quanto foi emocionante para você. Confesso que é bem difícil eu chorar em livro, então fiquei curiosa para saber minha reação lendo esse. Os personagens parecem bem interessantes, com todas as suas imperfeições, mas fazendo isso dar certo, e embora eu imagine o que será essa surpresa, quero ver como eles lidarão com isso.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu não li esse livro ainda e na realidade eh nem conhecia muito bem essa obra, mas fiquei mega ansiosa com relação a obra. Li ACEDE e gostei bastante então saber que esse é um para adultos, me conquista logo de cara.

    Sua resenha está bem escrita e com detalhes na medida certa ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Eu não li esse livro ainda e na realidade eh nem conhecia muito bem essa obra, mas fiquei mega ansiosa com relação a obra. Li ACEDE e gostei bastante então saber que esse é um para adultos, me conquista logo de cara.

    Sua resenha está bem escrita e com detalhes na medida certa ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Já conhecia a capa mas não lembro de ter prestado atenção na sinopse. Sou como você e amo livros para chorar, então com toda certeza vou ler esse livro.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Esse é um livro que eu tenho muita curiosidade de ler, mas não sabia que era assim tão triste e emocionante *-* No momento não quero chorar tanto...haha' mas quem sabe um dia. A história parece ser interessante, e a capa é linda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sabe o livro que você vê, quer, ganha e não lê por algum motivo que nem você sabe? Então, sou eu com essa obra! Eu ganhei logo que foi lançado, mas acabei deixando pra lá, dando prioridade para outras leituras e me arrependendo agora ao ver mais um comentário sobre ele. Sei que é um livro emocionante e com uma história forte, lembro que iniciei a leitura e gostei bastante da escrita, mas acho que na época por saber que eu ia ficar mal eu deixei de lado. Mas pretendo mudar isso em breve para descobrir que história emocionante me espera nessa obra. Ótima resenha!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Espero que sim. Mesmo você tão tenha amado a capa, eu achei ela muito bom, gostei muito, além de dar um pequeno spoiler, algumas capas costumam dar spoilers kkkk eu amei a história, e acho que tem muito haver comigo. Fico imaginando com deve ser difícil viver com uma pessoa bipolar, mesmo com os remédios... e outra ainda com câncer, essa história pode ser bem comum mas me cativou no primeiro instante. Dica mais que anotada, beijos...
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.. tudo bem??
    Eu não curto ler Sick lit... o enredo não me prende e eu me sinto cansada... não posso negar que quando são bem escritos podem emocionar... mas esse tipo de enredo prefiro assistir em filmes ai eu me acabo... gostei de sua resenha, você foi bem sincera em seu ponto de vista e mostrou a empolgação necessária para atrair o leitor que curte a temática... parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Láááá vem você, flor, encher meu coração de boas expectativas! Haha. Eu já tinha esse livro entre os que desejo conhecer depois de ver várias resenhas positivas como a sua. Mas confesso que até tinha esquecido a obra. Agora, vendo sua opinião, percebo que é o tipo de livro para o momento em que estou vivendo... Preciso mesmo de algo que ressignifique experiências e tenha uma narrativa doce como essa. Dramático? Ah, quero!!! (rs)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oieeee
    Já pela sinopse eu senti o drama da história. Relacionamentos já são difíceis, com uma das partes sendo bipolar então...
    Com o agravante do câncer piora toda a situação.
    O caminho deles deve ter sido mesmo muito complicado. Não sei se estou preparada para me desidratar com uma história assim no momento, mas que um dia lerei esse livro é certeza.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro e gente, que livro dolorido, eu fiquei muito emocionada com tudo narrado, uma história bem emocionante né? E achei bacana porque nunca tinha lido um livro que abordasse a bipolaridade.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ana lindona acredita que ainda não tive coragem de ler esse livro, devido as emoções que vão tomar conta de mim, sou chorona então imagina. Já li muitos elogios a esse livro, mas no momento estou evitando choros, pretendo ler mas em outro momento. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Olha, Dançando sobre Cacos de Vidro, é um livro que muitos me indicam, mas dá aquele medinho de ler, sabe?
    Gostei muito da sua resenha e você falar que a descrição de que é A Culpa das Estrelas para adultos, pois é um livro que eu amei de paixão.
    Achei sua resenha muito incrível e fiquei muito curiosa para ler *-*
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Por ser eu mesma portadora de uma doença genética louca, sempre tenho uns receios de ler livro assim, tanto que não li ACEDE. A carga de identificação pode mexer demais com a gente e se um leitor comum desidrata, imagina eu! Adorei seu texto, a resenha está bem organizada e elucidativa.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  26. A colunista lá do blog solicitou esse livro para leitura e lendo sua resenha já dá para perceber que ela vai chorar horrores. Saber que o livro é uma "A culpa é das estrelas" para adulto me deixou super curiosa, já quero ler esse livro e chorar junto com esses personagens.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oiii
    Eu não posso imaginar o quanto eu ressecaria lendo esse livro. Viraria uma esponja fora do mar kkk
    Já vi resenhas sobre o livro,mas a sua,me fez querer ler ele agora,agora,agora mesmo kkkk
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Ando me desidratando bastante ultimamente, andei lendo muitos livros de drama e no momento estou dando um tempinho do gênero, só não sei quanto tempo isso irá durar, já que sempre me sinto atraída pelos livros do gênero!
    Ai Ana tu ta fazendo eu querer esse livro já!!!!!!!! Vou desidratar e depois coloco a culpa em você! hahaha Brincadeiras a parte, eu adorei a dica e vou ler sim. <3

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  29. Hummmm sempre quis ler esse livro, ele realmente parece que vai me tocar de uma forma que vai mudar até meu jeito de pensar nas coisas. Mas dizer que ele é um Acede para adultos me deixou um pouco desanimada , Acede é um dos livros que menos gosto em toda minha vida, não consigo ver ele como um livro bom em nenhum aspecto. Mas mesmo assim, espero que este não me traga uma sensação de leitura perdida como foi com Acede.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Esse livro parece ser bem real mesmo, com uma história que faz o leitor se descabelar de tanto chorar.
    Uma amiga acabou de ler e me disse que desgraça pouca é bobagem nesse livro, e que ela nunca chorou tanto em um livro como esse hahahaha.
    Fiquei morrendo de medo de ler, mas espero que eu tenha a oportunidade um dia.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Amo estórias para chorar, e essa parece ser um prato cheio.
    Eu adorei a capa e achei o título divergente da capa, mas acredito que a capa seja relacionado a algo da estória.
    Eu gostei muito de como falou sobre esse livro, e já quero pra ontem iniciar a leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Eu até gosto de romances açucarados, mas gosto muito mais de livros que me fazem desidratar de tanto chorar! rs... Livros lindos, românticos e tristes são comigo mesma! Sempre ouvi falarem muito bem, ainda não tinha visto essa comparação com A culpa é das estrelas, mas só me faz querer conhecer ainda mais a história. Gosto muito da capa e acho o título intrigante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  33. Oi, Ana!
    ACEDE pra adultos? Nunca ouvi essa definição. Mas é mais um bom motivo pra ler. Ganhei no meu aniversário do ano retrasado, lá se vai 1 ano e meio, e até agora não tirei da estante. Já li umas 2 resenhas recentemente e coloquei como meta pra 2016. Gosto de sick-lit, ainda mais quando envolve amor e filhos. Sou durona, será que vou chorar? rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  34. Oiiie,

    Gente, acho que vou chorar litros quando eu conseguir ler ele. Chorei muito em A Culpa é das Estrelas, imagina nesse, que pelo o que me parece o milagre é para deixar todo mundo feliz. Amei essa estória, e penso que quando se tem amor, até as piores doenças podem ser recuperadas.

    Bjs
    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  35. Faz um ano e pouquinho que esse livro esta parado na minha estante, ganhei ele de aniversário de uma amiga. Não sei ainda ao certo o porque de não te-lo lido ainda, mas quero ler esse ano, sem duvida. Adorei sua resenha, conseguiu me passar a emoção do livro.

    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir