quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

[Resenha] Jogada mortal

|
Autor: Harlan Coben
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Série: Myron Bolitar, 2
Depois de ver sua carreira no basquete profissional chegar ao fim antes mesmo de começar, Myron Bolitar trabalhou para o FBI, formou-se em direito em Harvard e hoje está à frente de uma agência de representações esportivas, que toca com a ajuda da grande amiga Esperanza.
Tudo parece ir bem até que Valerie Simpson, uma tenista que já foi a maior promessa do esporte, é morta durante um jogo do Aberto dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a jovem estava lá em busca de Myron, mas foi encontrada antes pelo assassino.
Myron não imagina por que Valerie foi atrás dele, mas se sente culpado por não tê-la encontrado a tempo. Para piorar, seu cliente mais importante, o tenista Duane Richwood, se torna o principal suspeito do crime.
Em busca da verdade, Myron descobre que a jovem vinha sendo assediada por um fã obcecado desde o início da carreira. Além disso, seis anos antes, ela estava prestes a ficar noiva do filho de um senador quando o rapaz foi morto sob estranhas circunstâncias.
Enquanto tenta desvendar o assassinato da tenista, Myron se tornará um obstáculo para os interesses da máfia, de um político poderoso e de uma família influente. Agora ele e as pessoas que mais ama podem ser as próximas vítimas.
Jogada mortal é o segundo livro da série Myron Bolitar, e como se trata de um romance policial os livros podem ser lidos fora de ordem, pois cada obra traz um caso diferente. Então, esta resenha não vai prejudicar quem ainda não iniciou a série. Eu aconselho a iniciar sempre pela ordem correta, mesmo que sejam livros independentes, pois acho importante entender a evolução do personagem e atitudes tomadas em algumas situações, talvez se ler um livro aleatório não vá entender os motivos ou convivências. Então, muito mais que um caso a ser resolvido, é bacana conhecer profundamente pelo menos o personagem principal. 

Esse é o terceiro livro que eu leio do autor, e posso dizer que já virei fã. Eu adoro romances policiais, e apesar de todos aparentarem ter a mesma história sempre (para quem não tem muito costume de ler), não é verdade. Há vários fatores que podem transformar a trama em algo desastroso. Um romance policial mal escrito pode ter a trama que for, mas não vai agradar. Harlan Coben não entra para essa lista, com uma narrativa espetacular ele faz o leitor se envolver com o caso e não querer largar mais o livro.

Myron está de volta, e para quem não o conhece, ele é um ex-atleta, que após ter problemas no joelho precisou se afastar do basquete. Atualmente ele tem uma agência esportiva, onde cuida muito bem de seus clientes. Talvez até demais. Acontece que esse é o segundo caso em que um dos seus clientes é suspeito de um assassinato. Sendo assim, é difícil ele deixar seu instinto investigativo de lado, e acaba passando por poucas e boas para descobrir quem assassinou a famosa tenista Valerie Simpson. Porém, Myron percebe que outros casos se ligam a história, e nem tudo é o que parece. 

- Por favor, Myron, sem ameaças. Não há motivo para tanto. Você não pode vencer. Sabe disso. O preço da vitória é alto demais. Você e Win são apenas dois homens. Dois dos bons, dos melhores. Adversários dignos. Mas Frank tem a mim, para começar. E tem outros. Muitos outros. Quantos homens precisar. Homens sem escrúpulos.

A investigação é algo fácil de acompanhar e entender, mas não de descobrir o assassino, confesso que desta vez eu não tive nenhum palpite, pois fiquei totalmente indecisa sobre tudo. Aí é claro que o final é daqueles que te fazem perceber que nem se tentasse ia descobrir quem é o culpado. É tudo desenvolvido de forma absolutamente intensa, e mesmo que no decorrer da trama nada pareça fazer sentido, quando tudo é revelado é fácil ligar os pontos.

Jogada mortal tem uma trama bastante ágil, a leitura é fluída por conta de ter sempre um acontecimento cheio de perigos e respostas. Os personagens são marcantes, eu adoro a dupla Myron e Win, e mal posso esperar para ler outros casos. Recomendo a obra!

27 comentários:

  1. Olá Andressa.
    Amo livros investigativos, sempre adorei desde criança meus livros preferidos da coleção vaga-lume era os investigativos, mas por incrível que pareça ainda não li nada do Coben, minha irmã leu um e amou.
    Preciso tirar esse atraso.
    Adoro tentar descobrir quem é o culpado, sera que eu vou conseguir?

    ResponderExcluir
  2. Adoro ser surpreendida quando o livro envolve investigações! Haha. Eu ainda não li nada do autor, mas acho o máximo ler sua opinião, porque você o conheceu recentemente e sua admiração por ele tem crescido a cada livro. Isso é ótimo e me motiva a embarcar nessa série também. :) Eu gostei do enredo, mas gostei mais do fato de você não ter nenhum palpite sobre quem era o assassino.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros policiais que não conseguimos dar palpite de quem é o assassino!
    Eu nunca li nada de Coben, mas morro de vontade. Gostei da dinâmica da leitura, dos personagens e da sua empolgação.
    Legal saber que dá para ler de forma aleatória os dois.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oiiie,

    Ainda não tive a oportunidade de ler nado do Coben e me sinto um ET kkk sempre vejo falar super bem das obras do autor. Como você, pra mim se existe uma série precisa ser seguida, se não me perco kkk Estou gostando muito desse gênero literário, que conheci a pouco tempo, as tramas policias , e ainda mais quando não sabemos e nem imaginamos que será o assassino kkkk Dica anotada.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi....
    Que resenha legal. Parabéns!
    Adoro romances policiais e concordo que da pra ler fora de ordem. Mas manter a ordem é mais interessante.
    É como séries de TV (policiais ) você entende o contexto do episódio, mas se perde no geral....

    Enfim...mais uma dica sua anotada depois de ler um bem a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi....
    Que resenha legal. Parabéns!
    Adoro romances policiais e concordo que da pra ler fora de ordem. Mas manter a ordem é mais interessante.
    É como séries de TV (policiais ) você entende o contexto do episódio, mas se perde no geral....

    Enfim...mais uma dica sua anotada depois de ler um bem a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Que bela resenha! Eu já tive a oportunidade de conferir dois livros do Harlan: Alta Tensão e Refugio, e me apaixonei na escrita dele. Eu gostei muito do que você disse sobre e o livro, e espero ter a oportunidade de o ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Li pela primeira vez uma resenha do livro desse autor em um blog que acompanho e fiquei fascinada.
    Eu amo livros assim, com suspense e vou dizer para você, mesmo tentando rsrs, nunca sei o final!!
    Imagina esse que você disse que não teve nenhum palpite.. rsrs
    Muito bom ser surpreendida.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu amo o Harlan Coben, acho ele incrível!
    Dessa série eu li apenas o livro mais recente o Detalhe Final e já te adianto que é um ótimo livro, foi uma leitura incrível e muito gostosa de acompanhar.
    Quero muito ler os outros livros dessa série e Jogada Mortal também parece ser ótimo! Vou dar uma procurada pra tentar encontrar o 1° livro da série, acho que ainda não é tarde pra ler em ordem.
    Eu também amei a dupla Myron e Win.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olha até então eu só li um livro de investigação e foi de um autor nacional para tu ter uma ideia e depois li mais um de uma autora HUGO E ELISA, não sei se você já ouviu falar, mas gostei muito. Agora os titulos desse autor até então não peguei ainda para ler. Todos tem comentado bem deles e falam que é um mistério/suspense e investigação que te prende até o fim das páginas para descobrir o que realmente acontece. Eu sinceramente não conheço nada e gostei dessa trama do livro, embora não seja um gênero que eu leia muito pra te falar a verdade. Mas eu quero conhecer os livros do Harlan Coben. Tenho muito interesse. Tenho o SEIS ANOS DEPOIS e DESAPARECIDA PARA SEMPRE. Eu vou ver se leio esse ano ainda. E ai se eu gostar eu compro os mais novos dele.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-filha.html

    ResponderExcluir
  11. Oiie, tudo bem?
    Já ouvi falar muito bem do Harlan, mas ainda não li nenhuma obra dele (por causa da falta de tempo mesmo).
    Confesso que até hoje li apenas 2 livros com trama policial e achei eles bem parecidos mas a leitura não foi cansativa nem nada, depois de ler sua resenha já sei que não vou encontrar aquela estória clichê nos livros dele...
    Com toda certeza vou adicionar ele na minha listinha, mas vou procurar o primeiro livro da série mesmo não influenciando na leitura não consigo ler fora da ordem kkkk
    Obrigada pela dica :)

    Beijos :*
    Jess*
    http://www.lovebooks2.com.br

    ResponderExcluir
  12. eu sempre prefiro quando dou um palpite e erro, ou quando não tenho como dar nenhum pq a história leva pra um rumo completamente inusitado... eu gosto da escrita de Coben, li alguns deles mas não na ordem da série...mas como vc falou, dá pra ler independente de ser na ordem, só perde um pouco a evolução do protagonista, mas tudo bem...
    fiquei empolgada em ver uma personagem com meu nome na história *-* haha
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ola Dressa menina como leio elogios a escrita do autor, suspense sempre muito bem trabalhado deixando o leitor curioso e sempre surpreendido pelas revelações. Estou com um livro do autor e pretendo ler em breve. Gostei muito dessa premissa, e curiosa para saber quem está incriminando o atleta.Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Já li alguns livros do Harlan e sei como a escrita dele é boa e a trama tem tantas reviravoltas, tem tanto suspense que faz você não largar o livro. Ainda não li esse, ma anotei sua dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Esse foi o primeiro livro que eu li do autor, mas não o li na ordem. Para falar a verdade, não sabia que era uma série com um mesmo detetive até você mencionar *-* Não gosto muito de livros policiais, com toda essa investigação, mistérios e personagens de quem a gente suspeita o tempo todo, mas que nunca acerta o assassino.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu morro de vontade de ler algo do autor, principalmente esses livros recheados de suspense e mistério, isso me anima muito e a sua resenha me cativou a ir atrás das obras o quanto antes. Meus parabéns pela resenha, está incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Eu só li um livrodo autor e me encantei, mas não comprei mais nenhum ainda.
    Acho que isso da escrita dele é o que chama atenção. Você consegue acompanhar tudo e não consegue advinhar quem é o culpado SUAHSUAHSu.
    Gostei da sua resenha e espero conseguir ler mais livros dele *-*

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Curto bastante a escrita do Harlan e já tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente. Como vi que você gosta da escrita dele, recomendo que tente Ian McEwan e Joel Dicker. Ótima resenha!

    Abraços, Heitor Botti
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem?
    Só leio elogios sobre essa série e pra falar a verdade tenho vontade de conhecer a escrita do autor demais...sua resenha ficou na medida certa... destacando os pontos necessários para instigar a curiosidade do leitor, fiquei bem curiosa para saber dos acontecimentos e também sobre o desenrolar da trama. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adoro esse tipo de leitura, sempre fico na expectativa de desvendar o crime.
    O Harlan parece ter o dom de nos envolver com seus livros e é uma pena que eu não tenha lido nada dele ainda.
    Também acho bastante importante acompanharmos a evolução dos personagens e fazemos isso lendo os livros na ordem.
    Adorei tua resenha e fiquei bem animada para ler algo dele logo!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem??

    Gostei bastante da resenha! Tem um enredo muito bom e envolvente, adoro livros que fluem... Uma pena que é uma série, ultimamente eu ando fugindo de séries por já estar lendo algumas hehe

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Li apenas dois livros do Coben até hoje e gostei de ambos: Confie em Mim e Seis Anos Depois. Não li nada da serie do Myron até agora e confesso que não tenho muita curiosidade, mas sua resenha ficou tão legal que fiquei com vontade de ler Jogada Mortal!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Eu ainda não li nada do autor.
    Mas sempre vejo os leitores falando que seria uma boa leitura.
    Gosto de livros que nos colocam para pensar e sempre é uma surpresa no fim,né?
    Sua resenha ficou muito boa,você conseguiu destacar todos os pontos do livro e fez com que a curiosidade tomasse conta. kkkk
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Esse estilo de livro é justamente para quem gosta! Quem não está familiarizado irá justamente achar tudo igual, mas ai que está, todo gênero tem seu clichê, a diferença é a escrita e a condução do autor.
    Eu tenho esse livro aqui a uns 2 anos, mas ainda não li! Não tenho o primeiro e fico protelando rs

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do Coben, mas sempre ouvi só elogios ao autor e gostaria muito de começar assim que possível. O único problema é que fico procrastinando para comprar os livros e sempre coloco algum na frente. Como são muitas opções, sempre acabo perdida sobre como começar. Esse livro é um que tenho muita curiosidade para ler, o enredo desperta meu interesse e sinto que irei gostar muito. Espero estar certa!

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Sempre leio muitos elogios à escrita do Harlan, ganhei um livro do autor de presente e espero gostar e se assim for com certeza lerei outras obras dele :)
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!
    Menina acredita que ainda não li nada do Harlan? Comecei a me interessar por romances policiais a pouco tempo, então li pouquíssimos livros do gênero. O autor está com certeza na minha listinha de futuras leituras. O único problema é que não faço idéia de por qual livro eu posso começar. Gostei bastante de Jogada Mortal, vou procurar saber mais sobre o primeiro livro. Dai posso começar por a série Myron Bolitar ;)

    ResponderExcluir