sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

[Resenha] Star Wars: Estrelas perdidas

|
Autora: Claudia Gray
Páginas: 446
Editora: Seguinte
Série: O despertar da força, 2
Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos?
Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!

1. Marcas da guerra

Estrelas perdidas faz parte da série O despertar da força, que foi iniciada por Chuck Wendig com o livro Marcas da Guerra, lançado pela Aleph. Mesmo esta obra fazendo parte da série, ela não chega a ser uma continuação do livro anterior. Claudia Gray com sua escrita voltada para o público jovem narra a vida de dois personagens que desde quando eram crianças têm o sonho de ingressar na Academia Imperial. No entanto, a autora volta em como surgiu o início da Rebelião, a destruição do planeta Alderaan, entre outros acontecimentos importantes da trama, e que aparecem nos filmes. O intuito da autora é nos mostrar a fé que dois jovens depositam no Imperador e como isso acaba se desconstruindo com o passar do tempo. 

Eu achei incrível poder acompanhar a visão do outro lado, os livros que eu li mostravam sempre a Rebelião, tanto que eu nunca pensei naqueles que serviam o Imperador como alguém com uma vida, com sonhos, com esperanças. Por isso, posso dizer que acompanhar o ponto de vista desses dois jovens foi espetacular e muito empolgante. A autora tem uma escrita maravilhosa, parece que ela já escreveu muitos livros de Star Wars, mas na verdade essa é sua estreia.

Ciena Ree mora em Jelucan, e é do Povo do Vale, o povo que chegou primeiro ao planeta. Ela está acostumada com as tradições, costumes e pouco luxo do local que mora. Já Thane Kyrell é do Povo da segunda leva, onde as pessoas discriminam o Povo do Vale, e debocham de seus costumes. É nítido o ódio que um grupo nutre pelo o outro. Mas nem isso impediu Ciena e Thane de se tornarem amigos, afinal, os dois têm o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Para isso, os dois precisam ingressar na Academia Imperial, e assim, acabam treinando juntos durantes anos. 

Quando enfim chega o resultado, eles descobrem que foram para a mesma academia. Há sempre uma disputa amigável entre os dois, mas por algumas reviravoltas, eles acabam não conversando direito um com o outro. Depois da destruição de Alderaan, o pouco entusiasmo que Thane tinha em servir o Império é destruído. Ele não consegue aceitar essa ação como forma de evitar uma guerra. No entanto, Ciena continua crente que o Império é a melhor forma de governar. Os dois amigos acabam dessa forma indo para direções contrárias. 

O dever exigia lealdade, mas lealdade era algo que se devia tanto aos amigos quanto aos superiores. Pela primeira vez ela percebera como as tarefas que lhe cabiam na guerra podiam ser sombrias.

O livro todo tem muitas reviravoltas, com muita ação, ou seja, a leitura não é nem um pouco parada. É empolgante ver duas pessoas amigas terem opiniões diferentes sobre o Império. E como eu disse, ver a visão de alguém deste lado, do lado "malvado", é muito incrível. Porém, é triste ver o quanto Ciena é cega para algumas situações, na verdade, todos ali são. Thane por ser mais cético conseguiu enxergar a realidade e perceber qual a intenção da Rebelião. Estrelas perdidas foi uma leitura que desde o início começou empolgante. Acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens foi indispensável para o resto da trama. 

Claudia Gray está de parabéns pela forma como desenvolveu toda a história. Até mesmo o romance é envolvente, um pouco previsível, sim, mas que não alterou em nada a narrativa. Eu gostei dessa forma mais leve e simples que ela escreveu, e acredito que mesmo o público que não é mais tão jovem irá gostar de Estrelas perdidas. Agradeço a Seguinte pela oportunidade de ler esta obra incrível, estou até agora empolgada com tudo o que eu li. O universo de Star Wars é cheio de possibilidades, e não consigo enjoar dos mil livros que estão saindo. É sempre uma história empolgante e fácil de ler. Recomendo a leitura!

20 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que confessar que nunca li um livro do Star Wars, não é por falta de vontade e sim de verba rsrs, mas eu amo todas as resenhas que encontro, e fico feliz que você tenha gostado do livro e que ele seja cheio de reviravoltas.

    ResponderExcluir
  2. Amiga olha quando eu li a resenha desse livro que a Agatha fez eu não entendi BULUFAS do livro sinceramente. E agora muito menos, porque eu nunca fui fan de Star Wars. Quem sempre viu os filmes e tudo mais foi meu irmão. Acho que é mais da época dele pra te falar a verdade. Mas mesmo assim tenho interesse em conhecer os filmes para poder entender um pouco, o problema que quando começo a ver aqueles cenários meio antigos eu acabo ficando com preguiça de ver. Não sei também se iria entender alguma coisa. Mas quem sabe eu ainda me animo. De qualquer forma espero que fans da saga curtam sua resenha viu?!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-flor-da-pele.html

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um a leitura incrível mesmo, e se logo de estreia ela consegue convencer o leitor, então espero que ela escreva algo mais no universo SW :D
    gostei de ver que na história iremos conhecer duas perspectivas diferentes...
    Com esse boom de Star Wars, quanto mais enredos explorados, melhor. :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, para ser sincera eu não sou muito chegada em Star Wars, nunca li nada relacionado e não tenho vontade, mas a sua resenha está muito boa, talvez um dia que me sobrar tempo dou uma chance aos livros.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-sombras-do-medo.html

    ResponderExcluir
  5. Como uma fã louca de Star Wars, tenho ficado louca com todos os títulos publicados. Eu não gosto muito do universo expandido, mas Marcas da Guerra e Estrelas perdidas são livros que eu quero ler, porque são ligados com o filme. Eu vi várias resenhas positivas, destacando o que você também destacou: ver o outro lado. Acho que é sempre bom saber mais sobre o universo e sobre todos os lados, pra gente saber qual escolher, rs. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito dos filmes do star wars, até tenho alguns livros, mas vou te confessar viu? Morro de preguiça de ler... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Adoro livros cheios de reviravoltas e saber que este aqui é voltado para o lado malvado da coisa me dá ainda mais vontade de conhecer essa s´érie que a Seguinte está publicando. Adorei saber um pouquinho mais sobre a trama, mas ainda tenho minhas dúvidas de quando lerei, o único fato que tenho é que ele já está na minha lista infinda pra completar minha coleção star wars... kkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa,
    Esse livro deve ser mesmo incrível.
    Eu gosto muito de SW, os filmes já vi todos, mas acredita que não consigo me prender aos livros?
    O universo SW é incrível e queria conseguir ler.
    Gostei muito da resenha, como sempre!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hello :)

    Menina eu to com o coração na mão pra ler esse! (Tenho 5 livros, inclusive Marcas da Guerra e não li nenhum por falta de tempo ç.ç ) Adorei muito sua resenha e cara, sobre essa questão de muitos livros falarem muito da rebelião e tal é porque a Disney está querendo atingir os jovens de hoje e precisa mostrar que "O bem sempre vence", acontece que os fãs mais velhos (tipo eu, que apesar de ter só 20 anos, sou fã há 14 anos) são mais ligados no império, lord Vader e tal, por isso eu amei a premissa desse livro, contendo o império como ponto principal.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com
    www.galerageek.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem.
    Amo a série star wars, não consegui assistir o último filme, tô esperando pra ver online rs
    Particularmente gosto muito da saga, acho fascinante o que eles conseguiram fazer com os recursos tecnológicos que tinham na época.
    Ainda não consegui ler nenhum livro, tê esperando a poeira baixar pra ver se baixa o preço ou se pego alguma promo de box.
    Gostei muito da sua resenha, deve ser legal ver a história de um outro lado, confesso que sempre ignorei o lado do império nos filmes, o foco sempre era a aliança rebelde e com personagens principais diferentes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. AIMEUDEUS! Eu estou LOUCA para mergulhar de cabeça nesses livros de Star Wars, mas ainda não consegui! To aqui com o Herdeiro do Império só me olhando e eu só me coçando pra começar a lê-lo logo. Infelizmente e felizmente (!), eu to com uma pilha de livros de parceria pra ler, essas acabam sendo prioridade máxima, né.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu não li nada da série SW e na verdade eu tenho tanta curiosidade pq eu não consigo me sentir atraída pela obra. Mas eu fiquei muito feliz em saber que a autora conseguiu fazer tudo com maestria ❤❤❤ é tudo o que os fãs precisam,principalmente os de Star Wars que são mega exigentes!

    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Se logo no primeiro livro ela passa a impressão de ser escritora consagrada da série é porque ela é muito boa no que faz mesmo. Eu parei a leitura de Marcas da Guerra, porque achei a tradução muito ruim e cheia de erros, e também por achar que teria mais a ver com os filmes.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu estou mmuito curiosa pra conferir essa série exatamente por mostrar o outro lado, o lado daqueles que fizeram parte da revolução mas que não eram os principais da história, e sim que estavam presentes de outra forma, lutando e ajudando.
    Adorei a escrita ser mais fluida e mais voltada para os jovens, com certeza é um ótimo livro para ingressar os leitores em Star Wars

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li nenhum livro sobre Star Wars, mas é tanta gente falando bem que fico morrendo de curiosidade!! Estrelas Perdidas parece ser ótimo, e depois da sua resenha fiquei com a sensação que preciso lê-lo logo kkk. Assisti apenas os eps mais antigos. Porém quero fazer uma maratona pra assistir os outros e depois, quem sabe, eu pego os livros para ler.

    Ótimo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor.
    Acho incrível a empolgação dos fãs de Star Wars, mas sinceramente não entendo muito sabe. Só resta dizer que fico feliz que você gostou do livro e que a autora soube organizar tudo bem direitinho!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Dressa lindona
    Sua resenha está ótima e para os fãs esse livro é uma presente dos Deuses rss, mesmo com todos elogios e sucesso da série eu não me vejo lendo a série, não me atrai temas como esse . Mas fico feliz que adorou a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    eu sou muito suspeita pra falar de Star Wars, eu AMO!!!! Então não iria prestar eu falar dos livros ou filmes, iria ficar horas aqui digitando, o que vou falar é que, adorei a resenha e só pelo título eu já amei a história, e é claro que já está na minha lista de próximas leituras.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. A história me pareceu boa e deu vontade de ler, mas.... Esse livro faz parte do universo estendido que a Disney resolveu ignorar esses tempos? Ou é mais recente? Tem que ler algum antes? Ano passado me apaixonei pelo universo dos filmes (tinha tentado antes, mas não tinha dado certo), mas só de ver a quantia de livros me bateu um desespero de pensar em ler, haha

    www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  19. Apesar de já ter assistido a todos os filmes de Star Wars, assumo que não cheguei a ler nenhum dos livros. Gostei da resenha pela gama de informações que ela transmitiu, o que só me leva a crer que estou perdendo muito não lendo eles.

    ResponderExcluir
  20. Esse é meu próximo livro!! Está até aqui do meu ladinho da cama!!
    Bom, ótimo, saber que gostou!! Como eu nunca li nada relacionado ao Star Wars, apenas vi os filmes, sempre da aquele medido de não gostar. Mas a Gray já escreveu outros liros voltados ao publico jovem, estão espera mesmo que esse fosse de fácil leitura!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir