domingo, 3 de janeiro de 2016

[Resenha] A aprendiz do amor

|
Autor: Ricardo Orestes Forni
Páginas: 192
Editora: Petit
Numa época medieval, Angélica é uma princesa que vive rodeada de luxo e riqueza, porém, pouco se importa com o conforto do qual desfruta em seu castelo. Sua maior preocupação é com os pobres que vivem nas redondezas. Ao conhecer o humilde jardineiro Antônio, Angélica passa a questionar seus privilégios em relação ao povo humilde.Porém, seu pai, um rei poderoso e egoísta, não se conforma com as atitudes humanistas da filha. Ajudado por uma serviçal gananciosa, muito próxima de Angélica, o rei se vinga, mandando prender o jardineiro e expulsando a filha do palácio. Todos pagarão um preço por suas decisões. O que será que o destino reservará a cada um deles?


A aprendiz do amor é um romance espírita bem diferente do que eu estou acostumada a ler. Normalmente as histórias se passam em dias atuais, com algumas passagens do passado, mas esta trama é narrada apenas na época Medieval, o que eu já achei muito interessante. Eu estava ansiosa para iniciar a leitura, adoro este tipo de livro, e como eu digo, sempre tem uma lição para aprender. Eu adorei quando vi que a obra tinha rei, princesa e tudo mais, foi uma junção de temas muito agradável e que mudou um pouco o tipo de narrativa dos romances espíritas.

Angélica é uma princesa, mas não pensem que ela é fútil e materialista. Com apenas 16 anos ela se vê em um terrível dilema: por que alguns tem tanto e outros nada? Por que ela merece ter dinheiro e comida enquanto pessoas passam fome e morrem de doenças? São questões que ela tenta entender com seu pai, o rei, no entanto, ele é um governante insensível e frio, que não se importa com seu povo. Ela consegue esclarecer suas dúvidas quando uma mulher aparece em seu sonho e lhe dá ensinamentos de como tudo que passamos em vida é consequência de algo que já fizemos antes.

Com essa grande amiga, ela descobre que o humilde jardineiro também tem muito para ensiná-la, e assim, ela tenta passar mais tempo com ele. Porém, seu pai não admite que a princesa converse com alguém inferior,e a proíbe de encontrá-lo. Angélica é uma menina teimosa, e acha que precisa aprender melhor sobre a vida, e dá um jeito de continuar com suas lições. Mas, o rei sempre sabe das coisas, nada escapa do seu controle.

- Vamos caminhando aos poucos, minha filha! Como já disse outras vezes, somos espíritos imortais e herdeiros da eternidade. Não temos pressa. Vou auxiliá-la em seu retorno ao corpo físico. É preciso estar preparada para novas batalhas, Angélica!

A trama é bem leve, normalmente as histórias mostram espíritos vingativos, mas o que vemos, são pessoas vivas sendo más e traiçoeiras. É uma ótima história para iniciar no gênero, pois trata do espiritismo de forma direta e simples. Angélica aprende algo que pode ser usado por nós mesmos: tudo de bom que fazemos em vida, vira um tijolinho de luz para quando desencarnamos. Não precisa se pensar efetivamente nesse sentido, mas é o tipo de mensagem que diz que se fizermos coisas boas, coisas boas vão acontecer com a gente.

A aprendiz do amor tem uma ambientação maravilhosa, e personagens muito cativantes - menos os vilões, claro! -, eu adorei a leitura, fiquei triste por a história ser tão curta. Recomendo a obra! 

27 comentários:

  1. Olá,

    Esse livro parece ser bem interessante. Também estou acostumada a ler livros espíritas, e meus favoritos são os que se passam em épocas antigas. Tenho um muito bom que se passa no Egito antigo. Se chama A Sacerdotisa, um dos melhores livros espíritas que eu já li.

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoroooo livros espiritas..já li alguns e me apaixonei por cada um que li a seu modo.. e pra mim juntou o útil ao agradável,romance espirita mais romances com princesas,reis e castelos..com certeza já está na minha lista :D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa
    Faz um tempinho que eu vi algumas resenhas desse livro e todas me agradaram bastante e a sua não foi diferente Eu não gosto de livros com esse tema ou desse gênero, mas esse livro etá me deixando muito curiosa para ler, talvez eu o lei esse ano e espero gostar muito também.

    ResponderExcluir
  4. Oi, confesso que não conhecia esse livro não. Achei bem interessante a mensagem da história e concordo que cada livro desse traz uma mensagem interessante para a nossa vida. Realmente bem diferente isso de não se passar atualmente, de ter princesas e todo o resto e sinto pena da princesa por ter um pai tão insensível enquanto ela se preocupa como ele deveria, vou ver se leio esse ano!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii, ainda não conhecia o livro, mas provavelmente não irei ler por tratar de um gênero que eu não sou muito fã. Mas um dia quem sabe não chega o momento certo e eu passo a ler livros assim.

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro, pelo fato de ser evangélica e não ler livros espíritas.
    Se trata de um gênero que não me agrada.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, oi.
    Na literatura, não tenho muitos preconceitos literários. E mesmo sendo ateia, leria um livro assim tranquilamente, até por ser uma história, uma ficção. Mas confesso não ter me interessado muito por - esse livro - em particular. Mas para quem gosta, ainda mais sendo uma leitura leve, deve ser um ótimo livro né? Haha parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  8. Então... não sou mt acostumada com livros espiritas. Acho que o máximo que cheguei desse tipo de leitura foi Padma, que entra,mas não tão profundamente nesse mundo. É um universo novo,mas acho que esse é um bom livro, principalmente pela resenha que vc fez. Bjks!
    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Uma amiga me indicou o gênero espírita, mas confesso que não tenho curiosidade de conhecer. Fico feliz que você tenha gostado do livro, não fosse a coisa espírita no meio, eu até leria, pois gosto de histórias que se passam em épocas mais antigas. Quem sabe um dia...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler esse livro, o que é uma vergonha, pois eu amo livros espiritas. Acabei de ler "Esmeralda" e me emocionei.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Sempre estou procurando algum livro espírita para ler, pois transmitem ótimos ensinamentos e momentos para reflexão. Esse eu já tive o prazer de conferir, e traz uma história linda, que ensina sore os espiritismo sem enrolações. Muito bom.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. Angélica é sensata ahaha Realmente, temos que nos fazer a mesma pergunta e ver que enquanto reclamamos muitos tem bem menos e não reclamam. Nunca li nada espírita e achei interessante pela sua resenha. Achei legal colocar uma princesa na trama.
    -Mari

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, acredita que esse foi um dos livros espíritas que li no ano passado que menos me agradou? Não curti muito essa pegada meio fábula dele, gostei da história e tudo mais, mas achei muito bobinha, mesmo assim foi uma leitura bem agradável.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Mesmo com a história me parecendo bem interessante, eu não leio livros espiritas. Já é a segunda resenha que leio sobre o livro é ambas foram positivas. É um livro que recomendarei para quem quiser um romance espirita!
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Eu acho essa capa incrivelmente linda, todo o enredo tem tudo pra me agradar, mas eu tenho sérios problemas com livros espíritas. Não tenho nada contra, até ja estudei o espiritismo, mas sei lá... não funciona comigo.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Nunca li livro espirita, muito menos um romance espirita. É bem diferente e ainda mais quando é ambientado a muito tempo atrás, assim como esse.
    Mesmo com um história muito bem criada e envolvente, não leria! Sei como eu sou e seria perca de tempo comprar, pois vou deixar de lado de qualquer forma

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Acho a capa e a história desse livro linda, mas tenho muito preconceito com romances espíritas, e por isso ainda não li nenhum, sai completamente da minha zona de conforto.
    Mas vou anotar a dica, quem sabe um dia começo a ler.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. oooiii, tudo bem? Espero que sim. Enquanto eu lia a sua resenha eu mudei 3 vezes de opinião sobre esse livro, na verdade 4, na primeira eu nãoo gostei porque não sou fã de livros espiritas, na segunda eu comecei a gostar porque gosto de histórias com princesas, na ter eu comecei a achar clichê demais, e na quarta voltei a não gostar, assim, não tem nada de errado com a sua resenha, mas eu não comprarei esse livro, passo a dica :D Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adoro livro espíritas e também achei a proposta desse bem diferente. Realmente a questão dele se passar na época medieval e os vilões serem os próprios encarnados é inovador e deu um ar mais direto e simples a ele mesmo. E essa mensagem de que coisas boas acontecem a quem faz o bem é sempre boa de relembrar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Quando li esse livro também fiquei bastante triste por a obra ser tão curta. Fico muito feliz que tenha gostado.
    A Angélica - e até o rei - são personagens cativantes e pensar que a probabilidade de isso ter acontecido é bem grande torna tudo mais real e palpável.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse livro foi minha ultima resenha de 2015, tenho gostado muito dos livros da Petit, não sei vc, mas aprendo sempre algo importante! Eu gostei do livro, um livro leve e bem escrito! Parabens pela resenha, passou a mensagem do livro perfeitamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    A sua resenha está maravilhosa. Só que não gosto de livros espíritas. Por isso não tenho vontade de ler esse livro. Mas quem gosta do gênero é muito bom.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu li uma resenha desse livro tem um tempo e desde então fiquei com muita vontade de lê-lo. Achei incrível uma pessoa que tem tudo se mexer e se comover tanto por aqueles que nada tem. É disso que o mundo está precisando e esse livro parece tratar muito desse assunto.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Tudo bom?
    Realmente esse é um livro espírita bem diferente, pois acho que é o primeiro que leio em uma resenha que se passa na época medieval.
    Gostei de saber que a princesa tem pensamentos que nos fazem refletir, principalmente quando uns tem muito e outro poucos, uma pena seu pai não ser igual a ela e impedi-la de aprender mais com o jardineiro da casa.
    Amei sua resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá! Nossa, não sabia que esse livro era espírita, bem legal! SEmpre achei a premissa dele interessante, gostei da personagem logo de cara! Deve ser um livro bem gostoso de ler. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ooi,
    Eu amei a premissa! Livros que se passam na idade média são raros de encontrar! Com certeza se passar perto dele vou querer ler.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  27. Não é meu estilo de livro, não costumo ler o gênero e nem livros que se passem na época medieval. Esse me pareceu uma mistura dos dois, então meio que ficaria de fora da lista, mas ler sua resenha me deixou curiosa.
    Acho que o fato de ele ser mais direto e ter pessoas fazendo as coisas más e não só espiritos vingativos me faz pensar em dar uma chance. No mínimo eu leria algo diferente do comum para mim e isso já é um bonus :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir