terça-feira, 5 de janeiro de 2016

[Resenha] Morri para viver

|
Autora: Andressa Urach
Páginas: 240
Editora: Planeta
As confissões surpreendentes de uma das personalidades da mídia que se tornou conhecida no Brasil por suas polêmicas.A insana obsessão por dinheiro e sucesso, a rotina no bordel onde construiu seu nome de guerra e os bastidores da vida de Andressa Urach. Está tudo descrito em Morri para viver, livro que narra a trajetória desta, que chegou a ser considerada uma das prostitutas mais caras e cobiçadas do Brasil.
Dos casos secretos com clientes milionários e famosos, empresários, cantores, jogadores de futebol, artistas, bandidos, religiosos; passando por seu vício em cirurgias plásticas (Andressa chegou a cogitar amputar os dedos, só por que não gostava do tamanho dos pés!), o livro narra a chocante e constrangedora vida que ela levou até a inacreditável experiência de quase morte no coma e a sua busca por redenção.

Esse é um daqueles livros que eu não tinha nenhum interesse em adquirir, afinal acredito que quase tudo sobre a vida da autora pode ser encontrado com uma busca na internet, mas quando chegou nas minhas mãos eu não recusei a oportunidade de entender as escolhas e fuçar nessa história triste.

Eu me considero uma pessoa em constante evolução, sempre tentando identificar minhas falhas pessoais, ou pecados, como diriam alguns e me tornar uma pessoa melhor. Mas algumas situações na minha vida me fazem perceber que minha evolução é apenas uma crença minha, e é mais fácil se imaginar uma pessoa melhor do que realmente me tornar melhor. Então preciso dizer que esse livro tomou um esforço constante para ler imparcialmente, livre de julgamento, e muitas vezes falhei.

Começo essa resenha com esse desabafo para descrever meus sentimentos com relação a um dos livros mais polêmicos que eu já li. Já tinha lido duas autobiografias de personalidades polêmicas, a autobiografia da Bruna Surfistinha, O Doce Veneno do Escorpião e a do Ozzy Osbourne, Eu Sou Ozzy e mesmo assim o livro Morri para viver, da Andressa Urach, certamente foi o que mais mexeu comigo. Mexeu comigo porque eu realmente quero acreditar na mudança da vida dela, mas com toda a exposição que a internet e o livro trazem, mesmo após a transformação que ela alega, não consigo crer de olhos fechados, e aí entra o que eu considero meu maior defeito e pecado, o julgamento. 

Como a sinopse informa, o livro vai contar os bastidores de uma das personalidades da mídia mais falada dos últimos tempos, desde os abusos sofridos na infância, o inicio da sua carreira no bordel, até se tornar uma das prostitutas mais caras e disputadas do país, seu vício por cirurgias plasticas e a busca pela fama a qualquer custo. 

O livro não é grande, tem apenas 238 páginas e várias dessas páginas com fotos. O relato em si, eu particularmente achei bem superficial, a narrativa não segue uma ordem cronológica, mas esse detalhe não dificulta a leitura. Apesar de ser uma autobiografia, ainda por cima escrita por uma mulher, não consegui simpatizar com a protagonista e acredito que se deve muito a falta de sentimento na descrição da sua história. Era quase como se ela tivesse narrando a trajetória de outra pessoa. Como escrevi no inicio da resenha, apesar do meu esforço em não julgar a Andressa, o livro em si não acrescentou em nada na minha vida, principalmente porque a vida toda ela apresentou valores muito diferentes dos meus. Dinheiro, notoriedade e perfeição física ao invés de batalha, família e moderação me chocaram muito.

Por fim, eu não recomendo a leitura, realmente quase tudo que está no livro pode ser encontrado na internet, e a conexão com a autora é muito difícil para se estabelecer qualquer simpatia de verdade com a historia dela.

28 comentários:

  1. menina eu quero ler esse livro, porque quero entender o que levou ela a gerar tantas polêmicas. acredito que se o livro é bom ou ruim, vale a leitura para descobrir.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu já não tinha vontade nenhum de ler esse livro mesmo, e depois da sua resenha perdi ainda mais a vontade que não tinha. Não me interesso pela história nem mesmo para procurar no google.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, desde que vi esse livro eu tive um certo preconceito com ele, A história da Andressa foi um milagre e tal, mas tinha a impressão de que não daria um bom livro. A vida dela anterior ao acidente, não me interessa. Já ouvi dela mesma, em vários locais, que fez pactos com isso ou aquilo pra conseguir dinheiro e status. Se ao menos ela tivesse colocado mais sentimento na narração talvez ficasse melhor, mas ainda assim, DEFINITIVAMENTE eu não sou o público dela, ou melhor, do livro dela. Amo biografias, leio muitas até, mas essa.... passo longe.

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona confesso que esse livro não faz parte de minha lista de leitura, como você mesmo disse não acrescenta em nada, porém acredito que o que ela passou ficando doente a fez repensar em muitas coisas, espero que as mudanças sejam para melhor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Ana, assim como você, em algumas situação me julgo demais por, justamente, julgar os outros. Dos livros citados, ainda não li nenhum. Mas assisti ao filme Bruna Surfistinha e também em vi durante várias cenas questionando a vida e as escolhas da personagem. No mais, eu até daria uma chance para "Morri para viver", mas por saber que é um livro superficial e sem sentimento, fico super com o pé atrás. Certamente ele não estará entre os meus "quero ler" por um bom tempo. :p

    Beijo! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  6. Ana, eu adorei você!!!!
    Pra mim foi a ÚNICA resenha sincera sobre o livro, sinceeramente. Eu tb não consigo estabelecer um único vínculo com a Andressa, a não ser o de nojo extremo. Acho uma obra fraca e inútil. Você me deu um alívio e tanto quando vi que a resenha não seria só elogios hahahaa
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Ana,
    Depois da sua resenha não tenho a mínima vontade de ler, não gosto de autobiografias e mesmo se gostasse não escolheria esse livro para ler.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  8. Olha eu sinceramente quando comecei a ler a resenha eu já não me senti com vontade de ler não. Eu acho que não faz muito meu gênero de leitura, mas tem gente que gosta e acho que opinião vai variar muito dependendo de quem ler. Então não sei...Mas mesmo assim gostei da sua sinceridade, principalmente em dizer que não indica rs...Tem gente que nem isso fala. Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-172-horas-na-lua.html

    ResponderExcluir
  9. Eu vi esse livro em uma livraria, e já conheço metade da história, então comprar o livro não está nos meus planos. Eu também julgo muito baseado na própria mídia e do que ela faz da pessoa, estou tentando mudar isso...

    Abraços, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bom??

    Amei sua resenha. Altamente bem escrita. Esse sentimento de julgamento é algo que nós não deveríamos ter, mas, infelizmente, temos. Nunca tive vontade de ler esse livro. Mesmo com a história emocionante por trás dele. Espero ler um dia. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!
    A Deise fez a resenha dele no meu blog e por um acaso o livro veio parar em minha casa, pois minha mãe queria ler. Enfim, eu não gosto da leitura e me recuso a ler.
    Tenso não? rs
    Beijos, Maisa.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?

    Pra começar, quero te parabenizar pela resenha e sinceridade, não é todo dia que termino uma resenha lendo um /não recomendo a leitura/.
    Eu vi na tv e cheguei a ler uma coisa ou outra dela, afinal, foi repercussão a nível nacional. E confesso que não acreitei muito naquele /eu mudei, sou crente agora e boa moça/. Quando fiquei sabendo desse livro e seu conteúdo o desconfiômetro aumentou. Mas, a vida é dela e o que ela faz ou deixa de fazer é irrelevante pra mim, não muda nada na minha vida.
    Eu não leria o livro, e provavelmente se lesse, não sentiria conexão alguma com a protagonista. Se nas entrevistas que vejo dela não me sensibilizo tanto assim, imagine lendo a quantidade de merda que ela fez.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Esse é um livro que eu não tenho vontade ler como disseste posso achar tudo na internet, então lendo sua resenha fiquei com menos vontade ainda de conhecer a história. Uma coisa que acaba comigo é o fato de eu julgar outras e eu acho que eu iria julgá-la muito durante a leitura. Então melhor nem tentar a leitura


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Oii, bem... esse não é o tipo de livro que eu goste, então provavelmente passaria reto por ele, mas é como você disse às vezes um julgamento errado impede as pessoas de conhecerem histórias fantásticas, pena que essa realmente não foi uma delas, mas parabéns por dar uma chance a ela.
    bjs
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É Ana eu tenho esse livro aqui em casa porque uma pessoa me pediu para trazer da Bienal mas não pretendo lê-lo. Prefiro ler biografias autorizadas do que autobiografias. Sei lá, coisa minha

    ResponderExcluir
  16. Ana, eu nunca tive vontade de ler esse livro até porque assim como você tenho uma coisa com essa mudança súbita dela.
    Não leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Você só aumentou a minha vontade de NÃO ler esse livro, como você mesmo escreveu, acredito que muita coisa já pode ser encontrada na net, e enfim, se for julgamento ou não, temos um ponto de vista e meu ponto de vista é que ela lançou esse livro para não sair da mídia...e fico por aqui, pois como tem religião no meio (apesar de eu ser cristã)...ai piora meu julgamento.
    Mas valeu a sua dica! Ufa!
    Beijos
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Nunca tive vontade de ler esse livro, agora então... Piorou! Mas não me atrai, sei lá tem gente que gosta e compra. Mas não é o tipo de livro que gosto de ler.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiii! Não leria esse livro,mesmo que me dessem,acho que passaria para a frente. Também não busco julgar ninguém,apesar de achar suas atitudes,mesmo pós conversão,bem controversas,prefiro acreditar no ser humano. Na época do lançamento,passei pela frente duma igreja Universal e tinha algumas placas imensas dizendo "Compre aqui!" e a foto do livro. Achei estranho. E esse "recomendado para maiores de 18" pra chamar publico?Enfim kkk Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Não sei se é um livro que leria, que bom que não estou perdendo muita coisa já que posso ver tudo na internet, uma pena que a leitura não foi tão boa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo certinho?
    Você disse tudo, é um livro que com certeza jamais pensaria em adquirir, muito mais gastar dinheiro comprando. Então com certeza não vou ler. Gostei de ler sua opinião.
    bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Já dei uma olhada no livro Morri para viver nas lojas, mas confesso que nao tenho vontade de ler.
    Nao é preconceito nem nada contra a Andressa Urach, só nao é muito o meu tipo de leitura, ficar lendo sobre a vida de uma pessoa. Nem do meu ator, cantor preferido eu leio pra vc ter ideia, pq acho mto chato mesmo.
    Pelo visto vc nao gostou do livro e a falta de conexao com tudo faz a gente se sentir perdendo tempo.
    Ainda bem que vc ja avisa do que podemos esperar da autora.
    Beijo.

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu conheci o livro na Bienal do Rio e vou te dizer que ele me atraiu muito, ainda pretendo ler, quero muito entender essa mudança na vida dela.

    ResponderExcluir
  24. Oi linda, tudo bem?
    Pretendo ler esse livro, já li algumas resenhas sobre ele mais quero ver mesmo a escrita vários outros detalhes que a Andressa disse nesse livro. Será uma das minhas leituras esse ano, espero gostar. PARABÉNS pela resenha, me deu mais vontade de ler ainda..haha
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-extraordinario-rj-palacio.html

    ResponderExcluir
  25. Olá, Andressa. Não sou muito fã de biografias, mas tenho vontade de ler este livro para conhecer mais sobre a história dela. Pena qud a leitura não foi boa para você. :(

    ResponderExcluir
  26. Eu acredito num Deus que faz o impossível, lembro que achava impossível uma pessoa como ela ser alguém bom, melhor ou no mínimo decente, isso é claro, antes de me converter ao envangelho e saber que se Deus me mudou, mudaria ela tbm e o mais importante, o meu pecado naõ é menor que o dela, se eu duvido da mudança dela e ela é prostituta as duas pecam, DA MESMA FORMA. Pecado é pecado, não adiatna.
    Eu naõ leria, pq acho que um livro que conta tudo o que ela já fez, não mostra a mudança só faz elmbrar quem ela era... Então né
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Desde que esse livro foi lançado o que mais tenho visto são polêmicas. Eu nunca me interessei porque assim como você, também tenho valores bem diferentes do que ela. Além disso, não consigo acreditar nessa mudança midiática porque tudo parece muito forçado. Posso ser precipitada e preconceituosa, mas não consigo acreditar nessa mudança de pensamento que ela teve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Nunca gostei dessa mulher. Assim como você tenho uma pé atrás com essa mudança. Espero que realmente tenho ocorrido, mas fico na dúvida. Ouvi dizer que ela fez coisas horríveis, até sexo com animais. Então definitivamente não leria o livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir