quarta-feira, 13 de maio de 2015

[Resenha] Arquivos Serial Killers: Made in Brazil

|
Autora: Ilana Casoy
Páginas: 360
Editora: DarkSide
Após o sucesso do seu primeiro livro, Ilana Casoy dedicou-se a uma pesquisa rigorosa para investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para compor um inquietante roteiro com rigor investigativo de como, por quê e com que métodos os serial killers brasileiros atuam.
Em Made in Brazil, Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora; Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho; e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Um relato cruel feito pelos próprios assassinos, conduzido com maestria por quem entende do assunto, que procura guiar o leitor pela sinuosa mente de pessoas frias e com movimentos mais que premeditados para o mal. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra (Monstro do Morumbi).
*Livro cedido em parceria com a DarkSide

Adoro seriados e livros com serial killers: muitas mortes bem elaboradas, investigações de tirar o fôlego, e tudo mais. E esse foi meu erro ao pegar Arquivos Serial Killers: Made in Brazil para ler, achar que ia ter o "glamour" do que estou acostumada a ter. E não falo isso por ele ser de serial killers do Brasil, falo isso por ele ser real. As histórias são reais, cruéis e muito angustiantes, não tem nada de legal. Eu me sentia mal a cada relato de assassinos conhecidos que mataram em série. Cheguei a ter pesadelos. E não falo isso para relatar que o livro é ruim, pelo contrário, ele é muito bem escrito. A Ilana teve muita coragem de embarcar em algo tão doentio e nojento.

A autora fala logo no início que não há limite geográfico quando se trata de violência, maldade e perversão, e é verdade. Serial killers não existem apenas nos EUA, e nem parecem como os de filmes/seriados, que fazem tudo perfeitamente. Há aqueles que são chamados os desorganizados, que não se preocupam em esconder seus rastros. Me surpreendi ao ler os relatos desses assassinos, eu não conhecia nenhum, e me perguntei em que mundo vivia, haha.


O que mais me enojou foi o fato de a maioria dos crimes ter teor sexual, e principalmente com crianças. A maioria desses criminosos estuprava e matava crianças de cinco a quatorze anos. Foi uma leitura bem pesada nessas partes, e é por isso que não recomendo o livro para qualquer um. 

Ilana nos traz entrevistas com assassinos que ainda estavam vivos quando ela iniciou sua pesquisa, fiquei alarmada com o desequilíbrio dessas pessoas e do sangue frio. Eles não se arrependiam de seus atos, para eles era algo normal. A autora nos mostra também que o Brasil sempre foi muito pouco preparado para esse tipo de crime, sabiam que era um assassino em série quando já havia muitas vítimas, só então percebiam o padrão.

Mesmo a leitura tendo me deixando desconfortável, quero ler o outro livro da Ilana, Anatomia do mal, porém, bem mais para frente, agora ainda estou tentando esquecer todos os horrores que li em Made in Brazil, rsrs. Bom, nem preciso falar da edição da DarkSide, né? Linda como sempre. Há várias fotos e cartas, que só tornou o livro mais real e pavoroso.  A leitura não é fluída, o leitor precisa fazer algumas pausas para absorver tudo e tentar entender a mente do assassino: algo que não entendi e não aceitei, mas enfim...


Se você adora uma boa trama com serial killers: não leia achando que vai ser algo legal de acompanhar, são relatos fortes, que te fazem questionar o que há de errado no mundo. Mais uma vez parabenizo a autora por uma obra tão sensacional. 

22 comentários:

  1. Olá
    nossa, eu já tinha visto esses livros só por fora agora por dentro é a primeira vez, e cara como é "lindo", as imagens são um pouco fortes rsrsrs, mas eu fiquei curioso para ler, pena que seja tão caro,
    Bjks

    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico um pouco receosa de ler livros assim . Até gosto de livros reais , porém esse é um pouco pesado demais , né ?

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!
    Nossa, me deu até tontura lendo sua resenha.
    Sério, literalmente não presto pra ler esse livro.
    Que bom que deixou o alerta assim algumas pessoas ao menos estarão atentas ao estilo do livro.
    Parabéns pela coragem para ler.
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, quando eu li esse livro nos lançamentos da editora pensei que se tratava de um livro de ficção, depois que fiquei sabendo que se tratava de um livro investigativo com fatos reais e mesmo como você mesmo comentou sendo uma leitura pesada pretendo lê-lo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa!
    Também gosto de livros de Serial Killer, mas quando a gente sabe que é só ficção, que aquilo não aconteceu e no caso desse livro, não é bem assim. Eu ficaria meio enojada também, meio irritada, revoltada... Mas, se o livro causa tudo isso, deve ser muito bom, só acho que esse eu vou passar, ando muito sensível com mortes. Parabéns a autora que entrou nesse mundo e fez um livro tão bom!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  6. Eu também gosto de ler e assistir sobre serial killers. Não conhecia o livro e estou fazendo uma pesquisa sobre a temática. Agradeço de coração pela dica. Vou comprar pra ontem esse livro :D
    Deve ser realmente um livro absurdamente forte e estou pronta para encarar a leitura! :D
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só mesmo a DarkSide para publicar esse tipo de livro. Que bom que ela existe!!! É preciso estômago para ler esse livro e pelo visto você foi bem forte. Essas imagens que você mostrou são bem fortes. Eu gosto dessas coisas de serial killer, mas não sei se consiigo ler algo tão real, acho que prefiro a ficção kkkkk Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro conhecer esse lado mais perturbador do ser humano. Acho que só lendo esse tipo de literatura podemos entender até onde o homem realmente vai com sua maldade.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Dessa, já tinha lido sobre esse livro e imaginei que seria bem pesado, por isso fico com um pé atrás. Sou meio sensível, hehe.
    A gente assiste CSI e acha que na vida real é "organizado" assim, mas se surpreende.
    Quem sabe um dia eu dê uma chance.
    Fico só pensando em como a autora se sentia ao escrever. Não sei você, mas quando eu estou escrevendo mergulho fundo na história, e isso porque as minhas são açucaradas e ficcionais. Imagina essa!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, me arrepiei Dessa só com sua resenha. Eu gosto de livros assim, mas este de fato parece abordar tudo de uma maneira bem forte pelo que você falou. Acredito que não seja pra qualquer um mesmo, mas que todos merecem um choque de realidade. Eu arriscaria ler rs
    Adorei sua colocação na resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu sinceramente não curto muito séries e nem livros desse gênero não.
    Eu só gosto de livros assim de investigação policial sabe? Eu acho que livros assim mexem muito com nosso psicologico e as vezes nem é muito bom sabe? Mas mesmo assim tem quem goste né? Fico feliz que tenha gostado do livro, mas eu não pegaria para ler não! hahahaaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-toda-luz-que-nao-podemos-ver.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, tudo bem?
    Assim como você eu adoro assistir filmes e Séries nesse estilo policial sabe e isso é o que mais me faz ficar interessada nesses livros.
    Agora que você falou vou ficar mais cuidadosa na hora de ler! Mas mesmo assim, sabendo do teor forte ainda quero o box da Darkside!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, tudo bem?
    Estava louca por esse livro mas não sabia que eram relatos reais.
    Melhor nem ler senão vou ficar com medo de andar na rua, rs.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Menina juro que quando li o título do post pensei: ok será um livro com cenas fortes, mas também terá aquele suspense.. quando cheguei ma parte em que vi que são fatos reais, tive um aperto no coração, infelizmente esse não será um livro que vou ler, ainda mais com imagens D:
    Bom li sua resenha por cima, pois realmente temas assim me deixam com certo medo rs.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho interesse nassa série, mas já imaginava que ser algo pesado. Mesmo assim quero ler, pois conhecer o lado mais cruel e macabro do ser humano me faz que ser melhorar sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie! Tudo bem?

    Li o livro em uma edição super antiga ano passado para a disciplina de Psicologia Jurídica em meu curso de Direito. Confesso que esse livro realmente tem um assunto pesado... É revoltante demais! Mas também devo confessar que a pesquisa que a Casoy elaborou e a sua escrita são perfeitas. Gosto muito da autora. Comprei o box com esse livro e outro da autora quando a DS lançou. Edição impecável! =))

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  17. Eita que estou louca para comprar. É da DarkSide, além de tudo. E de um tema intrigante que sempre me chamou atenção. Lembro que quando era criança, pesquisava na internet sobre o assunto. Fiquei fascinada pelo funcionamento da mente de psicopatas e serial killers. Eu não os apoio e são todos abomináveis, mas é interessante você entender como as engrenagens da cabeça de pessoas assim giram. Adorei sua resenha. Só fez minha vontade aumentar.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  18. Realmente um livro bem pesado. É estranho a gente se dar conta de que as coisas acontecem tão perto de nós né!? Acontece várias vezes comigo! Não sabia desta obra, mas vou procurá-la. gostei da forma como a autora apresenta a obra e sua resenha está muito linda!

    Abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  19. Nossa, confesso que me interessei por esse livro, mas agora, lendo a sua resenha e as outras que já vi, acho que não estou tão curioso assim, talvez eu não vá querer ler ele tão breve... Rsrs

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Serial Killers? JÁ QUERO LER!
    Assim como você eu adoro livros/filmes/seriados que acompanham serial killers e adoro uma boa investigação de assassinatos bem elaborados e mirabolantes, adoro msm, rsrsrs.
    Não li esse livro, ainda. Quero ler em breve e conhecer esses casos de embrulhar o estômago. Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Até leio bastante coisa sobre serial killers e crimes, mas isso quando sei que não é real, quando se trata de fatos que existiram aí eu já não sei se quero ler. Acho que realmente é pesado pra mim.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Cara não curto de jeito nenhum livro de suspense, terror ou parecido com o gênero, esse livro chegou para mim também e meu marido que gostou hehe.
    A capa é muito louca, os amantes do tipo ficaram eufóricos e me parece que o livro realmente é bom.

    Sua resenha ficou ótima! Parabéns!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir