quinta-feira, 7 de maio de 2015

[Resenha] Eleanor & Park

|
Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Rainbow Rowell é uma autora que está fazendo muito sucesso aqui no Brasil, e eu já estava me sentindo um alien por, até então, não ter lido nada dela. Felizmente, ganhei em um amigo secreto de final de ano Eleanor & Park, e tive a chance de mudar isso. Confesso que li várias resenhas elogiando a obra, e isso realmente me deu mais vontade ainda de ler, mas não sei porque, acabei protelando... Então, coloquei como meta de abril ler o livro, sem falta! E imagina minha cara de tacho ao perceber o que eu estava perdendo, porque sim, a história é ótima! Iniciei a leitura e logo nas primeiras páginas a autora me prendeu, me fez dar muitos suspiros e me arrancou sorrisos. Fofo é pouco para o que o livro representa. Nem havia acabado de ler e já estava pensado que eu precisava das outras obras da Rainbow, e assim percebi realmente o motivo dela ser um sucesso!

Eleano & Park não é uma história de amor linda e perfeita, nem mesmo os personagens são assim - pelo menos aos olhos de outras pessoas -, o leitor encara algo intenso e difícil. Há bullying, há preconceito, há um lar abusivo e muito negação, mas também há amor. Um amor puro e doce, que inicia como me lembro da minha adolescência. A autora captou bem essa fase da vida e transformou em algo singelo, com uma pitada de drama e situações tristes e complicadas. A trama me partiu o coração várias vezes, mas também me mostrou que o amor nos faz aceitarmos quem somos. 

Eleanor é gordinha, tem um cabelo ruivo rebelde e se veste de modo nada usual para meninas. Park, é um "mestiço", coreano, meio afeminado para o pai, e que sempre tenta passar desapercebido. Os dois se encontram no ônibus escolar, quando Eleanor, a garota nova, entra com seu jeito esquisito, que o faz pensar que ela pede para caçoarem dela. E realmente Eleanor recebe vários xingamentos e olhares atravessados. Com um pouco de pena, Park acaba a deixando sentar ao seu lado. No início ele odeia sua presença e sua fraqueza ao ter sentido pena da garota. Porém, com o tempo, começa a surgir uma verdadeira amizade, que acaba virando algo mais... Eles percebem que têm muito em comum, e um acaba 'salvando' o outro de seu próprio mundinho.

A vida de Eleanor não é fácil. Ela passou um ano longe de casa, pois o padastro a expulsou e ela precisou morar com amigos da mãe. Essa parte foi o que mais me deu raiva, a negação da mãe. Precisamos acompanhar Eleanor tentando sair da vista do padastro, e fazendo tudo para não chamar a atenção. É uma vida cheia de medos: medo dele machucar a mãe mais do que já machuca, dele a expulsar novamente e fazer ela ficar longe dos irmãos, medo de tudo. Não bastasse isso, muitas vezes passa fome, usa roupas remendadas e não tem nem mesmo uma escova de dentes! Me perguntava que mãe faz isso com os filhos, mas sei que é mais normal do que parece.

Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada.
A não ser tocá-la.
A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz.

Park vem de uma família mais centrada, mas nem por isso tem seus problemas. Ele precisa aguentar o pai elogiando seu irmão mais novo, e sempre mostrando que ele não é bom em nada. Claro que não se compara com tudo que Eleanor sofre, mas também é solitário, não se sentir incluído em nenhum lugar. Por isso que digo que um foi a salvação do outro. Park mostrou que Eleanor pode ser bonita e desejada, e a fez ter motivos para sorrir. 

A história tem uma pegada meio geek, com várias citações de HQ's e bandas famosas nos anos 80, eu achei muito fofo que tudo começou com Eleanor lendo de canto de olho os quadrinhos de Park. Quando ele percebeu isso, ele começou a ler mais devagar, e depois passou a deixar alguns no banco para ela levar para casa e ler... Me derreti de amores nessas partes! <3

Eleanor & Park é um livro que fala sobre aceitação, coragem e amizade. E por que não, amor? É algo que surge de conversas, gestos, e por isso é tão bonito. A leitura fluiu muito rápido e me fez ter um misto de emoções. Não conseguia desgrudar das páginas, a narrativa da autora é ótima, com o ponto de vista dos dois personagens, ela nos faz vivenciar diretamente os pensamentos, dramas e sentimentos de cada um. Sofri com aquele final, apenas... É daquele tipo que nos faz imaginar o que aconteceu depois, e confesso que fiquei com bastante raiva da autora por isso, mas mesmo assim achei a leitura toda maravilhosa. Tem seus clichês, mas e daí? Fazia tempo que não me envolvia tanto com uma história como essa. Amei tudo (menos o final!), e agora só quero ler os outros livros da Rainbow logo. Já estou sentindo falta de sua escrita leve e que envolve fácil o leitor. Recomendo!

22 comentários:

  1. Nossa! Que bom que achou a leitura tão proveitosa, tenho uma certa curiosidade em ler este livro, mas tenho um pé atrás com livros que fazem tanto sucesso, mas eu posso me surpreender como você mesma se surpreendeu. A história parece ótima, ainda mais com essa pegada Geek! A sua resenha está muito bem explicada, demonstrando o que você sentiu ao decorrer da história, parabéns!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa! Tudo bem?

    Que resenha cute-cute!
    Adorei como você abordou a história e a forma como os personagens se comunicam e dos gostos!
    Acredito que logo comprarei este livro, pois como você se sentia (eu adorei isto! Hahaha) eu também estou me sentindo um alien, por não ter lido ainda! :D

    Visite-nos e caso queira, siga-nos! Ficaremos felizes!
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já li "Eleanor e Park " e adorei ! Achei o livro bem fofo , apesar de ter umas cenas bem pesadas e complicadas . Enfim , é um livro bem legal :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá; eu ainda não li nada da autora, mas quero muito ler )e pretendo começar por Eleonor & Park). Infelizmente, casos de jovens que passam por situações difíceis como as dos personagens não são apenas ficção :( . Gostei muito da resenha.

    Resenha premiada "Pra sempre sua", participe: petalasdeliberdade.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  5. Ownnn, eu ainda não tinha visto nenhuma resenhas desse livro, mas estava muito curiosa e apesar de ser um romance, um tanto clichê, eu já me apaixonei a partir de sua resenha. Vou colocá-lo na minha lista, pois com certeza quero lê-lo. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiii
    acho que muita gente sabe que eu não gosto muito dos livros dessa autora
    não que u tenha lido milhares, mas o que eu li me deixou bem desanimado
    pelos outros, mas eu acho muito fofa essa capa
    Bjks
    Passa Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É, eu também devo ser um alien. :( Estou bem curiosa com esse livro, as resenhas mostram um enredo bastante rico e propício ao momento. O que é 'uma pegada meio geek'? Sou tapada para esses termos estrangeiros :(
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu quero esse livro,não é de hoje todas as resenhas que eu leio da mais vontade,olha eu não gosto de romance mais esse livro tem uma capa muito linda,e sua resenha me deixou super curiosa.

    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sim, eu também estou me sentindo um ser de outro mundo por não ter lido nada ainda. Já estou de olho a algum tempo nesse livro, o bom dele é que as coisas parecem real, nada de toda aquela perfeição dos outros livros.
    Creio que eu adoraria ler, apesar da parte de quadrinhos que eu não costumo entender nada! haha

    ResponderExcluir
  10. Olá, Dessa.
    Não é só você que nunca tinha lido nada da autora; eu ainda continuo nesse time. rs
    Esse livro me parece interessante e eu leria, principalmente porque os personagens são bem fora do padrão e por ter uma pegada geek. Acho que a obra tem tudo para me agradar.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Amiga acho que vou ter que ler esse livro de novo, porque eu li ano passado.
    Eu simplesmente adorei. Mas o final eu achei meio vago, esperava mais sabe?
    Mas mesmo assim quero ver o filme que falaram que ia ser filmado, mas até agora nada.
    Espero que seja tão bom quanto o livro, até porque a história como um todo é mto bom, mas eu ainda quero ler as outras obras da autora que dizem que são todos maravilhosos xDDDD

    Enfim...Adorei tudo que você escreveu sobre o livro.
    Eu adorei a Eleanor e o Park naquele ônibus. Simplesmente lindo xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-penhasco.html

    ResponderExcluir
  12. Ai, meu Deus! Saiba que a sua resenha é uma das super-positivas que li e que agora ME fazem sentir um alien – como você se sentia – por ainda não ter lido nada dessa autora. Eu comprei Fangirl, mas não tive tempo de prestigiar a narrativa da autora. Eleanor e Park está entre os meus livros top desejados há muito tempo e espero gostar tanto quanto você ao lê-lo… Acho ótimo que os personagens sejam tão "reais", sabe? E que a mensagem do livro seja tão bela.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eitaaaa, quem é a alien agora sou eu,hahahahaha. Vi uma resenha sobre esses dias e vi a Pam Gonçalves falando sobre ele e os outros livros da autora em um video, com sua resenha tão empolgada eu fiquei bem mais interessada e espero conseguir ler, porque eu não estou podendo comprar livros por agora não,kkkkk.

    Esse tipo de leitura cheia de conflitos é a que maia me prende.

    Amei sua resenha, muito bem feita e escrita <3


    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, tudo bem?
    Me sentindo alien agora, rsrs.
    Nunca li nada da autora e a cada resenha minha vontade de ler cresce.
    Adoro livros que mostram algo que não seja tão perfeito.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dessa.

    Depois dessas tantas resenhas elogiando a Rainbown eu fui ler algo dela e foi Fangirl e eu simplesmente não consegui me envolver na narrativa. Tenho Eleanor e Park em casa e irei dar mais uma chance para a autora. Apesar de já saber o final desse livro e saber que o final é aberto me desanima. Mas quem sabe o que acontece até chegar nesse fim não me agrada.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa. Este sentimento que você falou foi exatamente o que aconteceu comigo. No início eu comecei fraquinha sem dar muita importância, mas a história foi me envolvendo quando vi já tinha terminado. É uma história bem envolvente. Mesmo sendo clichê!

    Beijinhos!
    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  17. A história é realmente fofa, mesmo tratando de um assunto um pouco mais difícil. Acho encantador este tipo de romance adolescente. Apesar do final ser... bem aquele final.
    Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, tudo bem?
    Sabe, como você me sinto um Alien por não ter lido nada dela, pelo menos você já resolveu seu problema, eu ainda preciso ler. Acho a história desse livro muito fofinha, é uma amizade bonita e sincera e o amor que parece surgir entre os dois é algo muito bonito de se ler acredito eu. Espero poder em breve contemplar essa história de perto.

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Assim como você eu ainda não conheço a escrita da autora, mas como meta desse mês e ler um livro dela pelo menos.
    Eu também sempre leio resenhas bem positivas sobre a trama, o mais interessante e que me fez te interesse pela obra é que aqui não é tudo perfeito, mar e rosas, deixando o livro mais real.
    Parabéns pela resenha
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Acho que eu leria esse livro pelo tema que ele aborda.
    Aceitação é tudo, e comecei a me aceitar faz 2 anos.
    É bom que a autora usou personagens diferentes. Preciso mesmo ler um livro que não seja tão "sempre a mesma coisa".
    Obrigada pela dica. Depois da sua resenha, vou ler o livro.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Andressa!
    Eu me decepcionei um pouco com Rowell por conta de Fangirl, mas não tirei Eleanor e PArk da minha wishlis justamente por isso q vc disse em sua resenha, não é mais uma história com um casa protagonista perfeito, é uma história de amizade e aceitação, e todo mundo fala q se apaixona pelo livro, como q deixa de ler? N da!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Dessa
    Eu acho que a historia deve ser muito fifa mesmo!Mas confesso que não é uma leitura que eu buscaria fazer, mas se tivesse alguma chance de outra maneira pra ler eu leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir