sexta-feira, 8 de maio de 2015

[Resenha] Sal

|
Autor: Maurice Gee
Páginas: 196
Editora: Bertrand
Trilogia: Sal profundo, 1
Quando Tarl é capturado e escravizado para trabalhar no Sal Profundo, seu filho Hari promete resgatá-lo. Corajoso e inteligente, este cruza o caminho da bela Pérola e de sua talentosa criada, Folha de Chá. Hari e Pérola logo percebem que, juntos, devem descobrir os segredos do Sal Profundo. E esta longa jornada por terras ermas se torna muito mais do que uma missão para salvar Tarl — afinal, o mundo está à beira de um terror sem precedentes.




Solicitei Sal porque a sinopse me deixou curiosa... Ok, confesso, inicialmente foi pela capa, que eu achei linda! Mas, realmente me interessei pela trama. Assim que o livro chegou eu iniciei a leitura, e olha, ela não é ótima, mas tem uma pegada legal e uma boa história. O autor conseguiu me conquistar em tão poucas páginas, ainda mais por os personagens serem tão jovens, mas tão corajosos e diferentes.

Sal é o primeiro livro da trilogia Sal profundo, e conta a história de Hari, um garoto que presenciou seu pai, Tarl, ser pego pelos Chicotes, escravizado e levado ao Sal profundo, um lugar de onde ninguém retorna. Ele jura resgatar o pai e se vingar de quem fez isso. Assim, inicia sua jornada ao lugar tão temido por todos. No caminho, encontra Peróla e sua criada, Folha de Chá. As duas estão fugindo da Companhia, após o pai de Pérola obrigá-la a se casar com o poderoso Ottmar, um velho gordo e maldoso. 

Uma fantasia muito gostosinha de ler, o mundo criado por Maurice é incrível e curioso. Pérola e Hari conversam mentalmente com os animais e conseguem que as pessoas façam o que eles querem, além de conversarem mentalmente entre si. Inicialmente os dois se odeiam, afinal, cada um vem de uma classe social diferente. Hari sempre morou na Toca Sangrenta, comendo ratos e brigando, enquanto Pérola tinha do bom e do melhor, sem nunca precisar se preocupar com nada. Porém, por um mistério, os dois acabam indo para o mesmo lugar, e um acaba aceitando o outro.

A Citadina abriu os olhos. Por um instante, suas pupilas de felino estavam quase redondas, depois se estreitaram, retomando o formato normal. 

No início ficamos um pouco confusos com tudo isso de Sal profundo, Companhia, Chicotes... no entanto, o autor logo consegue nos deixar a par de tudo, e essa estranheza passa. A leitura não foi muito fluída, apesar de ter menos de 200 páginas, pois o autor é bem detalhista em algumas cenas, algo aceitável já que ele criou vários elementos para a trama, que merecem e tinham que ser bem descritos. Eu gostei bastante da leitura, ela só não foi algo que eu fico ansiosa para descobrir mais, sabe? Mas consegui me encantar com tudo que foi mostrado, e quero muito saber o que terá no próximo livro, pois o final de Sal foi bem fechado.

A premissa não fica apenas no resgate de Tarl, percebemos que uma batalha está se formando, e que o povo se rebela contra a Companhia. Há um grande mistério no livro, que ainda não foi bem explicado, mas pode ser o que retornará na continuação. Todos os juvenis que li da Bertrand me agradaram, e esse não foi diferente, mais uma leitura que recomendo!

23 comentários:

  1. Oiiiêê!!
    nossa que legal o livro, ainda não sabia de sua existência kkk,mas já estou gostando
    sua resenha ficou bem explicada e o livro é bem curtinho acho que vou compra-lo
    Bjk
    passa lá - ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro ainda, a capa não me chamou atenção, mas gostei bastante da história.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Andressa, adorei sua resenha, bem franca. Gostei muito do livro pela capa, mas a história em si não me chamou muito atenção e, como você mencionou que a leitura não foi muito fluída talvez não seja o livro pra mim. Mas parabéns pela resenha em si.
    http://www.leituradascinco.com/2015/05/resenhas-cidades-de-papel-de-john-green.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor!
    Desconhecia o livro, mas entendi completamente o seu fascínio pela capa (rs). É linda mesmo. Ao que parece, é uma fantasia distópica suave e isso me agradou. A narrativa que não flui rapidamente não me desanima, porque gosto de detalhes algumas vezes e parece que o autor soube manter a atenção do leitor. Anotei a dica… ;)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu também achei linda a capa. Já a história, não me chamou a atenção, mesmo tendo aspectos fantástico e distópico, gêneros que amo. Espero ler a resenha da continuação e talvez mude de ideia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser muito bom, gostei da sua resenha, me deixou muito curioso, e adorei essa capa, um urso! Parece que tem tudo para me conquistar, a resenha foi muito bem feita! Parabéns!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Apesar de ter achado a premissa diferente e interessante, e apesar de adorar fantasia, o livro não me atraiu. Já a capa achei linda demais!
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita e argumentada!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá; ainda não conhecia o livro e achei a capa bem bonita (leria fácil só por causa dela!). Pela resenha, a história parece bem legal, acho que do tipo que eu gostaria de ler.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei bem curiosa com Sal profundo, Companhia, Chicotes... Achei a capa linda e a sinopse é interessante. É a primeira vez que vejo esse livro, ao menos não recordo de ter visto outras vezes. POr sua resenha e poe esse ser o primeiro livro, acredito que cumpra sua função, apenas introdutório, ou estou errada?
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amiga quando eu vi esse livro sendo anunciado eu também não me interessei muito não. Achei a capa maravilhosa, mas agora lendo a sua resenha achei interessante tudo que você falou.
    O pai foi levado e ele tem que ir em busca dele, depois entra essas duas personagens. A menina com a criada. Sabe, isso meio que chamou minha atenção. Sério, eu nem esperava nada do tipo, mas queria te perguntar uma coisa, a leitura é pesada ou é de boa? Você falou ali que é tranquilo, mas mesmo assim me confirma, porque amei ler sua resenha. Pelo menos é a primeira desse livro que leio xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-como-ser-popular.html

    ResponderExcluir
  11. Amei o enredo da história, é bem o estilo que eu gosto, espero ter oportunidade de lê-lo. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dessa.
    Apesar da pegada bem mais juvenil, eu leria a obra. A premissa me agradou, sabe? Acho que o livro me prenderia.
    E eu sempre quis falar com animais. haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vi esse livro, fiquei com muita vontade de ler, sério. Achei que ia ser um livro de fantasia diferente e eu realmente estou precisando desse tipo de leitura. Mas agora, sendo a sua resenha, acho que ele não seria uma boa escolha. Se o enredo não conseguir fluir direito, é certo que eu não vou terminar de ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro os livros da Bertrand. Sério. São perfeitos!
    Eu fiquei com dúvida se leria ou não o livro, porq a história me agradou em algumas partes, mas em outras nem tanto.
    Mas vou pensar bem antes de lê-lo.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    A Bertrand sempre arrasa nos títulos.
    Apesar da leitura não ser fluída, acho que eu leria Sal sim, gosto de fantasias.
    E essa capa é um atrativo a mais.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Achei a capa desse livro muito linda, mas a premissa dele não me interessou muito.
    O fato de a leitura não ser muito fluida também é algo que me desanima a tentar ler esse livro, pois não curto muito quando isso acontece.
    Mas fico feliz que você tenha gostado mesmo assim.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    A capa me chamou certa atenção também, mas não achei ela das mais lindas rs.
    Eu gostei da premissa, e pelo que vi é um bom livro, com um desfecho bom sem deixa aquela aflição para os leitores aguardarem o próximo.
    Parabéns pela resenha, anotei a dica.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Confesso que inicialmente também leria o livro apenas pela capa. A premissa é bem interessante também, mas livros curtos sempre me dão a impressão que nao conseguem passar tudo o que deveriam... Mas mesmo assim, vou procurar no Kindle esse livro porque me interessei.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  19. Olá Andressa, tudo bem?

    Acho que este já é o 5º livro cujo título é Sal que eu vejo pela blogosfera. De todos, este é o que me chamou menos a atenção. Vou aguardar mais algumas resenhas para poder ter minha própria opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Mesmo a parte da vingança de família ser um tanto clichê confesso que achei a trama, o restante dela, o tanto quanto diferente. Gosto muito de ter final fechado no livro, acho bem melhor assim.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!!!
    Gostei, ta ai uma coisa que me parece ser um pouco diferente de tudo que tem sido lançado por ai.
    Fiquei curiosa para ler e saber mais dessa história e achei os nomes do personagens bastante inusitados,
    Parabéns pela resenha.
    Estou seguindo o blog!
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá tbm achei essa capa super linda.
    Confesso que não é um gênero que leio muito que é fantasia.
    A leitura ainda sendo meia confusa no começo eu já largo rsrs.
    Não gosto de livros muito detalhista mais acho que nesse tem que ser se não fica perdida rsrs
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Dessa
    Fiquei curiosa com o livro e ainda não tinha visto ele. Com tão poucas páginas, geralmente os autores aceleram a narrativa, acho que deve ser melhor com uma escrita detalhista. Adorei a capa, é linda!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir