sexta-feira, 15 de maio de 2015

[Resenha] Foi apenas um sonho

|
Autor: Richard Yates
Páginas: 306
Editora: Alfaguara
Em Foi apenas um sonho, Frank e April Wheeler são jovens que, ao se mudarem para uma casa confortável nos arredores de Nova York, acreditam ter uma vida cheia de oportunidades pela frente. Apesar de terem de conviver com vizinhos mesquinhos e desinteressantes, consideram-se acima de tudo isso.
Mas, conforme os anos passam, seus desejos parecem cada dia mais distantes. Ele detesta o trabalho burocrático, mas não sabe o que fazer para escapar da rotina. Ela, que se tornou mãe de dois filhos antes do planejado, gasta os dias em pequenos afazeres domésticos. Agora, uma nova chance de mudar suas vidas os fará tomar um rumo inesperado.
Com profunda empatia e clareza, Richard Yates nos mostra como Frank e April comprometem esperanças e ideais, traindo não apenas um ao outro, mas também a si mesmos. É um livro marcante, que agora ganha uma adaptação para o cinema pelo diretor, ganhador do Oscar, Sam Mendes, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet no papel de protagonistas dez anos depois do sucesso em Titanic.

"Foi apenas um sonho". É como eu descreveria minha expectativa quanto a esse livro. Sabe quando você decide ler um livro que virou filme pensando, acho que vou adorar, afinal o Leonardo DiCaprio e minha diva Kate Winslet são os protagonistas, o que pode dar errado? TUDO!!!

O livro é deprimente de um jeito em que é fácil você se pegar pensando que a vida deve mesmo ser assim, o que torna tudo mais desanimador ainda. Ele vai contar sobre o casamento de Frank e April Wheeler. Um casamento infeliz, em que o marido tem um emprego que odeia e uma esposa que ele acha que o subestima. Ela também é infeliz, foi mãe muito jovem e tenta ser uma dona de casa.
A estória é introduzida dentro do contexto de uma peça de teatro amadora que April participa - e já nesta fase eu pensei em abandonar a leitura, mas como sou teimosa, resolvi seguir em frente.

Aparentemente o fracasso da peça de teatro afeta negativamente o casamento dos protagonistas, casamento esse que já não era feliz antes, Frank e April apenas se aturavam, pois não viam outra saída já que eram marido e mulher. Era como se os dois tivessem sido programados para viver aquela vida medíocre sem perceber ou reclamar. Mas subitamente eles acordam um dia e percebem o quanto suas vidas são chatas, e é nesse ponto da estória que começa a escolha de decisões egoístas e erradas. E tudo fica mais angustiante.

Eu me pergunto por que as vezes os seres humanos conseguem ser tão idiotas e ao invés de consertar as coisas, preferem se lamentar e tomar decisões mais idiotas que aquelas que os levaram aquela situação, e que na maioria das vezes, não tem volta.

Os filhos do casal são apenas figurantes na estória, e não é possível sentir empatia por eles. Os vizinhos, com quem os Wheeler mantêm uma amizade estranha, ganham alguns capítulos do livro, e afirmo, também são deprimentes. A amizade entre os dois casais é um relacionamento entre a inveja dos vizinhos e o sentimento de superioridade, e talvez um pouco de desprezo por parte dos Wheeler.

Esse é um daqueles livros que comprei por puro consumismo. Como afirmei, o DiCaprio estampa a capa do livro e quando comprei não sabia nem a sinopse. E minha opinião depois de levar mais ou menos uns três meses pra finalizar essa leitura é que simplesmente não recomendo, não vale o esforço de tentar e tentar. O livro acaba quase se tornando um castigo. Apesar de não recomendar, ainda pretendo assistir ao filme só pra tirar a prova dos nove, e depois quem sabe, venho contar minha experiência pra vocês. Talvez o Leonardo DiCaprio e a Kate Winslet consigam salvar a estória.

Se vocês leram o livro e gostaram comentem o porquê e tentem me mostrar seus pontos de vista e o que acharam legal, porque eu só consigo descrever o livro com sinônimos de entediante, cansativo, monótono e etc.

21 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Apesar de você não ter gostado, a premissa me agradou. Afinal, é meio normal casamentos infelizes, pessoas em trabalhos que detestam e etc. Acho que é um choque de realidade. Exatamente por isso conferiria a obra. Tomara que me agrada mais do que agradou a você.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Quando vi a capa pensei que fosse resenha de um filme que assistiu por causa do DiCaprio hehe, é uma pena que não gostou, leituras cansativas pode levar vontade em desistir e estragar a história. A capa faltou para melhorar muito, mesmo que não gostou do livro conseguiu fazer uma resenha melhor :D
    Beeijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Eu só conheço o filme de nome, mas nunca assisti e nem sabia que era baseado em um livro. Fiquei pensando como um livro tão ruim, como você descreveu, pode ter se transformando em filme. Eu realmente não me interesso por esse tipo de livro e acho que não compraria como você fez, só pelo lindo Leo na capa kkk. Mas valeu a experiência e espero que você não cometa mais erros como esse. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quase nunca vejo um livro mais ruim que o filme. Agora estou curioso, vou procurar mais informações sobre ambos. A história parece ser legal. Di Caprio e Winslet tem uma quimica perfeita

    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha eu já vi o filme e achei muito bom viu?
    Mas o livro eu nem conhecia O.o
    Eu fiquei até surpresa de saber que você não curtiu o livro.
    Mas também depende de cada um né? As vezes pode não ser bom pra vc, mas pode ser para outras pessoas. Vai variar. Mas mesmo assim achei interessante tudo que você contou sobre o livro. Mas assista o filme e veja se vc muda de ideia =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-feita-de-letra-e-musica.html

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu baixei esse filme para assistir um tempinho atrás e acabei esquecendo de ver e até hoje não vi ainda.
    Eu nem tinha noção de que existia um livro e é realmente uma pena você ter se decepcionado tanto. Eu confesso pra você que baixei o filme principalmente pelo DiCaprio, que é um ator que amo ♥.
    Me desanimei agora para assistir ao filme!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Então, não gosto de criar expectativas, nem com livro e muito menos com pessoas. O enredo do livro parece interessante, gostaria de lê-lo. quanto ao ator que estampa a capa, para mim não faz diferença, acho que não compraria justamente por ele estampar a capa, mas sua resenha, mesmo você não gostando muito, me fez ter um olhar diferenciado.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme é deprimente também. Não consegui me conectar com os personagens. É uma pena, pois admiro demais a Kate Winslet. Pela sua resenha, o livro não é muito diferente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu ainda não assisti o filme, porém tenho vontade. Confesso que a trama do livro me agrada, acho que se tratando disso ia gostar não sei, só lendo pra saber né!? Mas que pena que nao gostou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá; não conhecia o livro. É ficção, mas também é a realidade de alguns casais, infelizmente. Interessante a sua resenha, mas acho melhor não ler esse livro, rsrsrs.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oie! tudo bem?!

    eu nunca vi o filme... e confesso que não compraria o livro nem pela capa hahahah E depois dessa resenha então, certeza que não lerei nunca! uma pena isso acontecer =//

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  12. Olá, te indiquei para responder uma tag!
    http://lendo-no-jardim.blogspot.com.br/2015/05/tag-complete-frase.html

    ResponderExcluir
  13. Olá, nunca tinha ouvido falar do livro e acredita que eu não sabia da existência do filme também? Realmente não chamou minha atenção, eu não leria...

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana, tudo bem?
    Não conhecia o filme e nem o livro e agora é que não quero mesmo!
    Tô correndo de coisas deprimentes e pelo jeito essa estória iria me deixar bem pra baixo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. É sempre uma surpresa quando um livro consegue ser ruim, ruim a ponto do filme ser tão melhor. Vou dar uma procurada no filme, e me afastar do livro. LEo dicaprio ainda é dono da minha adolescente interior rs
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nunca li o livro, portanto não posso dá outros po tos de vista e talvez eu nunca dê, porque, convenhamos, se você náo gostou, acho que é 100% de que eu não vá curti também, né? Adorei a resenha, você expôs seu ponto de vista muito bem, além da sua resenha está muito bem escrita!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Não li o livro nem assisti o filme então não posso opinar. Mas é tipo muito rui mesmo?
    Me desanimei, provavelmente não vou ler. Muito obrigada pela opinião sincera, gosto muito dessa qualidade nos blogueiros literários.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Não li o livro nem assisti o filme então não posso opinar. Mas é tipo muito rui mesmo?
    Me desanimei, provavelmente não vou ler. Muito obrigada pela opinião sincera, gosto muito dessa qualidade nos blogueiros literários.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Não li o livro nem assisti o filme então não posso opinar. Mas é tipo muito rui mesmo?
    Me desanimei, provavelmente não vou ler. Muito obrigada pela opinião sincera, gosto muito dessa qualidade nos blogueiros literários.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana, tudo bem?
    A primeira coisa que pensei ao ler a sinopse é que leria esse livro porque ele havia virado filme, mas eis que você me tira qualquer expectativa. Melhor assim, não gasto meu tempo com um livro assim. Mas, pretendo sim ver o filme, talvez toda aquela parte entediante tenha sido cortada na adaptação, beijos

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ana, sinto muito pela sua experiência. Realmente chato quando esperamos tanto de um livro e ele nos surpreende tão negativamente assim. Já aconteceu com todo leitor assíduo, creio eu. Eu se demoro mais de dois meses pra ler um livro eu nem me forço mais a terminar, já abandonei quatro nesta linha de raciocínio.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir