terça-feira, 26 de maio de 2015

[Resenha] Morando sozinha

|
Autora: Fran Guarnieri
Páginas: 160
Editora: Belas-Letras
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!



Já conhecia o blog da Fran, e mesmo assim quando soube do lançamento de Morando sozinha fiquei muito curiosa para ler. O livro é uma boa introdução de como surgiu o blog e como iniciou sua vida independente e com responsabilidades. A Fran é muito fofa, e narra de forma leve e divertida suas experiências, além de dar várias dicas para quem pensa em morar sozinho.

"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’”

Eu e meu noivo estamos combinando de morar juntos, e mesmo já sendo algo a dois, sabem que algumas dicas valem para nós também? Afinal, precisa-se de uma planilha de gastos, do que cada um recebe de salário, dos móveis que são necessários comprar, etc... Alguns capítulos realmente foram úteis para mim, e vão servir para eu me planejar melhor.


Achei a Fran uma menina muito corajosa por aos 18 anos ir morar sozinha. Confesso que nessa idade sempre tive vontade também, mas é aquela coisa de alguém que está entrando na vida adulta e acha que é fácil ter responsabilidades, por isso, nunca foi algo levado tão a sério e adiante. Admirei muito por tudo o que ela passou, apesar de em nenhum momento mostrar que passou trabalho nem nada (ainda bem), mas só a parte sentimental de lidar com contas e tudo mais, é o suficiente. Porque vamos combinar... Algumas continhas bobas, tipo aquela compra enorme de livros, já nos deixa malucos, imagina conta de água, luz, telefone e tudo mais? rsrs


A edição da Belas-Letras está maravilhosa, há vários detalhes fofos e é tudo tão rosinha e tão delicado. Fiquei um 'tempão' admirando a obra. A editora está de parabéns pelo trabalho feito, e todo o cuidado com o livro. A Fran escreve muito bem, é bem direta nas suas histórias, e deixa tudo com um toque mais divertido, então o que era para ser algo "horroroso" acaba ficando mais suave, o tipo de coisa que mais adiante damos risadas.


Certamente vou seguir algumas dicas que a Fran deu, e continuar acompanhando o blog - que é muito fofo também! Leitura recomendada não apenas para quem vai morar sozinho, ou com amigas(os) como ela comenta ter feito no início, mas também com os parceiros(as). Como eu disse, tem várias dicas que podem ser usadas em qualquer situação. Não importa com quem (e se)  você vai morar, é longe dos pais? Com certeza é um "morando sozinha", afinal, sem mais: roupas limpas, não se preocupar com as contas da casa, nem do supermercado, chegar e ter janta pronta, ter mais de uma pessoa para dividir as tarefas domésticas, e muito mais!  


21 comentários:

  1. Olá!
    Estou muito curiosa para ler esse livro. Eu já morei sozinha e eu sei como é penar com algumas dificuldades, mas ser feliz com a completa liberdade que isso me proporcionou. Acredito que se eu terminar meu atual relacionamento, vou morar sozinha para sempre. Melhor coisa <3

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga tenho visto bastante gente falando desse livro pelas redes sociais, mas sinceramente eu ainda não me senti atraída para compra-lo. Com certeza irei querer ler sabe? Mas não agora. Mas gostei da diagramação e achei legal ela explicar como é se virar sozinha. Eu sinceramente não sei como eu iria fazer, porque eu moro com os meus pais e não sou do tipo que gosta de ficar sozinha. Gosto de companhia sabe ? hahahahaha....Mas enfim...Mas uma hora quem sabe...

    Gostei da ideia do livro, mas eu acho que vou adquirir mais pra frente.
    =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa!
    Não curto muito os livros da editora, mas se ainda tivesse 18, tenho certeza que me interessaria pelo livro.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá; eu conhecia o blog e achei muito boa a ideia de lançar o livro. Toda mudança requer planejamento e é bom ter dicas e conselhos de quem já passou por isso.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu amo muito o blog dela, principalmente agora que vou morar sozinha, sai catando tudo que ela tem no blog e guardei para usar no meu apê. Ela também fez outro blog, que diferencia ela do morando sozinha, achei genial isso. Eu fiquei querendo o livro, porque é muito fofinho e lindo! Agora que você mostrou detalhes, quero mais ainda!!!! <3
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/1-favorito-do-momento.html

    ResponderExcluir
  6. Belas-Letras sempre arrasando na diagramação – esses divos!
    Adorei a resenha! Eu já acessei o blog da autora para ler algumas dicas específicas, mas confesso que meu principal problema não é a administração, mas a comida. Eu trabalho desde os 14 anos e nunca fiquei desempregrada. Isso quer dizer que estou há 13 anos sem ter tempo para mim mesma. Não tive tempo para aprender pratos sofisticados, apenas o básico. Mas hoje sei que "não só de básico vive o homem" ou "só de básico se enjoa o homem", algo assim, entende? Quero aprender a cozinhar melhor, mas não tenho tempo. Eu trabalho muito, levo coisas para casa, e nos finais de semana sempre tenho compromissos acumulados. É triste. Esse comentário parece mais um desabafo, hahaha… Foi mal por isso, mas vaaaaai que a autora acabe lendo-o e resolva abrir as portas para os pobres mortais se tornarem cozinheiros 2.0?

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro aqui em casa. Só dei uma olhada por cima. Vi que o trabalho da editora ficou maravilhoso. Eu morei sozinha com 17 anos, então sei bem como é. O dinheiro é bem pouco, o casa-quarto era bem pequena hahaha. O fato é que não aprendi a cuidar de casa e nem gosto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa
    Eu já estou morando a três anos com mru noivo, então acho que agora preciso de um manual de convivência kkk mas gostei da ideia do livro e gostaria de lê-lo, pois igual você falou essas contas água e luz etc é difícil administrar, principalmente com toda essa vontade de comprar livros rs
    Também adorei a diagramação, só não estou me recordando se já conheço o blog da Fran.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hahaha que bacana.
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro.
    Adorei kkkk
    Teria sido bastante útil pra mim algum tempo atrás.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii, como vai??
    Eu recebi Morando Sozinha da editora e é realmente lindo, um trabalho incrível oque eles fizeram!
    Estou bem curiosa para ler, apesar de ser muito nova para sair de casa (pelo menos segundo minha mãe....), acho que vai ser um livro que vai me ajudar futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu já havia ouvido falar bastante deste livro, e, aliás, eu recebi em parceria com a editora e a primeira coisa que me chamou a atenção, foi o trabalho gráfico que a editora tem com seus livros, eu estou lendo "Precisava de Você", e o trabalho nele todo é lindo! Adorei sua resenha e sei que vou tirar boas dicas!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bom, ainda tenho 18 e morar sozinha para mim é fora de questão agora hehehe Mas quem sabe daqui a algum tempo eu precise dessas dicas valiosas? Ainda mas sobre comida, que cai entre nós, eu sou um desastre fazendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser muito fofo! Eu adoraria lê-lo, ainda não tenho pretensão de morar sozinha mas seria muito interessante entender um pouquinho desse universo independente! A diagramação parece estar muito boa também, adorei as figuras haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa, tudo bem?
    Não conhecia o blog mas já tinha visto o livro.
    Apesar de ser lindo, não compraria, primeiro pq essas dicas não funcionam comigo, e segundo que acho que não estou disposta a brir mão tão cedo da mordomia que tenho em casa, rsrs.
    bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Oie! Tudo certo?

    Eu não conhecia o blog e, consequentemente, nem a autora. A Belas-Letras tem lançado edições maravilhosas! Recebi dois exemplares de obras distintas aqui em casa e tô babando! Essa daí também não fica pra trás *O*

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Vi as fotos desse livro e fiquei imaginando como seria exatamente o livro, por ser uma obra um tanto diferente, gostei por ter dicas de como mora sozinha, já pensei inúmeras vezes sair de casa e confesso que muitas vezes fiquei receosa.
    O capricho que a editora teve é lindo por sinal.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Adooooro o blog e a blogueira. Por isso necessito comprar o livro, e apoiar como puder.
    Amei o cuidado com a obra, e as cores. Com a sua resenha já quero ler.
    Amei as suas fotos, e a resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre gostei muito desse blog, mesmo não morando sozinha. Acho que um livro desses salvaria muito a minha vida quando eu fosse me arriscar em uma vida onde a minha mãe não vai responder quando eu gritar "Tô com fome"

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que livro lindo!! Adoro quando as editoras se preocupam e cuidam da obra com carinho, fica tudo mais bonito e gostoso de ler. Esse é um livro que já entrou para os desejados até porque também tenho vontade de ir morar sozinha e sei que irei precisar de ajuda e ajuda é sempre bem vinda, principalmente de quem sente/sentiu isso na pele. Não conhecia o blog dela, irei visitar.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Dessa, tudo bom?
    Vou ler esse livro essa semana e estou com altas expectativas. Já acompanhava o trabalho da Fran e esse livro veio para coroar o trabalho dela. A diagramação está realmente incrível. O que mais gosto da Fran são as dicas de economia que ela dá e isso vale para todos, mesmo que já sejam casados como é o meu caso.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir