quarta-feira, 6 de maio de 2015

[Resenha] O noivo da minha melhor amiga

|
Autora: Emily Giffin
Páginas: 352
Editora: Agir
Série: Darcy & Rachel, 1
O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas.

Para aqueles que não me conhecem, tenho uma declaração: Amo de paixão os livros da autora Emiliy Giffin, e depois de ter lido todos seus livros publicados no Brasil mantenho minha palavra. Se você quer ler sobre relacionamentos, leia Emily Giffin.

Esse é o primeiro livro da autora e tem uma continuação que se chama Presentes da Vida – o qual eu li primeiro pois não sabia que tinha outro antes. Mas o fato é que apesar de se tratarem de uma sequencia da mesma estória, a ordem não é tão importante quanto os pontos de vista.

Esse livro vai nos contar como Rachel, que bêbada e deprimida por ter chegado aos 30 anos sem o marido e os filhos que ela imaginara quando mais jovem acaba acordando na cama com Dex, seu amigo e noivo de sua melhor amiga. Inicialmente ela tenta esquecer o que aconteceu, mas o convívio diário com eles, além do fato de ser madrinha do casamento, torna a tarefa impossível. Enquanto ela tem que lidar com o peso de todas as questões morais e éticas que isso implica, ela ainda se vê obrigada a avaliar seus sentimentos, sua amizade e decidir se continua sendo a pessoa boazinha que todos conhecem ou luta por seus desejos.

Como eu já tinha lido a sequencia, posso dizer que já conhecia bem os personagens, mas ainda sim a entrega de Rachel na amizade com Darcy, sua melhor amiga fica mais clara e você pensa: “nossa, mas é muita dedicação para uma amiga como a Darcy". Darcy é basicamente fútil, egoísta e tem a ideia de que é a mulher mais linda do mundo. Rachel é dedicada, inteligente e tem baixa autoestima. Apesar das questões morais claras, os dois livros fazem você escolher um lado. Não importa se você vai ler um deles ou dois, o mais provável é que você acabe defendendo Rachel. 

Em outra resenha da autora, em outro blog, já tinha comentado sobre a capacidade da Emily de me fazer sentir parte da estória e sofrer como se fosse eu a injustiçada, e volto a repetir isso. Assim como simpatizei muito com Rachel, a atitude de Dex, o principal envolvido, foi revoltante a maior parte do tempo. Cada vez que ele agia ou deixava de agir, eu sentia vontade de chacoalhar aquele cabeça oca até que ele pensasse com clareza e agisse como homem.

Minha ultima ressalva é quanto a capa que ficou com a mesma imagem do poster do filme na edição da Editora Agir. A editora Novo Conceito podia relançar esse livro com uma capa linda, combinando com as capas fofas que fazem parte do restante da coleção de livros da autora. 

Aproveitando a deixa, meu recado para aqueles que querem apenas assistir o filme é: o roteiro foi mudado bastante, o elenco não me convenceu e eu fiquei bem decepcionada – o que não acontece sempre, as vezes a adaptação vale a pena. Mas o livro sim, vale a pena, a autora vale a pena.

17 comentários:

  1. Gosto muito de livros sobre relacionamentos , porém nunca li nada dessa autora .
    Já assisti o filme e adorei , o que me fez mais vontade de ler o livro , porque , sempre os livros são melhores que os filmes . Não acha ?
    Então acho que vou ter que aumentar a minha lista de desejados hahaha...

    http://coisasdediane.blogsot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já li alguns livros da autora Emiliy Giffin e gostei, mas esse em questão nunca vi. É a primeira resenha que leio. E, caraca, Rachel chocou, quero saber como ela vai sair dessa enrolada toda :O
    Eu acho que a capa do livro não favorece, pela capa jamais leria...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha eu procurei esse livro na BIENAL DO LIVRO e não encontrei.
    Queria muito ter comprado, porque já vi videos resenhas sobre ele e achei que a história iria me agradar bastante por ser um romance, mas infelizmente eu não tive sorte. Mas mesmo assim adorei tudo que você escreveu e acho que vou dar uma procurada pela net pra ver se compro, mas por agora não dá por conta do din din que tá curto, mas mais pra frente quem sabe. Ele tá acho nos meus desejados e espero conseguir compra-lo

    E amiga, olha queria te pedir desculpas por ontem, sério, eu tava muito mal.
    Mas agora já estou melhor e estou passando aqui para fazer minha parte viu?
    Se cuida linda

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/lancamento-editora-butterfly.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana.
    Nunca li nada da autora, até porque leio pouquíssimos romances. Mas gostei do que você disse sobre a obra. Algumas vezes é interessante refletir também sobre a questão sentimental, não só social.
    Vou procurar algum livro da autora para ler.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro, mas o filme está entre os meus favoritos. Eu gosto desses enredos cheio de triangulos amorosos e confusões, não sei se o livro foi bem retratado no filme, mas achei, a primeira vista, um enredo bastante criativo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi florzinha, tudo bem? Eu amo chick-lits e como tal a minha diva Emily não poderia ficar de fora né? Tenho apenas 4 livros dela aqui, esse aí ainda não li esse e já fiquei curiosa porque tenho o Presentes da Vida aqui e ainda não o li. Adoro esse gênero porque a gente sempre se sente dentro da história, você acaba se vendo amiga daquela personagem e sempre torce e luta com ela,haahaha, a Emily tem esse poder.

    Amei a sua resenha e não sei se assistiria o filme depois das suas ressalvas, não gosto de filmes que não me convençam tanto quanto o livro.

    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma das temáticas que mais odeio. Traição é algo que nos melhores casos me irrita e nos piores me enoja. Mas quando você lê um livro tem que escolher um lado, e esse cara pelo que vc escreveu não merece ter ng, até pq odeio caras anti éticos. Sério, eu gostaria de ler algo da Emmily - não tive oportunidade-, mas esse não sei leria.
    Obrigada pela resenha e a indicação do filme.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gente to passada. Não sabia que tinha o livro, eu só vi o filme.
    Mas como seus comentários foram positivos darei uma chance para o livro e autora.
    Não conhecia ambos, mas quero ver se vale a pena. Uma droga quando as adaptações mudam né?
    Nem vou entrar muito nesse assunto se não farei uma postagem dentro da sua postagem kkk
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana! Que resenha mais linda! Já ouvi alar muito da Emily mas não li nenhum livro ainda. Achei fantástica sua indicação e quando é com animação e carinho a gente fica mais feliz ainda! Gosto desta temática abordada no livro e confesso, fiquei curiosa por ele. Um abraço pra ti!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem?
    Quase comprei o livro algum tempo atrás mas mudei de ideia, achei que não fosse ser tão bom.
    Me arrependi agora e assim que pude ($$) irei comprar.
    Gosto quando a narrativa te faz sentir exatamente o que o personagem sente.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Gostei de ler sua resenha desse livro, pois eu assisti ao filme e sinceramente não gostei nem um pouco dele!
    Mas achei interessante saber que ele não faz jus ao livro e que muita coisa ficou diferente.
    Gosto desse tipo de história cheia de confusões e amores, mas te confesso que não curti o final do filme! Espero que no livro seja diferente...


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. pelo que pude perceber esse é o tipo de livro agua com açucar com uma pitada de humor e drama misturados com uma escrita envolvente, certo? Nunca li nada da autora, mas pela sua leitura parece que estou perdendo tempo ;)
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu também amo a Emily Giffin porque é uma autora cativante, envolvente e com histórias focadas nos relacionamentos. Eu gosto desse livro, mas meu preferido é Presentes da Vida. Vou discordar em relação a ordem dos livros, pois acho importante pelas mudanças que a Darcy sofre de um para o outro. Ah, também achei o Dexter um banana e me irritei com ele.
    Beijos,
    http://www.livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!, embora eu tenha algumas coisas da autora aqui em casa ainda não li nada dela.
    As edições da Agir sempre foram meio ruins, tanto que a editora quebrou e está voltando agora.

    Não sei se seria meu tipo de livro, embora eu goste muito de romances, esse nunca me despertou a atenção. Só pelo que você falou aqui na resenha, já deu de perceber que o filme ficou realmente bem diferente do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    N conhecia a autora, fiquei até empolgada de tanto q vc é fã rsrsrsr!
    nossa to imaginando as inúmeras confusões por ela ter se envolvido com o noivo da amiga .. oh God, q situação .. deve ser fácil acordar assim nãoo!!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa
    Nao sei se já vi este filme, são tantos filmes com esses nomes e tão parecidos que agora não sei..rs
    Mas eu gostei da historia e leria o livro. Não conheço ainda a narrativa da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Os livros da Emily são sempre muito fofos e realmente nos fazem sentir como fóssemos parte do drama da história,ainda nao li esse e fiquei com muita vontade,minha mãe leu e odiou a Darcy.

    Linda resenha.

    bjsss
    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir