sexta-feira, 29 de maio de 2015

[Resenha] Finnikin, O Guerreiro

|
Autora: Melina Marchetta
Páginas: 424
Editora: iD
Série: Crônicas de Lumatere, 1
Aos nove anos de idade, Finnikin está no alto da rocha das três maravilhas com o Príncipe Balthazar e Luciano, seus melhores amigos. Juntos firmam um pacto de sangue para proteger seu reino, Lumatere.
Mal sabem eles que em seguida ocorrerão os “cinco dias do inominável”, durante os quais a família real é brutalmente assassinada, um rei impostor assume o trono e uma maldição cai sobre aqueles que permanecem entre os muros do reino. Os que fogem ficam fadados a vagar como exilados.
Dez anos se passam, e Finnikin é chamado para se encontrar com Evanjalin, uma jovem noviça com uma afirmação espantosa a fazer: Balthazar, herdeiro do trono, está vivo, e ela pode encontrá-lo. Será que, depois de tanto tempo, ainda há esperança para Lumatere e seu povo? A verdade surpreendente por trás dessa história colocará em prova a fé de Finnikin em si próprio e no seu destino.

Esse é um daqueles livros que não estavam na minha lista de leitura, nem como desejado, mas o destino fez ele cair na minha mão. Não tenho lido obras de fantasia ultimamente, acho que andava um pouco farta de vampiros, bruxas e afins, e apesar de Finnikin, O Guerreiro ser classificado como fantasia, o tema que me chama atenção nele é a estória medieval. Apesar de não ter muito contato com esse tipo de trama, eu adoro estórias de reinos encantados, deuses, guerreiros e maldições. E é sobre esses temas que o livro trata.

O livro vai nos contar a estória do reino de Lumatere, que teve seu povo separado quando uma maldição foi lançada e metade das pessoas ficaram presas dentro do reino. Finnikin que era só uma criança quando “os cinco dias do inominável“ aconteceram e ficou do lado de fora dos muros do reino, é treinado como guerreiro pelo primeiro cavalheiro do rei, Sir Topher para se tornar capitão da guarda real, assim como seu pai foi um dia. Mas enquanto não descobre como quebrar a maldição e voltar para seu amado reino, Finnikin viaja por outros reinos aprendendo línguas e costumes e trabalhando pelo bem-estar dos lumateranos que também ficaram do lado de fora de Lumatere e vivem em acampamentos superpovoados, infestados pela febre, pelo medo e o desespero. Em uma dessas viagens ele conhece Evanjalin, uma noviça do santuário da deusa Lagrami, ela afirma que é capaz de caminhar pelos sonhos e que os guiará até Balthazar, o herdeiro do trono que ainda está vivo. 

“Ás vezes, quando seus dedos doíam por causa do frio cortante e sua pele parecia que era rasgada em tiras pela tempestade, Finnikin imaginava a vida que teria se tivesse se contentado com o papel de conselheiro de algum rei estrangeiro. Em lugar disso, percorria o país em busca de uma Guarda que talvez não quisesse ser encontrada, voltando para um reino que não existia mais.”

O livro é uma aventura de 424 páginas, vivida por Finnikin, Sir Topher e Evanjalin para encontrar Balthazar e outros personagens importantes que ajudarão a salvar Lumatere da maldição. Sim, o livro é relativamente grande e tem muitas estórias bem tristes, mas a coragem e fé desses mesmos personagens são o que nos liga a eles, que nos faz torcer para que eles estejam no caminho certo e tenham um final feliz. No entanto, não é só de lutas e aventuras que se trata a estória, Finnikin, O Guerreiro aborda também o nascimento de um amor impossível e do quanto se está disposto a sacrificar em nome desse amor, mesmo que as escolhas sejam manchadas de sangue conforme a profecia.

- Até um cego pode ver o que ela sente por você, e você por ela. Suas almas não estão apenas entrelaçadas; elas se fundiram. Essa é a sua ameaça, Finnikin.

Esse é um daqueles livros com muitos personagens, que pode deixar o leitor um pouco perdido e confuso no começo, e muito provavelmente você não conseguirá ler em poucos dias, eu mesma levei quase três semanas para finalizar a leitura. Mas certamente recomendo para aqueles que gostam de uma boa aventura e de estórias medievais.

Além disso, a obra conta com uma continuação, que segundo o amigo que me emprestou o primeiro, se passa três anos depois do final do livro anterior e conta a estória de um personagem que não era protagonista mas teve um papel bem importante em Finnikin, O Guerreiro.

Obs: Vou ficar feliz se alguém aqui tiver dicas de livros do gênero para indicar nos comentários. ;)

28 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Assim como você, adoro livros fantásticos com essa pegada medieval. Acho até mais atraente que anjos, vampiros e etc.
    A premissa do livro é bem interessante e apesar de eu estar com a minha lista de leitura cheia, daria um jeito de encaixá-lo, sem dúvidas.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros de literatura fantástica! Não conhecia esse, e se olhasse só pela capa, nunca me interessaria, pois me pareceu meio infantil. Porém, ao longo de sua resenha me interessei em lê-lo. Vou ver se acho nas livrarias por aqui!
    Beijos
    http://encontrosliterarioslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu realmente não conhecia esse livro. Mas adoro essa premissa medieval, acho que o autor tem uma maior liberdade de criar. E principalmente é um gênero que está voltando, isso torna mais legal ainda, já que a fantasia "comum" foi tão utilizada. Beijos.

    sempreadormecidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Não conhecia o livro ainda mas a temática dele me chamou muito a atenção. Adoro histórias medievais e com certeza vou querer saber mais sobre Finnikin! Adorei a sua resenha, ficou ótima.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Sempre tive curiosidade para ler esse livro por causa do nome e da capa.
    Gostei muito do que li na sua resenha, preciso inserir mais fantásticos nas minhas leituras e esse estilo medieval, amo em séries..certeza que curtirei em livros, também.

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Olá, apesar da ótima resenha, eu não me senti instigada a ler esse livro, pois não faz meu gênero e pelo que você disse, a leitura é um pouco lenta devido aos muitos personagens. Mas achei legal a premissa e a capa também é linda. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  7. Olha sinceramente lendo a sua resenha o tema do livro me atraiu bastante, mas quando um livro tem muitos personagens e nos deixa confusos precisa-se ter mais atenção na leitura né? Eu fiquei curiosa para saber sobre o livro, mas não é algo que pegaria para ler agora sabe? Mas mesmo assim gostei de tudo que você disse e espero poder gostar assim que tiver oportunidade de fazer a leitura, mas por enquanto, deixa eu diminuir a minha pilha hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-amarantha.html

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adoro fantasia e histórias medievais, e apesar do livro parecer interessante, não me senti atraída a lê-lo, faltou alguma coisa, sabe?
    E o fato de ter muitos personagens também contribuiu um pouco para o fato de não querer lê-lo. Estou lendo Guerra dos Tronos e a leitura está bem lenta (quase parada) justamente por ter muitos personagens e eu às vezes me perder e ter que voltar um pouco a história.rs
    A sua resenha está ótima! Adorei os pontos que ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Gosto de ler histórias de fantasia assim como das que falam do sobrenatural e sempre que posso estou fazendo alguma leitura do tipo!
    Mas confesso que apesar de eu ter achado a premissa do livro interessante o fato de você ter mencionado que esse livro tem uma leitura um pouco mais lenta e que requer mais tempo me desanima um pouco a realizar essa leitura...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto de fantasias, mas esse livro traz um enredo de outros que já li, então, vou deixar a dica passar. Sua resenha ficou encantadora, nunca tinha visto o livro, ao menos não recordo, mas, infelizmente, o enredo não me cativou por ter achado um pouco repetitivo... Lógico, que existe uma possibilidade gigantesca de eu estar enganada, o que adoraria que acontecesse...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei mega interessada. Amooo!... livros desse gênero e não me importo em ter uma leitura mais demorada, mas ela precisa ser boa, porém pelo que você disse essa leitura é ótima. <3

    Ps: Ler Filha da Floresta e O Lado Mais Sombrio

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Livros fantásticos com uma pegada medieval são a minha cara. Acho, pela sua resenha, que Finnikin, O Guerreiro tem um quê de Guerras dos tronos e Senhor dos Anéis e isso me cativa muito.
    Bom, se eu tiver oportunidade, lerei essa série com toda certeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi ^^
    Como eu ainda não cansei de histórias fantásticas e sou apaixonada por este toque medieval, com certeza irei me aventurar nesta leitura :D

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá
    ainda não tinha visto o livro, mas gostei bastante da premissa dele, achei muito legal foi a capa sme duvidas ela está mais do que caprixada, espero poder compra-la
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog- htto://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    Não conhecia esse livro, mas amei!!! Faz tempo que não leio uma boa fantasia e anotar a dica.
    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me ganhou beem no final quando li 'aventuras medievais' kkkkk fiquei interessada no livro, amei essa premissa e essa capa e se cair nas minhas mãos também kk ficarei feliz.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca li livros de aventura medieval, acho que tenho que expandir meu mundo literário. Vou dar uma chance pra esse livro E adorei sua resenha, pelo que você falou do livro fiquei super curiosa.
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu adoro fantasia, adoro vampiros, bruxas, lobisomens e tudo mais. Mas, no momento não estou lendo muitos livros do gênero, estou preferindo livros mais leves, romances e tal. Mas claro que a dica foi anotada.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, mas eu amo a editora.
    Eu achei o enredo bem encantador, por exemplo eu sou louca por bruxas e magia nos livros - em séries também -, porém o cansaço sobre esse tema anda tao batido que todos os livros acabam sendo iguais. Eu gosto bastante de história medieval, viva ao GOT - meio termo né?-!
    Falando em GOT, o livro me lembrou a saga.. tipo, na quantidade de páginas que você citou - apesar que o livro das crônicas do gelo e fogo é muito maior -, ambos citam vários personagens e cara, o livro de GOT apesar de muita ação, é bem pesado.. cenas de estrupo no terceiro, é boia. Estou muito curiosa para ler o livro, sua resenha é muito boa.
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana, tudo bem?
    Gosto muito de livros de fantasia e acho que estou um pouco saturada, por conta de tantos que li nos últimos tempos.
    Mas apesar da premissa do livro ser bem lega, não sei se leria pois acho que eu enroscaria nele como aconteceu em A Fúria dos Reis.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  21. Olá; gostei da resenha. Nunca tinha visto esse livro, o título me deixou curiosa. Gosto de histórias do tipo, com temas medievais, me fazem viajar para outra época.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Me interessei pela premissa medieval! A capa não me chamaria atenção, mas agora vi sobre o que se trata e achei bem interessante! Adorei sua resenha!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Livros que tem muitos personagens me deixa muito perdida na leitura
    Por isso acho que não leria ele mesmo vc falando tão bem da leitura :(
    Adorei sua resenha explicou bem os altos e baixos do livro
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adoro livros de fantasia, seja sobre vampiros e bruxos, ou sobre a era medieval. A capa deste me pareceu um tanto infantil, mas ao longo da resenha a história acabou me atraindo. Acho que vou adicionar a minha lista de futuras leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, a capa me chamou muito a atenção. Adorei o tema medieval, e guerreiros... E eu já quero conhecer o Finnikin!Por fim, amei sua resenha ^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. O livro parece muito interessante! Eu também estou um tanto enjoado de livros com os temas que citou, vampiros, lobisomens e afins...(Mas tem aqueles que tem esses personagens e são... ÓTIMOS!)! O livro parece interessante, histórias medievais são realmente uma leitura mais calma, mas esse livro deve ser muito bom! Sinto uma tristeza ao lembrar que a Editora iD faliu...

    Abraços e ate!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?
    Gosto bastante de livros de fantasias ambientados na era medieval, esse livro é bem minha cara, gostei muito da premissa, apesar de ter muitos personagens e uma capa nem tão bonita, mas, "não julgue um livro pela capa". Adorei a sua resenha, uma pena que a editora tenha falido.


    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie!!!
    Nossa, eu amo livros de fantasia e esse parece realmente ser um livro bacana e diferente do que se tem sido lançado.
    Livros sobre bruxas, vampiros, lobisomens são legais mas, realmente ultimamente só se vê isso.
    Adorei o tema medieval e acho que vou procurar para ler.
    Parabéns pela resenha.
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir