quarta-feira, 20 de maio de 2015

[Resenha] Agência de investigações holísticas Dirk Gently

|
Autor: Douglas Adams
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Série: Dirk Gently, 1
A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica.
Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil.
Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Já li a série O mochileiro das galáxias  do autor e me diverti muito com a leitura, então quando soube que a Arqueiro iria trazer outra série do Adams, e ainda uma que contém investigação no meio, não pensei duas vezes ao solicitar Agência de investigações holísticas Dirk Gently. Quem já leu algo do autor sabe o quanto sua escrita e personagens tem um tom um pouco caricato e hilário. Já começando pelo título de seus livros, que são sempre enormes e divertidos. Sinceramente, acho que o humor que Adams traz em suas tramas não é para qualquer um. A narrativa dele sempre tem situações cômicas e absurdas, quem goste de leituras mais sérias, talvez não vá aproveitar muito bem o livro.

Ainda bem, sou o tipo de pessoa que adora variar nas leituras: desde um romance água com açúcar, passando por um suspense de tirar o fôlego, até chegar em algo leve e divertido, quase beirando o rídiculo, que foi o que encontrei em Agência de investigações holísticas Dirk Gently. Até mesmo a pequena investigação que ocorre no livro é feita de maneira humorada, pois o investigador é ninguém menos que Dirk Gently, um homem excêntrico, 'canastrão' e carismático. Adorei conhecer esse personagem tão memorável!

A história inicia com Richard, um engenheiro da computação, que após esquecer de buscar sua namorada, e deixar um recado em sua secretária eletrônica, precisa arrombar a casa dela para apagar a tal mensagem. É nessa situação hilária que ele acaba reencontrando Dirk, um antigo colega de faculdade. Dirk agora tem uma agência de investigações, não que ele seja perito no que faz, já que nunca recebe o pagamento dos clientes, isso quando não recebe telefonemas desaforados em que eles perguntam o que diabos é aquele valor e porque ele precisou ir à praia para descobrir onde se meteu o seu gato?

Dirk ainda negava, é claro, que suas habilidades fossem tudo aquilo que as pessoas alardeavam; na verdade, negava a própria existência delas e insistia que jamais teria sequer aceitado fazer aquele teste se não fosse para desmentir tudo.

Há uma morte no livro, e é a partir dela, da ação de Richard e de um Monge Eletrônico que Dirk entra com sua grande especialidade: desvendar o mistério de tudo. Não é algo bonito de acompanhar, nem muito normal, mas é com esse personagem tão divertido que nos aventuramos em uma história para lá de maluca. Nem se eu tentar explicar tudo vocês vão compreender. Mas digo que ainda há fantasmas e viagem no tempo para deixar a leitura mais incrível ainda. O livro é curtinho, mas Adams gosta bastante de detalhar as situações, o que deixou a leitura lenta, porém, não entediante.

Pelo que achei por aí, essa série possui mais um livro, e eu estou curiosa para saber mais sobre a trama e voltar a conhecer melhor esse personagem tão peculiar. Me diverti bastante com a leitura, Adams consegue fazer o leitor apreciar a trama, uma ficção e tanto! Agência de investigações holísticas Dirk Gently é um livro diferente, eu adorei a história. Nem preciso falar o quão bem o autor escreve, não é? Sua escrita é viciante e empolgante. Vale a pena ler!

27 comentários:

  1. Amiga eu tinha até me interessado em fazer a leitura desse livro, mas eu sinceramente não gosto de leitura muito parada e muito detalhada não. Eu estou lendo um no momento que tá me dando até sono viu? Mas olha, eu fiquei interessada em se tratar da area de computação, porque tudo relacionado a isso me interessa. Talvez eu venha ler, mas prefiro ir numa livraria para saber mais sobre o livro e também saber desses mistérios e viagens no tempo que também adoro. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-brilho-em-busca-de-um-novo-mundo.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-seducao-morta-lenda-de.html

    ResponderExcluir
  2. Livro novo do Douglas Adams???? EU QUERO! O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma das leituras mais divertidas que eu já fiz. Mesmo você dizendo que a leitura é mais lenta, tenho certeza que vai ser demais de bom ler isso!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa!
    Ainda não li nada do Douglas Adams, mesmo com tantos elogios que tem por aí. Mas adorei sua resenha e com toda certeza vou querer ler.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessaaa!
    Que saudades de passar por aqui, fazia um tempão que eu não vinha X.X
    Mas, olha, eu tenho ouvido falar muito bem desse livro, não li nada do Douglas ainda, mas tenho a série completa do mochileiro aqui em casa, então nunca é tarde pra começar e adorei a sua resenha sobre o livro, parece mesmo um daqueles livros deliciosos de acompanhar e que por vezes são engraçados. Acho que vou dar uma chance pro Doulglas qualquer hora!
    Beijos!!

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa.
    Li a resenha desse livro ontem em um blog e gostei bastante.
    Achei louco o cara mandar uma mensagem para a namorada e depois resolve arrombar a casa dela para apagar kkkkk coisa natural né? E o coitado ainda se deu mal.
    Enfim, amei a resenha, o livro não me interessava antes, mas agora quero ler.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, menina li agora pouco sobre esse livro, eu cheguei tão pertinho de colocá-lo na estante, mas na ocasião tinha um Harlan Coben de bobeira e escolhi Harlan, mas depois que estou vendo esse com freqüência, percebo que tenho que ler logo, só vejo coisa legal sobre ele, sua resenha foi ótima, o que me deixa com mais vontade.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do autor, mas recentemente este livro tem aparecido frequentemente para mim. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve. Parabéns por sua resenha e palo blog, é um amor isso aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li os guias apesar de ter eles a quase 3 anos kkk, mas sempre ouvir falar bem do escritor e fiquei curiosa, mas depois de algumas resenhas sobre o livro ainda não sei se irei ler já que minhas expectativas caíram um pouco mas veremos mais pra frente.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero ler o livro, fiquei muito interessada, principalmente por saber que tem jogo de palavras bem construídos. Ainda não li nada do autor, vergonha, mas vou tratar de desfazer isso logo, pois alguns amigos me deram uma dicas bem bacanas da construção da narrativa.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada e sem dúvida ele entrou para a minha lista de espera. <3


    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu estou um pouco confusa em relação a esse livro. Estou vendo críticas dos dois lados (negativo e positivo), então ainda não decidi se devo ou não ler o livro. Ainda estou pensando.
    Mas é provável que eu dê uma chance, pois amo investigação, mesmo não tendo gostado do que você disse sobre os detalhes... livros com muitooos detalhes não me agradam.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Bom, segunda resenha totalmente positiva sobre o livro. Eu comecei a ler a série Mochileiros, mas abandonei lá pro terceiro livro, a escrita não bateu comigo, não entendia as coisas, sou devagar pra entender rsrsrs e pelo que vi na sua resenha esse livro é na mesma pegada. Eu fiquei interessada em ler só pela sua animação na resenha, mas creio que se eu pegar pra ler vou demorar séculos, então por isso, hoje não leria, mas quem sabe amanhã haha Parabéns pela resenha
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, tudo bem?
    Eu li esse livro e não curti! Gosto de livros mais sérios, ou de livros engraçados voltados para comédia, mas que façam sentido! Achei a história muito confusa e as coisas demoram a acontecer, acredito que esse é um livro principalmente para quem se identifica com os livros do autor, pois acho que quem fez sua primeira leitura dele, vai ficar um pouco confuso com a história.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não li nada do autor, sei que ele é o autor de "Guia do mochileiro das galáxias", mas nem do que o livro se trata direito rs
    Gostei da resenha, fiquei curiosa para começar a ler os livros do autor!

    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro. Mas mais para conhecer a escrita de Douglas Adams. Por ser tão famoso com com a série O mochileiro das galáxias, que ainda não li.
    Mas pelas resenhas que ando lendo desse livro, parece que só vale apena por ser divertido, cheio de atrapalhadas.
    Estou aguardando o meu exemplar. Espero que chegue logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa, tudo bem?
    Esta é minha leitura atual e estou amando.
    O Douglas é simplesmente genial, e como também gosto de variar as leituras, claro que não poderia deixar de ler esse livro.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Na primeira vez que li a sinopse do livro, fiquei super interessada por causa do mistério e tal. Mas, depois li algumas resenhas negativas, aí fiquei na dúvida. Lendo sua resenha pude me situar melhor, rs. Acho que vou deixar o livro pra mais tarde, mas não vou riscá-lo da lista!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa,
    Infelizmente eu tinha outros livros pra pedir para a Arqueiro e não consegui solicitar este, mas quem sabe nos próximos meses eles dão uma pausa nesses lançamentos fantásticos, e eu posso me dedicar ao Adams. Estou lendo a coleção Guia do Mochileiro (estou no 3ro volume) e cara é fantástica! Genialidade é a palavra que define Adams, sem mais. Ótima resenha, mais um motivo para que eu queira ler! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Acho que é a primeira resenha boa que vejo desse livro. Todos fala que é confuso o livro e até mesmo nas resenhas eu fico rsrs. Acho que por não ler muito do gênero deve ser isso. Ri muito quando vc falou que é algo a beira do rídiculo rsrs. Deve ser um livro bem engraçado mesmo. Fiquei sabendo pelas resenhas que terá mais um, quem sabe quando sair eu dê uma chance


    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Essa obra foi o meu primeiro contato com a escrita do autor. Eu já sabia de sua fama por situação inusitadas e irônicas. Eu achei algumas passagens super engraçadas de tão absurdamente ridículas hahahahah Porém, não foi um livro que me agradou muito. Achei tudo muito confuso... Acho que a escrita do Adams não é pra qualquer um.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  21. Li duas resenhas um pouco negativas do livro, a sua foi bem positiva perto das que li, mas mesmo com a sua empolgação ainda não me senti curiosa pela leitura. Quero ler um dia a serie O Guia do Mochileiro, mas esse livro infelizmente não me atraiu para querer lê-lo. A sinopse me despertou curiosidade, mas a história lida nas resenhas não, me pareceu bem confuso.

    Que bom que gostou e que venha a continuação né?

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Ultimamente estou lendo muitas resenhas sobre esse livro, algumas positivas (como a sua) e outras bem negativas, sinceramente não sei se leria, mesmo gostando de histórias que saem da zona de conforto e apresentam investigações. Essa capa é linda!!!
    Gostei da resenha.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, Dessa!
    Nossa, esse livro está mesmo dividindo opiniões, né? Mas independente das negativas que li, e com muito incentivo das positivas, será uma obra que irei ler porque gosto do Douglas Adams em Guia do Mochileiro. Fico imaginando porque tantas pessoas não gostaram ): Mas por outro lado vejo que outras amaram e fico mais curiosa.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Li outras resenhas desse livro que deixaram bem desanimada, primeiro quando vi o lançamento e a ação da Arqueiro nele imaginei que seria a história, logo de cara me deparei com resenhas tão negativas que foi um verdadeiro banho de água fria, mas como sempre digo.. opinião cada um tem a sua resolvi ler mesmo assim, agora sua resenha minha vontade só aumentou, nunca li nada do Douglas e quero conhece essa escrita tão envolvente, um outro ponto que gostei foi a riqueza de detalhes, gosto disso na leitura..
    Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Oi Dessa,
    fiquei super curiosa em relação ao livro, mas confesso
    que fico com uma pontadinha de medo da leitura,
    por esse não ser um dos meus gêneros preferidos, mas
    eu me arriscaria. Linda resenha. Beijoos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  26. Ouso dizer que a escrita do tio Douglas não é para qualquer leitor… Ele não se prende ao sentido dos fatos, mas ao humor que até mesmo a situação mais tensa pode ter. :) Eu acho isso fantástico e desde que soube do lançamento desse livro pela Arqueiro fiquei animadíssima para adquiri-lo e lê-lo. Que ótimo saber que, provavelmente, vou me encantar mais uma vez com o autor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Tenho muita vontade em ler algum livro do autor para conhecer a escrita dele, acho que começarei por este, já que não gostei muito do que vi sobre a série dele.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir