quinta-feira, 21 de maio de 2015

[Resenha] Juventude brutal

|
Autor: Anthony Breznican
Páginas: 496
Editora: Pavana
Quando Peter Davidek é matriculado na escola católica St. Michael, a escola já colhe a reputação de ter se transformado em depósito de delinquentes e abrigo de religiosos estridentes. Em seu primeiro dia de aula, as tensões explodem: um aluno perde a cabeça e desfere um ataque violento contra os colegas que o atormentavam e contra os professores, que sempre assistiam a tudo sem tomar nenhuma providência. Nesse ambiente desesperador, Davidek se torna amigo dos também calouros Noah Stein, um garoto instável que leva no rosto as cicatrizes de um passado difícil, e Lorelei Paskal, uma menina linda e solitária que, empenhada em se tornar popular, só consegue fazer inimigos.Para conseguir sobreviver ao primeiro ano na escola, o trio junta forças contra a cultura do bullying perpetuada por funcionários como a amarga srta. Bromine e o padre Mercedes, que usa os alunos como bode expiatório para desviar dinheiro da igreja. Como um conto de terror, Juventude brutal, acompanha os alunos da St. Michael em sua descoberta de que abraçar a maldade pode ser a única maneira de sobreviver.

Quando a editora fez a seguinte proposta: ler o prólogo de Juventude brutal sem saber a sinopse, não achei que ia me surpreender tanto assim com a trama. E se só com esse prólogo eu fiquei chocada, imagina o que o livro todo não traria? Aquelas poucas páginas iniciais me mostraram o que esperar da história, e que não seria algo fácil. O livro tem uma carga dramática muito forte, Breznican mostra como o bullying funciona. Foi uma leitura que me entristeceu, chocou e me deu raiva. Mas, ao mesmo tempo, é aquela leitura que não te deixa desgrudar mais, sabe? Fiquei tão focada em tudo que acontecia, que eu simplesmente precisava continuar lendo. E olha que o livro não é daqueles que você precisa descobrir um grande segredo ou algo do tipo, mas mesmo assim a curiosidade de continuar é maior. Apesar de toda crueldade que o livro traz, ele consegue arrancar alguns sorrisos ao mostrar amizades bonitas e sinceras.

O prólogo nos mostra um garoto que após sofrer tanto bullying tem um surto e resolve subir no telhado mais alto e atirar potes de vidros nas pessoas. Ao mesmo tempo que fiquei com raiva de tudo que o garoto sofria, também fiquei embasbacada com tudo que ele fez quando cansou de ser o alvo de piadas dos outros. No fim, já não sabia para que lado pendia meus sentimentos: será que ele estava certo em surtar assim? Sinceramente não sei, mas que todo o contexto me deixou revoltada, ah deixou! Terminei a leitura destas poucas páginas com a grande dúvida se o livro seria o 'antes' do acontecimento ou o 'depois' (afinal, não li a sinopse). E bem, foi o depois, e com a volta de alguns personagens, que por azar, estavam no colégio no momento do grande terror para conhecer as dependências e decidir se iriam cursar o ensino médio em St Michael. 

Noah, Peter e Green estavam naquele fatídico dia, assim, acompanhamos seu ingresso na St. Michael - depois da insistência de um homem poderoso para poder abafar o caso. E se você pensa que pelo que ocorreu com o outro menino as coisas iam ficar mais calmas, está enganado. Tudo continua igual. Os professores fecham os olhos para a violência, e os alunos mais velhos continuam praticando bullying com os calouros, e quem é diferente ou não tão popular. Conhecemos também Lorelei, uma menina que no antigo colégio era odiada, e por isso, é desesperada por ser popular na nova escola, fazendo qualquer coisa para atingir o que quer.

O trote era sempre uma válvula de escape, mas esse escape tinha se tornado insuportável. Na visão da irmã Maria, a tradição se transformara numa forma autorizada de bullying.
Agora surgia essa nova fome: Nossa vez... Como se esses alunos do último ano do colegial tivesse sofrido mais do que os que vieram antes deles. Nossa vez...

O triste é que não só na escola eles sofrem, Noah, Peter e Lorelei tem problemas familiares em casa, e muitas vezes nem lá têm o apoio necessário para conseguir lidar com tudo que passam. Senti muita raiva dos adultos todos, é como se fosse normal tudo o que acontecia. Senti muita raiva dos "populares" também, por eles acharem que precisavam se vingar dos calouros por terem sofrido quando foi na época deles. Mas o pior, é saber que a escola sempre aprovou essa tradição de trotes. Pois é.

Quase quinhentas páginas de puro terror, a leitura fluiu tão rápido que foi fácil se envolver com a história e se sentir mal por tudo. Percebemos que muitas vezes é mais fácil realmente "abraçar a maldade". Afinal, se você também for mau com os outros, vai fazer parte do grupo, não é? É abominável, mas entendi o motivo de quem fez isso. Em St. Michael qualquer coisa vale para sobreviver. A violência lá é muito mais psicológica que física, e eu acho que isso é o pior. O medo constante.

Juventude brutal é um daqueles livros que é muito difícil tentar explicar o que ele representa. Nunca tinha lido uma obra com essa temática, e confesso que gostei bastante, apesar de ser um pouco pesada. A leitura é maravilhosa, como eu disse, o autor consegue nos envolver com sua história. Tenho certeza que não consegui passar tudo o que eu achei do livro, então só digo que leiam, só assim vão entender tudo o que eu senti. Mas não pensem que tudo foi ruim, há partes boas em que percebemos que existem pessoas bondosas e amigas. Uma leitura essencial, mais uma vez a editora trouxe um livro incrível, recomendo!

29 comentários:

  1. Gostei da resenha e fiquei bem interessada! Gosto de livros que tem esse tipo de temática e acho que vou me identificar muito. E te entendo, pois tem alguns livros que eu tbm não consigo explicar o que ele significou para mim. Tentei fazer a resenha do livro ''A Cidade do sol,'' uma vez e não consegui me expressar direito, pois o livro é perfeito. <3

    ResponderExcluir
  2. Oii.
    Eu não conhecia o livro, achei a capa interessante.
    Não li a sinopse, preferi a resenha rsrs.
    Bom! Livros que abordam o tema bullying, costuma ser livros bons, assim como filmes.
    Ah é triste isso né? Alem de sofrer bullying na escola existe muitas pessoas mesmo que também sobrem bullying da própria família e as vezes eles nem percebem o que fazem.
    Amei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro.
    Bjs

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  3. O desafio foi ótimo, eu ficaria louca com isso. Mas parece que deu certo, e pela sua resenha, é um livro que vale a pena, pois esse tema é bem atual e traz essa reflexão sobre bulliyng o que é sempre chocante. Gostei muito, espero ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Ola, tudo bem?
    Acho que pode ser un livro interesante. Vou ponhelo na lista para leituras.
    Adorei a capa e a sua resenha.
    Boas leituras e beijos de Espanha! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dessa.
    Esse livro me chamou muito a atenção. Sua resenha conseguiu me convencer a lê-lo sem muita dificuldade, principalmente por se tratar de um tema que já me interessa.
    Realmente não há muita dificuldade em abraçar a maldade. Afinal, a própria sociedade é má.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Amiga olha o tema do livro eu achei interessante, porque é algo que hoje em dia é bastante falado né? E o bullying é algo que destroi as pessoas. E lógico, mexe bastante com o psicologico dessas pessoas que acabam fazendo coisas que não deveriam ou até mesmo sem querer fazer. Por isso que sempre as pessoas tem que tomar cuidado com certas brincadeiras, porque isso pode criar uma situação muito grave. Também notei que os personagens além do que passam, tem problemas em casa e isso ajuda ainda mais a acumular as coisas na cabeça. Isso deixa qualquer um maluco. Eu já passei por bullying no meu tempo de escola e sinceramente confesso que sofri bastante. Chorei muito. Mas não ao ponto de chegar aos extremos, mas tinha hora que dava raiva sabia? Isso acontece acho que com todo mundo, mas infelizmente o mundo de hoje tá dificil de entender que esse assunto não é brincadeira né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-circulo-de-pedra.html

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro realmente parece interessante, não há dúvidas que leria para compreender a abordagem, visto que sou professora. Não gosto do termo bullying, ma dá a impressão que estão querendo maquiar a palavra e seu peso Violência, pois é o que acontece, é uma ação brutal de violência e não adianta maquiar, pois não resolve o problema. Mas, como disse, minha curiosidade é compreender como estão abordando a temática, pois do ponto de vista Norte America a abordagem geralmente é tosca de determinista.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa, tudo bem?
    Menina, que livro é esse! Sempre começo um comentário assim quando as resenhas são desse nível.
    Meu deus, nem sei o que comentar! hahaha
    E sim, realmente não é 'terror', porém é terro sim huhue é um absurdo saber que isso acontece de verdade
    Esse livro não vai para minha lista agora, quem sabe quando eu for mais madura para não ficar tão agoniada com esse tipo de coisa, ou ao menos não sai jogando vidros nas pessoas porque o livro foi infinitamente um 'terror' haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá; ainda não conhecia o livro, mas pela sinopse e a resenha, parece ser interessante. Mesmo sendo uma história forte, eu leria, pois parece ser do tipo que nos cativa.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante.
    Gosto muito de livros que trazem uma carga dramática, bem como um tema delicado.
    Acho que ao lê-lo ficaria como você, chocada e muitas vezes com raiva, e sem saber como explicar tudo que ele representa. Parece ser aquele tipo de livro que nos faz pensar pela profundidade com que aborda os temas.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    que bom que gostou do livro, mas não me encantei muito com a obra.. to fugindo de enredos assim, acho "meio pesado". Sua resenha tá bem legal, tudo explicadinho... adorei <3

    ResponderExcluir
  12. Olá Andressa, mesmo o livro tratando de um tema que esta sendo muito abordando nos livros ele parece trazer ele de uma forma mais crua e pesada como você mesmo disse, mas mesmo assim consegue prender o leitor na leitura o que sem duvida é um grande feito e por isso mesmo sendo um livro grande eu quero lê-lo <3 Vou colocar ele no top da minha listinha de desejados *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andressa! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa depois da sua resenha! Não me lembro de ter lido algo com essa temática específica, sei que o bullying é um tema recorrente em muitos livros infanto-juvenis e YA, mas não associado ao trote (que é algo ainda muito presente e discutido no Brasil), acho que super vale a pena ler histórias assim, principalmente como leituras escolares. Só pelo seu panorama já comecei a me sentir angustiada com toda a situação e imagino que a leitura seja ainda mais impactante, a dica está anotada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, tudo bem?
    Não é uma leitura que provavelmente vá me agradar, mas o tema abordado é muito interessante e até importante atualmente.
    Passei por muito bullyng na época da escola, mas nunca sofri pois ignorava, mas nem todos são psicologicamente "fortes" para suportar certas coisas como o livro mostra.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Já li um livro que fala sobre esse tema, Todos Contra Dante, mas pelo que percebi não chega nem aos pés desse.
    Eu gosto muito de livros assim, pois são eles que me fazem pensar nas minha atitudes. Não que eu pratique o bullying, mas muitas vezes quando nós rimos de brincadeiras estupidas estamos influenciando quem prática.
    Me interessei muito pelo livro e vou fazer de tudo para lê-lo em breve.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá. Gostei muito da sua resenha e realmente teve ter sido uma leitura muito sorte. É revoltante ainda mais ver que não é apenas em livros que vemos bullying sendo praticado e sim também na vida real. Mas fico feliz ainda mais por ter partes em que não é apenas esse o foco, mas também tem a essência da amizade e que existem pessoas diferentes e boas!
    Não sei se leria o livro no momento, mas quem sabe futuramente dou uma chance.
    Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dessa
    Esse livro deve ser de tirar o fôlego hein
    E ler só o prólogo deve ter sido um treemendo desafio sem dúvidas. Gostei da trama apresentada e curiosa para conhecer melhor esses surtos do menino que mexeram com você. Me interessei muito pelo livro!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi oi, como vai?
    Também não conhecia o livro e fiquei mais que curiosa. Mesmo sendo uma leitura pesada eu quero, eu preciso fazê-la. Realmente o tema deve ser sempre tratado e pelo visto a forma como foi tratada parece ser incrivelmente tocante e reflexiva.
    Espero muito poder ler em breve e experimentar esse leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Fiquei mal só de ler a sua resenha, imagina lendo mais de quinhentas páginas de pura maldade e bullying? Cara, amo demais livros com esse tema, fico em uma ressaca brava mas gosto de ler.São livros assim que me fazem pensar em como o mundo está e como ele é realmente.Muitos dizem que essa agressão nas escolas passaram, mentira deslavada, porque isso acontece o tempo todo e até me faculdade que as pessoas deveriam ser mais adultas isso acontece. Tenho dois pequenos e rezo todos os dias para que isso nunca aconteça com eles, que seja tudo de bom a escola e o resto até a vida adulta, esse tal de bullyning é um mal que toda mãe pede muito a Deus que passe longe de seus filhos.

    Anotei o nome do livro aqui porque quero ler sim.Amei a sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Gosto de livros que despertam sentimentos, pelo que você escreveu eu meio que senti o mesmo em os 13 porquês. Me lembro de ficar pensando em como eu poderia ter ajudado a personagem, senti o mesmo aqui. O triste é que não só na escola eles sofrem, Noah, Peter e Lorelei poderiam ter tido chances diferentes se pelo emnso os adultos se importassem com eles, mas estão todos ocupados em sues próprios mundos pra ver e ajudar os outros. Mal do mundo hoje em dia.
    Gostei do livro e espero ter oportunidade de ler.
    Obrigada pela resenha.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Dessa, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas a temática é conhecida por mim através de outras obras. O bullying é algo muito ruim que vai minando a alegria e liberdade das pessoas. Acredito que a intensidade desse livro faça o leitor pensar muito e sentir raiva pelo que acontece. Gostei bastante da dica.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente não conhecia o livro, nem o autor.
    A capa do livro é linda.
    Acredito que deveriam existir mais livros com essa temática que está tão infiltrada em nossa sociedade. Uma forma de vermos que a maldade faz parte do ser humano, mas que temos de escolher entre abraça la, ou tentar ser mais forte que ela.
    O livro parece ser muito interessante, certamente vai entrar para a minha lista de desejado.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  23. Gente, esse livro realmente parece bom! Pelo que vi tem uma carga dramática forte, mas também fala de coisas positivas, coisas com as quais as pessoas podem contar para lutar contra o bullying, como a força da amizade. Amei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler. Beijo grande!

    Ilmara
    www.conversadelivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Andressa!
    O bullying é um assunto bem sério e traz graves consequências psicológicas principalmente para quem sofre o abuso. Talvez por isso o protagonista tenha surtado, foi uma forma de escape e de proteção..
    Gostaria de ler para ver como o contexto foi inserido e saber o porque das atitudes tomadas por ele.
    Muito boa sua análise.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Acho que livros que tentam mostrar um pouco da realidade sobre o Bullying sempre serão considerado meio "pesados", mas com certeza é algo que deve ser escrito e lido! Não é algo que possamos apenas fingir que não acontece, algum poderá atingir você ou seu filho!
    Julgar as ações do personagem quando ele decide enfim revidar realmente é muito complicado, no geral gostei da sua resenha viu.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da sinopse do livro pq ele mostra um tema muito atual que infelizmente acontece muito nas escolas e até mesmo dentro da própria família, fiquei muito curiosa para ler até mesmo para mostrar em sala de aula o que acontece com o psicológico de um jovem quando sofre o bullyng.

    ResponderExcluir
  27. O tema já me conquistou. E lendo a sinopse já fiquei mais empolgada ainda. Agora lendo a resenha fui conquistada de vez. Não esperava que fosse gostar tanto assim dessa trama. Tem tudopra me agradar. Agora é providenciar um pra ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Andressa
    Adoro livros com a temática bullying e acho que ficaria do lado do protagonista hahaha sei lá, acho que só quem passa por essas coisas pra entender a mágoa
    Entendo perfeitamente sua sensação ao não saber descrever bem o que o livro te fez sentir
    Ele realmente parece muito bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. É um livro feito para chocar e mexer com a nossa consciência. Não sei se iria amar ou odiar essa leitura, porque histórias assim me deixam meio triste e revoltada.
    Mas, parando pra pensar, será que essa ficção está assim tão distante da realidade das nossas escolas? Tá muito difícil ser professor e aluno hoje em dia, é quase como lidar com terroristas diariamente e sem ninguém para te proteger.

    ResponderExcluir