sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[Resenha] Violetas na janela

|
Autora: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Páginas 296
Editora: Petit Editora
Patricia desencarnou aos dezenove anos. No mundo dos espíritos, recorda que despertou tranquilamente no plano espiritual, sentindo-se entre amigos. Feliz com a acolhida, adaptou-se à nova vida auxiliada por espíritos benfeitores que a receberam na Colônia São Sebastião
Patrícia explica o que é a desencarnação. Descreve as belezas do plano espiritual, onde não faltam trabalho, estudo e diversão. No início, estava cheia de dúvidas... Do que se alimentaria? O que vestiria? Sentiria as mesmas necessidades? Enfrentaria o calor, o frio? Aos poucos, tudo se esclareceu ao conviver com outros jovens desencarnados.
Conheça o outro lado da vida: entenda como devemos proceder diante da morte de um ente querido – o que fazer para superar a separação e confortar aquele que partiu. Patrícia exemplifica a lição, relembrando a inesquecível ajuda que recebeu de familiares espíritas.

Violetas na janela é considerado um clássico da literatura espírita, e por conta disto, eu confesso que estava ainda mais animada para ler a obra. Eu adoro romances espíritas, pois são sempre leituras esclarecedoras e que passam mensagens bonitas. No entanto, por incrível que pareça, eu me decepcionei um pouco com Violetas na janela. Talvez por ser considerado um dos melhores livros do gênero eu acabei criando expectativas demais, e que não foram superadas. A história não é ruim, mas não é tudo aquilo, sabe? Eu esperava bem mais da leitura, confesso que já li romances espíritas mais emocionantes.

Porém, tentei deixar minha decepção de lado e ver a trama por outro ângulo. Violetas na janela é diferente de qualquer outro livro que eu já li do gênero, pois é ambientado praticamente todo o enredo no plano espiritual. Enquanto que, os romances que eu já li anteriormente, mostram o plano terreno, pessoas que passam por desafios e algumas explicações sobre o espiritismo. Então, de certa forma, foi uma leitura que surpreendeu.

Patrícia é a protagonista, e ela é quem irá nos apresentar o plano espiritual. Sua família é espírita, e por isso ela desencarnou de forma tranquila e foi recebida de forma acolhedora por amigos espirituais e sua avó. A obra mostra o crescimento de Patrícia dentro da Colônia São Sebastião, além de como é a vida lá. Patrícia trabalha, sempre ajudando ao próximo, e com isso, tem bastante contato com pessoas que já são mais evoluídas. Cada amigo que ela faz lhe dá informações úteis para sua estada na Colônia.

A garota desencarnou jovem, com dezenove anos, porém em nenhum momento mostra-se rebelde ou amargurada por conta disto. Na realidade, a sua maior preocupação é a família, que com certeza sofreu com a perda. A obra mostra bastante sobre como é perder um familiar, e o quão importante é para ambos não sofrer tanto. É claro que a tristeza e o vazio vai existir, mas é sempre bom desejar o bem de quem partiu. 

A leitura pode não ter sido o que eu esperava, mas ao mesmo tempo possui lições tão belas e que ainda não tinham sido exploradas em outros livros do gênero que eu li, que no fim eu acabei gostando da obra. A história pode trazer um conforto para quem perde alguém, eu achei muito interessante explicar que fazemos mal àqueles que partiram ao ficar o tempo todo triste e chamando a pessoa, e que na verdade devemos enviar pensamentos bons. É uma leitura que eu recomendo para quem quer ter mais esclarecimento sobre o espiritismo.

7 comentários:

  1. Oi, Andressa!
    Não costumo ler romances espíritas... mas acho legal que a trama passe boas lições e aprendizados. É bom quando mesmo a leitura não sendo o que a gente esperava, traz coisas boas né? Dá uma sensação de que a leitura não foi em vão...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não sei se curto muito literatura espirita pelo fato de não ter lido nada do gênero até agora, mas a premissa é bem interessante e parece que a obra nos faz refletir bastante sobre alguns aspectos da nossa vida. Pretendo tentar ler no futuro e ver se gosto, já que essa obra é considerada um clássico.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro romances espíritas, mas Violetas na Janela é um livro que não me prendeu. Tentei lê-lo há muito tempo atrás e a leitura não me agradou, resultado, abandonei na metade. Pretendo fazer uma nova tentativa de leitura, principalmente porque acredito que realmente traga belas lições, mas não por enquanto, acho que ainda não é o momento.
    Gostei bastante da sua resenha. Parabéns pela sinceridade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu nunca li nada do gênero, na verdade nunca li nada que fugisse da ficção, só uma vez me aventurei pelo estilo auto-ajuda, mas fora isso nadinha. Uma pena que não tenha atendido às suas expectativas. Imagino que realmente traga muitas lições e conforte muitas pessoas que perderam entes queridos, mas, por ora, não tenho o interesse em ler. Quem sabe um dia né? Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu sou suspeita para falar porque adoro esse livro, é um dos poucos que faço questão de reler sempre! Eu adoro o passeio que Patrícia faz no plano astral e a forma fácil como ela nos explica as coisas do mundo após a morte do corpo. Esse livro é a porta de entrada de muitas pessoas para o espiritismo e, ao ler, entendemos o motivo: a linguagem fácil e a identificação de muitas pessoas com a personagem, inclusive na questão de sofrer muito por quem já partiu.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!

    Pois é, até eu que não sou a mais conhecedora do assunto sei que este é o livro espírita mais famoso... É bem ruim mesmo quando a gente espera algo do livro e se decepciona. Mas que bom que acabou gostando no final. Eu não fazia ideia de que a história se passava totalmente no plano espiritual, com certeza isso faz diferença.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Talvez o livro seja considerado o melhor do gênero por esse diferencial do local onde se passa né... Enfim, eu não sou muito fã de livros assim então sempre passo a dica, mas sua resenha ficou ótimo e uma pena que não tenha sido tudo isso pra você!

    ResponderExcluir