quarta-feira, 14 de setembro de 2016

[Resenha] O mundo perdido

|
Autor: O mundo perdido
Páginas: 488
Editora: Aleph
Série: Jurassic Park, 2
Seis anos se passaram desde os terríveis acontecimentos no Jurassic Park. Seis anos, desde que o sonho extraordinário, nos limites entre a ciência e a imaginação humana, acabou se tornando um trágico pesadelo. A Isla Nublar não era o único lugar usado por John Hammond em suas pesquisas genéticas de ponta. Agora, o matemático Ian Malcolm e uma equipe de cientistas – além de certos “pequenos clandestinos” – devem explorar outra ilha na Costa Rica, repleta dos mais perigosos dinossauros que já caminharam pela Terra.



1. Jurassic Park

O mundo perdido, continuação de Jurassic Park, era um livro que eu estava muito ansiosa para ler. Eu amei a leitura do anterior, e minhas expectativas por essa continuação estavam bastante altas. E apesar de ser o segundo livro, a história é tão boa quanto a do primeiro. A trama se passa seis anos após Jurassic Park, então não chega a ser uma continuação daquelas em que é necessário ler na ordem, porém, eu recomendo que seja feito desta forma. Nesse novo livro temos um personagem já visto no anterior, e bastante querido, Ian Malcolm. É bastante empolgante voltar nesse mundo onde existem dinossauros. A leitura não tem ação do início ao fim, mas possui uma trama bastante envolvente.

Seis anos se passaram, e quando todos os envolvidos com John Hammond acharam que os dinossauros estavam realmente extintos, descobrem que a Isla Nublar não era a única ilha utilizada para seus experimentos genéticos. Há outra ilha na Costa Rica que possui dinossauros, e aparentemente, muita gente tem interesse em chegar nela. Um dos mais interessados é Richard Levine, um paleontólogo que acaba descobrindo qual é a ilha. Mesmo não conseguindo convencer Ian de que existe tal lugar, e muito menos sem saber que ele já tinha estado no antigo parque criado por Hammond, Richard decide ir sozinho para esta ilha.

Quando Ian percebe que realmente há outros dinossauros, e que Richard se meteu em alguma enrascada ao chegar lá, decide partir novamente para ficar frente à frente com dinossauros perigosos, e reviver os terrores que passou antigamente. E afinal, quem não ficaria curioso para explorar o habitat desses animais e entender por que eles foram extintos? 

A leitura tem algumas reviravoltas interessantes, e consegue ter um bom ritmo igual ao livro anterior. O que eu mais gostei foi que nas primeiras páginas há os nomes e desenhos de alguns dinossauros, o que me permitiu visualizar melhor aqueles de que não lembrava a fisionomia. Talvez por eu ter assistido os filmes, foi possível imaginar cada cena, e isso só tornou a leitura ainda melhor. E em relação ao filme, propriamente dito, ele é bem diferente da história. Então, leiam sem medo e se preparem para algo mais descritivo, mas muito melhor!



O mundo perdido foi uma excelente continuação. Eu adorei poder retornar àquela ilha com Ian, e mais ainda de conhecer Richard Levine, eu me diverti muito com sua personalidade, ele me lembrou bastante o Sheldon de The big bang theory, com seu jeito meio antissocial e sem filtro nenhum. É fascinante ver o quanto ele gosta de saber mais sobre os dinossauros e tudo o que ele sabe sobre cada um, pelo menos me fez ficar muito interessada em aprender mais sobre.

A edição da Aleph segue o mesmo padrão da obra anterior, só que nessa, a capa é vermelha e as bordas das folhas pretas. Eu achei muito lindo, o trabalho está espetacular! Como eu queria que tivesse mais um livro! :( Recomendo essa série!

13 comentários:

  1. Olá,
    Desconhecia a obra. Amo os filmes da franquia Jurassic Park e fiquei extremamente curiosa para conferir ambos os volumes. Sem contar que quero muito conhecer a personalidade de Sheldon por ele não ter filtros.
    Amei a resenha e com certeza irei procurar as obras para ler. A diagramação parece estar impecável!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa!
    Eu sabia sobre ambos os livros, mas curiosamente não sabia que eram continuações exatas entre si, mesmo. Não acompanhei o filme da época, foi muito tempo antes de eu nascer, rs, e mesmo hoje em dia não sinto qualquer vontade de conhecer a história, em filme ou em livro, então fiquei visivelmente perdida na resenha, mas tudo bem, rsrs. Mas que bom que você curtiu tanto ambas as leituras! E foi um verdadeiro capricho essa edição com os desenhos dos dinossauros no início, deve ajudar mesmo a visualizar alguma cena ou outra, hehe.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que existia livro de Jurassic Park. Eu, particularmente, não gosto dos filmes e da história, sei lá, não sou muito fã de ficção e todos os filmes parecen sempre os mesmos, só mudam os personagens, entende? Mas para quem é fã dos filmes com certeza irá gostar dos livros.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Eu não sou a maior fã de dinossauros/Jurassic Park, e comecei a criar interesse pela trama por conta desse último filme lançado. Por conta disso, eu não me lembro muito bem das histórias dos primeiros filmes, então acho que a leitura de Jurassic Park e O mundo perdido seria extremamente proveitosa para mim.
    Eu fico me perguntando se toda essa história de dinossauros vivendo ao lado dos humanos daria certo. Sério, só de pensar que, por conta dos avanços, essas ilhas na Costa Rica podem existir, eu fico com medinho. Eu ia falar que não teria coragem pra ir pra um lugar assim, mesmo que se fosse pra ajudar alguém que eu gosto... mas acho que se fosse alguém da minha familia (não sei se é o caso), eu iria.
    Achei super legal esse "glossário ilustrado" dos dinossauros; acho que eu iria ficar um tempão vendo as características de cada um.
    É muito bom quando os livros nos surpreendem e nos levam para outras dimensões. Que pena que não tem um terceiro livro :( e sobre essas edições da Aleph: SÓ AMOR! ♥

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Andressa. Deve ser bem diferente ler um livro com dinossauros, nunca tive essa experiência. Acho que todos nós conhecemos Jurassic Park por conta dos filmes, que por sinal, em minha infância eu era extremamente apaixonada.
    Não sabia da existência dos livros, e apesar dessa capa ser estranha, tenho certeza que a Aleph fez uma ótima edição.
    Não sei se fiquei ou não interessada bem leitura, mas com certeza se eu tiver a oportunidade, irei pegar o livro para ler.
    Fico feliz que a leitura tenha sido agradável para você, pena que não há mais nenhuma continuação. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, não sei bem como explicar isso, mas livros assim que parecem clássicos ou que viraram grandes franquias cinematográficas nos anos 90 me atraem, é como se me chamassem, mas acontece que por um mistério irresolvido eu nunca li. Agora lendo sua resenha me sinto mal e arrependida pq eu quero mesmo ler mas nunca consigo e sou pobre, e é melhor eu parar com o drama se não irei chorar nesse teclado aqui. hauhuahuahuahua Brincadeiras a parte, sua resenha me deixou nostálgica com o filme, mesmo que não siga o mesmo rumo, tenho a impressão que vou mergulhar na história tanto quanto no filme, mas antes gostaria de seguir a sua dica e ler o primeiro. Deve ser uma leitora espetacular!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa!
    Ai Jurassic Park <3 Adoro os filmes (até mesmo esse mais novo, porque sabe, dinossauros)! Mas nunca criei coragem para ler os livros da série D: Agora com a sua resenha (que me deixou muito tranquila por falar que a continuação é muito boa também) estou me sentindo culpada por não ter lido, mas vou colocar na lista de livros para comprar por razões óbvias D: ~as edições da Aleph são lindonas né? Se eu pudesse teria todos os livros.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. OOi!
    Confesso que são livros meio estranhos para mim que não sou acostumada. Seria uma total saída da zona de conforto. hahaha
    Bom, dos filmes eu até gosto, mas os livros não me atraem.Mas como disse, é ótimo para sair da zona, então, quando estiver pensando em fazer isso talvez arrisque. Por enquanto passo a dica.
    Ótima resenha!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa!

    Eu sou louca para ler essa série também, mas ao mesmo tempo fico com um pouco de medo porque eu sempre demoro eras para ler livros muito descritivos. Eu gostei muito do filme Jurassic Park. É legal saber que a história do filme é diferente dos livros, mas ainda assim dá para ter uma noção das descrições.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bom?
    Esta dica vou ter de deixar passar, não me interesso muito por este tema :/
    Mas assisti aos filmes, quando eu tinha uns 7 ou 8 anos, e lembro que gostei na época. Quero assistir o remake que fizeram.
    Mas adorei a resenha, é que não curto o gênero mesmo pra leitura.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem?
    De Jurassic Park eu só vi os filmes, mas quem sabe um dia eu possa ler.
    Que bom que suas expectativas foram alcançadas, porque dar um medo de o segundo livro (principalmente por segundos volumes serem considerados maldições) não suprir o que esperamos, né?
    Assim como da Dark, eu acho o trabalho da Aleph excelente e que capricham em suas edições.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Dessa, sei que você falou que é diferente do filme, mas esses livros foram baseados neles? De qualquer forma, adoro os filmes, adoro dinossauros e ia adorar ler essa história hahahaha Fico me imaginando no lugar dos personagens, ia ser muito louco (provalvemente eu ia ser aquela primeira que morre comida por um T-Rex também). A edição parece estar linda mesmo e fiquei bem curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Eu sou super fã dos filmes, assim que a editora publicou o primeiro livro eu comprei e me surpreendi com a edição, não sabia, ele é todo vermelho nas bordas e com várias folhas pretas, lindo demais!!! Ainda não tenho esse segundo livro, mas estou louca por ele também. Acho que o filme nos ganha pelas imagens cinematográficas, além do enredo, é claro. Então, estou louca para descobrir como é que os livros vão nos ganhar da mesma forma sem esse artificio. Sua resenha me deixou super empolgada, ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir