quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Bienal 2016 !

|


Eu fui na Bienal de São Paulo em 2012, mas esse ano foi a primeira vez como blogueira. Então, vou contar um pouco como foi a minha experiência. Para quem não sabe, eu moro em Porto Alegre, então essa foi uma viagem que precisou ser programada com bastante antecedência. Eu fui junto com a minha irmã, a Isabel (colunista do blog, mesmo estando sumida, rsrs), e a primeira coisa que eu deixo registrado aqui é que: como o ano passou rápido. Antes de abril estava vendo hotel e passagens, e quando pisquei, já estávamos no mês da Bienal. A ansiedade foi enorme, e então o dia finalmente chegou...

 

Sábado, dia 27, chegamos em São Paulo, deixamos as malas no hotel e partimos para a Bienal. Nós conseguimos nossas credenciais de blogueiras, então precisamos retirar antes de entrar no pavilhão. E nossa, eu achei bem confuso na hora de buscar a credencial, nossa sorte é que tinha algumas pessoas ajudando e no fim conseguimos entrar. A primeira coisa que eu procurei foram as livrarias com promoções, na verdade, eu nem procurei muito, dei de cara com uma cheia de livros baratos, então fui atraída imediatamente.


Eu não me programei para pegar nenhum autógrafo, conhecer nenhum autor nacional e nem blogueiros, a única pessoa que encontrei lá foi a Ana Cristina, também colunista do blog, e me arrependi de não ter criado um cronograma. Não peguei nem os estandes das editoras que eu queria visitar, fui andando por tudo lá, e confesso que isso não é bacana, pois dava voltas nos mesmos lugares e tenho certeza de que em alguns corredores acabei nem passando.

Sim, eu estava completamente deslumbrada, só entrava nos estandes para comprar os livros que eu queria, tirava algumas fotos e deu. E nossa, como foi cansativo, tanto no sábado quanto no domingo não conseguimos ficar mais que quatros horas por dia. É exaustivo, eu só estava com uma mochila, estava quente, e tinha muita gente, óbvio. E, mesmo assim, eu adorei ter essa experiência novamente. Mas, em uma próxima vez irei muito mais preparada.

 

Os estandes estavam muito lindos, sempre muito cheios, mas em algumas editoras eu não achei os preços tão acessíveis quanto nas livrarias que eu fui ou até mesmo em lojas virtuais. Não compensava, a não ser que fosse um lançamento muito esperado ou algo do tipo.

 

Apesar de não ter combinado, acabei encontrando a Carol, da Empíreo, e a Kel Costa, autora de Fortaleza Negra, por lá. E claro que não podia faltar foto. As duas são muito queridas, e foi muito legal conhecê-las.

 

Esses dois dias de Bienal passaram muito rápido, e eu fiquei com muita vontade de retornar. No primeiro dia eu quase não comprei livros, mas no segundo eu acabei me passando... Voltei com dezoito livros para casa, fora o que minha irmã também comprou.


E claro que não poderia faltar a foto no estande da Rocco. Eu quase desisti pelo tamanho da fila, mas acabou sendo bem rápido e consegui tirar minha foto na plataforma.


Eu postei algumas fotos no Instagram do blog, para quem ainda não nos segue por lá, trate de seguir! Então, essa foi minha segunda experiência em uma Bienal, e eu digo que é algo maravilhoso para quem é apaixonado pela leitura. Me senti uma criança entrando em uma loja de doces, com os olhos brilhando e tudo mais!

 

Quem foi, me conte como foi, se compraram muitos livros e se pretendem ir ano que vem na do Rio! ;)

13 comentários:

  1. A viagem valeu a pena, então? Fui cinco dias da Bienal, e nossa... Bota cansativo nisso! Eu tinha ido na Bienal de 2014, os dois domingos e fiquei das 9h da manhã até as 20h da noite e não me cansei tanto como esse ano. O dia que eu mais fiquei na Bienal foi dia 30, cheguei lá 14h e fiquei até as 21h por causa dos bate-papos e sessões de autógrafos. Caramba, quanto livro! Eu tive que me segurar para não sair comprando tudo, voltei com 10 livros para casa hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Oiii, como vai?
    Menina que sonhooooo, eu moro no RS, meio impossível para mim não é mesmo, mas pude ver o quanto tu aproveitou e de certa maneira é bom não programamos porque assim teremos grande surpresas, adorei ver as fotos e fico feliz que tenha tirado a foto que tanto queria, muitos livrinhos novos né.
    Beijinhos ❤��

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dessa!
    Já havia visto na caixinha do correio, né, mas, menina, quanto livro! <3 Que sonho ir a esse evento, pena que ainda não deu para mim, mas um dia dá certo, rs. Realmente deve ser legal percorrer os corredores sem ficar se prendendo muito a cronograma, mas se perder por entre eles e acabar nem avançando muito nos demais é mesmo um risco, rs. Que bom que ainda conseguiu encontrar algumas pessoas e autores, espero que tenha uma experiência ainda melhor na próxima vez!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  4. eu não pude ir a bienal, mas tenho vontade, as fotos que vi foram lindas, estandes maravilhosos e o mais legal é a harmonia entre os blogueiros, uma parceria e amizade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Esta também foi a primeira vez em que eu fui como blogueira ♥ Eu não consegui retirar a credencial pela internet, então fiquei uns trinta minutos procurando gente que soubesse onde tirava a bendita credencial --' O estande da Rocco estava lindo, né? O único problema é que, quando eu passei por lá, mal dava para andar direito, tinha muita gente.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Ooi!
    Quanto livrooo! Pelo jeito só eu que quase não comprei. kkkk. Más também, fui apenas em um dos dias e pude ficar bem pouco. Na próximo vou fazer que nem você e planejar tudo bem antes. haha

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Aí, como sou apaixonada pela experiência da bienal! Eu nunca tive a oportunidade de participar da bienal de SP, esse é um dos meus sonhos, mas os poucos que eu ja fui a experiência foi incrível. A bienal é um ótimo lugar para se conhecer e encontrar pessoas, espero poder ir na bienal de 2018. Adorei o poste :D

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Aí, como sou apaixonada pela experiência da bienal! Eu nunca tive a oportunidade de participar da bienal de SP, esse é um dos meus sonhos, mas os poucos que eu ja fui a experiência foi incrível. A bienal é um ótimo lugar para se conhecer e encontrar pessoas, espero poder ir na bienal de 2018. Adorei o poste :D

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Também fui na Bienal de SP esse ano e era minha primeira vez <3 Sou do RJ e aqui tenho carteirinha carimbada, mas lá foi tudo novo. Adorei demais apesar de tantas pessoas, bastante movimentos e também fiquei deslumbrada com tudo haha Mas peguei autógrafos também, fui em vários estandes e tudo mais. Confesso que comprei pouco livro pra quantidade que sempre compro (16 livros), mas porque achei as coisas bem carinha lá. Fora a Record e a V&R o resto não dava quase desconto nenhum! Todavia fora isso faria tudo novamente. Que bom que você curtiu haha
    beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse ano eu não consegui ir, mas fui ano passado no Rio e depois do primeiro dia fiz um cronograma do que queria e horários para não perder o que realmente era meu foco andando sem rumo - mas fiz isso muitas vezes e aconteceu o mesmo de passar em vários estandes e não ter visto tantos outros.
    A única coisa que pretendo fazer bem diferente para o ano que vem é que eu não avisei nenhum dos amigos blogueiros que iria, então não conheci ninguém pessoalmente... Mesmo os que eu vi de longe e sabia quem era eu não me apresentei pois sou dessas que morre de vergonha pessoalmente hahahaha
    Já comecei a me programar para o Rio - já que eu moro em SC e ir depende de programação e bastante economia de grana...
    Que bom que você curtiu... É tão bom ver os comentários e fotos dos blogueiros nesse ano e ver que foi bem melhor do que a do ano retrasado em SP...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Ai meu Deus toda vez que lembro que não consegui ir na bienal me dá um frio na barriga e uma tristeza!!!Mas para esse próximo ano já comecei a fazer meus planejamentos também, mas vai ser mais fácil para mim pois sou aqui do Rio!
    Uhulll vc arrasou nas compras! E conseguiu tirar foto no estande da Rocco também! Teve pessoas que não conseguiram e foram de longe na expectativa! :(
    Bom quem sabe nos conheceremos no ano que vem!
    Um forte abraço!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  12. Não ficou mais de 4 horas? Menina, eu fiquei umas 8 horas ou mais kkkkkkkkkkk Mas também fui um dia só né. Fui no dia 3 e acho que já tinha acabado esses livros da foto aí, porque eu sei de qual estande você ta falando (ou eu não procurei direito). Eu me programei pros autografos nacionais mesmo e pra ver os amigos, porém não me programei pra comprar então acabei comprando só os que ia autografar :(
    É cansativo pra caralho mesmo, mas compensa! Quero muito ir na proxima e aproveitar mais dias!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Menina que inveja de tu, ainda não superei não ter ido nessa Bienal, sério! Ainda mais com esse estande lindo da Rocco toda de Harry Potter, ainda estou com o coração partido! Sempre bom encontrar as pessoas nessa feira linda. Sempre que vou embora de uma Bienal dar aquele aperto no coração e queremos logo retornar, te entendo. Estou mega ansiosa para a Bienal aqui no Rio e quem sabe nos encontramos hein..

    Beijos!

    ResponderExcluir