sexta-feira, 2 de setembro de 2016

[Resenha] Os vivos e os mortos

|
Autora: Susan Beth Pfeffer
Páginas: 336
Editora: Bertrand Brasil
Série: Os últimos sobreviventes, 2
Um meteoro em rota de colisão com a Lua: um evento astronômico previsto com antecedência pelos cientistas. Só que para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e a Lua sai de órbita, aproximando-se da Terra e alterando de modo catastrófico o clima do planeta. À medida que Nova York é devastada e tanto comida quanto ajuda tornam-se escassas, o adolescente porto-riquenho Alex Morales luta para manter suas irmãs, Bri e Julie, de 14 e 12 anos, a salvo. Com os pais desaparecidos, cabe a ele assumir responsabilidades inimagináveis e dar o seu melhor para sobreviver enquanto reza para que o restante de sua família volte com vida para casa.


1. A vida como ela era

Os vivos e os mortos é o segundo volume da série Os últimos sobreviventes, mas pode ser lido de forma independente já que conta a história de outra família. Eu realmente estava esperando a continuação da história de A vida como ela era, e ao mesmo tempo que me decepcionei um pouco ao perceber que seriam outros personagens, me surpreendi com mais um enredo envolvente e intenso. E no fim, gostei muito mais dessa família e das situações enfrentadas. Susan Pfeffer criou uma trama extremamente impactante, pois o apocalipse recém iniciou, e enquanto alguns livros narram o depois, nessa obra temos o durante. Como tudo iniciou e como aos poucos o mundo está desmoronando e ficando difícil de sobreviver.

Após a Lua sair de órbita depois de ser atingida por um meteoro, cidades são devastadas por ondas enormes, o clima muda drasticamente e até mesmo o sol brilha menos. Em meio a tudo isso, conhecemos a família Morales. Alex, o segundo filho mais velho, estava cuidando de suas irmãs quando aconteceu a catástrofe. Sua mãe estava trabalhando no hospital, seu pai foi para Porto Rico em um enterro e o irmão mais velho é das forças armadas. É ele que fica responsável pelas duas irmãs: Bri e Julie.

É desesperador para eles não saber o que aconteceu com seus pais. Até onde sabem, eles poderiam já estar mortos. Acompanhar Alex e as irmãs é bastante dramático, pois a cada dia a comida vai acabando, e Alex precisa tomar algumas decisões pelo bem de todos. Essa é uma história que não tem muito terror envolvido, não há muitas ameaças humanas. Além de precisar encontrar comida e sobreviver a temperaturas mínimas, há também a parte emocional. Diversas vezes vemos que Alex quase desiste de tentar manter todos à salvo. 

Sobre os personagens, Alex é um garoto bastante inteligente, e conseguiu se sair bem em tudo, mesmo sendo novo e sem os pais por perto. Bri sempre foi a mais religiosa, a família até achava que um dia ela iria virar freira. Já Julie, a caçula, é um terror. Naquela fase adolescente em que reclama de tudo, faz birra, chora e tudo mais. Foi um desafio para o irmão ficar tão próximo das duas. E mesmo a família estando incompleta, eu gostei muito deles, da união e carinho que um tinha pelo outro.

Quando eu terminei o primeiro livro achei que ele era uma introdução ao que ainda viria, mas me enganei, então acredito que o próximo volume também seja com uma nova história e novos personagens. Por um lado é bom, pois não se torna algo repetitivo e acaba sendo uma leitura dinâmica. Os vivos e os mortos é uma leitura que te prende de forma absurda, eu li o livro em tudo que é lugar, qualquer minuto livre eu estava lendo, pois a angústia e curiosidade de saber o que aconteceria a seguir era maior.

A trama não possui grandes reviravoltas, daquelas que te deixam alucinados, nem nada do tipo. Mas, a narrativa da autora e o enredo criado conseguem agradar o leitor tanto quanto. Eu realmente adorei a leitura, e mal posso esperar para que seja lançada a continuação, eu espero que desta vez a Bertrand não demore tanto. Recomendo a série!

16 comentários:

  1. Olá
    Eu li o primeiro volume, mas não pretendo ler esse por agora, ainda mais ao saber que não se trata exatamente de uma continuação. Enfim, foi ótimo poder ler seus comentários e que bom que você gostou da leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia essa série, mas gostei bastante da premissa. Mas fiquei um pouco na dúvida, é ficção científica ou fantasia? Essa coisa da lua sair de órbita parece ser bem interessante e adoraria ler sobre as consequências. Li somente uma série que os personagens costumam mudar a cada livro e pra ser sincera, minha experiência não foi muito boa. Mas quem sabe nessa a leitura seja mesmo mais dinâmica?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro ou mesmo a serie, mas anda bemq eu gostaste assim anto! :)

    E uma pena que não tenha ssim grabdes reviravoltas, porque amo isso! :) ahah Contudo, e sempre ótimo que seja uma boa historia e que estejas tao animada coma continuação! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Adoro livros do gênero e não conhecia essa "série". Adoro histórias envolventes, intensas e tranquilas ao mesmo tempo. Apesar de não ter tanta reviravolta, acredito que valha super a pena mesmo ler. :)

    Parabéns pela resenha.

    bj =)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas sua resenha me deixou bastante curiosa para fazê-lo.
    Gosto bastante de livros do gênero e a premissa me deixou bem curiosa. Fico feliz que mesmo sem grandes reviravoltas, você tenha considerado a trama envolvente devido ao enredo criado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    É tão bom quando um livro te prende a ponto de você querer ler em qualquer lugar. Ainda não conhecia a série, mas fiquei interessada, principalmente, porque as histórias são independentes e isso, como você diz, faz com que não se torne repetitivo. Outro ponto que me agradou foi saber que Alex é um personagem inteligente, aprecio isso em obras.
    Anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, não conhecia a série e fiquei bem curiosa com essa coisa da lua cair. É fantasia ou ficção científica? Não importa, quero ler, tipo hoje... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, tudo bem?
    Vi esse livro entre os lançamentos recentes da editora e fiquei babando por eles quando li a premissa da história!
    Eu amo distopias e achei a premissa desses livros muito interessante. Infelizmente como não sou parceira do grupo record não pude solicitar :(.
    Mesmo os 2 livros tendo personagens diferentes acredito que sejam realmente histórias muito boas, e que possivelmente as famílias irão se encontrar em algum dos livros da série.
    Ainda quero muito ler, e espero ter chance de fazer isso em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii,
    Gostei da premissa do livro, parece ser interessante e AMEI a maneira como a história te deixou desesperada, adoro quando cada segundo que temos livres corremos para ler o livro rs, mas não gostei muito de cada livro ser sobre uma família, eu me apego fácil e se eu me apaixonar e nunca mais ver eles? Triste isso rs
    Acho que vou esperar lançarem todos os volumes da série pra não ficar sofrendo com a espera kkk

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. olha, confesso que o enredo me deixou bem curiosa... eu curto histórias com catástrofes e mundos devastados e seria legal conhecer a familia em meio a tanto chaos... só desanimei um pouco por ser série mas se pode ler independente as chances aumentam...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não leio muitos livros sobre apocalipse, mas acho o tema interessante, logo fiquei animada com sua resenha e mais ainda ao ver que é um livro independente, pois não sou muito fã de séries. Bom, os personagens parecem ser ótimos, especialmente o garoto e acredito que seria uma história que me conquistaria fácil. Por isso vou marcar a dica

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa

    Que legal que esse livro retrata o apocalipse em seu desenvolver, pois realmente todos os livros sobre o tema que eu conheço tratam do que acontece depois.
    Fiquei interessada na história e achei legal não ser uma continuação do anterior. Entendo que você estava esperando isso, mas de uma forma é bom porque a história não fica "presa".
    Se eu tive a oportunidade lerei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa!
    Eu gostei muito da sua resenha, mas não se leria esse livro porque isso de não saber o que acontece com os pais mexe pessoalmente comigo. De qualquer forma, parece ser uma história bem instigante!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Bem diferente está ideia de continuar uma série, mas com outros personagens em cada livro, não seria essa uma maneira de fazer um encontro desses personagens em um livro posterior da série. Gostei da premissa da mesma e vou buscar ler

    ResponderExcluir
  15. Gosto de séries com livros independentes, pois normalmente leio mais livros únicos, essa esta sendo muito bem comentada e já tem minha curiosidade pela capa e pela autora conseguir envolver o leitor com outra família, também acho que assim deixa os livros menos cansativos e nos da mais perspectiva. Quero conhecer a narrativa

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa.
    Confesso que não li toda sua resenha, pois quero muito ler o primeiro livro.
    Fiquei super feliz por você ter gostado do livro, mesmo sem muitas reviravoltas.
    Espero que a continuação chegue logo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir