segunda-feira, 12 de setembro de 2016

[Resenha] Mais uma chance

|
Autores: Gutti Mendonça e Federico Devito
Páginas 440
Editora: Generale
Uma banda formada por três amigos e dois irmãos,no auge da fama e do sucesso, decide que, após quatro anos longe de sua pequena cidade natal, finalmente é hora de voltar para casa. A princípio, viajam apenas para descansar e se recuperar da desgastante vida de artista e, para mais tarde, voltar à impiedosa rotina. Mas não é necessário muito tempo para que o passado venha resgatar histórias, conflitos, lembranças e um sentimento de nostalgia que havia sido deixado para trás. Os valores esquecidos voltam a fazer parte do cotidiano dos integrantes da banda, que passam a enxergar tudo aquilo de que abriram mão em nome da fama. São colocados diante de todos os casos mal resolvidos do passado, desde relacionamentos amorosos e família até suas amizades. Assim, são obrigados a lidar com a culpa, o arrependimento, a saudade, a raiva e com tantos outros sentimentos. Em meio a todo esse ambiente improvável e diferente, Ana, ou Aninha, uma garota perfeitamente comum, é imersa em uma realidade completamente diferente de qualquer uma que já tenha vivido. Será que essa mudança causará muito impacto em sua vida? Ou será que ela se tornará o caminho de volta dos integrantes da banda para o sossego e a normalidade?

Esse é meu primeiro contato com os autores, e posso dizer que Mais uma chance foi uma leitura bastante envolvente e interessante. É óbvio que todo mundo aqui tem algum ídolo, certo? E essa trama se trata exatamente sobre isso, ser muito fã de alguém, e ao mesmo tempo, saber que a vida dos famosos é igual a de qualquer outra pessoa - tirando a parte de ser reconhecido em tudo que é lugar, claro -. Nossos personagens são, sim, muito famosos, porém, percebemos que possuem sentimentos e inseguranças como qualquer um. Também possuem família, amigos e amores. Este livro faz o leitor refletir bastante sobre o quanto elevamos tanto uma pessoa, quando essa idolatria ultrapassa o limite, pois na trama vemos que há defeitos no meio de tanta beleza e charme. 

E é assim que conhecemos Giovane, o líder da banda, alguém imaturo e mulherengo. Após uma aposta com sua irmã, ele acaba se aproximando de Aninha, uma universitária que foi acompanhar suas amigas no momento da chegada da banda ao hotel. Giovane faz questão de se aproximar da garota, e o que me deixou contente é que ela não se deixou enganar pela fama e beleza, desde o início percebeu que ele era uma pessoa um pouco inconsequente. Qualquer outra garota teria dado um braço para ficar próximo de Giovane. O relacionamento dos dois é conturbado, Aninha nunca cede, está sempre emburrada e isso foi algo que me incomodou um pouco. Ela é muito chata! Sabe aquela pessoa que reclama de tudo? Coitado do Giovane, rs.

Mais uma chance tem mais de quatrocentas páginas, então é um livro que possui bastante história e reviravoltas, além de que podemos conhecer cada integrante da banda aos poucos. Um fato que me irritou no início da leitura é que as amigas de Aninha, e até mesmo ela, foram desenvolvidas de forma bastante infantil. Ok, elas são loucas pela banda, mas algumas ações e diálogos me fizeram achar que as meninas tinham 15 anos, e não mais de 20. No geral, foi uma leitura boa, eu adorei conhecer a banda por trás dos palcos. Os integrantes são pessoas humildes, simples e divertidas, o que em uma foto, notícia ou vídeo pode não aparentar. Sim, Giovane é um pouco mulherengo, mas tem um bom coração. É amoroso com a família e amigos.

A leitura não é muito fluída, mas mesmo assim é impossível querer largar o livro. O foco não fica apenas em Giovane e Aninha, como eu falei, conhecemos a história de cada integrante da banda, e digo que nem tudo são flores. Alguns têm problemas pessoais, e é surpreendente que mesmo assim eles consigam fazer os shows e sorrir para as câmeras.

O livro é escrito por dois autores, mas em nenhum momento senti que a escrita dos dois se perde ou não se completa. Eu gostei bastante da obra, e fiquei imaginado eu chegando perto de um ídolo. Que sonho! Recomendo Mais uma chance!

8 comentários:

  1. Oi Andressa!

    Às vezes eu paro para pensar nisso deveras... Mas até que ponto as vida dos famosos são semelhantes a nossa? Oia, a verdade é que eu num trocaria minha vidinha no interior por holofotes não viu. HAUIEHAUEHAUEHAEUAHE
    Claramente não ia gostar da Aninha. Assim, é bom dar o braço a torcer de vez em quando né? Mas pelamor, quem é que aguenta personagem chato e reclamão? Imagino mesmo que um livro de 400 páginas sobre o tema não deva ser muito fluido, mas que bom que no final você acabou gostando.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Não sabia que os dois autores tinham outro livro em conjunto além daquele que foi publicado pela NC (que por sinal teve uma quantidade enorme de críticas negativas).
    Achei a história aparentemente legal e tem personagens que parecem ser bem simpáticos. Até me lembrou aqueles filmes adolescentes que tanto assistia há alguns anos atrás. É o tipo de história que me empolga. Mas vou confessar a você: tive uma experiência não muito bacana com a leitura do livro anterior dos dois e não sei se iria me jogar em mais essa leitura. O livro tinha tudo para ser bom, mas a falta de agilidade do texto foi algo que me deixou decepcionada. E, pelo que pude perceber, esse também parece ser o caso deste livro em questão (muito embora pareça ser melhor que o outro).
    Fico feliz que tenha gostado, pena que não seja um livro pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem?
    Quando é história sobre músicos, principalmente quando é alguém famoso na trama, gosto de conhecer o lado deles. Muitas pessoas acham que os artistas são máquinas, mas não verdade não são, né? São humanos e propensos as falhas como todo mundo.
    Só achei fato quanto a personalidades das meninas, isso iria me irritar muito, porém é um livro que gostaria de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dessa!
    Já tem um tempo que tenho esse livro no meu Skoob, tinha até esquecido dele, valeu pelo lembrete indireto com a resenha, rs. A premissa me cativou justamente por parecer bem leve e pela protagonista não ceder tão facilmente, haha. Muito bom saber que também conhecemos melhor um pouco dos demais integrantes da banda, valorização de personagens secundários é só amor para mim! <3 Já vou marcar a leitura em destaque de novo para lê-la quando for possível, obrigada pelo incentivo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A premissa do livro me deixa muito curiosa e com vontade de ler pelo fato de se tratar de uma banda. Amo tramas que envolvam música.
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita dos autores, mas fico feliz que você a tenha achado muito envolvente e interessante, o que me deixa mais animada. É legal ver que nossos ídolos apresentam também dúvidas e inseguranças.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa! Tudo bem? Que bom encontrar sua resenha de "Mais uma chance"! Acho que ela foi além do que o livro apresenta e isso me deixou mais interessada do que pude ler na sinopse. Adorei a observação sobre a personalidade da Ana!rs Fico feliz por saber que a obra, mesmo escrita à dois, é bem sintonizada. Isso a torna ainda mais interessante! Que seja um sucesso!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Não conhecia esse livro e nem os autores, mas gostei bastante da premissa!
    Não lembro de ter lido um livro que falasse sobre ídolos e o mais interessante que mostrasse como eles são no cotidiano.
    Acho que a única dificuldade que terei durante a leitura talvez seja me conectar com a personagem Ana. Ainda assim é uma trama que quero muito ler, gosto muito de livros com ídolos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Muito legal a premissa do livro em nos contar um pouco da vida dos famosos.

    Adoro histórias cheias de revira voltas, principalmente quando se trata de um romance com personagens tão diferentes um do outro.
    Se temos a oportunidade de conhecer bem os outros integrantes da banda, fico ainda mais contente, por sabermos melhor como a trama se desenvolve ao redor dos personagens principais.
    Que bom que, apesar de não ser uma leitura fluida, não dá vontade de largar o livro. Vou procurar para ler. Valeu a dica!
    Beijos!
    Karla Samira

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir