sábado, 24 de setembro de 2016

[Resenha] Belgravia

|
Autor: Julian Fellowes
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos
Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

Eu recebi um e-mail da Intrínseca com a proposta de resenhar Belgravia aqui no blog, e nem precisei pensar muito, pois sou apaixonada por romance de época. Apesar de ainda não ter assistido Downton Abbey, eu sei o quanto a crítica dessa série é positiva, então saber que o criador dela é o autor da obra me fez ter mais expectativas ainda pela leitura. Eu me assustei bastante com o tamanho do livro, pois estou acostumada com romances curtos, e outro ponto que me chamou a atenção é que a trama não é focada no romance. Bem no início quando Sophia e Edmund são apresentados eu já estava imaginando o romance de sempre do que já vemos em livros do gênero, no entanto, o autor me surpreendeu bastante quando mostrou que além de esse casal não ser protagonista, a história passaria vinte e cinco anos na frente e trataria de intrigas e revelações, não focando nem um pouco em um romance de tirar o fôlego ou algo do tipo. E sinceramente? Eu amei!

É muito bom ler algo tão diferente do que estou acostumada com o gênero. A história é bastante detalhada e fala sobre marcos importantes da história, como no caso da Batalha de Waterloo. É extremamente empolgante ter fatos históricos permeados com dramas familiares, essa foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, mesmo não tendo um romance para me derreter. A história em si é cheia de descrições de ambientes, roupas e festas, o que nos faz esquecer esse detalhe e apreciar ainda mais a obra. 

Tudo se resume a noite do baile da duquesa de Richmond, mesmo vinte cinco anos depois, é esse evento que marcou a maioria, por ter acontecido antes da batalha, quando os jovens ainda estavam aproveitando a vida, namorando e cheio de esperanças. A partir dessa noite, e de alguns acontecimentos posteriores, que a vida de James e Anne Trenchard, pais de Sophia, muda de forma lenta. Há alguns segredos que os assombram até o momento presente, e que acabam por fazê-los mais uma vez voltar no passado e mexer em feridas antigas.

Sophia vivia em um sonho, como o pai, e os sonhos poderiam colocar uma pessoa em apuros, se não tomasse cuidado.

É claro que eu não posso falar qual o segredo, mas não se preocupem que a história não demora a mostrar ao leitor. Sobre James e Anne, eles talvez tenham sido os meus personagens favoritos. O casal não é da nobreza, James é um comerciante que com o tempo conseguiu mudar de ramo e ficar mais visível na sociedade londrina, porém, nem de longe ele é considerado um nobre. E talvez por isso ele tente tanto ser algo que não é. Enquanto ele se preocupa com a visibilidade, Anne é aquela mulher que está satisfeita com o que tem. 

O segredo da família é algo que pode destruir tudo o que eles já construíram, e por isso eu fiquei pasma quando Anne resolve o expor a uma pessoa que não tem consideração nenhuma por eles. Eu simplesmente adoro esses enredos com dramas e intrigas, onde você só fica esperando quem vai revelar o escândalo e em quem é possível confiar. Belgravia tem vários personagens e reviravoltas, nem que eu conseguisse teria como falar sobre tudo o que o livro possui. Tem gente que torce a cara para tramas com muitos personagens, mas eu aviso que nesse caso todos são muito importantes para todo o entendimento do enredo.


É muito lindo todos os detalhes que a escrita do autor proporciona. É quase possível realmente visualizar as paisagens, bailes e situações apresentadas por ele. Eu realmente já esperava gostar da leitura, mas não o tanto quanto eu gostei. A história conseguiu me conquistar plenamente, os personagens possuem características bastante reais, e nem todos são perfeitos. Foi empolgante demais entrar em Belgravia!

Eu quero muito ler mais obras desse autor, ele já ganhou uma fã, e com certeza a minha vontade de assistir Downton Abbey só aumentou. Belgravia faz o leitor ter um misto de emoções, e apesar de não ser uma leitura tão rápida, no entanto também não é cansativa. Esse é o tipo de trama que lemos com calma para aproveitar cada detalhe. Eu recomendo a obra!

O mais estranho em relação à guerra, e Ellis não era a única a observar isso, era como tornava todos tão imprudentes e impetuosos, como se o cheiro de morte eminente incentivasse os vivos a aproveitarem ao máximo seu tempo no mundo.
A edição da Intrínseca está muito linda. A capa é simplesmente perfeita e combina muito com o enredo. Eu não achei nenhum erro, e a fonte é bastante agradável para ler. 

Eu amei o kit que a editora mandou com o livro, e agradeço também a oportunidade de ler uma história tão envolvente como essa. ♥

10 comentários:

  1. Belgravia foi uma trama surpreendente, cheia de segredos e muito fluída, eu adorei e gostaria de ler outros livros do autor
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho muita curiosidade em ler essa obra, pois gosto uito del igoeznesse gênero. Achei bem legal a editora trazer livros assim, pois não conhecia outras obras nessa pegada publicada pela mesmo. As opiniões sobre a obra então sendo bem divergente, ou é 8 ou 80 rsrs, entoa acho que eu precisarem ler para tirar minhas próprias conclusões. Adorei a resenha. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa,
    Esse livro me envolveu demais! Adorei lê-la e foi tudo muito perfeito, sabe?
    O segredo não foi surpreendente e é revelado logo no começo, não é? Mas acho que o mais importante foi o que aconteceu depois da revelação e como os protagonistas lidaram com isso.
    Ler sua resenha deu aquela vontade de reler o livro.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu estou apaixonada por esse livro. Realizei a leitura faz pouco tempo e me encantei com cada página dele, sem falar que a edição está um verdadeiro luxo. Eu sou muito fã de romances de época ou históricos e Belgravia é um presente para os fãs do gênero, é algo lindo de se ler. Adorei a sua resenha e de saber que você também gostou muito do livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem.

    A série Downton Abbey também está na minha lista infinita de seriados. A capa e a premissa do livro são bem envolventes. Eu não tenho muito envolvimento com romances de época, mas tenho vontade de começar, ó não sei quando isto vai acontecer. Mas já vou logo anotando esta dica que achei muito interessante, gosto de mistérios e já fiquei curiosa para saber o segredo da família.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu já tinha ouvido falar do livro e todos dizem o mesmo: e diferente da maioria dos romances históricos ahah :)

    Ainda bem que gostaste e que ate já estas fa do autor!! :) Ah! E eu também quero ler Downton Abbey :) Estou curioso... hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    O livro não é de um gênero que leio, mas a obra parece ser diferente das outras, a partir de saber que tem um segredo envolvido, já dá uma vontade a mais de ler. A edição é muito bonita por conta da mistura de dourado e azul, fiquei curiosa para ler.
    Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou suspeita para falar sobre livros de época porque sou simplesmente apaixonada. Este livro, no entanto, apesar de ser de época parece ser bem diferente do que costumo ler- romances mais doces e tal. Enfim, a história parece ser cheia de intrigas e suspeitas. Sem falar que esse segredo que pode mudar tudo é algo que me deixou bastante curiosa para ler. Enfim, dica mais que anotada, afinal, não é sempre que vemos um livro com a qualidade que esse aparenta ter.

    Beijos
    ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá... Eu também sou apaixonada por romances de época, mas ultimamente estou sendo mais crítica ao lê-las, não só com esse gênero mas com todos os outros. Um problema que eu percebo e você provavelmente também percebe, é em como esse tipo de gênero de leitura acaba influenciando muito os jovens leitores, não que isso seja de todos ruim, mas seria interessante que essa influencia seja mais positiva que negativa. Quando temos um rei que manda mais que a rainha, simplesmente por ser homem, quando nesses romances e mulher é como se fosse um objeto de troca ou quando a beleza da personagem se deve ao fato de ela ser branca... coisas assim influenciam a sociedade a continuar a ser machista, racista.... enfim, não estou falando que seja o caso desse livro, tanto que pelo o que você resumiu esse livro trata de alguns ocorridos históricos, mas não vamos deixar de ter uma leitura mais crítica nesses tipos de romances. Beijos
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Andressa que edição linda! <3
    Já escutei falar coisas muito positivas em relação a série, mas não fazia ideia que o criador da série tinha publicado um livro. Fiquei bastante empolgada com a leitura e admito que quando iniciei a leitura da sua resenha tinha certeza que era um livro focado totalmente no romance, fico feliz de ver que é muito mais e que traz vários fatos históricos. Com certeza vou querer ler e espero gostar muito! <3

    ResponderExcluir