sexta-feira, 23 de setembro de 2016

[Resenha] Adolescer

|
Autora: Eva Zooks
Páginas: 108
Editora: Ler Editorial
Jô faz questão de ser a ovelha negra da família, mas seus irmãos, Tom e Jú, estão dispostos a fazer de tudo para salvá-la do caminho que ela decidiu seguir.Uma história cheia de amizade e amor, que revela de forma divertida todas as transformações da adolescência.
Um livro para toda a família.







Adolescer é uma obra tão curta que é até difícil fazer a resenha, ainda mais pela trama não ter nada que seja considerada uma reviravolta incrível ou segredos e dramas daqueles que animam o leitor. A obra trata sobre a adolescência, como o título já diz, e apresenta de forma bastante rápida - talvez até demais - sobre o cotidiano de uma família. Eva Zooks escreve de forma bastante objetiva e simples, e apesar de ter sentido falta de uma profundidade maior, a leitura consegue conquistar por ser bastante rápida.

Jô é a irmã do meio, a mais irritada e rebelde, a que nunca está satisfeita com nada. Seu comportamento é totalmente revoltante e sem fundamento, mas acredito que a maioria aqui já passou por essas situações em algum momento da adolescência, não é? Já o irmão mais velho, Tom, e a mais nova, Jú, são uns amores. Senti pena deles terem que aturar uma irmã chata e mau humorada.

A obra tem um tema interessante e fala sobre alguns assuntos dessa época, como amizades, primeiro amor e relacionamentos familiares, porém, nenhum desses tópicos é desenvolvido de forma constante, é tudo meio que jogado na trama e pronto. Eu achei a leitura um pouco superficial, o único ponto que me agradou foi a questão de ser lido em poucas horas.

Sim, eu esperava um pouco mais da obra, mas acontece. Foi interessante ver o amadurecimento dos personagens, principalmente de Jô, e a obra consegue passar uma mensagem boa sobre a vida e sentimentos. Não foi uma leitura totalmente perdida, mas não sei se eu recomendaria para qualquer um. Deu para passar o tempo. 

6 comentários:

  1. Acho bem chato quando acontece isso da gente esperar mais da obra. Eu, particularmente, gosto muito de enredos juvenis, mas não quando são superficiais desse jeito, quando as coisas são jogadas na trama e nada é bem desenvolvido, por isso passo a dica. Pelo menos os personagens amadurecem e a obra passa uma boa mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, é tão frustrante quando temos altas expectativas acerca de um livro e ele não atinge ou supera elas. A premissa do livro é interessante e acho que autora deveria ter aprofundado mais nos personagens, na Jô e nos irmãos, além das pessoas ao seu redor, com certeza o livro seria mais desenvolvido e completo. Por ser corrido, eu não leria, ficaria frustrada.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa. Tudo bem?
    Acho que eu dificilmente pegaria esse livro para ler por vários motivos: não gosto muito do assunto, a enredo é bem fraco e a capa e o título deixam um pouco a desejar - lógico que é o meu ponto de vista. Apesar de tudo, adorei ler a sua resenha, pois consegui confirmar que definitivamente a obra não me interessaria. Parabéns pela sinceridade ao produzir a sua resenha. Até mais!
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia a obra e achei a premissa bem interessante, porém fiquei um pouco desapontada por saber que os temas são tudo meio que jogados e não abordados constantemente e com um aprofundamento que acharia bem interessante e talvez tornasse a obra mais envolvente.
    Por esse fato, não me interessei pela leitura, mas fico feliz que é possível ver o amadurecimento de Jô.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que pena que a leitura não te agradou plenamente! Realmente a adolescência é um período difícil e de muitas mudanças, mas ler tudo isso de forma "jogada" no livro não deve ser muito legal. Também gosto da parte em que a leitura é feita de forma rápida, assim não perdeu tanto tempo com uma história não tão satisfatória.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, tive a impressão que este não é um livro muito aprofundado, que deixa a desejar em alguns pontos. Talvez se a autora tivesse trabalhado ele melhor sem simplesmente jogar os fatos nas páginas talvez agradasse mais

    ResponderExcluir