terça-feira, 6 de setembro de 2016

[Resenha] Terra amaldiçoada

|
Autor: Douglas Lobo
Páginas: 165
Editora: Independente
Demitido de seu emprego em São Paulo, Fabrício Machado retorna a sua terra natal, no interior do Piauí. Ali, espera reavaliar sua vida para decidir o rumo a seguir. Logo porém ele descobre que o ambiente rural arcaico onde cresceu está em extinção. O progresso chegou, ameaçando sua fazenda, sua família e todo um modo de vida. Quando uma série de assassinatos começa a ocorrer, Fabrício desconfia que uma presença maligna assombra sua terra. Uma força aterrorizante que não cessará de matar até que se vingue do mundo que a criou.



Recebi Terra amaldiçoada de surpresa do autor, e fiquei bem contente, pois a premissa me interessou de imediato, ainda mais por ser ambientada no interior do Piauí, local que eu nunca tinha encontrado em nenhuma obra, então foi muito bom saber sobre outra cultura. Já pela capa e título é possível saber que a trama pende para o terror, porém, já adianto que não é nada tão assustador. O autor nos mostra bastante como é a vida dos fazendeiros no interior, a briga com os indígenas e os sem terra, e também as crendices populares da região.

A obra é curta, tem menos de 200 páginas, por isso não vou entrar em muitos detalhes sobre o enredo. Fabrício se mudou para São Paulo, mas após problemas no seu emprego, resolve voltar a sua terra natal para reencontrar o irmão e a mãe. Sua intenção é ficar apenas alguns dias, mas por diversos motivos sua permanência acaba se estendendo e o leitor acaba descobrindo alguns segredos daquela cidade, além de presenciar vários assassinatos. A obra não tem algo de investigação, onde temos que descobrir quem é o assassino, pois já no início identificamos que algo sobrenatural ataca aquela região.

O autor tem uma forma de narrar que é bastante envolvente, pois ele alterna os pontos de vista entre alguns personagens, então o leitor consegue saber tudo o que acontece. A leitura é muito fluída, e possui aquele terror leve, que não chega a nos matar de susto, mas é o tipo de história que prende até a última página.

Eu gostei bastante que o autor inseriu no livro cultura e folclore, e ao mesmo tempo tratou de assuntos importantes como o preconceito e estupro. O sobrenatural vem de um mito bastante conhecido, e que sinceramente eu não descobri de imediato, não. Por isso não vou falar, rsrs.

A leitura foi muito boa, uma pena que acabou rápido. Gostei bastante dos personagens, eles não são cativantes, na realidade possuem vários defeitos, mas é isso o que os tornam mais reais. O autor conseguiu desenvolvê-los de forma interessante e soube dar um desfecho surpreendente. A obra não era dessas do tipo de investigação policial, mas o Douglas conseguiu me enganar direitinho.

Terra amaldiçoada é uma obra muito criativa, rica em informações e bem escrita. Eu recomendo para todos, mesmo aquelas pessoas que não curtem terror irão apreciá-la.

12 comentários:

  1. Oiii Andressa, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, dessa vez irei pular a dica, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa!
    A capa e o título realmente denunciam a vibe do livro e por isso eu não iria procurar saber mais sobre ele se o visse em qualquer outro lugar, pois terror é realmente uma temática que foge da minha pilha de leitura. Ainda assim, bom saber que o autor desenvolveu bem o enredo, além de trazer mais realidade à trama por apresentar personagens simplesmente reais, seja com defeitos e qualidades em igual contagem, o que é algo a se valorizar em uma leitura, personagens perfeitos demais me irritam, rsrs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem? Eu sou super medrosa, mas estranhamente, adoro livros de terror. Vai entender né? hahahah
    Então esse chamou a minha atenção. E melhor ainda é que ele se passa no Brasil, fala sobre nosso folclore e ainda aborda temas delicados. Ah e é curtinho, algo que eu amo. Agora estou precisando dar um tempo nas compras :( , mas dica anotada.
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e nem a obra, mas adoro livros que utilizam essa abordagem com um tema sobrenatural e que ainda levanta questionamentos sobre assuntos importantes como os que você destacou. Eu também nunca me deparei com algum livro ambientado no Piauí, por isso acredito que será uma leitura bem interessante. Vou anotar a dica e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A premissa do livro me chama bastante a atenção, pelo fato de ainda não ter lido nada que remete a esse cenário do interior do Piauí.
    Achei que seria um pouco mais aterrorizante, mas parece ser mais voltada para o suspense, o que não deixa de me agradar.
    Não conhecia o autor nem sua obra, mas quero muito conhecer a escrita do mesmo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem interessante, mas por outro lado fiquei com receio de ser daqueles livros que passa uma imagem folclórica do nordeste, baseado no achismo, vendendo como se fosse verdade. Parabéns pela resenha!
    Beijoos

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas achei a premissa do livro. Que bom a leitura prende desde o começo, onde gostei dessa parte do folclore e anotei a dica para ler futuramente.
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa.
    Que bom ler sua resenha porque pela capa e título eu não daria nada pra esse livro! Aquele mal de julgar ser ler é foda né rs
    Gostei de tudo o que você disse sobre a história e fiquei bem curiosa pra descobrir o que ta havendo nessa cidade!

    ResponderExcluir
  9. Oie! Livros nacionais são amores não é? Fiquei interessada no conteúdo deste, mostrar sobre mitologia nacional, nossa eu fiquei curiosa agora por causa do que tu falou, o que seria esse mito? Parabéns pela resenha, instiga a gente a ler.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse livro no Kindle, mas até hoje não dava muito para ele, afinal, nunca tinha lido nada sobre Terra Amaldiçoada e sempre bate a dúvida se será ou não uma boa leitura, agora sei que tenho um livro nacional muito bom e com suspense, algo que amo! Enfim, vou ler em breve e estou torcendo para gostar, mas pela resenha, sei que vou me envolver muito.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa!
    Não conhecia o livro e, pela sinopse, confesso que ele não chama atenção. Porém, lendo sua resenha, achei bem interessante a história. Parece ser uma leitura bem ágil, ainda mais por ser tão fininho (é tão raro encontrar livros fininhos assim ultimamente, né?).
    Não é bem o meu estilo de leitura preferido, mas seria uma boa oportunidade de sair da minha zona de conforto. Se encontrar ele na Amazon num preço bacana vou me lembrar da sua resenha e arriscar. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Só por você ter sido enganada e o final ter sido surpreendente, eu já quero ler esse livro, risos... Gostei dessa mistura de crimes e sobrenatural. Isso dá agilidade a trama e aguça minha curiosidade. Muito legal o autor falar sobre temas que são da nossa realidade e nem sempre vemos nos livros: a luta dos sem terra, a luta dos indígenas e os fazendeiros, só por aí, temos pano para muitas questões políticas e sociais e econômicas. Mais um livro que eu descubro aqui no seu blog. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir