segunda-feira, 29 de setembro de 2014

[Resenha] Sofia e Mônica

|
Autor: Leonardo Brasiliense
Esta é a história da Sofia e da Mônica, mais ou menos como elas contaram ao autor. Num mundo cheio de tentações, manter uma amizade verdadeira nem sempre é fácil, exige esforço de lado a lado, porque ninguém é perfeito, e é preciso lidar tanto com as nossas falhas quanto com as do outro. As Sofias e Mônicas de verdade podem ter muitas caras. São jovens que estão descobrindo as muitas relações que se pode travar pela vida e aprendendo a fazer as escolhas mais adequadas. O autor Leonardo Brasiliense, gaúcho de São Gabriel, também fez as fotos que ilustram o livro.





Recebi Sofia e Mônica em parceria com a editora Edelbra. Eu já havia lido alguns comentários sobre este livro, e acabei ficando bastante curiosa para conhecer a trama, ainda mais depois de saber que o autor é gaúcho! O livro é curtinho, suas quase 100 páginas são muito pouco para uma história tão bela e real. Sofia e Mônica fala de amizade, tudo que precisamos ceder, puxar a orelha ou aprender a conviver com os defeitos do amigo.

Sofia e Mônica se conheceram aos dez anos em um supermercado, e desde então são unha e carne. Além de serem parecidas fisicamente, quase como irmãs gêmeas, são também emocionalmente. As duas se entendem apenas com um olhar. Porém, essa amizade balança nas férias... Sofia está passando um tempo na casa de Mônica, e quando um certo garoto vai entregar gás, e acaba ficando entre as duas, bem... Isso é algo que elas precisam resolver. O que importa mais, a amizade ou um garoto?

Desde que nos encontramos a Mônica foi isto para mim: um espelho. Se eu tivesse uma irmã gêmea, acho que ia odiar. Tenho certeza. Mas com a Mônica estou falando de outra coisa. Nem sei dizer. É outra coisa.

O autor nos apresenta a história dessas duas amigas do ponto de vista de cada uma. Presente e passado são relatados, e assim sabemos como começou esse relacionamento. Sofia, conforme Mônica diz, é atirada. E já a outra acha que Mônica tem inveja de não ter coragem como ela. É interessante ver o que um problema na amizade acaba causando no que cada uma acha da outra.

Sofia e Mônica nos faz lembrar muito da época da escola, das amizades, das picuinhas... Através da narrativa do autor percebemos que em algum momento da adolescência já passamos por algo parecido com um amigo/amiga. Talvez não nos demos conta por não saber o que a outra pessoa sentia ou pensava.

O livro tem fotos com duas meninas parecidas, que acabou deixando a leitura bem interessante. Com um ritmo fluído, a história nos mostra os altos e baixos de uma amizade. Adorei a trama, ela é leve e pode ser lida em poucas horas. Recomendo!

36 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas acabei nao dando atenção achando que era um tema ruim :/
    Agora que li a resenha, o livro parece ser realmente bom, o tema é algo simples e comum...
    Por ser pequeno acho que é uma leitura ainda mais rápida e se tem fotos é melhor ainda.
    Tô querendo muito ler mais autores nacionais... fui ver meus livros e vi que não tenho nenhum nacional... (li vários mas não tenho)
    Adorei esse livro, principalmente pelo tema AMIZADE <3
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ruim, não! Um tema tão ♥ que é a amizade! *-*
      Sério? Então corre comprar esse!:D

      Excluir
  2. Tá na lista. Eu achei que fosse tipo auto-ajuda... nem sei porque pensei isso, mas enfim, agora eu quero!!
    Adorei!!


    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tinha lido ainda nada sobre esse livro.
    E realmente o tema me fez recordar demais,de minhas amizades da juventude.
    Como uma paixão juvenil,pode ser perigosa para uma grande amizade...

    ADOREI!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser fofo.
    Gostei. Dica anotada

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu simplesmente amei a sua resenha sobre esse livro
    Nunca tinha ouvido falar.
    Já vai mais um para minha lista de desejados. (risos)

    Olha amiga, eu gostei da história que vc colocou na resenha.
    Fiquei bastante interessada porque gosto desse gênero. Ainda mais sobre amizade e garotos no meio. São histórias que conseguem me envolver bastante e espero ter a oportunidade de ler como vc teve.

    Amiga se vc não quiser mais o livro pode mandar pra mim!!
    hahaahahha

    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpa por aumentar sua lista de desejados, viu? rsrs
      Logo o livro vai chegar para você, viu? Espero que goste da trama também!
      :D
      Beijos amiga

      Excluir
  6. Amizade entre mulheres é sempre mais complicado do que a com homens, pelo visto o autor soube muito retratar muito bem os dilemas que se vive diante de uma paixão e como as vezes ficamos cegos diante de uma pessoa ou situação e acabamos descontando em nossos amigos, outro fator importante e notável é ver que um livro pequeno conseguiu desenvolver uma história dessas tão bem, preciso saber o que Sofia e Mônica irão decidir e quem ficará com o garoto, mais um autor nacional que pretendo conhecer.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei da premissa que o livro traz.
    Apesar de suas poucas páginas, acho que seria bom relembrar os tempos de adolescência em que tudo era "drama". Achei bom o livro focar na amizade das garotas.
    Fiquei curiosa para ler e saber o desfecho disso tudo.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que tiver oportunidade leia, então! Você vai adorar a história de Sofia e Mônica!

      Excluir
  8. Oi Dessa!
    Parece ser legal e rápida a leitura!
    Adoei a resenha!
    E a capa é mega interessante e misteriosa!
    Adoro livros que falam sobre amizade =)
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  9. Não tinha conhecimento deste livro até o momento, e a sua resenha me apresenta um enredo que acho que muiiiitas de nos ja passamos na vida..nem digo colegial..pois uma certa 'rivalidade' entre garotas/mulheres é muito normal rs,
    Fiquei intrigada em como termina este livro e amizade rsrs, eu ja abri muito a mão de garotos/objetos por amizade...
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não deixe de ler para ver como termina a história!

      Excluir
  10. Achei a temática bem interessante e até incomum hehe e fiquei super feliz por ser um autor brasileiro!!
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Interessante este livro, ainda mais o autor sendo gaúcho como eu *-* me interessou mais!
    Temos um Erico Veríssimo vindo por ai?
    Eu gosto muito de livros que tratam de amizade verdadeira... lembrei de "Amigas para sempre" que foi uma estória que eu gostei demais! Espero que o entregador de gás não atrapalhe, hehe!
    Achei legal o livro ser curto e pode ser lido em um momento de relax :)
    Bjs, Dessa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me interessei por ser gaúcho, rsrs.
      Pode mesmo, é uma leitura muito rápida! :D

      Excluir
  12. Oi, achei o livro super interessante, é a primeira vez que vejo falar dele e já estou curiosa, a historia realmente parece ser linda, é maravilhoso ver uma amizade tão verdadeira como a delas, pretendo ler o livro assim que possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá Dessa,
    Recentemente li algo parecido, duas mulheres, amigas inseparáveis, que se apaixonam pelo mesmo homem. A história é muito interessante, mas precisa ser bem trabalhada. Gostei do fato de saber que o livro contém fotos das personagens, isso nos aproxima ainda mais da trama. Leria esse livro com certeza.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproxima mesmo. O autor conseguiu mostrar cenas parecidas com elas e tal, e as meninas das fotos são muito iguais as descritas! rsrs

      Excluir
  14. Poxa, parece ser uma história legal.
    Nunca tinha ouvido falar no livro, mas gostei da resenha, principalmente os pontos positivos.
    Leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas adorei, e o autor ainda é gaúcho, adorei mais ainda! !
    Só que essa capa não me agradou muito, iria ser melhor se tivessem posto duas meninas e não só uma!

    ResponderExcluir
  16. Que livro interessante! E trata de um assunto tão normal, que acontece na maioria das amizade por aí (sério). Achei bem legal, pena ser tão curtinho.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro e nem autor, mas parece uma história legal, afinal quando o assunto é amizade quem é que nunca se desentendeu com a amiga por causa de bobagem e depois ficou tudo bem. Fiquei curiosa pra saber se resolveram o desentendimento ou acabou a amizade. Concordo com o comentário acima sobre a capa, acho que combinaria mais uma capa com as duas amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre há desentendimentos, é normal. As duas estão na capa e no outro lado do livro. É a foto de cada uma! :D

      Excluir
  18. Desconhecia por completo esse livro, mas gostei bastante da premissa. Por falar de amizade de uma forma bonita e pelo escritor ser brasileiro, certamente eu leria. Adorei, excelente resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  19. Oi Dessa, já tinha visto este livro em alguns blog e achei ele bem interessante, apesar da sua resenha ter sido breve me deixou com mais vontade de ler, definitivamente ele entrou pra lista.
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha precisou ser breve, pois o livro é muito curto, senão acabaria contando tudo. rsrs

      Excluir
  20. Dessa!
    Adoro enredos que falam sobre amizade e no caso, quando as meninas são tão parecidas tanto fisicamente como em pensamento, deve ser mais interessante ainda, embora o fato de uma ser atirada e a outra não, já mostra uma diferença.
    Será que elas deixaram de ser amigas por causa de um rapazinho:
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as duas tem algumas diferenças na personalidade, mas em outros aspectos são bem parecidas.

      Excluir
  21. A historia parece ser bem leve e fluida e lembra mesmo o tempo de colégio <3 Mesmo sendo curtinhos, não sou muito fã de livros curtos, eu vou adiciona-lo nos meus desejados <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Também lembrei das briguinhas entre amigas! A pior era por garotos, sempre escolhi a amizade, mas mesmo quando a escolhemos, as emoções falam mais alto e sempre sai alguém machucado. Achei a capa interessante, e só por se tratar de amizade, já me anima a ler! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre a amizade primeiro, né? Mas às vezes a outra pessoa não pensa o mesmo e daí você perdeu a amiga e o namorado. rsrs

      Excluir
  23. Nunca tinhs ouvido falar de Sofia e Mônica e confesso que esto surpresa pois achei super interessante! agora que conhece sua melhor amiga no supermercado? eu não! kkkk... Mas é legal abordar assuntos tão mundanos como colegio, amizade e etc. Beijos <3

    ResponderExcluir
  24. Ainda não conhecia o livro, mas quando vi a capa, achei que se tratava de um auto-ajuda. E só digo uma coisa foi tão bom ler sua resenha, porque caso um dia eu tenha oportunidade, farei a leitura.

    Lucas - Carpe Liber

    ResponderExcluir