sábado, 27 de setembro de 2014

[Resenha] Máscara

|
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida. Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana… Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?

Recebi Máscara em parceria com o autor, Luiz Henrique. Eu pretendia ler o livro mês passado, mas acabou não sobrando tempo. Porém, coloquei como meta concluir a leitura dele até o final de setembro! Finalmente consegui, e se eu soubesse que era uma leitura fluída, e que iria terminar em um dia, teria lido antes, rsrs. A trama tem bastante de Jogos mortais e The walking dead, achei a mistura interessante. Logo que comecei a leitura não soube o que achar/pensar, mas conforme fui lendo, não tive como não me render à narrativa do autor, à história e aos personagens. O Luiz Henrique escreve muito bem, tive um certo estranhamento com a história no início, mas quando o enredo começou a se desenrolar me encantei por cada detalhe. 

Liam foi criado pelo tio, ex-militar, até os sete anos. O tio o maltratava e o fazia de escravo. Até certo dia em que uma assistente social aparece em sua casa, e tenta o ajudar. Porém, o tio em meio a uma loucura ataca a assistente e tenta matar o sobrinho. Por muito pouco, Liam consegue escapar. Os policias Ryan e Craig é quem cuidam dele e o levam para um orfanato. Vários assassinatos estranhos acontecem no mesmo período, e os policias percebem que alguém está atrás do garoto. Como forma de escapar desse massacre e recomeçar uma nova vida, Craig, o garoto e outras pessoas vão morar em outro lugar, como uma grande família.

O tempo passa, Liam agora já é adolescente, e novamente coisas estranhas começam a acontecer. De novo há alguém o rondando, e dessa vez consegue o que quer, rapta Liam e o coloca em um estranho jogo, com pessoas que já cometeram muitos pecados. Depende dele salvar ou matar essas pessoas. Ele é a peça principal do jogo de um ser lunático e psicótico. Esse lugar em que o grupo está é chamado de Domus, lá eles encontram mais pessoas que já cometeram pecados, e precisam fugir dos zumbis, tentando chegar ao final do jogo.

- Queridos jogadores...
As oito pessoas fitaram o céu, incrédulas. A esperança que sentiam se despedaçou em milhares de pedacinhos, que se espalharam pela grama verdejante e desapareceram como flocos de neve.
- Bem-vindos ao meu mundo! O verdadeiro jogo acaba de começar.

Máscara é um livro sangrento, o autor não tem medo de matar personagens, e menos ainda de fazer essa cena ser a mais terrível possível. Eu sempre adorei Jogos mortais, então ler algo do tipo não me incomodou nem um pouco. Na verdade foi o que me conquistou. No início achei que faltava explicação para várias coisas, mas fui tendo as respostas no decorrer da leitura, e acabei gostando mais ainda de tudo. Porém, ainda fiquei com várias dúvidas, que espero que sejam solucionadas no segundo livro.

O grupo que está com Liam é diversificado, tem uma senhora, um menino de rua, uma drag queen, um ex-sargento, uma prostituta, e por aí vai... São oito pessoas, que precisam saber confiar umas nas outras e a conviver com seus pecados. É nesse jogo alucinante e perigoso que percebemos o pior de cada um. Uma história macabra, espetacular e sobrenatural. Não estamos lendo simplesmente algo com algum psicopata ou serial killer, e sim, com algo além do normal, não humano, e cruel. 

Recomendo a leitura, principalmente para aqueles que adoram ler algo mais pesado. Não estou dizendo que o livro é muito assustador, ele tem cenas fortes, e bastante suspense, mas claro que, se você tem coração fraco, o ideal é ler de dia e aos poucos, rsrs.

31 comentários:

  1. Vi o filme Jogos Mortais,uma vez e achei apavorante!
    Mas para quem gosta do estilo,com certeza vai adorar esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Gente.. esse livro me deu medo hahaha
    De vez em quando até gosto de assuntos sobrenaturais e um terror mais controlado, mas já estranhei esse livro sem nem ter lido kkk
    Se fosse apenas um terror comum e tal até leria, mas como você disse que é uma leitura mais pesada eu não me interessei hahah
    Nem pensei que era todo esse tema só de olhar pra capa hahah
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pesadinho mesmo, mas não acho que é de assustar tanto assim. rsrs

      Excluir
  3. Oi!
    Conseguiu minha atenção quando citou que tem bastante de Jogos Mortais e The Walking Dead, haha.
    Fiquei bastante curiosa para conhecer a obra, tem uma boa premissa. Acho que o livro me conquistaria.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu achei interessante essa mistura, adorei mesmo! *O*

      Excluir
  4. Que livro perfeito, nunca tinha ouvido falar, mas amei, essa capa tbm é bem legal e parece combinar com o enredo do livro, o livro já está na minha lista, vou atrás dele agora *----*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia que ele matava os personagens assim e que as cenas são assustadoras..rs Estou com este livro em casa a um tempão, mas ainda vou ler.
    Quando ler vou me lembrar dessa resenha e prestar atenção em alguns detalhes..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo muita gente elogiando este livro, parece ser muito bom mesmo. Adoro estórias cheias de suspense e fiquei curiosa para ler esta! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história muito boa, mas confesso que fiquei com um pouco de receio. Gosto de histórias policiais, de suspense, e de serial killers mas parece que essa ficou bem pesada né. Gosto mas não gosto muito de detalhes sanguinolentos. Ai quando chegou na parte dos zumbis e sobrenatural desisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não te convenceu o livro, pois a narrativa é muito boa, mas realmente tem que gostar bastante desse tipo de coisa rs

      Excluir
  8. Vi ótimas resenhas sobre o livro do autor, acho que ainda não li nada tão pesado assim, por este motivo fiquei interessada ainda mais sendo nacional né?

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Dessa!
    Como gosto de livros de terror sanguinolento e se tem uma pegada de Jogos mortais, deve ser bem criativo e inteligente, portanto, vale a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então você vai adorar a leitura, Rudy! Assim que tiver oportunidade, leia! :D

      Excluir
  10. Oi, Dessa! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas já achei a premissa super interessante (até porque, como não ficar interessado em algo que mistura Jogos Mortais com The Walking Dead e que não decepciona? Impossível! haha). Além dessa mistura que eu super aprovei, gostei de saber que o livro é frenético e forte, ainda não li nada tão impactante nesse sentido durante esse ano e estou sentindo falta disso. A dica está anotada! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OII
      Pois é, impossível não ficar afim de ler algo do tipo. hahaa

      Excluir
  11. Nunca tinha visto esse livro mas me pareceu bem interessante, uma coisa bem forte mas que prende a gente, bem estilo Jogos mortais como você disse mesmo. Me interessei bastante.

    ResponderExcluir
  12. Uma mistura de The Walking Dead e Jogos Mortais? Já quero esse livro, na verdade eu já tinha visto ele no Facebook, mas esta é a primeira vez que leio alguma resenha dele e tipo você aguçou minha curiosidade ao extremo.

    Lucas - Carpe Liber

    ResponderExcluir
  13. Uau que resenha, eu não conhecia o livro ainda, mas amo este genero, o livro parece ser bem realista.
    Adoro Jogos mortais e The waking dead, dispensa comentarios, bem curiosa por este livro agora, vou procurar ele, pretendo ler, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu não curto jogos mortais, mas me interessei pelo livro muitíssimo!
    Acho que se eu não ver as cenas eu só as imagino e dai não sofro tanto, hehe.
    Gostei demais do enredo e fiquei curiosa para saber sobre quem "planejou" o jogo e as atitudes de Liam em salvar ou condenar as pessoas...
    Gosto de estórias em que os personagens morrem sem dó... desde que não seja o protagonista, dai eu choro :'(
    hehehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que malvada você, gostando de ver as pessoas morrendo! :P
      Então você vai adorar o livro, viu!

      Excluir
  15. Oi!!!!
    adorei a resenha, o livro pelo visto é muito bom, gosto desse suspense e fico feliz que a leitura seja muito fluida, pretendo ler o livro assim que possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Oii Dessa,
    Ainda não conhecia esse livro, mas me encantei.
    Como assim Jogos Mortais com The Walking Dead? Pareceu ser uma mistura bem interessante. Sou fã de livros sangrentos com Seriais Killers e todas as coisas terríveis que podem existir em um livro, esse me conquistou apenas por sua resenha. Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu já li esse livro e resenhei lá no blog, inclusive. O autor tem uma escrita muito boa e o fato de o enredo ser sangrento foi o que mais me agradou. Indico muito esse livro, realmente ele é excelente.
    Sua resenha ficou ótima!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor escreve muito bem mesmo, no início até estranhei a trama, mas depois comecei a gostar bastante!

      Excluir
  18. Oi, o que dizer de livros da Novo Século? Simplesmente amo!
    E esse é mais um que eu quero ler com certeza.
    Sua resenha me ganhou.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  19. Pela sinopse/capa não daria tanto pelo livro, mas sua resenha me conquistou, gosto de livros um pouco mais pesados com suspense e mortes que são sentido a historia e esse parece ser exatamente isso <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Eu ganhei esse livro em uma gincana, mas não recebi, infelizmente, porque agora estou louca pra ler esse livro! Nunca fui muito fã de Jogos Mortais, mas sempre gostei de cenas fortes e sangrentas. Achei a ideia dos zumbis inusitada, mas se você diz que deu certo! Kkk Gostei muito da história do protagonista, é muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Luiz Henrique Mazzaron está divando com este livro! não mas este mascara tem tudo o que gosto hahahahaha... um livro tão bem escrito e fluido deste jeito e com um tema para la de original! já falei que o Luiz só tem 19? pois é que imaginação extraordinária que ele tem! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu vi que ele é novinho, e já escreve tão bem! Ansiosa para ler mais livros dele. *-*

      Excluir