terça-feira, 16 de setembro de 2014

[Resenha] O último filho

|
Autor: John Hart
Um ano após o desaparecimento de sua irmã gêmea Alyssa, Johnny Merrimon, de 13 anos, ainda acredita que ela esteja viva. O problema é que ele parece ser o único a acreditar nisso. O pai, sentindo-se culpado pelo que aconteceu, abandona a família, enquanto a mãe do menino cai numa depressão profunda que piora ainda mais quando ela passa a usar drogas. O detetive Hunt, responsável pelo caso, assiste a tudo de longe, preocupado e sentindo-se impotente. Mas Johnny está certo de que a irmã ainda vive e fará de tudo para encontrá-la, nem que para isso tenha de procurar em cada rua e vasculhar cada casa suspeita. Quando uma segunda menina é raptada e um homem à beira da morte afirma ter encontrado novas pistas, que Johnny acredita estarem relacionadas à irmã, o inesperado pode acontecer. 


Assim que vi O último filho nos lançamentos da Record e li a sinopse, eu simplesmente PRECISAVA lê-lo, a trama me atraiu de imediato, como já devem estar enjoados de saber, adoro o gênero policial. Também nunca tinha lido nada desse autor, então fiquei curiosa. Um thriller que te prende não apenas pelo tema polêmico e muito comum, que é crianças desaparecidas, mas também pela forma com que John Hart nos conduz dentro da trama. 

Sabemos que Johnny teve sua irmã gêmea raptada, e após um ano, enquanto todos já esqueceram um pouco o caso, ele é o único que ainda tem esperanças de encontrá-la. E é isso que surpreende o leitor, a força de vontade de uma criança de 13 anos, a falta de medo ao se meter em perigo, podemos até dizer que tudo que ele faz é irreal para alguém dessa idade, mas acontece que tudo por que ele passou, a perda da irmã, o pai abandonando ele e sua mãe, o novo namorado da mãe que maltrata ambos, bem... Tudo isso pode enlouquecer ou fortalecer uma pessoa, e Johnny decidiu por aquilo que o colocaria mais próximo da irmã. Acompanhamos as escapadas do garoto, os mapas riscados de casas que ele visitou, pistas que possam ser úteis...

Ao mesmo tempo, ele não é o único que esquece de Alyssa, a irmã gêmea, há também o detetive Hunt, que passou um ano se dedicando no caso, esquecendo até da própria família, que não consegue se concentrar em nenhuma outra coisa. Ele faz vista grossa em Johnny, sabe de suas escapadas e tenta estar sempre perto caso ele precise de ajuda. E é ele quem nos conduz também ao desenrolar do desaparecimento de Alyssa. Hunt e o garoto são duas figuras importantes nesse encerramento, e acredito que sem Hunt, Johnny não conseguiria chegar onde chegou, mesmo com uma ajuda não tão direta.

A escuridão é um câncer do coração humano.

A trama é intricada, e quando o leitor acha que apenas vai lidar com o desaparecimento de uma criança, há mais coisas envolvidas: Abuso de poder, pedofilia e mais desaparecimentos. A princípio achei que tudo era interligado, e quando achava que já tinha resposta para tudo, percebia que era apenas mais um caso horrível surgindo. Desconfiei de quase todos os personagens, mas a cada página lida o autor me conduzia para outro lugar, e no fim, só fui descobrir tudo no final mesmo.

Gostei bastante de O último filho, a narrativa do autor é maravilhosa, e esse acréscimo de outras situações e polêmicas deixou a história viciante e a leitura fluída. Narrada em terceira pessoa, conseguimos ter contato com todos os personagens, em cada cena importante. Sem dúvidas é um thriller cativante, daqueles que te prendem, te emocionam e te fazem ter raiva do que encontramos na alma das pessoas. Um livro que vai mexer com você, não apenas pelos assuntos tratados, mas pela intensidade de tudo, das ações de um simples garoto, de uma mãe que perdeu as esperanças... Leitura mais que recomendada.

37 comentários:

  1. Noossaaaa super ADOREI esse livro!!!
    Não conhecia a história... que bom que agora conheci.
    Parece ser meio que um drama familiar e uma história de aventura e suspense.
    Adorei mostrar toda essa força e segurança do menino em relação à sua irmã.
    Acho que esse livro consegue mostrar pras pessoas a importancia da familia.
    Agora eu adicionei na lista de QUERO IMEDIATAMENTE haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo a esperança que o garoto tem de encontrar a irmã, e também muito triste. ):

      Excluir
  2. oie Dessa
    já tinha ficado bem curiosa com esse livro, e sua resenha veio confirmar minhas suspeitas: ele é muito bom, e cercado de mistérios.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Não tinha dado atenção ao livro quando o vi pela primeira vez, mas você conseguiu me deixar interessada. Não estranharia nada me pegar correndo para a livraria para comprá-lo e lê-lo logo nos próximos dias.

    Beijos,
    Kim.

    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dessa.
    Assim como você também curto e muito romance policial.
    Mesmo não conhecendo o livro, quando bati os olhos na capa do mesmo em sua resenha gostei, sua resenha positiva só veio a acrescentar minha vontade de ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa não me chamou atenção, agora a sinopse...
      Muito bom o livro!

      Excluir
  5. Assim como você,adoro livros policiais.
    E lendo sua resenha,fiquei cheia de vontade ler esse livro,e descobrir o que aconteceu com Alyssa.

    ResponderExcluir
  6. Dessa!
    Também sou bem fã do estilo policial porque me envolvo totalmente na trama e quero descobrir o responsável pelos crimes e o que os motiva para tal.
    Bem interessante ver um protagonista tão jovem e destemido, principalmente vindo de um lar desestruturado...
    Bem interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante mesmo, né? Não é sempre que temos um protagonista tão novo assim em romances policiais!

      Excluir
  7. Oi Dessa, tudo bem?
    Um bom livro, hein...
    Com certeza trás uma história magnifica nas suas paginas.

    Obrigado pela dica.

    Beijos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dessa!
    A capa do livro está linda e a narrativa parece ser bastante intensa e movimentada. Confesso que o gênero policial não é o meu preferido, mas fiquei interessada com a sua resenha.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não sendo seu preferido, leia! Você vai se surpreender com a trama, duvido que não acabe gostando!

      Excluir
  9. Já tinha visto alguns comentários bons sobre esse livros de algumas pessoas que estavam lendo, mas resenha essa é a primeira que eu leio. O que parece ser uma história simples pela sinopse se torna uma história bem profunda né pelo que mencionou. Vc me deixou bem curiosa pra ler depois da resenha, tive a impressão que o que aconteceu com a irmã de Jhonny não foi nada bom. Com certeza está add aos meus desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história é muito intensa, a sinopse não chega a mostrar o quanto, só lendo mesmo.

      Excluir
  10. Oi, como vai?
    Mais um livro de gêmeos? to dentro!
    A história parece ser bem legal.
    Tenho medo de ler livros depressivos assim porque fico muito triste, mas esse também entrou pra listinha :)

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa...
    Parece que a história está além da sinopse né. Eu me interessei por ele, pois ainda não tinha ouvido falar.
    Gostei da descrição da história e a trama parece ótima.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mesmo! o livro é maravilhoso, daqueles que te prendem mesmo sabe?

      Excluir
  12. Oi Dessa, adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, também não li nada do autor, esse livro parece ser ótimo, adoro um seriall hehehe esse mundo da investigação me atrai como ninguém, espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua resenha, esse livro é muito emocionante, e traz grandes ensinamentos para nossas vidas :)

    http://www.turmajovem.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Romance policial sempre vai ser meu gênero favorito. Tudo acontece de forma tão frenética nesse gênero que é quase impossível não gostar. Eu vi esse livro nos lançamentos da editora e em seguida já fui adicionando a minha lista de favoritos.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, você falou o que eu acho! É difícil um livro policial não te pegar de jeito!

      Excluir
  15. Eu curto livros policiais também, não tanto quanto você, mas gosto muito *-*
    Eu adorei a sinopse e fiquei curiosa, afinal se é sobre o desaparecimento descobriremos alguma coisa sobre o fato.
    Nunca tinha lido nada sobre autor e sua obra e fiquei muito interessada.
    Como a família reage depois de uma ano é perturbador. Uma mãe jamais perde as esperanças, mas a depressão é um agravante neste caso.
    Quero muito ler este livro. Adorei a resenha. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é a primeira vez que leio algo do autor, e digo que gostei bastante! *-*
      É triste ver o quanto a mãe desiste de si mesma e da família, sabia? :/

      Excluir
  16. Oi!
    Estou querendo tanto ler um livro desse gênero.
    A busca incansável por respostas que só um livro desse gênero nos proporciona tão perfeitamente.
    Curiosíssima para conhecer o livro.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  17. Olá Dessa,
    Adorei a sua resenha. Também sou apaixonada por livros policiais.
    A premissa da história parece ser ótima e sua resenha está melhor ainda. Adorei cada palavra.
    Leria esse livro com toda certeza!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Também sou amante de livros policiais, toda a genialidade existente em criar uma trama que se interligue, sem parecer absurda, me fascina! Sem contar que eles mostram o lado obscuro do ser humano, bem próximo a nossa realidade. Como disse no post de lançamentos, esse livro tem cara de ser um suspense daqueles, e estava certa. Amei tudo nele também, e já estou louca para lê-lo! A capa é linda, e por ser protagonizado por um garoto de 13 anos, deixa tudo mais sensível! Já adicionei ao Skoob!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tudo que vemos nos livros são coisas que vemos acontecer na vida real! É até preocupante saber que o ser humano faz esse tipo de coisa, viu!

      Excluir
  19. Adoro um livro policial e este me chamou a atenção,
    eu ainda não conhecia até ler sua resenha, Mas ja quero.
    Um garoto tão jovem investigando um desaparecimento, diferente, parece ser um livro forte, pois fla de assuntos fortes e que dão uma raiva danada dessas pessoas doentes.
    Tomara que o final seja boa para este garoto,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente mesmo, né? Nunca vi um protagonista tão novo, e ainda mais investigando assim!

      Excluir
  20. Adorei a frase que você colocou de quote Dessa, bem impactante. Eu tenho certeza que eu ia adorar esse livro, assim como você eu gosto muito de tramas policiais e essa além de tudo parece ser emocionante.

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua resenha, o livro parece ser bem profundo, adorei a capa é espero poder ler em breve *-*

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros policiais também, geralmente são tão bem escritos que te envolvem totalmente.
    Gostei da capa e da sinopse!
    Quero ler!

    Beijos,

    -A.

    ResponderExcluir
  23. A historia do livro parece ser muito boa mesmo, adoro cassada a desaparecidos e mistério do que aconteceu ou quem a sequestrou.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  24. Esse sim é o meu tipo de livro: tem mistério, críticas e coisas que nos fazem pensar. Adorei a sua resenha e já coloquei esse livro na minha lista de futuras leituras.
    Não conhecia a obra, mas adorei-a logo na primeira resenha, que foi a sua.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  25. Amei! assim como você quando vi a capa e li a sinopse sabia que PRECISAVA ler este livro! Quase não leio livro policiais e este me conquistou junto com a resenha que esta muito boa. Adorei a frase que colocou do livro "A escuridão é um câncer do coração humano" Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai adorar esse então, Liza! Leia sem falta :D

      Excluir