quarta-feira, 10 de setembro de 2014

[Resenha] O menino oceano

|
Autor: Jean-Claude Mourlevat
Numa noite de tempestade, o pequeno Yann Doutreleau acorda seus seis irmãos mais velhos, todos gêmeos. Ele avisa que devem fugir de casa, porque estão sob ameaça do pai violento. Sem titubear, os irmãos seguem Yann na escuridão chuvosa. E, assim, começa uma marcante odisseia em direção ao oceano, bem como uma história inesquecível sobre fraternidade. Trata-se de uma releitura contemporânea do Pequeno Polegar, de Charles Perrault.





Solicitei o livro tanto pela capa, quanto pela sinopse, não conheço a história original do "Pequeno polegar", então fiquei curiosa para ler a releitura. E o que dizer? Se fosse para definir em apenas uma palavra seria: encantador. Nos envolvemos em uma trama peculiar, contada de forma singular, e com personagens marcantes. O menino oceano é um livro curtinho, assim sendo, a história é rápida de ser contada, e direta.

Yann é o menor dos irmãos, e não apenas por ser o caçula, ele realmente é muito pequeno. Tem 10 anos, mas aparenta ter 2, e além dessa diferença, ele é o único sem gêmeo. Seus seis irmãos vieram aos pares, apenas ele, veio sozinho. Ele não fala, mas tem um jeito especial de se fazer entender entre os irmãos. A família de Yann é estranha, seu pai parece alguém muito rígido e a mãe, não dá bola com os castigos e xingamentos. 

Em uma tempestade, Yann escuta uma conversa dos pais, algo assustador que o faz correr até os irmãos e pede para saírem logo dali. Urgente! Assim, os sete saem em meio ao temporal rumo ao Oeste, onde fica o oceano. É uma jornada perigosa e cansativa, e por onde passam deixam quem os vê admirados.

Eu não entendi ou não queria entender. Disse comigo mesma que depois se via isso, que se tratava de coisas que podiam ser deixadas para o dia seguinte. Mas não houve dia seguinte.

Os irmãos são muito unidos, e por incrível que pareça, o pequeno Yann é quem dá as ordens. Essa aventura em que eles se meteram é incrível, e ao mesmo tempo, triste. Eles são crianças que parecem não saber o que é o amor. Não confiam em ninguém, e nunca ficam muito tempo no mesmo lugar.

O menino oceano é narrado de uma forma espetacular. Através de relatos de pessoas que avistaram ou tiveram algum contato com as crianças, e até mesmo dos próprios meninos, vamos descobrindo o que aconteceu na noite em que fugiram de casa e nos outros dias. A leitura é cativante e muito fluída, além de o espaçamento ser grande. A trama contada do ponto de vista de várias pessoas deixa a história ainda mais envolvente, nos fazendo ler até saber de tudo. Recomendo!

38 comentários:

  1. Eu li o pequeno polegar quando era mais novo haha e acho que gostei na epoca...
    Agora me deu vontade de ler essa releitura. Não lembro mais da historia, nem um pouco kkk
    Adorei essa citação:
    "Eu não entendi ou não queria entender. Disse comigo mesma que depois se via isso, que se tratava de coisas que podiam ser deixadas para o dia seguinte. Mas não houve dia seguinte."
    Adicionei na lista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então vai ser ótimo ler a releitura. Bem bacana a trama. *-*

      Excluir
  2. Nunca li a história do pequeno polegar.
    E esse livro é realmente uma grande novidade!

    Fiquei com muita vontade de conhecer esses irmãos e de ficar sabendo de todas as suas aventuras e dramas.

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Olha, vc me ganhou com sua resenha hehe
    Não conhecia o livro, mas parece que a história é realmente encantadora, e fiquei com muita vontade de ler.
    Adoro livros que envolvem crianças e aventuras :)
    Bejios

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito encantadora! Eu adorei. Pena que é curtinha. :/

      Excluir
  4. Oie,
    de novo não curti a capa, mas adorei a resenha.
    Parece ser um livro bem legal.
    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia o livro e ainda não li a história do pequeno polegar também.
    Não sei se leria o livro por agora, mas a dica está anotada.
    Quem sabe futuramente me encante com ele, né?
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia quando der! Não esquece, rsrs.
      O livro é encantador. *-*

      Excluir
  6. Não conhecia o livro e achei muito interessante o enredo! Bom saber que cativa o leitor. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie! Não conheço o livro nem o autor! Mas acho que não seria o tipo de livro que eu leria!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/vortex.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não? Não gosta de livro mais voltados para crianças/jovens?

      Excluir
  8. Esse livro também nunca tinha visto, mas gostei da sua descrição.
    E eu também iria primeiramente pela capa, gamei nela..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa!
    Eu conheço a história do pequeno polegar, não lembro muito bem mas conheço e acho muito bonitinha. Esse livro tem cara de ser fofo tambem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Então leia esse livro, é muito fofo mesmo.

      Excluir
  10. Eu acho que ja li este livro quando estava no colegio..mas tinha outro nome. Mas como tem muito livro..vai saber, eu não leio livros juvenis nem infantil hoje em dia rsrs, mas compro bastante para meus filhos, acho que eles iam curtir,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mais que recomendado para você ler para os filhotes então!

      Excluir
  11. Eu também não conheço o pequeno polegar, só de ouvir falar e algo bem superficial.
    Eu fiquei encantada ce comovida om a resenha e triste com a falta de amor do pais para com os filhos.
    O que Yann ouviu do pai?
    Fiquei tão curiosa para saber como é retratada a comunicação dele com todos e o que ele ouviu.
    Adorei a capa, muito fofa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai se encantar com esse livro! E só lendo para descobrir! hahaha

      Excluir
  12. Não conheço a história do Pequeno Polegar. Pediu pela capa? Não gostei da capa não. Parece ser uma história meio triste, envolvendo crianças em fuga, tão pequenas e com problemas tão grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela capa e história! :D
      A capa tem os irmãos juntos, combina bem com o livro

      Excluir
  13. Dessa!
    Confesso que não tinha escutado falar sobre o livro ainda, embora tenha lido o original do Pequeno Polegar.
    Gosto das histórias infanto juvenis porque embarcamos em aventuras inimagináveis e a leitura é agradável e descomplicada.
    E que interessante: 3 pares de gêmeos e o pequeno Yann no comando dos mais velhos.
    Bom final de semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é um mimo, Rudy! *-*
      Ainda quero ler a história original <3

      Excluir
  14. Se fosse depender da capa, talvez eu não daria uma chance ao livro, mas a sinopse e sua resenha me conquistaram instantaneamente. Parece ser um livro bem delicinha de ser ler. Dica anotada!]


    Lucas - Carpe Liber
    https://livrosecontos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá Dessa,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro. Além da capa ser linda a sinopse parece ser maravilhosa também.
    Tenho uma queda por livros narrados do ponto de vista de vários personagens, acho que trama ganha uma amplitude maravilhosa. Só não sei se leria esse livro a história parece ser muito triste.
    Gostei da sua resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é muito bacana quando temos vários pontos de vista, fora que a leitura fica mais dinâmica.

      Excluir
  16. Nossa que livro, eu ainda não tinha ouvido falar dele, pelo visto a leitura é muito prazerosa, eu quero ler esse livro com toda certeza, não li Pequeno polegar ainda, e nem conheço a historia direito, eu sei, eu sei, mas O menino oceano, aaahhh esse livro eu quero ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! *-* Depois você vai ficar com vontade de conhecer a história original, eu fiquei! rsrs

      Excluir
  17. Oi, como está?
    Nossa, eu leria qualquer coisa que envolva gêmeos.
    Tenho sonho de ter filhos gêmeos (y
    Quero ler esse livro por conta disso e de outros pontos legais que vocês expos.
    Espero ter a oportunidade!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Fiquei emocionada com a resenha! Eu conheço O pequeno polegar, e é muito lindo. Já amei o enredo de O menino oceano, parece aqueles livros doces e profundos, ao mesmo tempo. Por se tratar de um drama familiar, sei que vou me emocionar muito Já adicionei no Skoob.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai amar então! <3 Ainda quero ler a história original. *O*

      Excluir
  19. Não conheço a história do Pequeno Polegar, mas estou bem curiosa pra conhecer, adorei esse livro, nunca tinha ouvido falar, mas amei ♥♥♥

    ResponderExcluir
  20. Nunca li O pequeno polegar, mas fiquei com vontade de ler depois da sua resenha. Lerei ele primeiro, depois O menino oceano, já que é re-leitura.

    Beijos,

    -A.

    ResponderExcluir
  21. Também não li O Pequeno Polegar, mas mesmo assim fiquei com vontade de ler esse livro, ele parece ser bem encantador e de leitura leve *--*

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Apaixonei por esse livro, Dessa. O enredo é muito bom e eu adoro livro onde crianças são protagonistas. Fiquei tentado a comprar a obra agora mesmo.
    Sua resenha e sua dica foram maravilhosas.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  23. Confesso que não conhecia o livro e o achei muito interessante! quero lê-lo para conferir se é bom. Adoro crianças como personagens principais. Beijos <3

    ResponderExcluir
  24. Opa

    Meu sobrinho esqueceu de avisar e precisa ler este livro até amanhã como tema de casa. Alguém sabe onde eu encontro um ebook deste livro?

    Muitíssimo Grato!!

    ResponderExcluir