sábado, 6 de setembro de 2014

[Resenha] Centelha - Em busca de um novo mundo, 2

|
Autora: Amy Kathleen Ryan
Depois de Brilho, a saga nas estrelas continua… Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue-frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arqui-inimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça. Eles não estão sozinhos. A tripulação aterrorizada terá que lidar com um inimigo pior do que a New Horizon, ou o delírio de Kieran. Seth descobre um passageiro clandestino na nave, que se move silenciosamente, deixando rastros de sangue por onde passa. O criminoso quer vingança. E só Waverly é a chave para entender seu ódio e impedir que ele detone sua bomba-relógio.

1. Brilho

Centelha é o segundo volume da série 'Em busca de um novo mundo', o primeiro, Brilho, já foi resenhado aqui no blog. Se você ainda não leu, corre dar uma conferida. Quando terminei o primeiro livro senti o que todo mundo deve sentir quando lê algo incrível e pensa "Cadê a continuação?": ansiedade. Porém, para minha alegria, o segundo já estava quase lançando, então não precisei esperar e morrer tanto... Assim que o livro chegou, tratei de lê-lo. 

Para um segundo livro, ele é ótimo, a autora continua nos surpreendendo e a trama a cada hora fica mais intensa. Até o final, ele não chega a ser melhor que o primeiro que desde o início nos pega de surpresa e tem sempre algo acontecendo. Achei um pouco mais fraco, mas não que foi ruim, entendem? Só estou comparando mesmo. Porém, apesar disso, ainda é algo que ansiamos para continuar lendo. O final que é algo que nos choca, intriga, emociona, tudo! Ele foi a parte alta do livro, que apenas completou tudo que já estava acontecendo, então a autora vem e nos joga algo que mudou tudo... Bem, aconselho a não continuar lendo a resenha se você ainda não leu Brilho. 

Então, Centelha começa exatamente de onde o anterior parou. E o que surpreende é que ele é diferente do primeiro, foca mais em uma nave, desta vez não temos tanto aquela jogada de narrativas. E isso é por conta do que aconteceu por último... As meninas estão de volta na nave, mas os pais ainda estão presos na outra. As crianças continuam tendo que se virar, e ter responsabilidades que seriam de adultos. É alarmante o amadurecimento de cada um, mas ao mesmo tempo, são crianças e deixam visíveis atitudes infantis, que é o esperado.

Waverly havia conhecido o medo antes, mas este terror no fim de sua vida tinha sido algo novo. Algo que a tornava oca, que a degradava, a transformava em nada mais do que pulmões sem ar e cérebro sem sangue.

Os que mais mudaram foram Seth, Waverly e Kieran. Cada um tem sua bagagem emocional para lidar, acontecimentos que os fizeram ser diferentes daquilo que eram. Kieran agora é como um Pastor, auxiliando as crianças e fazendo sermões, só que o poder de ser capitão, e o medo de um motim ocorrem novamente o fazem abusar da autoridade. Com as meninas de volta, porém, tudo fica menos caótico. Eles fazem as tarefas normalmente, até o dia que um clandestino na nave causa uma explosão e mata uma criança. O pânico está no ar, e ainda o líder entra na paranoia que Seth quem armou isso, Kieran fica cada vez com mais medo e acaba contribuindo para olhares atravessados e dúvidas em relação à sua posição.

Centelha cumpriu seu papel, a trama explora o lado sombrio das pessoas, ainda mais depois de tantas mortes e sequestro. Além de tentar salvar seus pais, agora eles precisam lidar com um criminoso. A leitura do livro é muito rápida, é impossível dar uma pausa, ficamos querendo saber o que vai acontecer e como eles vão lidar com tantos problemas. Eu gostei que Seth apareceu mais desta vez, eu sempre gostei mais dele do que de Kieran, e mesmo se não fosse assim, depois de ver no que Kieran se transformou, teria mudado de opinião mesmo.

Essa série já entrou na lista das favoritas, pois além de se passar no espaço, que é muito legal!, a trama tem personagens bem construídos. A história também é bem estruturada, a autora nos fornece na medida certa as informações, não fazendo o leitor perder o interesse. Recomendo, distopia nota 10!

50 comentários:

  1. Acho que essa série é uma das que mais estou querendo ler no momento... sem brincadeira.
    Parece o tipo de livro que tem de tudo: Ação, Aventura, Misterio e muito mais.
    Antes eu nao gostava muito por causa do tema ESPAÇO, pois nao entendo muito e me parecia meio cansativo, mas depois que li a historia já do primeiro livro adorei!!!
    E essas capas são tipo P-E-R-F-E-I-T-A-S!!!
    E eu simplesmente adoro distopias, entao preciso desses livro pra ontem hahah
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem tudo isso e muiiito mais! Eu adoro essa série <3

      Excluir
  2. Eu já estou com esse livro em casa, só falta começar a ler. Eu adorei o primeiro livro e estou com a expectativa lá em cima. Espero que eu goste tanto quanto o primeiro.
    Adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  3. Vão ser só dois livros Dessa? Eu não li o primeiro ainda mas só vejo todo mundo falar bem dos dois, nunca vi uma crítica. Fiquei com muita vontade de ler, adoro essa coisa toda de espaço, aliás, a capa foi o que mais me chamou a atenção, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tem o terceiro ainda, mas não sei se para em três.

      Excluir
  4. Amiga no começo tive bastante interessante de ler o BRILHO, mas depois acabei deixando de lado. Eu poderia ter até comprado na Bienal de SP, mas acabei nem pegando. Mas a história me pareceu bem interessante pelo que vi nas resenhas e agora esse CENTELHA ai. Não sei, tem tantos livros que eu ainda gostaria de ter para ler que acho que a lista vai ser sempre INFINITAMENTE grande (risos)

    Acho que depois de ter gastado horrores na Bienal, eu vou ter que dar um tempo e ler um pouco dos que tenho, porque se não vou ficar maluca com tantos livros e nem vou saber onde colocar o restante.
    Mas enfim...Adorei tudo que vc falou do livro.

    E olha amiga, queria te pedir desculpas por n ter passado tanto aqui no seu blog, não só por conta da Bienal que foi uma loucura, mas também porque andei com uns problemas pessoais e ainda estou magoada pra karamba por conta disso. É por causa disso que estou até visitando os blogs. Pra ver se eu me distraio um pouco sabe? Acho que é a melhor terapia pra gente.
    Eu gosto de te visitar e por isso vc foi um dos blogs que escolhi passar.
    Espero que esteja bem e pensa ai se n quer ser minha resenhista também !! hahahahah
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia logo essa série, amiga. Você vai se impressionar, e adorar! :D
      Espero que você dê conta das leituras. hahaha :P
      poxa, se eu não tivesse o blog, iria adorar ser sua resenhista, mas já faço muito coisa por aqui, e com várias parcerias já fica difícil.. rsrs
      Mas obrigada pelo convite!

      Excluir
  5. Está na minha lista ler este livro, na verdade tenho que ler o primeiro, achei pela sinopse, muito bom!!! Fiquei com mais vontade ainda de ler depois dessa resenha
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  6. Uaaau, não conhecia esse livro mas parece ser ótimo! Adoro distopias e com sua resenha, essa me chamou muito a atenção! Vou procurar para ler uehuehueu *O*

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente não tinha tanto interesse assim em ler o livro,não!
    Via a capa do primeiro livro,lia a sinopse e não me atraia.
    Mas acho que quando lemos uma resenha bem positiva sobre uma história,vale a pena conferir.
    É um tema bem diferente do que habitualmente leio.mas acho agora que quero. :)

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ideia que este livro fosse continuação de brilho.
    Gostei do que li do primeiro livro, a questão da sobrevivência é algo forte nas distopias e isso me agrada muito.
    Como não li o livro 1, só passei os olhos pela resenha e gostei do que li e fiquei com vontade de ler logo.
    Pena que é uma série... estou meio cansada delas. E quantos livros serão? Vou aguardar os demais lançamentos e suas resenhas para saber o quanto vale a pena ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto sei que são três, mas não sei. E olha, vale a pena ler, viu?

      Excluir
  9. Sabe, não sei porque mas tenho a sensação de que não irei gostar da narrativa do livro. Mas, você disse que é uma trama rápida, então, pode ser que eu esteja errado. De qualquer forma, só lendo para conferir né! Vou ver se consigo ler "Brilho" e caso eu goste, continuo com a série.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? A narrativa é muito boa! :O Acho que você vai gostar sim! rsrs

      Excluir
  10. Eu adoro distopia, mas confesso que quando vi a sinopse de Brilho pela primeira vez, eu não fiquei tão empolgada. Gostei da resenha do segundo livro, você conseguiu contagiar de tanto que gostou do livro. Quem sabe eu dê uma oportunidade e também comece a ler a série! rs

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance, sim! Leia Brilho, se não gostar nem tenta continuar. rsrs Mas duvido que não gostei, a trama é muito boa!

      Excluir
  11. Dessa!
    Como não li Brilho, parei de ler sua resenha quando avisou.
    Mas posso dizer que a sinopse do livro é bem interessante e imagino que a série também e gostaria demais de apreciar a leitura de toda a série.
    Bom domingo!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Estou começando a entrar no mundo distópico...
    e estou amando, tenho lido livros ótimos e apesar de tramas que ocorrem no espaço não me atraírem tanto, depois de The 100 resolvi não fechar as portas em definitivo para tais tramas... Fiquei curiosa por ser um livro com enredo e personagens construídos. Além de capas lindas, mas um interesse tão leve que não darei prioridade a eles por agora.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É no espaço, mas não tem tantos termos ou explicações sobre sabe? É só uma ambientação mesmo, e deixa interessante, porque a Terra foi destruída e depois de vários anos que eles podem voltar sabe?

      Excluir
  13. Eu estou com Brilho aqui e so li as resenha até parte que começa a dar uns spoilers rs.
    Mas acho bom que o segundo livro continua tão bom quanto o primeiro, mas fiquei bem curiosa em saber o que te chocou tanto neste segundo..so espero que nenhum personagem principal morra. Fora isso fico tranquila, fico preocupada pois as autoras andam 'matando' os principais e NÃO gosto disso ;)
    Ainda esta mês leio Brilho, espero gostar tanto quanto vc, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Tanto este livro como Brilho, que é o antecessor do mesmo me parecem ótimos. Quero muito ler.
    Gostei muito de sua opinião sobre o mesmo. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Geralmente não leio livros com esse tema, mas a série me interessou e já penso em ler em algum momento. Ainda não li Brilho, mas já está na minha lista de desejados.
    Além disso, achei as capas muito bonitas.
    Muito bom quando a autora consegue manter o leitor envolvido na história, nas continuações de série. As vezes, elas perdem isso.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são lindas ♥
      Verdade, cansei de ler continuações que se perdem, mas esse não foi assim!

      Excluir
  16. Li Brilho esse ano e realmente não conseguia parar de ler, é o tipo de livro que nos deixa sem fôlego ávidos por ler mais e mais. A série é uma das minhas preferidas, a diagramação ficou muito boa apesar de ter notado alguns erros (não sei se é só no meu exemplar), mas nada que comprometesse o entendimento, a capa é simplesmente Perfeita!! fiquei suuuper feliz de ver que a capa de Centelha segue o mesmo estilo. Estou louca para ler Centelha, espero comprá-lo logo, mas a grana ta curta rsrsrs
    Amo histórias que se passam no espaço, quando tive a oportunidade de ler Brilho fiquei super curiosa pra saber como seria viver em uma nave, como conseguiriam comida, mas até hj o que não ficou claro pra mim é como eles conseguem água... talvez eu tenha deixado passar essa informação.. kkk mas OK, o livro é perfeito é meu queridinho e eu espero gostar muito de Centelha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns errinhos mesmo, mas como você disse, nada que nos faça ter dificuldade de ler.
      Sabe que nunca pensei nessa questão da água? hahahaha :P
      Agora fiquei com essa dúvida também!

      Excluir
  17. Já tenho Brilho, mas ainda não comecei a ler. Assim que descobri que esse foi lançado decidi que só leria quando comprasse esse. Acho a capa de Brilho uma das mais lindas da minha estante, mas não gostei muito da capa de Centelha. Só li a resenha até onde vc indicou pra quem não tinha lido Brilho pra não pegar spoilers rs. Pelos comentários até ali minhas expectativas estão bem altas pra todos os dois livros. Assim que ler, volto aqui pra dizer o que achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da capa, acho que combina com o primeiro!

      Excluir
    2. Combina no estilo, mas acho q o cara podia ser mais bonito hahaha

      Excluir
  18. Eu sou tipo - vadia por séries que se passam no espaço! Tenho Acroos the universe e babo por tudo!
    Não comecei essa porque estou esperando lançarem o último. Dai depois eu dou gás para ler todos de uma vez. Mas me encanto cada vez mais com as resenhas que leio.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Outro livro que eu estou ansiosa para ler.
    Só vejo ótimas resenhas sobre eles e já estou louca pra comprá-los o primeiro e o segundo juntos haha.
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  20. Todos falam tão bem de Brilho e agora saiu esse segundo. Estou com o primeiro em casa e ainda não li, e acho que ainda não vai ser esse mês, infelizmente.
    Pela empolgação de sua resenha, preciso ler logo Brilho.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia logo, Leticia! Você vai se arrepender depois de não ter lido antes

      Excluir
  21. Olá Dessa,
    Ainda não li Brilho, mas não pude deixar de ler a sua resenha - sei que tem spoiler, mas minha memória é de um elefante pra isso rsrs.
    Eu amei essa capa, queria muito ler essa série, mas ainda não comprei o livro, acho que agora que lançou Centelha vou comprar os dois. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu também leio as coisas e esqueço depois. :P
      Compre mesmo!

      Excluir
  22. Oi, como está?
    Estou com o livro Brilho há um tempo, mas ainda não tive tempo de ler e acredito que não lerei este ano.
    Apesar de ansioso, estou sem tempo para ele agora.
    Não vou arriscar ler sua resenha do segundo livro para não receber spoilers do primeiro.
    Grande abraço!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia esse ano, sim! Você vai se arrepender depois de não ter lido antes, sério.

      Excluir
  23. Olá, tudo bom?
    Eu ainda não li Brilho, mas estou mega curiosa para ler, parece ser uma leitura prazerosa e surpreendente, que pena que o segundo livro não é tão bom quanto o primeiro, mas é ótimo saber que a continuação de brilho não decepciona, só não chega a ser melhor que o primeiro, o mundo criado pela autora parece ser ótimo e eu achei essa capa linda.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão bom, mas também é ótimo sabe? hahaha *-*

      Excluir
  24. Oiii
    Então, amo distopias e essa é um pouco diferente das que eu costumo ler, o que me deixa ainda mais curiosa. Quero muito ler Brilho, ele está na minha lista de leitura, a demora só vai ser consegui-lo. kkk Essa trama espacial me fascina, quem não olha para as estrelas e se sente pequeno? E se pergunta o que mais há lá? Sou fascinada por Astronomia, então, tenho muita vontade de me jogar nessa série!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Não é meu tipo de leitura, mas sua resenha ficou bem convidativa!
    Gostei mesmo.
    Não sei se darei uma chance ao livro, inclusive, não li o primeiro também.
    Mas....
    Quem sabe

    Beijos,

    -A.

    ResponderExcluir
  26. Vou ser sincera, não li sua resenha, pois ainda não li o primeiro livro "/
    Mas estou com o Livro Brilho aqui em casa e que capa mais linda ein, e estande Centelha tbm não deixando a desejar *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, mulher! Não sabe o que está perdendo. rsrs

      Excluir
  27. Vou ser sincera, não li sua resenha, pois ainda não li o primeiro livro "/
    Mas estou com o Livro Brilho aqui em casa e que capa mais linda ein, e estande Centelha tbm não deixando a desejar *--*

    ResponderExcluir
  28. Essa é uma serie que eu pretendo começar a ler em breve, quem sabe ainda este ano *--* Pela sua resenha o livro deve esta bem legal como o anterior deve estar também =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  29. Bem ainda não li o livro Brilho e por isso confesso que não li a resenha toda. A capa é linda e fiquei muito curiosa sobre. Quero ressaltar que fiquei com vontade de ler por que segundo você quando terminou brilho sentiu o que todo mundo deve sentir quando lê algo incrível e pensou "Cadê a continuação?". Acho que um livro deve nos fazer ter este tipo de sentimento. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, estou ainda louca pela continuação, é muita maldade! ):

      Excluir