sexta-feira, 26 de setembro de 2014

[Resenha] Enigma na Capela Real

|
Autora: Ana Cristina Massa
Uma igreja no centro da cidade de Rio de Janiero que guarda os segredos, confissões e cerimônias da família real brasileira, especialmente da imperatriz Leopoldina e de D. Pedro I, além de objetos sacros dos séculos XIX. Um lugar onde ninguém sabe o que acontece depois que as luzes se apagam. Um novo mistério, trancafiado a mais chaves de que se possa imgainar. Passado e presente se misturam em Enigma na Capela Real, novo desafio de "OS Invencíveis" - apelido de internet de um divertido e cúmplice grupo de amigos, cada vez mais próximos para enfrentar as maiores aventuras do mundo real e virtual.Da primeira vez, eles viraram do avesso o Museu Imperial de Petrópolis e acabaram por descobrir um plano audacioso. Agora...



1. Mistério no Museu Imperial

Enigma na Capela Real é o segundo livro da série 'Os invencíveis', e o anterior já foi resenhado aqui no blog. Essa série é voltada mais para o público jovem, mas acredito que pessoas de todas as idades podem se encantar com a trama, assim como aconteceu comigo. A autora tem uma maneira direta e leve de escrever, algumas partes até realmente são puxadas mais para o lado infantil, já que os personagens tem menos de 16 anos. Os diálogos são bem simples, cheio de gírias, e mostram bem como é ser criança.

Só que esse grupo de amigos não são quaisquer crianças, eles são os Invencíveis, e estão sempre em busca de uma aventura ou um desafio. Depois do que aconteceu no livro anterior, nossos amigos acabam mais uma vez esbarrando em algo estranho. Gênio, o líder do grupo foi em uma gravação de filme em que seu tio Ed é diretor, lá na Capela, ele encontra um homem assustado, dizendo que é perigoso por ali, que é para ele sair. Gênio é muito curioso, e claro que isso o deixa intrigado, assim acaba dividindo suas dúvidas com o grupo e os cinco acabam investigando o que há de perigoso lá dentro. O tal homem diz haver o fantasma de Leopoldina, mas será que é verdade?

Além disso, há também o relacionamento entre os amigos, principalmente Sofia e Jonas que estão há cada dia mais apaixonados, e o ciúme de Isa pela amiga. Goma continua sendo o mais avoado, que só pensa em mascar seus chicletes. É interessante acompanhar o dia-a-dia desses garotos, e não apenas o tal mistério na Capela.

Goma logo estava em outro século. Ele sempre gostou de usar a imaginação. Uma vez fingiu estar num baile do império, e chegou a dançar com a princesa Isabel.

O livro é um prato cheio em se tratando da História do Brasil. A autora nos traz informações de Leopoldina, D. Pedro I, como foi a independência do Brasil, entre outros assuntos. Com uma narrativa cativante, além de personagens pra lá de divertidos, Enigma na Capela Real é ótimo para ler em uma tarde, depois daquele livro mais intenso que você pegou para ler.

A trama é muito envolvente, porém, há coisas que são bastante previsíveis. No entanto, curti bastante essa nova aventura, esse grupo de amigos nos fazem lembrar como éramos quando crianças, todas briguinhas e inseguranças, tirando a parte de se meter a detetive, rs. Recomendo!




Eu não mostrei na resenha anterior, mas as edições têm fotos referentes aos cenários retratados na trama, e até mesmo da própria Leopoldina. Achei muito bacana!



31 comentários:

  1. Amiga eu nunca ouvi falar dessa série, mas tenho que confessar que gosto bastante de histórias juvenil. Eu nem ligo muito pra isso, desde que a história seja boa já me ganhou por completo e pelo que vi da sua resenha, mesmo não ter lido ainda a sua primeira resenha, já me interessei e vou dar uma olhada sim no outro pra ver e entender melhor a história. Tem tantos livros que vc resenha aqui que eu gosto que eu nem sei qual comprar direito (risos)

    Lembra aquele livro O JOGO PERFEITO? Pois então, comprei não tem muito tempo por sua causa viu? E uma vendedora amiga minha disse que leu ele e adorou. Falou que eu ia gostar bastante. Espero curtir mesmo como vc e ela. Enfim...

    Olha amiga eu ando tão desanimada que as vezes penso até em desistir do blog.
    Estava até sem ideia para postar hoje, mas acho que algo reflexivo foi muito bom pra mim dar uma pensada nas coisas. Principalmente na vida. Porque reclamamos tanto por nada hahahaha

    Te adoro linda e olha, tá muito boa sua resenha
    vou ler a outra sua pra entender melhor.
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro história juvenil <3 *-*
      Nossa, estou ta falindo então ein? rsrs
      Ah, que bacana saber! *--* Já leu?:D

      Não desiste não, amiga. Adoro visitar seu blog!

      Excluir
  2. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu já tinha curtido premissa do livro por ser algo mais infanto-juvenil e gostei mais ainda depois que você falou sobre as citações históricas que a autora fez no livro. Eu adoro quando os autores conseguem criar essa ligação nas obras.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito bacana a trama que a autora criou envolvendo a História do Brasil, muito bacana! :D

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar nessa série.. :/
    Pesquisei agora o primeiro livro e ainda não entendi se s livros tem ligação um com o outro.
    A edição até tá bonita, porque tem desenho na parte de dentro das orelhas e tem várias fotos e tals, mas acho que não me interessei de cara.

    E lembrei de te falar que depois que li sua resenha de O Ultimo Filho, e simplesmente amei o livro e já pus pra comprar hahaha Só indicações boas <3 <3 <3
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim ligação um com o outro? De o segundo ser continuação da história do primeiro? O segundo livro é outra aventura e tal, mas claro que o melhor é ler o primeiro antes.rsrs
      Awn que bom saber <3

      Excluir
  4. Queria muito ler o livro e curtir as aventuras dessas crianças.
    O bom de ler livros assim,é que a gente se diverti bastante.

    Também adorei as fotos do livro.

    Gostei da dica!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia esta serie, mas o livro parece ser ótimo para quem ainda esta no colegial, eu prefiro livros mais adultos, mas mesmo assim reconheço que o tema é bom e o trabalho grafico dele ficou bem interessante, principalmente para os jovens rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esse tipo de leitura para intercalar com os livros mais adultos. rsrs

      Excluir
  6. Não conhecia a série, mas gostei da premissa do livro. Adoro infato-juvenil e mais ainda quando está recheado de aventuras e muita informação.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante esse livro, mas não consigo gostar dessas capas, adorei as ilustrações e claro que leria XD

    ResponderExcluir
  8. Esse segundo livro é interessante também Dessa..
    Gostei bastante. Li 1808 e gostei, mas se tratando de muita História tem que ler aos poucos senão cansa..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Dessa
    Gostei muito da premisssa, por envolver a história do Brasil. Amei as ilustrações dos personagens. Só não curti muito a capa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. A história não me cativou. Acho que talvez pq não me interesso muito por história do Brasil, nunca gostei nem na escola, me interessava pela história de outros países mas a do Brasil sempre foi a mais chata pra mim. Ponto positivo pra essa edição que ficou bem caprichada com essas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre preferi a história dos outros países, mas o livro trata de forma tão leve a história do Brasil que não fica cansativo, nem nada.

      Excluir
  11. Dessa!
    Acho que já falei que gosto demais de livros infnto juvenis por serem descontraídos e carregados de aventuras.
    E se vem acompanhados de história do Brasil, fica ainda mais interessante por podermos relembrar o aprendizado que tivemos e sobre uma época que não vivemos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa!
    Parece um ótimo livro pra gente conhecer mais sobre nossa história de uma maneira divertida. A edição é muito bonita com todas essas fotos. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, a medida que você ia descrevendo o livro, uma ansiedade ia crescendo dentro de mim, porque parece ser uma boa história, apesar de essa capa ser bem feinha. Vou deixar anotado a dica, vai que surge uma oportunidade.

    Lucas - Carpe Liber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a capa podia ser mais chamativa para os jovens e tal. :/

      Excluir
  14. Hahahahaha que gostoso né Dessa, eu li esse livro em 2011, e amei hahhaha super legal mesmo, eu curto muito livros infanto-juvenil eles são demais, eu não li o primeiro livro da série confesso que nem sabia que tinha, mas agora irei procurar, quero ler todos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro livros que tratem da história de um país e se for o meu, melhor.
    Amo aprender *-*
    Eu não li o livro 1 e fiquei a fim!!
    Eu achei a capa bem feinha, hehe. Mas as ilustrações são bem bonitas.
    Mais um livro leve para se ler numa tarde :)
    Curti a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Dessa, tudo bem?
    Esse livro pareceu ser bem interessante. Gosto de história e acho a história do Brasil muito boa - quando bem contada.
    Acho que não leria esse livro agora, seria bem provável que eu fosse ler daqui um tempo - após um livro denso, como você indicou.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li esse livro, mas já li o primeiro quando era bem pequeno. Na época, gostei bastante da história, mas, atualmente, lembro pouquíssimo da história.
    A história do Brasil é riquíssima e é ótimo vê-la explorada em livros.
    Esse segundo livro está com um enredo ótimo e eu adorei a diagramação. Leria, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  18. Oi, como vai?
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro.
    Não faz meu estilo, não gostei muito.
    Por enquanto, tô passando!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  19. Eu lembro da resenha do livro anterior, e ele já tinha me chamado a atenção e indo para minha listinha de desejados. Agora esse segundo só fez eu ficar com mais vontade de lê-lo, gosto de livros que nos trazem um pouco da historia do Brasil <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Que lindo!! Amo História, então vou gostar! A diagramação interna parece estar maravilhosa também! Sou fã de infantojuvenis, então, vou amar se tiver a oportunidade de ler essa série! Vou ver se consigo ler o primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ler mesmo, é uma história encantadora. Adorei conhecer essa turma! :D

      Excluir
  21. Achei interessante o livro não o conhecia e quero conferia o primeiro livro para assim ler a continuidade. Beijos <3

    ResponderExcluir