sábado, 30 de agosto de 2014

[Resenha] De volta à caixa de desejos

|
Autora: Ana Cristina Melo
Prestes a completar 18 anos, Marília está no meio de um terremoto. Seus pais não param de brigar e parecem se encaminhar rapidamente para a separação. Como se isso não bastasse, sua própria vida emocional não anda lá muito tranquila. Às voltas com um namorado ciumento com quem não tem coragem de romper, ela vê nascer uma irresistível atração por outro garoto do colégio, enquanto enfrenta um estranhamento com a melhor amiga. Diante de tantos conflitos, só lhe resta apelar para a caixa de desejos que vó Laurinda lhe deixou antes de morrer e que sempre a ajuda a encontrar novos caminhos. Com um texto inventivo e saboroso, a escritora Ana Cristina Melo constrói com sensibilidade uma história envolvente de jovens reais e de sua passagem para a vida adulta, jovens que lutam para descobrir seu lugar no mundo: seus amores, suas paixões, sua vocação.


1. Caixa de desejos

De volta à caixa de desejos é a continuação de Caixa de desejos, e quem leu a resenha do primeiro aqui no blog sabe o quanto eu me encantei com a trama. A melhor coisa desse livro é que ele tem o triplo de páginas do anterior! ♥ Mas, mesmo com 300 páginas, é uma leitura de algumas horas, pois é envolvente e cativante. Achei ótimo continuar acompanhando a vida de Marília, só que agora mais velha...

Marília está com 17 anos, quase prestando vestibular, se vê louca de tanta preocupação com os estudos. Mas como se não bastasse, em casa, seus pais passam brigando, e seu namorado, Rafael, a cada dia anda mais ciumento e possessivo. Ela consegue lidar com tudo isso, da melhor forma possível, por conta das amigas que fez: Joana, Rita e Karen, e da sua irmã, Francine, aquela que foi morar com ela quando eram crianças. Francine mora agora em Paris, mas as duas nunca perderam o contato, sempre se mandam cartas.

Entendi que é preciso mais que amor pra manter duas pessoas juntas. Entendi também que é preciso respeito e cumplicidade. Essa palavra que parece tão grande e tão difícil, mas que expõe toda a fragilidade de um relacionamento.

Percebemos que Marília cresceu, se tornou uma mulher, e com isso, responsabilidades e problemas vieram juntos. Ter 12 anos é muito bom, não precisar se preocupar com nada e tal... Mas agora, com 17, ela vê que precisa amadurecer e enfrentar os problemas de frente. As reviravoltas que estão acontecendo na sua vida ultimamente lhe fazem tirar do armário a caixinha que ganhou de sua avó, Dona Laurinda, e assim ela escreve e guarda seus maiores desejos nela.

A trama desta continuação é mais intensa, e parte disto é porque os personagens amadureceram, estão conhecendo a vida de verdade. Porém, o carinho entre Marília e Francine não se transformou, apenas aumentou a saudade. É lindo o relacionamento da duas.

Adorei De volta à caixa de desejos, me surpreendi com tantas reviravoltas na história, e principalmente do final. Normalmente me decepciono com finais, mas nesse livro não foi o caso. Além de ter uma cena tensa que não imaginei em nenhum momento que aconteceria, a conclusão foi satisfatória, apenas deixou com gostinho de quero mais. Algumas coisas imaginei antes mesmo de serem reveladas, mas de modo geral, não tenho nada para falar de ruim do livro. Adorei tudo!

Uma história que vai mostrar ao leitor que: amor não prende, que amizades são essenciais, que é preciso ir atrás da felicidade e o mais importante... sempre que desejar algo coloque na 'caixinha' e faça acontecer. Quem ainda não leu o primeiro livro precisa fazer isso logo! Lindo e cativante, leitura mais que recomendada.

14 comentários:

  1. Aaaahhh Dessa e suas resenhas fofas que fazem todos morrer de amores! Adorei conhecer um pouquinho sobre essa obra,e olha que não sabia da existência do livro hehehehehe agora quero ler :D
    Gosto de livros que falam sobre o amor entre amigos,seguir em frente e conquistar seus sonhos,são coisas fofas e motivadoras!
    Ótima dica Dessa!
    Beijosss
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn. *O* hahaha
      Muito bom ler livros assim, né? Eu adorei a trama <3

      Excluir
  2. Que resenha!!!! Não conhecia esse livro e agora fiquei morrendo de vontades de ler, deve ser muito bom! =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Também não conhecia o livro,e lendo a resenha fiquei muito encantada!
    Parece ser uma história leve,mas que mostra os problemas de muitos jovens.

    Só posso dizer uma coisa:Quero muito ler! :)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro livro, mas confesso que quero muito, eu não sabia que o livro tinha continuação, mas adorei saber disso!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e nem o primeiro. Mas mesmo com a resenha positiva não me chamou atenção a história. Vou dar uma olhadinha na resenha do primeiro quem sabe mude de opinião.

    ResponderExcluir
  6. Que legal que gostou tanto dos dois livros.
    Eu leria a obra sim, parece ser uma história incrível mesmo.
    Nem sabia que o primeiro livro tinha continuação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaaaaaaaaa ♥ Tuuuuuuuuuudo bem, meu anjoooooo? Espero que sim, haha! Que saudade que eu senti de você, sua diva, afs! <3 Constatei que não vivo sem teu blog, por favor, hahaha! *-* Enfim! Ooooomg, não sabia que tinha outro livro! :o Sua resenha do primeiro ficou divooosa, fiquei com muita vontade de ler! >3< Agora, vamos ver se este me encanta tanto quanto o primeiro! (porque convenhamos: quando o assunto é filmes, desenhos e livros, o segundo quase nunca é melhor que o primeiro, hahaha!) OMG, O TRIPLO DE PÁGINAS DO ANTERIOR? Que tudooooooooooo, mais emoção! ♥ Oh, ela está mais velha? *--* Nossa, que vida dura a da Mari, né? Tipo, bom saber que ela tem as amigas para a consolarem! <3 Ai, ai, que responsabilidades são essas, será? Haha... Fico feliz em saber que a continuação é bem mais intensa! Porque agora ela tem muito mais problemas, né? :3 Eu também adoooorei tudo neste livro, hahahah! *0*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIII
      Awn, que amor. <3 hahahah *-* Muito bom ter leitoras como você, sabia? :D
      A continuação é bom, viu? Vale a pena ler os dois livros, você vai se encantar <3

      Excluir
  8. Que show de resenha!! Fiquei com muita vontade de conhecer mais sobre a Marília e sua avó. Já tinha ouvido muitos comentários positivos a respeito do 1º livro, mas agora sabendo que a continuação é ainda melhor minha vontade triplicou, igual ao número de páginas... rsrs
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, adorei o comentário sobre sua vontade. :P
      Leia mesmo *O*

      Excluir