quarta-feira, 27 de agosto de 2014

[Resenha] Fortaleza negra

|
Autora: Kel Costa
De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.
Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...


Fortaleza negra é o livro de estreia da blogueira Kel Costa, e fiquei muito feliz de ter a oportunidade de ler e resenhar para vocês! ♥ A única coisa que eu sabia é que a trama tinha vampiros e mitológicos, e só fui ler a sinopse quando o livro chegou, mas nada me preparou realmente para o que eu encontrei: Uma história envolvente e original! A leitura do livro não é tão rápida, mas mesmo assim consegue nos prender de forma surpreendente. Sasha é uma personagem marcante e acompanhar sua vida dentro da Fortaleza é emocionante. Imagina, uma adolescente comum perto dos famosos Mestres?

Os Mestres são os vampiros antigos, e são eles que comandam tudo. Eles que fazem as leis. Isso seria um absurdo, mas vendo pelo lado bom, eles protegem as pessoas dos mitológicos: Centauros e minotauros que matam tudo que enxergam pela frente. Os cinco irmãos vampiros são lindos e perigosos, até para tocar em um tem que ter permissão. Mas nada dessas regras parece ter muita validade para Sasha, já que ela não mede palavras quando está perto dos Mestres, e principalmente quando se trata de Mestre Mikhail que nutre uma implicância pela garota.

Sasha é uma adolescente de 17 anos, com cabelo colorido, e sem papas na língua, fala o que pensa. Um pouco inocente, mas muito corajosa. É a protagonista que nos faz ter uma relação de amor e ódio por às vezes ser teimosa demais. Seu relacionamento com Mikhail é algo fora do comum. Antes mesmo de tudo acontecer já sabemos que o que há entre os dois é inevitável, mas nem por isso deixa de ser maravilhoso. Sabe o que eu gostei? Na maioria dos livros quando aquele bad boy que você morre de amores começa a ter algo com a mocinha, ele se transforma e não é mais malvado, vira uma menininha cheia de sentimentos. Eu acho isso meloso demais e me decepciono muito! Mas em Fortaleza negra não temos isso, Mikhail não deixa seu jeito frio e malvado de lado. Ele continua o mesmo, e consegue nos fazer apaixonar com alguns pequenos detalhes que ele tenta mudar para tentar agradar Sasha. Uma das principais regras é não se envolver com humanos, então isso é outro fator que deixa o relacionamento dos dois mais perigoso ainda.

As pessoas é que preferiam manter certa distância, talvez por causa do meu cabelo pouco convencional ou das minhas roupas diferentes. Ou até mesmo da minha língua afiada, que eu não conseguia manter dentro da boca.

Adorei a mistura de vampiros e mitológicos. Porém, senti falta de uma maior explicação dos temíveis centauros e minotauros, sua história e tal. Mas, pelo final do livro, acredito que essa parte vai ser mais explicada no segundo. A autora me agradou demais com a trama, não temos o relacionamento de uma humana e um vampiro apenas, e sim, uma luta entre duas raças diferentes que poderiam colocar em risco toda a humanidade. É surreal o mundo nos dias de hoje, as pessoas precisam se trancar em casa para não serem atacadas por minotauros. E a ideia de ter uma fortaleza com os Mestres, e algumas famílias humanas poderem viver lá dentro, também é demais!

A trama é envolvente e sem enrolações. Temos uma boa dose de romance e ação. E depois de terminar o livro, acho que o segundo terá mais ação ainda! Adorei tudo, me envolvi demais na história e mal posso esperar para a continuação. Recomendo!

22 comentários:

  1. Hum...adorei! Nem sabia que a autora era uma blogueira! \o/ Olha, achei o livro bem original também, mesmo sem ter lido porque nunca vi nada relacionado á vampiros e mitológicos, adoro os dois temas. Pelo o que li me pareceu uma distopia e amo esse gênero. Romance e ação acredito ser a combinação perfeita.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! :D
      Os dois temas juntos deixou a trama muito legal!

      Excluir
  2. Oieee ^^
    Vi o livro em exposição na bienal no dia em que fui, e teria sessão de fotógrafos; mas como não sou muito fã de vampiros e coisas do tipo, acabei não o comprando. Imagine meu arrependimento agora...haha' Fiquei doida para lê-lo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já havia visto esse livro nas fotos da bienal que andam sendo divulgada. Mas adorei conhecer seu ponto de vista sobre a obra. Me pareceu uma obra bem escrita e sombria. Até mais., http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bem escrito mesmo, a Kel consegue nos envolver bastante na trama.

      Excluir
  4. Para começar,a capa está um arraso!!!!
    Apesar de ser um livro sobre vampiros,como tantos que vemos por aí,achei essa história diferente!
    Uma junção de seres mitológicos e vampiros,promete muito!

    Mais um desejado. :-P

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa, tudo bem???
    Eu adoro vampiros!!!!!! Mas confesso, o que chamou minha atenção foi a presença de minotauros e centauros, achei super diferente. Tomara que a autora desenvolva mais essa parte no próximo volume. Achei criativo também o fato de alguns humanos poderem morar com os mestres. Olha, como romântica que sou, eu não me importo nem um pouco de ver os meninos melosos, depois que ficam com as mocinhas, acho que o amor transforma, a pessoa quer ser melhor!!!!! Então, mesmo que nesse livro, "o todo poderoso" continue com suas atitudes frias, eu aposto que ele irá se render a ela, não tem como. Dica super anotada, adorei essa história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito diferente mesmo, adorei a ideia da autora.
      hahaha Espero que ele não fique tão mulherzinha só :P

      Excluir
  6. Oi Dessa..
    Livros com vampiros não são meus preferidos, mas eu leio mesmo assim.
    Tenho visto muitos elogios quanto ao livro. Acho que daria uma chance a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu recebi esse livro da editora, mas confesso que não fiquei com vontade de ler. To cansada de vampiros e fugindo de livros com essa temática. O minha colunista leu e adorou, assim como você. Fico feliz, mesmo não me interessando.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Livros de vampiros são tão legais! Gostei da sua resenha!

    http://www.turmajovem.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempo já que não leio nada sobre vampiros, esse livro parece ser maravilhoso, apesar da capa ñ ter me agradado muito, parece combinar com a trama ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combina com a trama, mas achei que podia ter ficado melhor sabe? :/

      Excluir
  10. Não conhecia o livro e nem a autora, mas ao contrário da maioria não me interesso muito por histórias de vampiros. até me interessaria pela parte mitológica mas pela mistura dos dois não.

    ResponderExcluir
  11. Amei!! Não conhecia nem o livro, nem a autora. Mas só o fato de ser sobre vampiros já me ganhou de cara!! Ainda mais tendo outros seres mitológicos, isso me deixou ainda mais curiosa pra ler a obra. Só não curti muito a capa... mas com certeza quero ler!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a trama é muito bacana, Érika, você vai adorar. *O*

      Excluir
  12. OOOOOOOOOOOOOOI, DESSAAAA! Tuuuuudo bem?? *--* Espero que sim, hahahha! Aaaaaah, tô dooooooida por esse livrooooo, haha <3 Vampiros?? Mitológicos?? Oooomg <3 Gente, eu imagino uma adolescente comum perto dos Mestres(gostei de como eles se chamam, hahah!)... Imagina só, haha =3 Relacionamento de amor e ódio? Adoooooro, hahahaha <3 Aaaaah, que booooom saber que o galã, mesmo se apaixonando, não deixa seu jeito frio de lado, haha! =3 Aaaah, que incríveeel esse livroooo, haha <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIII
      Pois é, agora imagina uma adolescente de cabelo colorido e sem papas na língua? hahaha

      Excluir